máscara cirúrgica

Máscara cirúrgica protege mais contra o Covid-19?

0
(0)

O uso de máscaras faciais se tornou emblemático no combate à pandemia do Covid-19. Não apenas as comuns de tecido, mas de máscara cirúrgica. Muito comum em países asiáticos, o uso cotidiano deste acessório gera algumas dúvidas, por exemplo:

Qual a melhor máscara para nos proteger do Covid-19? Que tipo de máscara oferece a melhor proteção? Devo usar o mesmo tipo de máscara em qualquer ambiente?

Diferente da máscara N95, que é usada também em ambientes industriais, na construção civil e outros ambientes que requerem filtragem do ar, a máscara cirúrgica foi desenvolvida especialmente para proteger o ambiente de agentes potencialmente contaminadores de seu usuário. Por isso, nos acompanhe e descubra mais sobre máscaras cirúrgicas na proteção contra o Covid- 19.

Máscara cirúrgica utilizada como proteção contra Covid-19

As altas taxas de transmissão do coronavírus causador da Covid-19 alertaram as autoridades de saúde pública no mundo todo sobre a necessidade de medidas para conter o avanço da pandemia. 

Medidas simples, porém comprovadamente eficazes como o distanciamento social e o uso de máscaras faciais em lugares públicos vem se mostrando aliadas importantes.

Por isso, as máscaras faciais se tornaram  um item básico no vestuário. Mas, em contrapartida, não devemos esquecer a sua função principal: proteção! Assim, conforme a pandemia avançou durante os meses, surgiram opções de máscaras ora eficazes, ora meramente decorativas. 

Entre os modelos que se mostraram mais populares e eficientes estão as máscaras de pano, as máscaras N95 e as máscaras cirúrgicas. Esta última, apesar de não ter o apelo decorativo das máscaras de pano, tampouco a eficiência máxima da N95, se mostraram confiáveis desde o início. 

Afinal, como dito antes, as máscaras cirúrgicas são extremamente eficientes para evitar a propagação e a contaminação de doenças pelo seu usuário ao longo de décadas. Então, prossiga na leitura para conhecer as características da máscara cirúrgica.

Características da máscara cirúrgica   

Produzida industrialmente com materiais específicos e descartáveis, a máscara cirúrgica é normalmente utilizada por profissionais de saúde. Ela apresenta como diferenciais por exemplo:

  • um material que filtra partículas menores que os tecidos comuns;
  • a presença de um arame que permite uma melhor adequação ao contorno da área do nariz, porque assim minimiza frestas e aumenta a proteção;
  • é feita em tecido não tecido (TNT) para uso odonto-médico-hospitalar;
  • Precisa ter, no mínimo, uma camada interna e uma externa e obrigatoriamente um elemento filtrante.

Máscara cirúrgica comparada à máscara de tecido

Máscara de tecido:

Apesar de  também ser conhecida como máscara caseira, a indústria têxtil já se movimenta e a produz em grande escala. É o modelo recomendado para a grande maioria da população, segundo a comunidade médica. Com três camadas, ela pode ser reutilizada pela mesma pessoa e lavada com água e sabão. Nunca deve ser compartilhada.

Modo de usar: O mais importante aqui é a adesão ao rosto. Isto é, tem que cobrir nariz, boca e garantir que o ar não esteja escapando pelas laterais, por cima ou por baixo. 

Pode ser lavada e usada enquanto não houver desgaste do material. É o modelo mais recomendado para o uso no dia a dia por cidadãos comuns.

Máscara hospitalar ou cirúrgica:

Produzida com tecido mais encorpado para ter uma filtragem do ar mais eficiente, é usada em ambientes hospitalares. Possui uma haste de metal para melhor moldar anatomicamente no rosto e evitar contaminação. É descartável e nunca deve ser reutilizada e compartilhada.

Modo de usar: A máscara é descartável. Ela é feita para o uso único durante o dia ou até que fique molhada.

 Após usar, jogue fora e lembre-se de não tocar na superfície da máscara. Ao retirá-la, segure pelo elástico. Afinal, esse contato pode promover contaminação. Por isso, continue a leitura sobre os principios gerais para o uso de máscara.

Princípios gerais para uso de máscara    

Aqui vamos dar algumas dicas sobre o uso correto das máscaras. As máscaras devem:

  • cobrir completamente o nariz e a boca
  • envolver totalmente as laterais do rosto e não deixar frestas
  •  ser manuseadas somente pelas alças de fixação ou tiras de amarrar.

Use máscara nas seguintes situações, por exemplo: 

  • em lugares públicos;
  • quando estiver utilizando transporte público ou compartilhado, inclusive em terminais, como estações rodoviárias ou aeroportos;
  • quando estiver próximo de pessoas fora de seu convívio familiar, até mesmo dentro de sua casa;
  • dentro de casa, quando alguém de seu convívio familiar estiver com sintomas ou testar positivo para Covid-19.

Quando não usar máscara:

Como usar máscara cirúrgica em caso de sintomas de Covid-19

Eventualmente, se apresentar sintomas de Covid-19, redobre os cuidados ao usar a máscara. Siga esse procedimento e garanta um resultado melhor:

  • lave as mãos com água e sabão ou higienize com desinfetante à base de água,
  • antes de vestir a máscara, certifique-se que a mesma não apresenta furos ou rasgos;
  • certifique-se que a máscara esteja do lado correto fixando a tira de metal no nariz;
  • vista a máscara cuidadosamente e ajuste até cobrir totalmente a boca e o nariz;
  • evite tocar a máscara enquanto estiver usando. Caso toque, lembre-se de higienizar as mãos imediatamente; 
  • ao retirar a máscara, faça tocando apenas na faixa de amarrar ou elástico de fixação;
  • descarte a máscara em uma lixeira fechada e prontamente higienize as mãos.

Usar máscara cirúrgica sem embaçar as lentes de seus óculos 

Embora seja um aliado no combate ao Covid-19, é comum o transtorno de ter os óculos embaçados por causa do uso de máscaras. Neste link, ensinamos alguns truques que vão ajudar quem usa óculos e precisa fazer uso prolongado de máscaras.

Onde comprar e preços de máscaras cirúrgicas

Mas e você, está gostando de saber mais sobre as máscaras cirúrgicas? Veja algumas opções de onde comprar a sua máscara cirúrgica online e com segurança, por exemplo:

Consulta de preços realizada em 26/05/2021.

Qual máscara você tem usado para se proteger?

Seja de tecido caseira ou industrializada, cirúrgica ou N95, o que importa atualmente é usar corretamente a máscara.

Por isso, esperamos ter ajudado você a entender  um pouco mais sobre as máscaras cirúrgicas e seus benefícios. Então, compartilhe nos comentários suas experiências e opiniões.

Alias, não podemos esquecer de manter o distanciamento social e as boas práticas de higiene como ferramentas para superar a pandemia de Covid-19. Além de visitar seu médico regularmente devidamente protegido é essencial! Mas e você, tem cuidado da sua saúde visual? Pode começar experimentando o nosso teste visual online, gratuito e desenvolvido por especialistas. O que acha? 

máscara cirúrgica - teste de visão

Mas e então, gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e deixe um comentário abaixo. Afinal, queremos sempre ouvir você.

Fontes:

CDC

Heathlineline

Grainger

Popularmechanics

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *