Melanoma ocular: entenda o que é e como diagnosticar esse problema de visão

melanoma ocular
  • por
5
(3)

À primeira vista, o melanoma ocular é um tipo de câncer que se desenvolve nas células que produzem melanina. Assim, é ela que dá cor à sua pele, cabelo e olhos. Assim, como você pode desenvolver melanoma na pele, também pode desenvolvê-lo dentro do olho.

A seguir, iremos te informar mais sobre esta doença. Além disso, iremos mostrar quais os sintomas e como é feito o diagnóstico. Ainda mais, mostraremos quais são os tratamentos e as complicações desta doença. 

Quais são os sintomas do melanoma ocular?

Antes de tudo, é importante mencionar que o melanoma ocular geralmente não causa sinais ou sintomas precoces. Porém, quando ocorrem, os sinais e sintomas podem incluir:

  • Uma sensação de flashes ou partículas de poeira em sua visão (moscas volantes)
  • Uma mancha escura crescente na íris
  • Uma mudança na forma do círculo escuro (pupila) no centro do seu olho
  • Visão fraca ou embaçada em um olho
  • Perda de visão periférica

Como diagnosticar o melanoma ocular? 

Ao passo que o melanoma ocular pode não causar nenhum sintoma no início, a doença geralmente é detectada durante um exame oftalmológico de rotina.

Assim, se o seu oftalmologista suspeitar que você tem melanoma ocular, ele pode recomendar mais exames:

  • Exame de ultrassom do olho
  • Angiografia com fluoresceína
  • Autofluorescência de fundo
  • Tomografia de coerência óptica (OCT)
  • Biópsia

Existem fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma ocular?

Conheça alguns fatores de risco:

  • Raça / etnia

O risco de melanoma ocular é muito maior em brancos. Assim, maior do que em afro-americanos, hispânicos ou asiático-americanos.

  • Cor dos olhos

Pessoas com olhos claros têm maior probabilidade de desenvolver melanoma ocular do que pessoas com olhos e pele mais escuros.

  • Idade e sexo

Os melanomas oculares podem ocorrer em qualquer idade, mas o risco aumenta à medida que as pessoas envelhecem. Da mesma forma, o melanoma ocular é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres.

  • Certas condições herdadas

Pessoas com síndrome do nevo displásico, que apresentam muitas manchas anormais na pele, apresentam risco aumentado de melanoma cutâneo. Eles também parecem ter um risco maior de desenvolver melanoma do olho.

  • Nevos

Diferentes tipos de manchas (nevos) no olho ou na pele foram associados a um risco aumentado de melanoma ocular uveal. 

  • Histórico de família

Os melanomas do olho da úvea podem ocorrer em algumas famílias. Porém, isso é muito raro e as razões genéticas para isso ainda estão sendo investigadas.

Quais são os tratamentos para melanoma ocular? 

As opções de tratamento de melanoma ocular dependerão da localização e do tamanho do melanoma. Do mesmo modo, também dependem de sua saúde geral.

  • Esperando para tratar melanomas pequenos

Um pequeno melanoma de olho pode não exigir tratamento imediato. Dessa forma, se o melanoma for pequeno e não estiver crescendo, você e seu médico podem optar por esperar. Nesse sentido, podem observar os sinais de crescimento.

Eventualmente, se o melanoma crescer ou causar complicações, você pode optar por fazer o tratamento naquele momento.

  • Radioterapia

Melanomas oculares de pequeno a médio porte normalmente usam a radioterapia.

  • Tratamento a laser

O tratamento com laser para matar as células do melanoma pode ser uma opção em certas situações. Um tipo de tratamento a laser, chamado termoterapia, usa um laser infravermelho. Assim, às vezes é usado em combinação com a radioterapia.

  • Terapia fotodinâmica

Em tumores menores, é usada a terapia fotodinâmica, pois não é eficaz para cânceres maiores.

  • Cirurgia

As operações usadas para tratar o melanoma ocular incluem procedimentos para remover parte do olho. Nesse sentido, pode incluir um procedimento para remover todo o olho. Dessa forma, o procedimento a ser submetido depende do tamanho e da localização do melanoma. 

Complicações do melanoma ocular 

As complicações do melanoma ocular podem incluir:

  • Aumento da pressão dentro do olho (glaucoma): Um melanoma ocular em crescimento pode causar glaucoma. Os sinais e sintomas do glaucoma podem incluir dor e vermelhidão nos olhos, bem como visão embaçada.
  • Perda de visão: Os melanomas grandes geralmente causam perda de visão no olho afetado. Nesse sentido, podem causar outras complicações, como descolamento de retina, que também causa perda de visão.
  • Metástase: O melanoma ocular tem o potencial de se espalhar (metástase) para outras áreas do corpo. O fígado é o órgão mais comum do corpo afetado pela metástase do melanoma ocular. 

Cuide da saúde dos seus olhos

Veja como manter a saúde dos olhos. Dessa forma, também reduzir o risco de melanoma:

  • Reduza a exposição aos raios ultravioleta: use óculos de sol polarizados com proteção contra raios ultravioleta. Assim, sempre que estiver ao ar livre use proteção. Além disso, evite camas de bronzeamento. No verão, use um chapéu para reduzir ainda mais a exposição dos olhos à luz ultravioleta.
  • Evite outras luzes nocivas: a luz azul das telas de computadores e telefones celulares não está associada ao risco de câncer. Ainda, podem causar cansaço visual e dores de cabeça. Além disso, podem interferir nos seus padrões de sono. Se você passa muito tempo na frente de um computador, usar óculos especializados projetados para bloquear a luz azul pode ajudar.
  • Fique em forma e saudável: embora não haja ligação comprovada entre saúde geral e melanoma ocular, exercícios regulares e alimentação saudável são sempre uma boa ideia. A maioria dos cânceres tem uma incidência reduzida em pessoas mais saudáveis . Além disso, se você desenvolver a doença, permanecer saudável e bem irá ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.
  • Check-ups regulares dos olhos: como o melanoma ocular pode se desenvolver sem sintomas óbvios, check-ups regulares dos olhos são essenciais. Identificar pequenas mudanças na sua visão pode significar um diagnóstico precoce de problemas.

Como está a sua visão? 

Agora que você conhece mais sobre o melanoma ocular, deve saber melhor sobre a importância de acompanhar de perto a saúde de seus olhos. Nesse sentido, isso inclui ir regularmente ao seu oftalmologista.

Nós da Lenscope somos uma Health Tech com a missão de levar informações sobre saúde visual e também lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível. Por isso, desenvolvemos um modelo de negócio 100% online. Dessa forma, é oferecida praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar seus óculos de grau.

Além disso, também desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito. Desta forma, usando uma tecnologia exclusiva, você pode conferir se tem algum problema ou dificuldade com relação à sua visão.

melanoma ocular - teste de visão

Fontes:

JandVision

Very Well Health

Mayo Clinic

American Academy of Ophthalmology

Cancer.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *