O que é ser míope? Confira principais características

míope
  • por
5
(1)

O termo míope é usado para descrever uma pessoa que tem miopia, isto é, que não enxerga bem de longe. Uma pessoa míope geralmente consegue ler e enxergar objetos próximos, mas precisa usar óculos ou lente de contato para ver a longas distâncias. Apesar de não ser um problema de visão grave, a miopia é um dos desvios mais comuns que existem.

De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Brien Holden Vision Institute, cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo são míopes. A boa notícia é que existem diversos tratamentos para corrigir a miopia, que variam de acordo com o grau do desvio ocular. No entanto, quando não tratada, a alta miopia pode causar complicações mais sérias, como descolamento de retina e glaucoma.

O que é miopia

Basicamente, miopia é um problema ocular que causa dificuldade para enxergar de longe. Quem é miope tem o globo ocular mais alongado que o normal e, com isso, a imagem é formada antes da retina. Por esse motivo, a imagem fica embaçada ao tentar enxergar objetos distantes.

Causas da miopia

A causa exata da miopia ainda é desconhecida, mas existem alguns fatores de riscos:

  • Fator hereditário
  • Uso de celular
  • Condições ambientais
  • Forçar os olhos para ler de perto

Sintomas

Além da dificuldade para enxergar de longe, uma pessoa míope também apresenta outros sintomas, como:

  • Dificuldade para dirigir, especialmente à noite 
  • Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão ou apertar os olhos para enxergar

O que é bom pra miopia

O mais importante para quem é míope é detectar o problema o quanto antes. Isso porque, se diagnosticada precocemente, é possível retardar a progressão da miopia. Por isso, faça consultas regulares ao oftalmologista. 

Outra dica que ajuda a melhorar a miopia é passar algumas horas do dia em contato com a luz solar. Usar mais a visão de longe também é uma forma de descansar os olhos. Para isso, você pode seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos usando a visão de perto, é necessário ficar pelo menos 20 segundos olhando para um objeto distante.

Miopia aumenta?

Infelizmente, o alongamento do globo ocular não para com o passar do tempo, por isso o grau de quem é míope costuma aumentar. 

Apesar de não haver comprovações da estabilização da miopia, estudos profissionais na área afirmam que há chances de a miopia se estabilizar entre 21 e 24 anos, com exceção de 10% dos casos. No entanto, reduzir o tempo de atividades como ler, escrever e utilizar computador também ajuda a evitar a progressão do desvio. 

Qual é o grau de miopia

Quem é míope pode ter diferentes graus de miopia e cada faixa de grau tem sua própria classificação:

  • Até 3 graus: baixa miopia
  • De 3 a 6 graus: miopia moderada
  • Mais de 6 grau: alta miopia

Será que você tem miopia?

É possível saber se você tem miopia fazendo um teste caseiro. No entanto, esse teste não substitui o exame oftalmológico, é somente uma forma de entender as dificuldades visuais que você tem. O teste é bem simples e rápido e ajuda a identificar se você possui algum desvio ocular.

Faça o teste e descubra se você é míope.

Miopia tem cura?

Atualmente a única forma de curar a miopia é através da cirurgia refrativa. No entanto, por se tratar de um problema progressivo, existe a possibilidade da miopia voltar mesmo após o procedimento. No caso de crianças míopes, é possível retardar a progressão do desvio até que os olhos parem de crescer. Para isso, recomenda-se consultas frequentes ao oftalmologista desde pequeno. 

Tratamento

A visão embaçada do olho míope geralmente pode ser totalmente corrigida com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Os óculos são o tratamento mais comum para quem tem baixa miopia e miopia moderada. Além de ser uma opção mais barata, outra vantagem é que o óculos costuma ser bastante adaptável. Para um melhor resultado, é importante escolher as lentes certas e o modelo de armação mais adequado para o seu caso.

Outra opção para quem é miope é usar lentes de contato. Na maioria das vezes, as lentes são mais utilizadas por quem não gosta de usar óculos. Para miopia, as lentes mais indicadas são as lentes gelatinosas, lentes rígidas e lentes tóricas.

Quem tem alta miopia, ou seja, mais de seis graus, pode recorrer à cirurgia refrativa para corrigir o desvio nos olhos. Entretanto, para realizar o procedimento a miopia precisa estar estabilizada, o que costuma ocorrer após os 20 anos. Então, para iniciar o melhor tratamento para miopia, agende um exame oftalmológico com seu oftalmologista.

Fontes:

Mayo Clinic

World Health Organization – The Impact Myopia and High Myopia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *