Miopia e Astigmatismo: o que é, diferenças, sintomas e causas

  • por
5
(10)

Miopia e astigmatismo são desvios de visão diferentes, mas com sintomas parecidos.  Dessa forma, por não saber a diferença entre eles, muitas pessoas confundem esses dois problemas oculares. Inclusive, nem todo mundo sabe, mas é possível ter miopia e astigmatismo ao mesmo tempo.

No artigo de hoje vamos explicar o que é cada um desses problemas, as diferenças entre eles e como podem coexistir.  Também falaremos sobre as opções de tratamento disponíveis no mercado. Então acompanhe com a gente.

Erros de refração mais comuns: miopia, hipermetropia e astigmatismo

Basicamente, erro de refração é o termo técnico para problema de visão. O erro de refração leva esse nome, pois ocorre quando o olho não desvia (refrata) a luz corretamente. Em outras palavras, a luz não focaliza ao entrar nos olhos e, consequentemente, as imagens ficam distorcidas. 

Isso faz com que sejam formados vários pontos focais na retina, quando o normal é formar somente um.  Os erros de refração mais comuns são: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Embora os três erros alterem como vemos as coisas, trata-se de problemas bem diferentes entre si. Por isso, vamos explicar como é cada um, suas causas e os tratamentos.

Miopia: o que é, principais causas e sintomas

Resumidamente, a miopia nada mais é do que a dificuldade para enxergar de longe. Esse problema ocorre devido a uma alteração no formato do olho. Apesar de imperceptível, quem é míope tem o olho um pouco mais longo do que deveria ser. 

miopia

Nesse sentido, essa alteração do tamanho do globo ocular faz com que os raios de luz sejam focados antes da retina. Consequentemente, fica mais difícil enxergar objetos distantes. E, embora ainda não se saiba a causa exata, a miopia é uma condição hereditária que é geralmente descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. 

Entre os principais sintomas da miopia estão: 

  • Fadiga ocular excessiva.
  • Dor de cabeça.
  • Visão embaçada.
  • Visão borrada.
  • Lacrimejamento dos olhos.
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar.
  • Dor nos olhos por forçar a visão.

O que é Astigmatismo, suas causas e sintomas

O astigmatismo é o desvio de visão que mais confunde as pessoas, pois pode provocar dificuldade para ver de perto e de longe. Além disso, geralmente quem tem astigmatismo também tem miopia ou hipermetropia. Ao contrário destes dois outros problemas oculares, o astigmatismo ocorre devido ao formato da córnea, não do olho.

astigmatismo

A córnea do astígmata tem o formato de uma bola de futebol americano. Isso faz com que a luz forme vários pontos de foco de luz. Assim, quem tem astigmatismo enxerga embaçado tanto objetos próximos quanto distantes. Curiosamente, o astigmatismo é um dos erros refrativos mais comuns que existem.

Além do fator genético, a causa do astigmatismo também pode ser por doenças, cirurgias ou lesão ocular.  Os sintomas de astigmatismo mais comuns são:

  • Visão embaçada.
  • Dificuldade para enxergar de perto.
  • Dificuldade para enxergar de longe.
  • Confundir letras e números.
  • Vista cansada.
  • Fotossensibilidade.
  • Dores de cabeça ou nos olhos.
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar com nitidez.

Hipermetropia: o que é, sintomas e causas

A hipermetropia é o oposto da miopia, ou seja, é a dificuldade para enxergar de perto. Assim como a miopia, também trata-se de um problema que ocorre por uma alteração no globo ocular. No entanto, no caso da hipermetropia, o olho é mais curto que o normal, fazendo com que a imagem seja formada depois da retina.

miopia e astigmatismo: olho com hipermetropia

Outra semelhança entre miopia e hipermetropia está no fator genético. Dessa forma, a hipermetropia também pode ser herdada. Os sintomas da hipermetropia podem incluir:

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos.
  • Vista cansada.
  • Dores de cabeça.
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos.
  • Dificuldade de concentração.
  • Sensação de olhos pesados.

Mas afinal, qual a diferença entre a miopia e astigmatismo?

Por causarem dificuldade para enxergar de longe, miopia e astigmatismo podem ser facilmente confundidos. No entanto, existem diferenças entre às duas doenças.

A primeira diferença está no local de formação da imagem. Enquanto o olho míope forma a visão antes da retina, no caso do astigmatismo a imagem pode ser formada antes ou depois da retina. Ou seja, isso significa que quem tem astigmatismo também apresenta dificuldade para enxergar de perto. Por outro lado, quem tem miopia enxerga perfeitamente objetos próximos.

No entanto, também é possível ter os dois problemas de visão simultaneamente. Por isso, ao sentir dificuldade para enxergar é importante ir ao oftalmologista, pois somente ele pode identificar seu problema de visão. Com o diagnóstico em mãos, o médico também irá prescrever o melhor tratamento para seu caso. Provavelmente, se seu grau for baixo, ele irá recomendar o uso de óculos de grau ou lente de contato. 

Miopia e hipermetropia: é possível ter no mesmo olho?

Apesar de serem problemas de visão distintos, não é possível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho. Isso porque esses desvios ocorrem devido ao formato do globo ocular.  Então, se o globo ocular for encurtado, a pessoa terá hipermetropia e se ele for alongado, terá miopia, não sendo possível ter os dois desvios simultaneamente.

No entanto, é possível que uma mesma pessoa tenha um olho alongado e outro encurtado. Ou seja, os dois problemas de visão no mesmo óculos. Nesse caso ela terá miopia e hipermetropia simultaneamente, porém em olhos diferentes.

Tratamentos para miopia e astigmatismo

Os tratamentos para miopia e astigmatismo consistem em óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. No entanto, cabe ao profissional de saúde dos olhos decidir o melhor tratamento para cada caso. Normalmente a escolha do tratamento depende do grau e complicação do desvio ocular. 

Por exemplo, o óculos de grau é o tratamento mais comum. Indicado para quem tem baixo grau. Já a cirurgia é recomendada somente para quem tem mais de 4 graus e quando a pessoa tem um grau já estabilizado.

Lentes de óculos para miopia e astigmatismo

Se você está procurando por óculos para miopia e astigmatismo, aqui na Lenscope oferecemos lentes para todos os desvios oculares. Nossas lentes atendem baixo e alto grau e já incluem todos os tratamentos inclusos no valor, sem taxas adicionais. Isso porque acreditamos que você não precisa pagar a mais para ter lentes de qualidade. 

Queremos simplificar a venda de óculos pela internet e para isso usamos a tecnologia a nosso favor. Por isso, contamos com um processo de compra 100% online para poder comprar seu novo óculos sem precisar sair de casa. Além disso, você ainda tem a opção de reutilizar sua armação antiga para fazer seu novo óculos, trocando apensas as lentes. Por isso, se você busca por custo-benefício, a Lenscope é o lugar certo.

instagram miopia

 

Nós da Lenscope temos como missão oferecer lentes de óculos mais acessíveis, um par de olhos de cada vez. Nascemos com o intuito de mudar o cenário da saúde visual, compartilhando informações com toda a comunidade. Você pode fazer suas lentes sem sair de casa, basta acessar nosso site e ter sua receita de óculos em mãos. Por isso, aproveite que está aqui e descubra agora mesmo quanto custa a melhor versão do seu óculos. 

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Miopia e Astigmatismo: o que é, diferenças, sintomas e causas”

  1. Olá! Tenho astigmatismo somente no OD, porém o oftalmologista colocou o óculos com o mesmo grau para ambos os olhos. Seria isso mesmo? Pois como não entendo, penso que teria que ser diferente.
    Desde já agradeço a explicação de seu conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *