Miopia: causas, tratamentos e como evitar

Você sabia que pessoas que têm miopia enxergam melhor debaixo d’água?

O que acontece é que a água da piscina acaba funcionando como uma lente de contato. A água tem capacidade de refração, e faz com que a luz passe corretamente pelos olhos. Mas isso não faz enxergar perfeitamente!

Como não vivemos embaixo d’água, é importante cuidar e entender esse problema de visão que atinge milhares de pessoas. Por isso, vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre miopia, nesse artigo que preparamos para você!

O que é miopia?

Miopia é um problema nos olhos que, além de te fazer ter dificuldade de enxergar de longe, requer cuidados porque faz com que nossa visão mude constantemente.

A miopia atinge 22% da população mundial, sendo 45,7 milhões só no Brasil.

Basicamente, quem tem miopia tem o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que faz nossos olhos formarem imagens distorcidas e provoca a dificuldade de enxergar. Isso se chama alongamento axial.

miopia
Diferença entre um olho normal (esquerda) e de quem possui miopia (direita)

Sintomas e causas de miopia

Apesar de o fator hereditário e os costumes diários serem os principais fatores que ocasionam a miopia, existem alguns sintomas que te ajudam a identificá-la:

  • Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão ou apertar os olhos
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes

miopia

Estes sintomas servem principalmente para identificar a miopia, mas são bem parecidos com os sintomas da hipermetropia e astigmatismo. Portanto, se você sentir qualquer dificuldade direta ou indiretamente, não hesite em tomar um cuidado extra com os seus olhos: procure pelo seu oftalmologista e faça um exame de vista.

Qual a diferença de miopia e astigmatismo?

Bom, a Miopia é a dificuldade em enxergar de longe, certo?

Outro problema de visão muito comum é o astigmatismo. Diferente da miopia, o astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de longe quanto de perto.

Saiba a diferença entre miopia e astigmatismo, quais são os principais sintomas e tratamentos para cada problema de visão.

miopia
Sintomas de astigmatismo

Mas, atenção: não é o único. O cuidado com os olhos é uma prioridade que devemos ter e, por isso, é importante se atentar a qualquer sintoma que possa ser desenvolvido.

Qualquer dificuldade em enxergar ou se você perceber alguma outra anormalidade, procure rapidamente um oftalmologista de confiança

Por que eu tenho miopia?

Alguns fatores são determinantes para se ter miopia.

Dois em especial: o fator hereditário e o uso de celulares e tablets.

“Mas só isso? E se eu não tiver ninguém na minha família ou não for viciado em celular?”, “E se eu diminuir o uso do celular?”.

Além desses, que são os principais, existem outros fatores que contribui para o desenvolvimento da miopia, e, infelizmente ela é uma condição permanente.

Clique aqui para saber por que eu tenho miopia e saiba o que contribuiu para o surgimento desse problema de visão. 

Tratamentos para miopia

A miopia não tem cura, mas existem tratamentos que podem te ajudar a conviver com ela.

Aliás, quanto antes você dar início ao tratamento, melhor! Isso pode evitar qualquer evolução do seu problema de visão, que pode se tornar grave com o tempo.

Atualmente, os tratamentos disponíveis para a miopia são: cirurgias refrativas, lentes de contato e óculos de grau. Saiba mais sobre cada um a seguir.

Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Refrativa é um procedimento a laser que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Entretanto, ela só pode ser feita por quem tem um alto grau (acima de 6 graus, normalmente).

Existem três tipos de Cirurgia Refrativa: a Lasik, a PRK e a Lasek, e cada uma é indicada para um caso. Se você se interessou ou quer saber se a Cirurgia Refrativa é para você, te convido a ler o nosso artigo.

Lentes de contato

Vou te contar um segredo: as lentes de contato são mais utilizadas por quem não se sente bem utilizando óculos, ou por quem não acha os óculos confortáveis.

As lentes surgiram como uma alternativa aos fatores estéticos – diferentemente de antigamente, em que as pessoas queriam apenas corrigir seus problemas de visão.

Dependendo do grau, cada lente de contato demanda uma função, mas, geralmente, as procuradas são as lentes gelatinosas, lentes rígidas e lentes tóricas.

Além disso, existem outros tipos de lente. Conheça todas:

  • Lentes gelatinosas
  • Lentes rígidas
  • Lentes tóricas
  • Lentes descartáveis
  • Lentes coloridas

Para entender melhor como essas lentes funcionam, os cuidados que elas necessitam e qual a mais adequada para você, acesse o nosso artigo sobre lentes de contato.

Óculos de grau para miopia

É sempre uma excelente opção de tratamento (para não dizer que é a melhor!).

Além de o custo ser menor, os óculos são totalmente adaptáveis às necessidades dos seus olhos.

O grande “tabu” a respeito do óculos costuma ser a questão estética. Muitas pessoas não se sentem bem ou confortáveis utilizando óculos, principalmente quando tem um grau elevado.

Entretanto, essa questão é mais simples do que se imagina: tem a ver com a escolha correta da armação para cada tipo de grau, as lentes, os materiais das lentes, dentre outros fatores que vamos te explicar neste artigo, que facilitam uma condição bastante confortável para que você faça uso dos óculos.

Além disso, os óculos possuem uma vantagem a mais: não exigem tanta manutenção quanto as lentes de contato, e não exige uma limpeza mais delicada também. No dia-a-dia, não tem a necessidade de ficar tirando e colocando dentro dos olhos, o que evita o risco de infecção ocular.

Grau de miopia aumenta?

Você já deve ter se perguntado: “por que o meu grau de miopia aumenta todo ano?” 

Aliás, isso realmente acontece.

Infelizmente, para a maioria das pessoas que possuem miopia, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos – o que faz o grau aumentar.

Não existem comprovações da estabilização da miopia, mas alguns estudos profissionais na área afirmam que há chances de a miopia se estabilizar entre 21 e 24 anos, com exceção de 10% dos casos.

Mas, para evitar o desgaste maior dos seus olhos, pode-se reduzir atividades que podem atuar como causadores do aumento do grau de miopia em alguns casos. Essas atividades são: ler, escrever, utilizar computador, celular e tablet por longos períodos de tempo.  

Tipos de miopia

A miopia pode ser classificada em três tipos:

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 grau
miopia
Como é a visão em diferentes tipos de miopia

Em todos os tipos, ela pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato, ou, em determinados casos, com cirurgias refrativas.

Quando ir ao oftalmologista?

A miopia se manifesta, muitas vezes, ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade.

Por isso, é muito importante ir ao oftalmologista, para que não se tornem mais graves. O ideal é que as visitas ocorram periodicamente, mais em específico, a cada um ano.

E se você tiver mais de 40 anos, é preciso ter cuidado especial. Acesse aqui nosso artigo para saber mais.

Mas não se confunda: apenas o Oftalmologista consegue te dar um diagnóstico completo de qualquer problema de visão que você possa ter.

É comum que as pessoas confundam o Oftalmologista com o oculista, por exemplo. Mas o oculista cuida parte estética do óculos, questões de ótica e laboratoriais. Quem realmente pode te ajudar é o Oftalmo.

Por esse motivo, também é importante ressaltar que você não deve fazer nenhum tipo de exame gratuito.

Em alguns casos desse tipo, pode acontecer a venda casada de consulta grátis + descontos na armação e nas lentes.

A venda casada é uma prática ilegal e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo PROCON.

Até porque, muitos lugares que oferecem a venda casada fazem a consulta com um profissional que não é Oftalmologista. Por isso, procure sempre um profissional de confiança!

Qual o tipo de lente para miopia?

As lentes disponíveis para miopia são: 

  • CR-39 ou Orma®;
  • Lentes de Policarbonato;
  • Lentes 1.67;
  • Lentes 1.74;
  • Lentes 1.76;
  • Lentes de cristal.

Cada uma tem uma especificação diferente, e serve para cada tipo de grau de miopia. Neste artigo, você confere todas as especificações e identifica o tipo mais indicado para você.

Além disso, uma outra dica: para quem tem até 4 graus, as lentes mais comuns são as CR-39 ou as lentes de Policarbonato. Entretanto elas possuem uma diferença importante entre si.

Clique aqui para saber mais sobre as lentes CR-39 e as lentes de policarbonato.

Mas, se você tem mais de 4 graus, é importante escolher corretamente a armação e o tipo de lente. Isso porque vai influenciar diretamente tanto na estética dos óculos quanto no conforto. Lembra que falamos aqui sobre o índice de refração?

Então, o índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, fazer com que o óculos acerte o foco para a sua visão.

Isso quer dizer que, quanto menor for essa taxa, menor é a espessura necessária para dar nitidez à sua visão, e quanto maior for, mais finas serão as lentes!

Portanto, para quem tem mais de 4 graus, as lentes para alta miopia mais indicadas são as lentes com maior índice de refração. Veja a seguir quais são elas: 

  • Lente 1.67;
  • Lente 1.74;
  • Lente 1.76.

Modelo de óculos para cada tipo de grau de miopia

Mesmo que você saiba quantos graus você deve utilizar, o modelo do óculos é extremamente importante. Além da questão do estilo que já mencionamos, a escolha da armação influencia no conforto e em qualquer distorção que possa ser provocada nos seus olhos.

Por isso, agora, vamos te mostrar as melhores opções para o seu grau.

Armações até 4 graus

Primeira dica: QUALQUER tipo de armação pode ser escolhido se você tem até 4 graus de miopia e até 2 graus de astigmatismo. Mesmo assim, é sempre bom saber qual é o modelo ideal para o seu tipo de rosto.

miopia
Óculos redondo – modelo Ray-ban

Armações para mais de 4 graus

Nesse caso, temos que dar uma atenção especial, porque qualquer decisão errada pode impactar diretamente no lado estético, e no conforto dos seus olhos.

O ideal é que quem tem mais de 4 graus utilize modelos de aro fechado e bordas mais espessas, pois são tipos de armação com encaixe melhor. Além disso, essas armações também disfarçam a espessura “grossa” do óculos. Quanto ao formato, você pode escolher tanto modelos redondos como modelos quadrados.

Mas fique atento ao tamanho do aro da armação. Quem tem mais de 4 miopia, o tamanho da armação vai influenciar bastante o resultado final do seu óculos.

Consulte aqui o tamanho do aro da armação mais indicada para o seu grau.

miopia
Modelo quadrado – Marca Suncode

 

Os modelos não recomendados

Sabia que, se você tiver mais de 4 graus, deve evitar armações de três peças e modelos esportivos?

Pois é! Existem estes e outros modelos não recomendados para quem possui médio e alto grau, e você precisa saber disso antes de comprar o seu. Se quiser saber mais sobre os modelos de óculos mais indicados para o seu grau, acesse nosso artigo modelo de óculos ideal para cada tipo de grau.

O que deixa o óculos grosso?

Acabamos de falar sobre as armações mais recomendadas para evitar que óculos fiquem grossos, certo?

Agora, você sabe o que deixa o óculos grosso?

Pois vai aprender já! No nosso artigo, explicamos direitinho o que deixa o óculos grosso, mas seguem aqui alguns dos principais fatores a se levar em consideração:

  • Índice de refração das lentes;
  • Tamanho do aro da armação;
  • Espessura e material da armação escolhida;
  • Grau de miopia e hipermetropia;
  • Eixo do grau de astigmatismo;
  • Medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) – Distância das pupilas em relação ao centro do nariz.

É muito importante que todos estes fatores sejam levados em consideração, pois influenciam muito no aspecto da lente.

Sobre isso também, temos um outro guia completo excelente explicando em detalhes cada tópico sobre como ter óculos de grau para alto grau com lentes bem mais finas. Não deixe de conferir!

Marcas de óculos de grau

Hoje, a escolha correta de um óculos de grau é mais do que uma necessidade – é uma forma de mostrar a sua personalidade e seu estilo de vida.

Por isso, separamos aqui 5 marcas de óculos de grau para quem tem estilo, e já te damos todos os valores delas disponíveis no mercado! Olha só:

  • Ray-ban
  • Oakley
  • Ana Hickmann
  • Chilli Beans
  • Sunconde

Tudo o que você precisa saber e conhecer sobre essas marcas, pode conferir em detalhes no artigo!

Óculos de sol com grau para quem tem miopia

Normalmente, quem usa óculos de grau passa por uma situação chata de sempre precisar trocar o óculos normal de sol para o óculos de grau conforme muda de ambiente interno para externo (e vice-versa).

Entretanto, o óculos de sol com grau já é uma opção para quem sofre ou vai sofrer com isso! Pensando em você, criamos um artigo sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar seu óculos de sol. Aliás, isso vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre óculos de sol com grau, antes de você comprar o seu.

Afinal, não basta apenas escolher seu modelo de óculos favorito, você precisa entender outros fatores. Por exemplo: modelos de lentes, as cores, e o porquê de cada lente ter sua cor e sua especificidade. Até porque, isso impacta diretamente na saúde da sua visão. 

Posso comprar em ótica online?

A resposta é: COM CERTEZA!

Mas com os devidos cuidados, claro!

Como tudo atualmente, a tecnologia e a modernidade trouxeram, também, o conforto de comprar um óculos online.

Entretanto, existem alguns fatores essenciais que precisam ser levados em consideração antes de fazer a compra:

  • Certifique os canais de comunicação;
  • Cheque a garantia;
  • Certifique se os óculos acompanham notas fiscais;
  • Verifique a opção de reembolso;

Faça a comparação  sobre ótica online ou tradicional e entenda como cada vez mais vem ganhando espaço no mercado. E, claro, lá tem 5 dicas importantes para não cair em armadilhas online! Se eu fosse você, não deixava de conferir…

As lentes para miopia da Lenscope 

A Lenscope não é uma ótica online; é mais do que isso: é um serviço inovador de venda de lentes para óculos pela internet. Prezamos pela qualidade dos óculos e da sua visão, de acordo com o que você precisa. 

Somos pioneiros em disponibilizar venda de lentes para óculos pela internet. Aliás, isso impacta diretamente na economia do seu produto garantindo conforto, segurança e todos tratamentos essenciais para sua lente.

E o melhor: este serviço inclui a escolha da lente mais adequada para o seu tipo de grau, além de maior comodidade. Se você for da região de Campinas ou São Paulo, nós buscamos e levamos os seus óculos em casa!

Mas calma. Se você não for dessas regiões, pode enviar sua armação pelos correios, pois atendemos todo território nacional!

A Lenscope oferece tudo para quem precisa utilizar um óculos – desde as lentes adequadas para cada tipo grau, até as lentes Tokai 1.76, que são as lentes de resina mais finas do mundo para quem possui a partir de 4 graus de miopia e sofre com óculos grossos. Estas lentes são fabricadas no Japão e vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope.

Mas claro, além das lentes para alto grau, temos também as Lentes Lenscope 1.59 para até 4 graus de miopia ou hipermetropia. Elas são lentes de policarbonato bastante leves e resistentes e ainda contam com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já inclusos. Isso mesmo! Na Lenscope você não precisa pagar taxas adicionais para ter todos os tratamentos que precisa. 

Como posso comprar com a Lenscope?

O processo de compra é 100% online realizado em nosso siteSe tiver alguma dúvida, veja nosso artigo “Como comprar as Lentes Tokai 1.76 na Lenscope?“. Lá tiramos as principais perguntas que recebemos. Mas caso sua pergunta não seja respondida, você pode falar com a gente em nosso chat também! 

Com o nosso Consultor Óptico da Lenscope, conseguimos indicar as melhores lentes e armações para o seu grau. É só preencher um formulário rápido para conhecer! E fique tranquilo: este serviço é gratuito. 

Agora você já sabe…

Agora que você já sabe o que é miopia e como ela acontece nos seus olhos, muito importante se atentar aos sinais. Então, para finalizar, separamos algumas dicas para você prevenir a miopia:

  • Vá ao oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano;
  • Proteja os seus olhos do sol utilizando lentes com proteção UV;
  • Utilize iluminação adequada para os seus olhos;
  • Coma alimentos ricos em vitamina e betacaroteno, como cenoura, fígado e maçã;
  • Não fume. Pode parecer estranho, mas esse tipo de hábito não só enfraquece o seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão! Isso porque o fumante apresenta risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).
miopia
Principais cuidados para evitar desenvolvimento da miopia

Separamos também 7 hábitos que fazem mal a sua visão que você EVITAR A PARTIR DE HOJE, porque podem prejudicar ainda mais seus olhos.

Para nós, é um prazer poder explicar para você como a sua própria visão funciona, e como você pode melhorá-la. Por isso, sempre temos conteúdo novo por aqui!

Não deixe de conferir. E se você tem alguma dúvida, é só deixar um comentário para nós aqui embaixo! 

miopia

Miopia: causas, tratamentos e como evitar
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest