Máscara cirúrgica protege mais contra o Covid-19?

máscara cirúrgica
  • por
0
(0)

O uso de máscaras faciais se tornou emblemático no combate à pandemia do Covid-19. Não apenas as comuns de tecido, mas de máscara cirúrgica. Muito comum em países asiáticos, o uso cotidiano deste acessório gera algumas dúvidas, por exemplo:

Qual a melhor máscara para nos proteger do Covid-19? Que tipo de máscara oferece a melhor proteção? Devo usar o mesmo tipo de máscara em qualquer ambiente?

Diferente da máscara N95, que é usada também em ambientes industriais, na construção civil e outros ambientes que requerem filtragem do ar, a máscara cirúrgica foi desenvolvida especialmente para proteger o ambiente de agentes potencialmente contaminadores de seu usuário. Por isso, nos acompanhe e descubra mais sobre máscaras cirúrgicas na proteção contra o Covid- 19.

Máscara cirúrgica utilizada como proteção contra Covid-19

As altas taxas de transmissão do coronavírus causador da Covid-19 alertaram as autoridades de saúde pública no mundo todo sobre a necessidade de medidas para conter o avanço da pandemia. 

Medidas simples, porém comprovadamente eficazes como o distanciamento social e o uso de máscaras faciais em lugares públicos vem se mostrando aliadas importantes.

Por isso, as máscaras faciais se tornaram  um item básico no vestuário. Mas, em contrapartida, não devemos esquecer a sua função principal: proteção! Assim, conforme a pandemia avançou durante os meses, surgiram opções de máscaras ora eficazes, ora meramente decorativas. 

Entre os modelos que se mostraram mais populares e eficientes estão as máscaras de pano, as máscaras N95 e as máscaras cirúrgicas. Esta última, apesar de não ter o apelo decorativo das máscaras de pano, tampouco a eficiência máxima da N95, se mostraram confiáveis desde o início. 

Afinal, como dito antes, as máscaras cirúrgicas são extremamente eficientes para evitar a propagação e a contaminação de doenças pelo seu usuário ao longo de décadas. Então, prossiga na leitura para conhecer as características da máscara cirúrgica.

Características da máscara cirúrgica   

Produzida industrialmente com materiais específicos e descartáveis, a máscara cirúrgica é normalmente utilizada por profissionais de saúde. Ela apresenta como diferenciais por exemplo:

  • um material que filtra partículas menores que os tecidos comuns;
  • a presença de um arame que permite uma melhor adequação ao contorno da área do nariz, porque assim minimiza frestas e aumenta a proteção;
  • é feita em tecido não tecido (TNT) para uso odonto-médico-hospitalar;
  • Precisa ter, no mínimo, uma camada interna e uma externa e obrigatoriamente um elemento filtrante.

Máscara cirúrgica comparada à máscara de tecido

Máscara de tecido:

Apesar de  também ser conhecida como máscara caseira, a indústria têxtil já se movimenta e a produz em grande escala. É o modelo recomendado para a grande maioria da população, segundo a comunidade médica. Com três camadas, ela pode ser reutilizada pela mesma pessoa e lavada com água e sabão. Nunca deve ser compartilhada.

Modo de usar: O mais importante aqui é a adesão ao rosto. Isto é, tem que cobrir nariz, boca e garantir que o ar não esteja escapando pelas laterais, por cima ou por baixo. 

Pode ser lavada e usada enquanto não houver desgaste do material. É o modelo mais recomendado para o uso no dia a dia por cidadãos comuns.

Máscara hospitalar ou cirúrgica:

Produzida com tecido mais encorpado para ter uma filtragem do ar mais eficiente, é usada em ambientes hospitalares. Possui uma haste de metal para melhor moldar anatomicamente no rosto e evitar contaminação. É descartável e nunca deve ser reutilizada e compartilhada.

Modo de usar: A máscara é descartável. Ela é feita para o uso único durante o dia ou até que fique molhada.

 Após usar, jogue fora e lembre-se de não tocar na superfície da máscara. Ao retirá-la, segure pelo elástico. Afinal, esse contato pode promover contaminação. Por isso, continue a leitura sobre os principios gerais para o uso de máscara.

Princípios gerais para uso de máscara    

Aqui vamos dar algumas dicas sobre o uso correto das máscaras. As máscaras devem:

  • cobrir completamente o nariz e a boca
  • envolver totalmente as laterais do rosto e não deixar frestas
  •  ser manuseadas somente pelas alças de fixação ou tiras de amarrar.

Use máscara nas seguintes situações, por exemplo: 

  • em lugares públicos;
  • quando estiver utilizando transporte público ou compartilhado, inclusive em terminais, como estações rodoviárias ou aeroportos;
  • quando estiver próximo de pessoas fora de seu convívio familiar, até mesmo dentro de sua casa;
  • dentro de casa, quando alguém de seu convívio familiar estiver com sintomas ou testar positivo para Covid-19.

Quando não usar máscara:

Como usar máscara cirúrgica em caso de sintomas de Covid-19

Eventualmente, se apresentar sintomas de Covid-19, redobre os cuidados ao usar a máscara. Siga esse procedimento e garanta um resultado melhor:

  • lave as mãos com água e sabão ou higienize com desinfetante à base de água,
  • antes de vestir a máscara, certifique-se que a mesma não apresenta furos ou rasgos;
  • certifique-se que a máscara esteja do lado correto fixando a tira de metal no nariz;
  • vista a máscara cuidadosamente e ajuste até cobrir totalmente a boca e o nariz;
  • evite tocar a máscara enquanto estiver usando. Caso toque, lembre-se de higienizar as mãos imediatamente; 
  • ao retirar a máscara, faça tocando apenas na faixa de amarrar ou elástico de fixação;
  • descarte a máscara em uma lixeira fechada e prontamente higienize as mãos.

Usar máscara cirúrgica sem embaçar as lentes de seus óculos 

Embora seja um aliado no combate ao Covid-19, é comum o transtorno de ter os óculos embaçados por causa do uso de máscaras. Neste link, ensinamos alguns truques que vão ajudar quem usa óculos e precisa fazer uso prolongado de máscaras.

Onde comprar e preços de máscaras cirúrgicas

Mas e você, está gostando de saber mais sobre as máscaras cirúrgicas? Veja algumas opções de onde comprar a sua máscara cirúrgica online e com segurança, por exemplo:

Consulta de preços realizada em 26/05/2021.

Qual máscara você tem usado para se proteger?

Seja de tecido caseira ou industrializada, cirúrgica ou N95, o que importa atualmente é usar corretamente a máscara.

Por isso, esperamos ter ajudado você a entender  um pouco mais sobre as máscaras cirúrgicas e seus benefícios. Então, compartilhe nos comentários suas experiências e opiniões.

Alias, não podemos esquecer de manter o distanciamento social e as boas práticas de higiene como ferramentas para superar a pandemia de Covid-19. Além de visitar seu médico regularmente devidamente protegido é essencial! Mas e você, tem cuidado da sua saúde visual? Pode começar experimentando o nosso teste visual online, gratuito e desenvolvido por especialistas. O que acha? 

máscara cirúrgica - teste de visão

Mas e então, gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e deixe um comentário abaixo. Afinal, queremos sempre ouvir você.

Fontes:

CDC

Heathlineline

Grainger

Popularmechanics

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *