Máscara descartável: tipos, como escolher e impacto no meio ambiente

0
(0)

Desde o início da pandemia máscara descartável se transformou em uma das peças mais usadas no dia a dia. Sendo assim, já não é mais novidade como ela é importante para salvar vidas.

O item pode ser uma boa escolha, pois, além de ser higiênica é extremamente prática. Mas não é qualquer máscara descartável que cumpre bem a função de nos proteger.

Você pode economizar na hora de comprar a máscara descartável, porém isso não significa que terá menos proteção. Mas para isso, você precisa ter atenção e observar alguns detalhes.

Descubra nessa leitura o que é importante na hora de comprar sua próxima máscara descartável.

Tipos de máscara descartável

No mercado, existem vários tipos de máscara descartável e é provável que você encontre com muita facilidade, mas preparamos uma seleção com quatro modelos para te ajudar a escolher.

  • Máscara respirador PFF

A máscara descartável do modelo PFF (peça facial filtrante) protege o usuário contra a inalação de partículas maiores, além disso, partículas pequenas (aerossóis). Esse modelo é equivalente às máscaras N95 nos Estados Unidos.

Em países como a França e Alemanha, é obrigatório usar a PFF2 em transportes públicos e lojas.

  • Cirúrgica/médica

A máscara cirúrgica pode filtrar grandes gotículas que soa lançadas no ar quanto alguém perto de você fala ou tosse, além de ter uma camada externa capaz de bloquear a umidade.

Ainda assim, não tem muita capacidade de filtrar as gotículas minúsculas (aerossol) que podem conter o vírus. Outra desvantagem é que não se ajusta facilmente ao rosto.

  • Máscara semi reutilizável

Por um lado, são semelhantes às demais máscaras, pois tem o mesmo material. Desde que mantida a higienização adequada podem ser reutilizadas. Um ótimo exemplo é o caso da máscara Lupo, por exemplo.

Alguns dos modelos testados apresentaram capacidade de filtrar igual ou até melhor do que as máscaras descartáveis, contudo, outros não apresentaram capacidade de proteção adequada.

  • Valvulada poeira

Por ser considerado um equipamento de proteção individual (EPI) é vendido em lojas de ferramentas. Atua protegendo os trabalhadores contra a poeira e outras partículas que podem ser prejudiciais.

Porém, ao mesmo tempo que é confortável para o usuário respirar e filtra o ar que ele recebe, seu ponto negativo é que não ela não filtra o ar que o usuário solta.

Máscara descartável x máscara reutilizável

Considere alguns pontos na hora da compra, além das diferenças de cores, formatos e materiais.

De modo geral, as máscaras faciais de proteção se dividem em máscara facial descartável e máscara facial reutilizável.

No quesito filtragem, as máscaras cirúrgicas descartáveis funcionam da mesma forma que as máscaras de uma versão caseira. Assim, protegem de grandes gotículas, mas não de gotículas menores.

Seu principal objetivo é proteger as pessoas que estão ao redor do usuário, caso ele esteja portando o vírus, mas sua proteção é insuficiente.

Máscaras mais elaboradas, como a PFF, são produzidas com camada que filtra também os aerossóis (partículas menores), sendo assim, oferecem maior proteção.

As máscaras cirúrgicas descartáveis obedecem a padrões mínimos de filtragem, no entanto, as versões reutilizáveis não.

Dessa forma, é possível saber com mais clareza o que você vai usufruir ao comprar uma versão descartável.

Em relação ao custo, a máscara descartável pode não ser uma opção econômica a longo prazo, uma vez que não pode ser reutilizada.  

Em razão desses fatores, as pessoas tendem a querer reutilizá-las. Mas, isso não é o ideal, pois com o passar do tempo o produto reduz sua capacidade total de filtragem, o que pode aumentar o risco de infecção por covid-19.

Além disso, existem relatos de que algumas máscaras descartáveis estragam durante o uso – uma reclamação muito frequente é a do rompimento do elástico, o que diminui mais ainda seu tempo de uso e aumenta o investimento.

Máscara descartável: impacto para o meio ambiente

Em relação ao custo ambiental, a máscara descartável preocupa grupos de ambientalistas que questionam seu impacto no meio ambiente.

Atualmente, elas não são recicladas de forma tradicional e sim através de serviços especializados de reciclagem. Nesse ponto, é importante ressaltar a orientação dos especialistas que é nunca jogar as máscaras descartáveis direto na lixeira de casa.

Em um período de teste com duração de três meses, algumas empresas colocaram à disposição lixeiras específicas para a reciclagem de máscaras descartáveis. O material é recolhido por uma empresa de reciclagem e reutilizado em materiais de construção.

Mas essa solução ainda não resolve o problema.

Segundo levantamento do Centro de Inovação de Resíduos Plásticos da University College London, em apenas um ano, caso metade da população do Reino Unido usasse uma máscara descartável por dia, o resultado seria de quase 12 milhões de máscaras.

Em conclusão, os resíduos plásticos contaminados chegariam a mais de 30.000 toneladas.

Como comprar máscaras descartável: dicas de especialistas

Confira o que os médicos recomendam que você leve em consideração na hora de comprar sua máscara descartável:

  • É ideal que a máscara tenha três camadas de filtragem.
  • Prefira uma máscara com revestimento interno, com absorção da umidade e propriedades antibacterianas.
  • Os modelos com clipe metal permitem que a máscara fique bem ajustada no rosto e com isso ajuda a manter as gotículas da fala “presas”.  Além disso, o detalhe pode evitar que os óculos fiquem embaçados.
  • Nem sempre o preço diz algo. Alguns modelos de máscara facial descartável que são mais caras não garantem melhor proteção para você.
  • O tamanho importa muito. Se ao experimentar uma máscara descartável ela não couber no seu rosto ou ficar frouxa, significa que não é a ideal. Existem vários tamanhos disponíveis. Algumas marcas até produzem máscara infantil, com medidas adequadas às crianças.

Onde comprar máscara descartável online

Em uma rápida pesquisa na internet você encontrará inúmeros modelos, preços e marcas. Para facilitar sua busca separamos essas lojas para você comprar online, no conforto e segurança da sua casa: 

Ultrafarma

Americanas

Droga Raia

Drogaria Onofre

Amazon

Mas se você quiser aprender a como fazer máscara, ao invés de comprar, confira nosso artigo e solte a criatividade.

Como usar sua máscara descartável sem embaçar os óculos

Usar máscara pode parecer uma tarefa difícil para quem usa óculos, mas isso não é o fim.

É muito comum que ao colocar o acessório as lentes do acessório já fiquem embaçadas por uma simples respiração. 

Mas existe solução para esse dilema. E olha só, é fácil e prática.

Aliás, não apenas uma. Quem diria, não é mesmo?

Confira nos nossos vídeos algumas dicas que vão te ajudar a usar máscara descartável sem embaçar os óculos.

Se proteger é sempre o objetivo, contudo, enxergar bem também é muito necessário. Não acha?

Usar máscara e óculos oferece mais proteção contra Covid-19 

Você sabia que usar máscara com óculos pode te proteger do coronavírus?

Pois é. Segundo pesquisas, usar óculos reduz chances de ter covid-19. Os números são empolgantes: os usuários chegam a ter até 3x menos chances de serem contaminados pelo vírus, isso porque no costume cotidiano de levar as mãos aos olhos os óculos funcionam como uma barreira.

Essa informação foi constata tanto em um estudo liderado pelo cientista indiano Amit Kumar Saxena, quanto por estudo realizado na China.

Ambos os estudos ainda não são conclusivos, pois estão em fase de realização, no entanto, a boa notícia já vale bastante, não acha?

Cuidar da saúde e se proteger de forma correta evita doenças de várias origens. Dessa forma, comer bem, praticar exercícios físicos estar em dia com as consultas medidas e se informar com frequência é mais necessário do que nunca.

Higienizar as mãos e os objetos, além de manter o distanciamento social até que toda a população esteja vacinada salva a sua vida e das pessoas que estão perto de você.

Aproveite para fazer um teste de visão online e gratuito com a nossa ferramenta.

máscara descartável - teste de visão

Gostou de saber mais sobre a máscara descartável? Deixe seu comentário pra gente.

Fontes:

Nbcnews

Which

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *