Materiais de lentes de óculos: acrílico, policarbonato, resina e vidro (cristal)

materiais de lentes
  • por
4.4
(61)

Os materiais mais comuns disponíveis no mercado óptico são: lentes de Acrílico (também chamada de CR-39 ou Orma ®), lentes Trivex, lentes de Policarbonato, lentes de resina e lentes de Vidro (conhecidas também por lentes de cristal ou Highlight).

Esses são os principais materiais de lentes de óculos. Mas, cada um deles apresenta uma característica exclusiva. Além disso, para cada tipo de grau é importante fazer a escolha da lente certa. Isso porque uma escolha errada pode causar uma lente mais grossa ou até mesmo um desconforto de um óculos pesado, por exemplo.

Entretanto, quando você escolhe a lente certa para seus óculos, os benefícios são sentidos imediatamente. Afinal, você terá maior conforto ao usá-los. Não vai sentir que ele ficou pesado demais, deixando marcas no nariz, e nem vai sentir que ele muda a aparência dos seus olhos.  Você vai gostar do resultado e, mais importante, vai tratar do seu problema ocular da forma correta.

Mas, nós sabemos que escolher o tipo de lente e o material ideal para ela pode ser complicado. Por esse motivo preparamos um artigo completo com explicações e dicas que vão te ajudar a escolher os melhores materiais de lentes para o seu grau. Vamos lá?

Lentes de acrílico (CR-39 ou Orma ®)

As Lentes de acrílico também são chamadas de CR-39 ou Orma ®. Esse material é o mais comum no mercado tradicional. Para você entender melhor, o nome de CR-39 é devido ao polímero que é usado em sua fabricação e essa sigla faz referência ao seu nome: Columbia Resin #39. Criada pela Columbia Resins, a fórmula foi gerada para uma tarefa específica durante a guerra.  Desenvolvido em 1940 – junto com a fibra de vidro – o CR-39 foi destinado para a composição dos tanques de guerra e aviões.

Sua característica é a leveza e resistência que oferece. Então, com o final da guerra, em 1947, esse material passou a ser destinado para a fabricação de lentes de óculos. Atualmente, as lentes de acrílico (CR-39) são recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. 

Essas lentes também costumam ser muito utilizadas nas promoções: lentes + armação. Isso porque é um material mais econômico e muitas pessoas escolhem por elas. Outra característica desse tipo de lente é o seu índice de refração, costuma ser 1.50 ou 1.49.

Esse valor de índice de refração é considerado baixo e quanto menor o índice, mais grossas as lentes ficam. Em graus mais altos, acima de 2 de miopia ou hipermetropia o efeito de óculos grosso já pode acontecer. Por isso, vale a pena investir em uma lente de maior índice de refração para baixo grau: trivex ou policarbonato. É o que vamos falar a seguir:

Lentes Trivex

As Lentes Trivex foram desenvolvidas nos Estados Unidos, pela empresa PPG Industries. Além de ser utilizada para lentes comuns de graus, também são utilizadas para lentes progressivas (multifocais) e fotossensíveis. A característica dela é ser bem leve e e muito resistentes! Por isso, são muito sugeridas para crianças e esportistas, devido a sua resistência contra quedas e impactos.

As Lentes Trivex apresentam índice de refração 1.53 e são recomendadas para grau baixo. Portanto, se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo, essa é uma das opções ideais.

Outra característica dessas lentes é a nitidez que ela confere a quem estiver usando-a. Isso porque o valor ABBE das lentes trivex é 45, o que é ótimo para uma lente de óculos. O ABBE é a forma de medir, em números, a dispersão cromática da luz através das lentes. Por esse motivo que quanto maior o valor ABBE, menor a dispersão das cores e maior a nitidez. 

Materiais de lentes: Policarbonato

Se você está procurando por lentes que garantem maior resistência e durabilidade, você deve optar pelas lentes de policarbonato. Elas são indicadas para quem tem baixo grau. Ou seja, para pessoas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo.  O material usado na fabricação das lentes de policarbonato garante um benefício vantajoso ao produto.

O policarbonato é um material termoplástico e as lentes são formadas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas). Durante a produção, essas bolinhas sólidas são aquecidas e derretem por completo. Quando o policarbonato é derretido, ele é moldado na forma da lente, que é comprimida sob alta pressão e, logo depois, resfriada. 

Vantagens das lentes de policarbonato

Esse tipo de lente é bastante conhecido pela alta resistência contra impactos. Além disso, são consideradas lentes mais leves para quem apresenta baixo grau. Por ser o policarbonato super resistente, ele não é danificado com facilidade.  Em comparação com as lentes de acrílico (CR-39), a lente de policarbonato é 30% mais leve (quando montadas na mesma armação e mesmo grau).

O índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59. Como são índices mais elevados, o efeito de óculos mais fino é percebido facilmente (para quem tem até 4 graus). Em comparação a trivex, o óculos fica 10% mais fino quando montadas na mesma armação e com o mesmo grau nas lentes.

Isso acontece porque o índice de refração das lentes de policarbonato é maior.  Enquanto as lentes trivex possuem índice 1.53, as de policarbonato chegam ao índice de 1.59. Portanto, se a sua preocupação for estética, as lentes de policarbonato são mais ideais justamente pelo maior índice de refração para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo.

Desvantagens das lentes de policarbonato

As principais desvantagens das lentes de policarbonato é que elas não atendem graus mais altos. Além disso, podem ter um custo mais elevado que as lentes de acrílico.

Lentes de Resina

Se você tem alto grau de miopia ou hipermetropia, as lentes de resina são as mais adequadas. Isso porque ela apresenta um alto índice de refração e quanto maior esse índice, mais finas as lentes são.  Caso você tenha alto grau – mais de 4 graus – com as lentes de resina seus óculos poderão ser mais finos. Por isso que a escolha por essa lente é a ideal. Claro que você precisa estar atento aos outros fatores quando optar pela lente de resina.

Como, por exemplo, prestar atenção ao design das lentes e ao tipo de armação. Isso é fundamental para ter óculos de alto grau mais finos e com menos distorções laterais.  As lentes de resina são encontradas em diferentes espesuras, ou seja, indices de reração, sendo os mais comuns: 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76.

Índices de refração das lentes de resina

Cada um desses índices conferem um aspecto final diferente no seu óculos, ainda mais dependendo do grau que você tem.

  • As lentes de resina com índice de refração 1.60 ou 1.67 são recomendadas para casos de miopia moderada – entre 4 e 6 graus. Seu índice de refração não é elevado como os demais, por isso cuidado na hora da escolha.
  • Agora, se você realmente procura por um óculos com aspecto de bordas mais finas, o melhor é escolher lentes com índices de refração maiores. Dentre as opções há duas: índice de refração 1.74 ou 1.76

materiais de lentes

As lentes de resina com índice de refração 1.74 são as mais conhecidas no mercado óptico e indicadas para quem tem alto grau. Sua desvantagem se dá pelo valor elevado. São lentes muito caras, por esse motivo, poucas pessoas conseguem adquirir uma lente de resina com índice de refração 1.74. 

No Brasil, atualmente, você encontra a lente de resina mais fina do mundo, que é produzida no Japão, pela Tokai Optical, as Lentes Tokai 1.76. Elas são vendidas exclusivamente pela internet pelo site da Lenscope. Além de ter maior índice de refração em resina, conta com design asférico e valor mais justo que as lentes mais finas do mercado óptico, por exemplo. 

Nós já vamos mostrar a comparação de todos os preços para te ajudar. Mas, ainda precisamos falar das lentes de vidro (ou highlight).

Lentes de vidro (lente de cristal ou highlight)

As lentes de vidro (chamadas também por lente de cristal ou highlight) apresentam os índices de refração mais altos entre os materiais de lentes de óculos. As lentes de cristal (ou highlight) tem como matéria prima o vidro que foi o primeiro material usado na produção de lentes para óculos e permanece até hoje no mercado.

Entretanto, há uma grande desvantagem desse tipo de lente: a sua baixa resistência e peso. Vidro quebra com facilidade, certo? Com lentes de vidro não é diferente. Por serem feitas desse material, sua resistência é baixa. Elas são mais frágeis e pesadas, por esse motivo, se quebram com muita facilidade. 

Outro fator importante é que essas lentes estão disponíveis apenas em design esférico. Além disso, possuem valor elevado, não sendo acessíveis para todos. Por todos esses motivos, costumam ser recomendadas para correção de graus muito elevados, como acima de – 20 graus de miopia, por exemplo.

Por apresentarem elevado índice de refração, elas oferecem a chance de fabricação de lentes finas.Os índices de refração disponíveis são: 1.7, 1.8 e 1.9.

Material e Design das lentes

Lentes de vidro apresentam design esférico. Ou seja, elas possuem esse nome graças ao seu formato mais arredondado em sua superfície. Isto é, no centro. Dessa forma, isso acaba afetando diretamente na distribuição do material da lente, provocando algumas distorções no campo de visão. Assim, há pouco material no centro e muito nas bordas. A maioria das lentes de resina possuem design asférico. Porém, não são todas, por isso sempre certifique-se antes de efetuar a compra.

O desing asférico é mais vantajoso, sobretudo para alto grau, porque diferente das lentes esféricas, que possuem a sua superfície mais arredondada, as lentes asféricas possuem um design mais plano. Sendo assim, o material da lente é distribuído de forma igual por toda a sua extensão, não havendo acúmulo no centro (em casos de hipermetropia) e nas bordas (nos casos de miopia).

É importante lembrar que, dependendo de cada caso, não é possível eliminar totalmente as distorções, mas é possível minimizar esse efeito. Veja a comparação de uma lente de design esférico e asférico:

materiais de lentes

Óculos com lentes 1.67 e design esférico no lado esquerdo e lentes Tokai 1.76 com design asférico no lado direito.

Preços de cada lente e seus materiais

Agora é hora de falar sobre o custo que você vai precisar investir.

Preços de lentes de acrílico (CR-39 ou Orma ®)

Aqui vamos trazer as marcas Essilor, Hoya e Zeiss.

  • Essilor: Orma (1.50) com Crizal Prevencia: a partir de R$ 1.052,00
  • Essilor: Orma (1.50) com Crizal Forte UV: a partir de R$ 977,00
  • Hoya: Lente 1.50 com BlueControl: a partir de R$ 979,00
  • Hoya: Lente 1.50 com NO-Risk: a partir de R$ 769,00
  • Zeiss: Lente 1.50 com Duravision Platinum: a partir de R$ 1.355,00
  • Zeiss: Lente 1.50 com Duravision Silver: a partir de R$ 1.185,00

Preço de lentes Trivex

Disponibilizado no catálogo da Lente Hoya:

  • Lente Trivex (1.53) com BlueControl: a partir de R$ 1.118,00
  • Lente Trivex (1.53) com NO-Risk: a partir de R$ 908,00

Preço de lentes de Policarbonato 1.58 ou 1.59

Trouxemos aqui as marcas: Essilor, Hoya, Zeiss e Lenscope.

  • Essilor: Airwear (1.59) com Crizal Prevencia: a partir de R$ 1.267,00
  • Essilor: Airwear (1.59) com Crizal Forte UV: a partir de R$ 1.192,00
  • Hoya: Lente Poli (1.59) com NO-Risk: a partir de 869,00
  • Zeiss: Lente Poli (1.59) com Duravision Platinum: a partir de 1.690,00
  • Zeiss: Lente Poli (1.59) com Duravision Silver: a partir de 1.585,00
  • Lenscope: Lente Lenscope 1.59 com tratamentos inclusos: a partir de R$303,00

Preços de lentes de resina

Nessa lista, estão os valores das lentes de alto índice de refração fabricada em resina e disponibilizada pelas marcas: Essilor, Hoya, Zeiss e Lenscope.

Então, veja só:

  • Hoya: Lente 1.60 com BlueControl: R$ a partir de 1.210,00
  • Hoya: Lente 1.60 com NO-Risk: a partir de R$ 1.000,00
  • Zeiss: Lente 1.6 com Duravision Platinum: a partir de R$ 1.900,00
  • Zeiss: Lente 1.6 com Duravision Silver: a partir de R$ 1.730,00
  • Essilor: Lentes Stylis 1.67 com Crizal Prevencia: a partir de R$ 1.805,00
  • Essilor: Lentes Stylis 1.67 com Crizal Forte UV: a partir de R$ 1.730,00
  • Essilor: Lentes Stylis 1.74 com Crizal Sapphire: a partir de R$ 2.590,00
  • Hoya: Lente 1.67 com BlueControl: a partir de R$ 1.888,00
  • Hoya: Lente 1.67 com NO-Risk: a partir de R$ 1.678,00
  • Hoya: Lente 1.74 com BlueControl: a partir de R$ 2.172,00
  • Hoya: Lente 1.74 com NO-Risk: a partir de R$ 1.962,00
  • Zeiss: Lente 1.67 com Duravision Silver: a partir de R$ 2.205,00
  • Zeiss: Lente 1.67 com Duravision Chrome: a partir de R$ 1.985,00
  • Zeiss: Lente 1.74 com Duravision Silver: a partir de R$ 2.815,00
  • Zeiss: Lente 1.74 com Duravision Chrome: a partir de R$ 2.595,00
  • Lenscope: Lentes Tokai 1.76 a partir de R$1.397,00

As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de resina mais finas do mundo, fabricadas pela Tokai Optical Co., Ltd. Essas lentes são produzidas com resina, um material leve e resistente. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem índice de refração de 1.76, por isso são ideais para quem tem alto grau e quer ter um óculos mais fino. As lentes Tokai apresentam um design asférico, que oferece benefícios como redução de distorções periféricas e uma visão mais clara e natural.  Confira o resultado incrível que separamos para você:

Lentes de Vidro (lente de cristal ou highlight)

Esses preços estão disponibilizados pela marca Zeiss:

  • Zeiss: Lente 1.8 Mar – R$2985,00
  • Zeiss: Lente 1.9 Mar – R$3665,00

Lembre-se que você pode consultar o preço de seu óculos através do nosso orçamento. É 100% online e gratuito. É só você preencher nosso formulário de acordo com a sua receita de óculos e pronto. Você descobre a lente ideal pro seu grau e compara com os preços do mercado. Além disso, você fica sabendo qual tamanho da armação é mais recomendada para você.

Veja a comparação final para você ver o melhor custo-benefício para escolher:

 

materiais de lentes de óculos

Como economizar na compra do óculos?

Aqui na Lenscope, nosso compromisso é oferecer lentes finas para alto e baixo grau a preços justos, sem custos adicionais pelos tratamentos inclusos. Para que todos alcancem a melhor versão de seus óculos de grau, nosso time de especialistas também fornece dicas e orientações personalizadas.

Além disso tudo, o diferencial da Lenscope não para por aí. Oferecemos a exclusiva garantia de 100 dias* para você provar e amar suas novas lentes. Se, por algum motivo, não se adaptar, devolvemos seu dinheiro. Ainda mais, se preferir, é possível enviar apenas a sua armação preferida que fazemos a montagem das lentes, tudo isso sem sair de casa.

Afinal, nós da Lenscope, buscamos sempre a excelência em qualidade, comodidade e satisfação do cliente. Para finalizar, convidamos você, leitor, a fazer agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site e descobrir como as Lentes Tokai 1.76 podem transformar sua experiência visual, com o conforto e a precisão que você merece.

*Consulte os termos de compra

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...