Miopia: causas, tratamentos e como evitar

  • por
3.6
(8)

Você sabia que pessoas que têm miopia enxergam melhor debaixo d’água? Isso ocorre porque a água da piscina acaba funcionando como uma lente de contato. Nesse sentido, a  água tem capacidade de refração, e faz com que a luz passe corretamente pelos olhos. Mas isso não faz enxergar perfeitamente! Entretantocomo não vivemos debaixo d’água, é importante cuidar e entender esse problema de visão que atinge milhares de pessoas. Por isso, no artigo de hoje,  vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre miopia.

O que é miopia?

A miopia é um problema ocular que causa dificuldade para ver de longe. Isso acontece porque quem tem miopia tem o olho mais alongado do que o normal. Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina. Dessa maneira, a imagem é formada antes da retina. Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentarem a visão turva.  Infelizmente, a miopia atinge 22% da população mundial, sendo 45,7 milhões só no Brasil.   

Também explicamos o que é miopia na nossa série sobre miopia no YouTube. Clique aqui para assistir.

Sintomas e causas de miopia

A miopia pode ser causada por um fator hereditário e geralmente, seu grau vai aumentando até se estabilizar na vida adulta. Entretanto, apesar dos fatores hereditários e costumes diários serem os principais fatores que ocasionam a miopia, existem alguns sintomas que te ajudam a identificá-la. Confira a seguir:  

  • Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão ou apertar os olhos
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes

miopia

Estes sintomas servem principalmente para identificar a miopia, mas são bem parecidos com os sintomas da hipermetropia e astigmatismo. Portanto, se você sentir qualquer dificuldade direta ou indiretamente, não hesite em tomar um cuidado extra com os seus olhos: procure pelo seu oftalmologista de confiança  e faça um exame de vista.

Qual a diferença de miopia e astigmatismo?

Como vimos, a miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Porém, outro problema de visão muito comum, o astigmatismo, também apresenta dificuldade para enxergar de longe. Então, como saber a diferença entre esses dois problemas oculares? 

Em primeiro lugar, o astigmatismo é caracterizado tanto pela dificuldade de enxergar tanto de longe quanto de perto. Além disso, o astigmatismo provoca fortes dores de cabeça, fotofobia e  visão borrada.

Ainda está em dúvida sobre a diferença entre esses dois problemas oculares? Confira nosso artigo sobre a diferença entre miopia e astigmatismo, quais são os principais sintomas e tratamentos para cada problema de visão.

Confira na imagem a seguir alguns dos sintomas do astigmatismo.  

miopia

Sintomas de astigmatismo

Mas, atenção:esses não são os únicos sintomas de astigmatismo . Por isso,  o cuidado com os olhos é uma prioridade que devemos ter e, por isso, é importante se atentar a qualquer sintoma que possa ser desenvolvido. Assim sendo, qualquer dificuldade em enxergar ou se você perceber alguma outra anormalidade, procure rapidamente um oftalmologista de confiança.

Por que eu tenho miopia?

Alguns fatores são determinantes para se ter miopia: o fator hereditário e o uso de celulares e tablets. “Mas só isso? E se eu não tiver ninguém na minha família ou não for viciado em celular?”, “E se eu diminuir o uso do celular?”. Além desses, que são os principais, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da miopia, e, infelizmente ela é uma condição permanente. 

Confira nosso artigo para saber por que você tem miopia e saiba o que contribuiu para o surgimento desse problema de visão.

Tratamentos para miopia

Infelizmente, a miopia não tem cura, mas existem tratamentos que podem te ajudar a conviver com ela. Além disso, quanto antes você dar início ao tratamento, melhor! Isso pode evitar qualquer evolução do seu problema de visão, que pode se tornar grave com o tempo. Nesse sentido, atualmente, os tratamentos disponíveis para a miopia são: cirurgias refrativas, lentes de contato e óculos de grau. Saiba mais sobre cada um a seguir.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia Refrativa é um procedimento a laser que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Entretanto, ela só pode ser feita por quem tem um alto grau (acima de 6 graus, normalmente).Além disso, a cirurgia refrativa só pode ser realizada por maiores de 21 anos, com o grau já estabilizado entre 6 meses e 1 ano. Nesse sentido, existem três tipos de Cirurgia Refrativa: a Lasik, a PRK e a Lasek, e cada uma é indicada para um caso. Por isso, se você se interessou ou quer saber se a Cirurgia Refrativa é para você, te convido a ler o nosso artigo

Caso você não se sinta confortável usando óculos de grau, as lentes de contato são uma boa opção. Isso porque as lentes de contato são mais utilizadas por quem não se sente bem usando óculos, ou por quem acha que os óculos não são confortáveis.  

Assim sendo, as lentes surgiram como uma alternativa aos fatores estéticos – diferentemente de antigamente, em que as pessoas queriam apenas corrigir seus problemas de visão. Mas, dependendo do grau, cada lente de contato demanda uma função, mas, geralmente, as procuradas são as lentes gelatinosas, as lentes rígidas e as lentes tóricas. Além disso, existem outros tipos de lente. Confira quais são os tipos de lente de contato a seguir:

  • Lentes gelatinosas
  • Lentes rígidas
  • Lentes tóricas
  • Lentes descartáveis
  • Lentes coloridas

Para entender melhor como essas lentes funcionam, os cuidados que elas necessitam e qual a mais adequada para você, acesse o nosso artigo sobre lentes de contato.

Óculos de grau para miopia

Os óculos de grau são uma excelente opção de tratamento para a miopia.  Isso porque eles têm custo menor e são totalmente adaptáveis às necessidades dos seus olhos. Além disso, os óculos possuem uma vantagem a mais: não exigem tanta manutenção quanto as lentes de contato, e não exigem uma limpeza mais delicada também. Por isso, no dia-a-dia, não tem a necessidade de ficar tirando e colocando dentro dos olhos, o que evita o risco de infecção ocular.

Entretanto, o grande “tabu” a respeito do óculos costuma ser a questão estética.  Nesse sentido, muitas pessoas não se sentem bem ou confortáveis utilizando óculos, principalmente quando têm um grau elevado. Entretanto, essa questão é mais simples do que se imagina: tem a ver com a escolha correta da armação para cada tipo de grau, as lentes, os materiais das lentes, dentre outros fatores que vamos te explicar neste artigo, que facilitam uma condição bastante confortável para que você faça uso dos óculos.

Grau de miopia aumenta?

Você já deve ter se perguntado: “por que o meu grau de miopia aumenta todo ano?” Aliás, isso realmente acontece. Infelizmente, para a maioria das pessoas que possuem miopia, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos – o que faz o grau aumentar. Não existem comprovações da estabilização da miopia, mas alguns estudos profissionais na área afirmam que há chances de a miopia se estabilizar entre 21 e 24 anos, com exceção de 10% dos casos.

Mas, para evitar o desgaste maior dos seus olhos, pode-se reduzir atividades que podem atuar como causadores do aumento do grau de miopia em alguns casos. Essas atividades são: ler, escrever, utilizar computador, celular e tablet por longos períodos de tempo.  

Tipos de miopia

Apesar de ser um problema de visão muito comum, a miopia pode ser classificada em três diferentes tipos: baixa, moderada e alta miopia. Confira a seguir a partir de qual grau cada uma delas é considerada. A miopia pode ser classificada em três tipos:

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 grau
miopia

Como é a visão em diferentes tipos de miopia

Em todos os tipos, ela pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato, ou, em determinados casos, com cirurgias refrativas.

Quando ir ao oftalmologista?

A miopia se manifesta, muitas vezes, ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade. Por isso, é muito importante ir ao oftalmologista, para que não se tornem mais graves. O ideal é que as visitas ocorram periodicamente, mais em específico, a cada um ano. E se você tiver mais de 40 anos, é preciso ter cuidado especial. Acesse aqui nosso artigo para saber mais.

Mas não se confunda: apenas o Oftalmologista consegue te dar um diagnóstico completo de qualquer problema de visão que você possa ter. É comum que as pessoas confundam o Oftalmologista com o oculista, por exemplo. Mas o oculista cuida da estética dos óculos, questões de óptica e laboratoriais. Quem realmente pode te ajudar é o oftalmo.

Por esse motivo, também é importante ressaltar que você não deve fazer nenhum tipo de exame gratuito. Em alguns casos desse tipo, pode acontecer a venda casada de consulta grátis + descontos na armação e nas lentes. A venda casada é uma prática ilegal e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo PROCON. Até porque, muitos lugares que oferecem a venda casada fazem a consulta com um profissional que não é Oftalmologista. Por isso, procure sempre um profissional de confiança!

Qual o tipo de lente para miopia?

Como vimos, a miopia é um problema de visão que pode ser tratado com óculos de grau, lentes de contato e cirurgia refrativa. Mas, como escolher a lente ideal para seu óculos? A seguir, falaremos sobre as lentes disponíveis para miopia, e qual é a recomendada para cada caso de miopia. as lentes disponíveis para miopia são: 

  • CR-39 ou Orma®;
  • Lentes de Policarbonato;
  • Lentes 1.67;
  • Lentes 1.74;
  • Lentes 1.76;
  • Lentes de cristal.

Dessa maneira, cada uma tem uma especificação diferente, e serve para cada tipo de grau de miopia. Neste artigo, você confere todas as especificações e identifica o tipo mais indicado para você. Além disso, uma outra dica: para quem tem até 4 graus, as lentes mais comuns são as CR-39 ou as lentes de Policarbonato. Entretanto elas possuem uma diferença importante entre si.

Clique aqui para saber mais sobre as lentes CR-39 e as lentes de policarbonato.

Mas, se você tem mais de 4 graus, é importante escolher corretamente a armação e o tipo de lente. Isso porque vai influenciar diretamente tanto na estética dos óculos quanto no conforto. Lembra que falamos aqui sobre o índice de refração? Então, o índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, fazer com que o óculos acerte o foco para a sua visão. Isso quer dizer que, quanto menor for essa taxa, menor é a espessura necessária para dar nitidez à sua visão, e quanto maior for, mais finas serão as lentes! Portanto, para quem tem mais de 4 graus, as lentes para alta miopia mais indicadas são as lentes com maior índice de refração. Veja a seguir quais são elas: 

  • Lente 1.67;
  • Lente 1.74;
  • Lente 1.76.

Modelo de óculos para cada tipo de grau de miopia

Mesmo que você saiba quantos graus você deve utilizar, o modelo do óculos é extremamente importante. Além da questão do estilo que já mencionamos, a escolha da armação influencia no conforto e em qualquer distorção que possa ser provocada nos seus olhos.Por isso, agora, vamos te mostrar as melhores opções para o seu grau.

Armações até 4 graus

Caso você tenha até 4 graus de miopia e até 2 graus de astigmatismo, qualquer tipo de armação pode ser escolhida. Porém, mesmo assim, é sempre bom saber qual é o modelo ideal para o seu tipo de rosto, não é mesmo? Pensando nisso, nós, da Lenscope, desenvolvemos um teste totalmente online e gratuito para você descobrir o formato do seu rosto. Dessa forma, você poderá encontrar o estilo de armação ideal para seu rosto. Tudo isso online, sem sair de casa!

banner formato de rosto

Além disso, armações redondas podem ser uma ótima opção em casos de até 4 graus de miopia. Esse estilo de armação pode favorecer alguns formatos de rosto, além de ajudar a deixar os looks mais modernos. 

miopia

Óculos redondo – modelo Ray-ban

Armações para mais de 4 graus

Nesse caso, temos que dar uma atenção especial, porque qualquer decisão errada pode impactar diretamente no lado estético, e no conforto dos seus olhos. O ideal é que quem tem mais de 4 graus utilize modelos de aro fechado e bordas mais espessas, pois são tipos de armação com encaixe melhor. Além disso, essas armações também disfarçam a espessura “grossa” do óculos. Quanto ao formato, você pode escolher tanto modelos redondos como modelos quadrados.

Por isso, fique atento ao tamanho do aro da armação.  Saiba que, se você tem mais de 4 graus de miopia, o tamanho da armação vai influenciar bastante no resultado final do seu óculos. Consulte aqui o tamanho do aro da armação mais indicada para o seu grau

Confira a seguir um exemplo de armação indicada para casos com mais de 4 graus de miopia. O aro fechado ajuda a deixar as bordas mais finas. Além disso, esse tipo de armação ajuda a disfarçar a espessura das lentes do óculos.

miopia

Modelo quadrado Suncode

Os modelos não recomendados

Caso você tenha mais de 4 graus de miopia, evite armações de três peças ou modelos esportivos. Isso porque estes modelos não são recomendados para quem possui médio e alto grau. Quer saber quais os modelos de óculos mais indicados para seu grau? Acesse nosso artigo sobre o modelo de óculos ideal para cada tipo de grau 

O que deixa o óculos grosso?

Como vimos, as armações são muito importantes para evitar que seu óculos fique grosso. Além disso, você sabia que outros fatores também podem deixar seu óculos mais grosso? Confira nosso artigo sobre o que deixa o óculos mais grosso. Nele, explicamos detalhadamente o que deixa os óculos mais grossos. Confira a seguir, resumidamente, o que pode deixar seus óculos mais grossos: 

  • Índice de refração das lentes;
  • Tamanho do aro da armação;
  • Espessura e material da armação escolhida;
  • Grau de miopia e hipermetropia;
  • Eixo do grau de astigmatismo;
  • Medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) – Distância das pupilas em relação ao centro do nariz.

Ou seja, é muito importante que todos estes fatores sejam levados em consideração, pois influenciam muito no aspecto da lente. Sobre isso também, temos um outro guia completo excelente explicando em detalhes cada tópico sobre como ter óculos de grau para alto grau com lentes bem mais finas. Não deixe de conferir!

Marcas de óculos de grau

Hoje, a escolha correta de um óculos de grau é mais do que uma necessidade – é uma forma de mostrar a sua personalidade e seu estilo de vida. Por isso, separamos aqui 5 marcas de óculos de grau para quem tem estilo, e já te damos todos os valores delas disponíveis no mercado! Tudo o que você precisa saber e conhecer sobre essas marcas, pode conferir em detalhes no artigo! Olha só.

  • Ray-ban
  • Oakley
  • Ana Hickmann
  • Chilli Beans
  • Sunconde

Óculos de sol com grau para quem tem miopia

Normalmente, quem usa óculos de grau passa por uma situação chata de sempre precisar trocar o óculos normal de sol para o óculos de grau conforme muda de ambiente interno para externo (e vice-versa).

Entretanto, o óculos de sol com grau já é uma opção para quem sofre ou vai sofrer com isso! Pensando em você, criamos um artigo sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar seu óculos de sol. Aliás, isso vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre óculos de sol com grau, antes de você comprar o seu. Afinal, não basta apenas escolher seu modelo de óculos favorito, você precisa entender outros fatores. Por exemplo: modelos de lentes, as cores, e o porquê de cada lente ter sua cor e sua especificidade. Até porque, isso impacta diretamente na saúde da sua visão. 

Posso comprar em ótica online?

A resposta é: com certeza! Mas com os devidos cuidados, claro! Como tudo atualmente, a tecnologia e a modernidade trouxeram, também, o conforto de comprar um óculos online. Entretanto, existem alguns fatores essenciais que precisam ser levados em consideração antes de fazer a compra:

  • Certifique os canais de comunicação;
  • Cheque a garantia;
  • Certifique se os óculos acompanham notas fiscais;
  • Verifique a opção de reembolso;

Faça a comparação  sobre ótica online ou tradicional e entenda como cada vez mais vem ganhando espaço no mercado. E, claro, lá tem 5 dicas importantes para não cair em armadilhas online!

As lentes para miopia da Lenscope 

Nós, da Lenscope, não somos uma ótica online; Somos uma health tech, que utiliza tecnologia e inovação, para vender lentes de óculos pela internet com o melhor custo benefício. Prezamos pela qualidade dos óculos e da sua visão, de acordo com o que você precisa. Somos pioneiros em disponibilizar venda de lentes para óculos pela internet. Aliás, isso impacta diretamente na economia do seu produto garantindo conforto, segurança e todos os tratamentos essenciais para sua lente.Além disso, nós te ajudamos a escolher a lente mais adequada para seu tipo de grau, além da maior comodidade. Se você for da região de Campinas ou São Paulo, nós buscamos e levamos os seus óculos em casa! 

Mas calma. Se você não for dessas regiões, pode enviar sua armação pelos correios, pois atendemos todo território nacional.

Nós oferecemos tudo o que você precisa para utilizar seu óculos  – desde as lentes adequadas para cada tipo grau, até as Lentes Tokai 1.76, que são as lentes de resina mais finas do mundo para quem possui a partir de 4 graus de miopia e sofre com óculos grossos. Estas lentes são fabricadas no Japão e vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope.

Além das lentes para alto grau, temos também as Lentes Lenscope 1.59 para até 4 graus de miopia ou hipermetropia. Elas são lentes de policarbonato bastante leves e resistentes e ainda contam com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já inclusos. Isso mesmo! Na Lenscope você não precisa pagar taxas adicionais para ter todos os tratamentos que precisa. 

Como posso comprar com a Lenscope?

O processo de compra é 100% online realizado em nosso site. Se você tiver alguma dúvida, veja nosso artigo “Como comprar as Lentes Tokai 1.76 na Lenscope?“. Lá tiramos as principais perguntas que recebemos. Mas caso sua pergunta não seja respondida, você pode falar com a gente em nosso chat também! 

Agora você já sabe!

Agora que você já sabe o que é miopia e como ela acontece nos seus olhos, é muito  importante se atentar aos sinais. Então, para finalizar, separamos algumas dicas para você prevenir a miopia:

  • Vá ao oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano;
  • Proteja os seus olhos do sol utilizando lentes com proteção UV;
  • Utilize iluminação adequada para os seus olhos;
  • Coma alimentos ricos em vitamina e betacaroteno, como cenoura, fígado e maçã;
  • Não fume. Pode parecer estranho, mas esse tipo de hábito não só enfraquece o seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão! Isso porque o fumante apresenta risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Além disso, separamos também 7 hábitos que fazem mal a sua visão que você precisa evitar a partir de hoje porque podem prejudicar ainda mais seus olhos.

Além disso, você pode realizar um orçamento totalmente online e gratuito através do nosso site. Confira o quanto você poderá economizar ao comprar lentes de qualidade para seu óculos de grau.

miopia

Para nós, é um prazer poder explicar para você como a sua própria visão funciona, e como você pode melhorá-la. Por isso, sempre temos conteúdo novo por aqui! Não deixe de conferir. E se você tem alguma dúvida, é só deixar um comentário para nós aqui embaixo! 

Atualizado em 26/09/2021.

Fontes:  

American Academy of Ophthalmology

Mayo Clinic

WebMD

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Miopia: causas, tratamentos e como evitar”

    1. Oi Bruna! Muito obrigada pelo seu comentário
      Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Olá Vanessa, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 🙂
      Se tiver alguma dúvida, é só contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *