Metais pesados no organismo: como afetam os olhos e o curioso caso de cobre no olho

metais pesados no organismo
  • por
4.3
(12)

A alta concentração de metais pesados no organismo, pode afetar os órgãos internos, causar danos ao cérebro, olhos, e até mesmo levar ao envenenamento. Os metais pesados são quaisquer elementos químicos metálicos, em densidades relativamente altas, porém, são tóxicos até em baixas concentrações.

A princípio eles entram em nosso organismo por meio de alimentos, água potável e pelo ar. Como oligoelementos, alguns metais pesados ​​como por exemplo o cobre, selênio e zinco, são essenciais para manter o nosso metabolismo.

No entanto, em concentrações mais altas, eles podem levar ao envenenamento. Ficou curioso pelo tema? Então leia até o final deste artigo, e aprenda sobre como alguns metais pesados no organismo podem afetar os olhos!

Entenda o caso do homem que descobriu uma doença rara e a presença de cobre nos olhos

Pouco tempo atrás o jornal científico The New England Journal of Medicine, publicou um caso curioso sobre um homem com uma espécie de anel dourado na córnea. Após exames, foi constatado que o paciente tinha doença de Wilson, denominado também como degeneração hepatolenticular e degeneração lenticular progressiva.

Essa doença surge por causa de uma falha genética, onde o cobre não é transportado no corpo adequadamente, causando envenenamento pelo metal. Segundo pesquisas de controle de doenças dos EUA, essa condição pode afetar pessoas de qualquer idade. No entanto, a maioria de quem a contrai tem entre 5 e 35 anos.

Apesar disso, o cobre é fundamental para um bom desenvolvimento do nosso organismo, como por exemplo, para ossos e nervos saudáveis, melanina e colágeno. O organismo absorve o cobre pelos alimentos e pela água, no entanto, em pacientes com a doença de Wilson nosso fígado não consegue expelir o excesso de cobre através da urina, resultando em danos ao fígado, olhos e cérebro.

O principal tratamento é o uso de medicamentos para redução da substância presente no corpo, e em casos mais extremos um transplante de fígado pode ser recomendado pelo médico. Os sintomas surgem apenas quando a quantidade de cobre já está alta em órgãos como por exemplo fígado e cérebro. Os sintomas são:

  • Pele e parte branca dos olhos amarelados
  • Mudanças de cor nos olhos, como por exemplo, do marrom para dourado
  • Fadiga
  • Dor abdominal
  • Falta de apetite
  • Fluídos em abundância no abdômen e pernas 
  • Problemas de fala e ao engolir
  • Movimentos descontrolados, rigidez muscular e problemas de coordenação física

O que são metais pesados?

Metais pesados são elementos químicos metálicos, com densidades relativamente altas e são tóxicos se absorvidos em altas concentrações, levando até ao envenenamento. Estes componentes químicos entram no abastecimento de água por resíduos industriais e de consumo, ou mesmo pela chuva ácida que quebra os solos e libera metais pesados ​​em córregos, lagos, rios e águas subterrâneas.

Além disso, metais pesados como por exemplo o arsênico, chumbo e mercúrio, estão em tudo ao nosso redor, no chão que pisamos, na água que bebemos e nos produtos que usamos todos os dias. Entretanto, o envenenamento só acontece se você comer ou beber algo contaminado com alta concentração de metais pesados ​​ou se respirar poeira ou vapores contaminados. Alguns exemplos de metais pesados ​​incluem:

  • mercúrio (Hg)
  • cádmio (Cd)
  • arsênio (As)
  • cromo (Cr)
  • tálio (Tl)
  • chumbo (Pb)
  • cobalto (Co)
  • ferro (Fe)
  • manganês (Mn)
  • molibdênio (Mo)
  • níquel (Ni)
  • selênio ( Se)
  • zinco (Zn)

Nem todos esses metais são ruins para você. Precisamos de pequenas quantidades de alguns deles, como o cobre e o ferro, para manter nosso corpo saudável. Contudo, algumas funções importantes do nosso corpo dependem de alguns metais para esse trabalho. 

Por exemplo, o cobre ajuda na absorção de vitamina C, além de que compõe enzimas essenciais para a produção de hemoglobina. Da mesma forma, o ferro ajuda a produção dos glóbulos vermelhos e a transportar oxigênio para todas as células do corpo. 

Metais pesados no organismo: como ocorre o acúmulo

Antes de mais nada, o responsável em eliminar o excesso de metais pesados no organismo é o fígado através da urina. No entanto, quando há um acúmulo dessas substâncias, ele não consegue fazer este trabalho.

Como resultado, o acúmulo desses metais causa problemas de saúde incluindo danos a órgãos, mudanças de comportamento, dificuldades de raciocínio e problemas de memória. Os metais pesados entram em contato com o corpo humano naturalmente através de certos alimentos, meio ambiente, medicamentos e pela água. 

Além disso, a contaminação ocorre pelo ar ao inspirá-los e pela absorção da pele. Os sintomas específicos e como isso o afetará, vai depender do tipo de metal e da quantidade dele no organismo. 

O acúmulo pode ocorrer através da alimentação, água, produtos químicos ou inalação de poeira contaminada. O tratamento é através de medicamentos específicos receitados pelo seu médico e por uma nova dieta nutricional livre desses metais pesados.

Sintomas da intoxicação por metais pesados

Os sinais e sintomas de envenenamento por metais pesados ​​variam de acordo com o tipo e a quantidade de metal. No entanto, bebês e crianças pequenas correm mais riscos de consequências graves e a longo prazo para a saúde. Contudo, os primeiros sintomas podem passar despercebidos porque geralmente são inespecíficos. Todavia, a exposição excessiva pode causar danos a vários órgãos, mesmo que a pessoa não apresente os sintomas. Alguns sintomas de intoxicação por metais pesados no organismo podem incluir:

  • Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia  (sintomas característicos na maioria dos casos de alta ingestão)
  • Desidratação
  • Problemas cardíacos como cardiomiopatia ou arritmia
  • Dormência, fraqueza, formigamento nas mãos ou pés
  • Anemia 
  • Danos nos rins e fígado
  • Irritação pulmonar ou acúmulo de líquido (edema)
  • Disfunção cerebral, como por exemplo perda de memória
  • Linhas horizontais nas unhas
  • Mudanças de comportamento
  • Ossos malformados enfraquecidos em crianças
  • Aborto espontâneo ou parto prematuro em gestantes

Quais os efeitos dos metais pesados no organismo?

Como citamos anteriormente, altos níveis de metais pesados no organismo ​​podem causar problemas de saúde, e o envenenamento acontece se você comer, beber, ou respirar poeiras ou vapores contaminados.

Além disso, os efeitos do acúmulo desses metais vão além dos sintomas já citados como por exemplo a diminuição da urina, diarreia com sangue, problemas de visão, pressão alta, falta de memória, fraqueza muscular, abortos e cólicas.

Nesse sentido, outras doenças podem surgir caso o acúmulo desses metais seja alto como o aparecimento de câncer, alzheimer,  parkinson, problemas renais e problemas neurológicos. Por fim, se você tiver algum desses sintomas, procure seu médico. Mas, se em contrapartida seus exames, como por exemplo o de sangue, mostrarem apenas níveis baixos, o médico pode pedir exames adicionais como testes de função renal, função hepática, análise de urina, cabelo, unha, eletrocardiograma e raios X.

Como metais pesados no organismo afetam os olhos

Segundo pesquisadores australianos, alguns metais tóxicos são absorvidos através da retina humana e do nervo óptico. O estudo descobriu que chumbo, níquel, ferro, cádmio, mercúrio e outros metais podem ser encontrados na retina. Assim também o ferro, mercúrio, níquel e alumínio foram encontrados na cabeça do nervo óptico. 

Segundo os pesquisadores, o acúmulo desses metais na retina contribui para o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade e até à neurite óptica. Além disso, o estudo mostrou que metais pesados ​​como o cádmio e o cromo, se acumulam nos tecidos dos olhos humanos adultos.

Dessa forma, concluiu-se que o alto nível desses metais nos olhos e na retina, podem contribuir com o aumento de doenças oculares. Em síntese essas doenças surgem devido um uso excessivo de conservantes, produtos químicos como maquiagens, cremes na região dos olhos e organismos geneticamente modificados em nossa dieta.

Problemas oculares relacionados à metais pesados

Segundo estudos realizados, algumas doenças oculares foram identificadas e tiveram como causa a intoxicação por metais pesados, são elas:

Já sentiu algum desses sintomas?

E então, se identificou com algum desses sintomas? Como dissemos ao longo do artigo, metais pesados estão presentes praticamente em tudo ao nosso redor como no solo, em produtos, alimentos e água.

É importante dizer que alguns desses metais são benéficos e fundamentais para nosso organismo. Todavia, preste atenção aos alimentos que você ingere no seu dia a dia, saiba de onde vem a água que você toma, e não exagere em produtos químicos como maquiagens para os olhos.

Agora, para saber como está a saúde dos seus olhos, visite um oftalmologista regularmente. Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa. Nós desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos. Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. Aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

metais pesados no organismo - teste de visão

Mas você ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe sua dúvida nos comentários! E não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde ocular e geral. Trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos e tratamentos. E além disso, dicas de como cuidar e preservar nossa visão.

Fontes:

Livescience.com

Lenntech.com

Webmd.com

Medlineplus.gov

Rarediseases.info

File.scirp.org

Aaojournal.org

Nature.com 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *