Meibomite: entenda o que é e como é feito o tratamento

meibomite
  • por
4.9
(7)

A meibomite é uma inflamação das pálpebras. Dessa forma, pode causar coceira, vermelhidão e até dor nos olhos. É uma sensação de irritação, de areia nos olhos ou ainda, de ter as pálpebras coladas.  Você pode já ter tido meibomite e não saber. Ou ainda, estar passando por isso agora! A meibomite é muitas vezes confundida com uma conjuntivite, por exemplo.

Portanto, nesse artigo, vamos detalhar bastante o que é a meibomite. Além disso, explicaremos como ela ocorre, os diversos sintomas que causa e principalmente, como tratar o problema. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é a meibomite?

A meibomite é exatamente uma inflamação nas glândulas de gordura das pálpebras. Isso porque, nós temos na nossa pálpebra uma glândula (a meibomia) que se localiza na base dos cílios, que produz meibum, o óleo que lubrifica as nossas pálpebras e os nossos olhos. Quando essa glândula se desregula, pode produzir óleo em excesso. Dessa forma, causa a condição da qual falamos. Ou seja, pode deixar os nossos olhos irritados, com secreção, grudados e até inflamados! E isso pode prejudicar a nossa visão.

Essa condição é igual a blefarite?

Tanto a meibomite quanto a blefarite são condições relacionadas às glândulas das pálpebras. Nesse sentido, têm sintomas bastante parecidos. Porém, não são a mesma coisa. Mais do que isso, não podem ser tratadas como sendo o mesmo problema. A meibomite pode levar à blefarite, que é uma inflamação crônica e que afeta o dia a dia. 

A blefarite geralmente ocorre quando as glândulas sebáceas próximas à base dos cílios ficam obstruídas, causando irritação e vermelhidão. Várias doenças e condições podem causar a blefarite. Entretanto, ela provoca um efeito diferente da meibomite. Dessa forma, deixa os olhos cobertos por células ressecadas, como se estivessem com caspa ou uma alergia de pele. Nesse sentido, pode também afetar as sobrancelhas.

Sintomas da meibomite

Quais são as causas da meibomite?

A meibomite está associada a uma questão inflamatória ou bacteriana, porém pouco definida pela ciência. Entretanto, alguns fatores podem colaborar para o aparecimento da condição:

  • Olho seco
  • Idade (quanto mais velho, menor a produção da glândula)
  • Questões hormonais
  • Colesterol alto
  • Doenças autoimunes
  • Conjuntivite e outras doenças oculares
  • Medicamentos

Como tratar a condição e seus efeitos adversos

Depende do grau da meibomite e do que a causou. Podem ser feitas tanto compressas com pano quente em casa, quanto utilizar antibióticos para deter a inflamação. Se for causada por olho seco, pode ser feito o uso de colírios lubrificantes.  Além disso, se a condição for causada por uma doença autoimune, por exemplo, deve-se tratar a doença. O mesmo vale para questões hormonais e colesterol alto. 

Você já teve algum problema como meibomite?

Percebe como a meibomite é bastante específica? Assim, pode ser facilmente confundida com outras doenças! Além disso, ela pode ser leve ou grave. Portanto, é essencial sempre consultar o médico antes de qualquer coisa. Afinal, só ele é capacitado para fazer o diagnóstico e aplicar o tratamento correto. 

Para ajudar com estas e outras questões, nós da Lenscope temos como missão levar informações sobre saúde visual e educar as pessoas sobre temas que são tão pouco discutidos, mas tão necessário saber.  Além disso, oferecemos lentes de óculos a valores mais acessíveis. Funcionamos 100% online. Dessa forma, oferecemos mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar o seu óculos de grau. Não deixe de dar uma olhada no nosso site! 

Ainda mais, com o intuito de te ajudarmos a manter a saúde visual em dia, criamos um teste de visão 100% online. Dessa forma, você pode conferir se você tem astigmatismo ou miopia, ou se o seu grau aumentou! Além disso, temos uma newsletter informativa, com todos os conteúdos sobre várias questões relacionadas à saúde visual. Você pode assinar e receber os nossos e-mails semanalmente!  

meibomite - teste de visão

 

Fontes

Nweyes

Healthline

Segs

Opc Oftalmoclínica

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *