máscara infantil

Máscara infantil: veja como proteger seu filho da Covid-19

0
(0)

É possível pegar o Covid-19, porém não apresentar sintomas. Para as crianças a recomendação é a mesma, de sempre usar a máscara infantil como prevenção.

Quando uma pessoa contaminada com Covid-19 chega a menos de 2 metros de outra, já é perto o suficiente para transmitir a infecção por meio de espirros ou tosse.

Então a priori o uso de máscaras como proteção e prevenção é muito importante. Porque as máscaras reduzem a chance de espalhar o novo coronavírus.

Por isso, para proteger as pessoas e a si mesmo, use máscaras faciais perto de qualquer pessoa desconhecida ou que possa ter o vírus.

Mas e as crianças como ficam nessa situação? As crianças de 2 anos de idade ou mais devem usar a máscara facial com total segurança, inclusive as crianças com problemas de saúde especiais.

As crianças não devem usar máscara se tiverem menos de 2 anos, pelo risco de sofrer asfixia, e também  qualquer pessoa inconsciente ou incapaz de remover a cobertura do rosto por conta própria não deve usá-la.

Também é preciso se atentar ao tamanho da máscara para o rosto da criança. Por isso neste artigo vamos falar sobre como escolher e utilizar máscara infantil nos pequenos.

Características da máscara infantil

Qual o tamanho recomendado para máscaras para crianças? As medidas recomendadas são:

  • 11 cm de comprimento no meio x 8 cm nas laterais x 16 cm de largura aberta
  • Elástico com 28 cm na cabeça x o elástico que fica no pescoço (como base) com 26 cm

Lembrando que é importante que as máscaras não incomodem a respirabilidade. Afinal, o conforto deve ser um aspecto essencial.

Aliás especialistas dizem que se a máscara infantil não for confortável, as crianças podem ficar mexendo no rosto ou tirando a máscara, o que anula a sua eficiência.

Meus filhos precisam usar máscara infantil?

Sim, as crianças devem usar máscara facial enquanto durar a epidemia do Coronavírus.

Portanto as máscaras faciais podem e devem ser usadas com segurança por todas as crianças de 2 anos de idade ou mais.

Mas, lembre-se que os menores de 2 anos de idade não devem utilizar máscara, isso porque existe o risco de asfixia.

Quando é indicado o uso de máscara infantil

O uso da máscara facial deve ser feito na maior parte das atividades. Portanto, crianças maiores de 2 anos devem usar a máscara infantil nas seguintes situações, por exemplo:

  • No acolhimento de crianças, como em escolas e outras atividades em grupo
  • Para um retorno seguro à escola
  • Cuidados infantis e outras atividades em grupo
  • Creche
  • Playground
  • Parques
  • Perto de alguém desconhecido ou locais com risco de contaminação

Se o seu filho possui problemas de saúde ou um adulto em situação de risco por perto, você deve considerar que todos usem máscaras em casa para assegurar que as crianças estão protegidas.

Como ajudar meu filho a se acostumar a usar máscara infantil

É fácil entender que no começo, seu filho sinta medo de usá-la. 

Portanto, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar esse momento de uso da máscara mais confortável:

  • Mostre seu filho no espelho para que ele se veja e converse sobre isso
  • Escolha uma máscara com estampas dos personagens que ele mais gosta
  • Coloque uma máscara infantil em um dos bichinhos de pelúcia favoritos dele
  • Decore os brinquedos dele com máscaras para que fiquem mais divertidos
  • Mostre ao seu filho fotos de outras crianças usando a máscara facial
  • Desenhe o personagem favorito dele em um livro usando máscara
  • Pratique o uso da máscara facial em casa para ajudar seu filho a se acostumar com ela

Para as crianças com menos de 3 anos, o ideal é responder às suas perguntas em uma linguagem que elas entendam.

Portanto, se eles perguntarem por que as pessoas usam máscaras faciais, explique que às vezes as pessoas precisam usá-las para se manterem saudáveis.

Já para as crianças com mais de 3 anos, tente explicar sobre os germes. Explique que alguns germes são bons e alguns são muito ruins e que sem a máscara ele pode pegar e ficar doente.

A boa notícia é que, à medida que as pessoas continuam a usar as máscaras, as crianças se acostumaram também, evitando a  possibilidade de se sentirem excluídas ou estranhas ao usá-las.

Afinal o uso das máscaras já se tornou o “novo normal” para todos nós.

Máscara infantil adequada para crianças com condições especiais de saúde

Crianças com um sistema imunológico frágil ou que apresentam problemas de saúde que as colocam em alto risco de infecções são incentivadas a usar uma máscara N95 para proteção.

Já as crianças com problemas de saúde que interferem na função cognitiva ou pulmonar podem ter dificuldade em tolerar uma máscara facial. Nesse caso, não deixe de buscar orientação médica sobre quais as melhores opções de acordo com a condição da criança. Afinal, não é prudente deixá-la desprotegida. 

A maneira correta de usar máscara infantil

As crianças devem sempre estar sob supervisão de um adulto ao utilizar a máscara. Para te auxiliar a orientar os pequenos separamos algumas dicas para um uso correto:

  • Nunca deixe uma criança usar a máscara enquanto estiver dormindo, seja na cama, berço, cadeirinha, carrinho, sofá, etc
  • Ao transportar a criança de carro, na cadeirinha, se nele estiver apenas integrantes do núcleo de convívio familiar, não há necessidade de fazer uso da máscara
  • Caso o transporte seja em outro veículo, como de aplicativos de mobilidade, deve-se levar o dispositivo de retenção adequado da criança além de colocar a máscara e manter a supervisão a todo o momento;
  • Coloque a máscara com segurança sobre a boca e o nariz e estique-a de orelha a orelha. Ela deve caber confortavelmente ao longo dos lados do rosto, sem aberturas angulares
  • Ela pode ser presa com presilhas ou laços. Além disso, lembre-se de lavar as mãos antes e depois de usá-la e evite tocá-la depois de colocada.
  • Quando chegar em casa, evite tocar na parte frontal da máscara, retirando-a por trás. Lave e seque completamente as máscaras de pano após cada uso.

As máscaras faciais não devem ser usadas ao comer ou beber. Além disso, certifique-se de que não apresenta riscos de asfixia ou estrangulamento para crianças pequenas.

Como impedir a criança de tocar a máscara infantil

A princípio o uso de máscaras em crianças pode ser complicado, porém, quando é reforçado pelos adultos e pais da criança, elas vão entender que precisam seguir as instruções.

Assim como as crianças entendem que devem usar capacetes de proteção ao praticar esportes e afivelar os cintos de segurança no carro, elas aprenderão a usar máscaras de maneira correta e rotineira, quando necessário.

Como proteger um bebê muito novo para usar mascaras infantis

A melhor maneira de proteger o seu bebê, é praticar um distanciamento físico e incentivar as pessoas que estão ao seu redor a usarem máscaras faciais e o uso de álcool nas mãos para reduzir o risco de Covid-19.

Máscara infantil ou face shield? O que é mais indicado para crianças

Com as idas e vindas sobre a possibilidade de retorno às aulas presenciais e a flexibilização do isolamento social no Brasil, é preciso atenção redobrada às medidas de prevenção contra o coronavírus.

Até o momento, os poucos estudos que existem sobre a análise da proteção facial não fazem um comparativo entre face shield e a máscara caseira, porque o ideal é usá-las juntas.

Além de que é preciso higienizar corretamente e ficar atento ao tipo de material que o escudo foi confeccionado, o material mais indicado é o de acetato, pois a eficácia de proteção é comprovada.

Você precisa usar máscara com óculos? Então leia neste artigo como não embaçar as lentes. 

Preços das máscaras infantis

Atualmente muitas lojas vendem máscaras de proteção fácil, os preços variam de acordo com o material e inclui o frete para entrega.

Onde comprar mascaras infantis

A seguir veja algumas lojas que vendem e entregam em todo o Brasil, os preços variam entre R$6,90 até R$98,00:

Lembre-se de sempre manter as crianças protegidas

Então agora que você sabe da importância do uso de máscara de proteção infantil nas crianças, reforce o incentivo a elas nos seus filhos.

Afinal, só com as medidas de distanciamento, isolamento social, cuidados de higiene como por exemplo lavar as mãos com frequência e usar as máscaras sempre, é que será possível a proteção contra a Covid-19.

Aliás esteja sempre atento aos sintomas de tosse, dor de cabeça, apatia, ou gripes, esses podem ser sinais da doença se manifestando.

Agora, tendo em vista que estamos falando sobre a saúde infantil, é sua responsabilidade assegurar que a criança vá regularmente ao oftalmo pediatra  para cuidar da saúde dos olhos.

E falando em saúde dos olhos, que tal analisar como está a qualidade da sua visão com o nosso teste online e gratuito? Nós da Lenscope, o desenvolvemos com ajuda de especialistas e tecnologia inédita no Brasil. Os resultados são precisos e pode ser realizado de qualquer dispositivo.

máscara infantil - teste de visão

Mas e então, gostou de saber mais sobre o uso de máscaras infantis? Aproveite e deixe seu comentário pra gente! Afinal, todos os dias temos novidades e queremos saber mais de você.

Fontes:

Bebe.abril

Frontiersin

Healthychildren

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *