Miopia Degenerativa: o que é?

miopia degenerativa
  • por
4.3
(16)

A miopia degenerativa, também chamada de miopia patológica ou maligna, é um tipo raro e grave de miopia. Míopes patológicos possuem um globo ocular excessivamente alongado, o que causa alterações na retina e erros de refração maiores.

Segundo a American Academy of Ophthalmology, ela atinge cerca de 3% da população mundial e está entre as principais causas de perda de visão.

Na maior parte dos casos, a miopia degenerativa é passada hereditariamente e costuma surgir nos primeiros anos de infância. 

Entretanto, esse tipo de miopia é mais comum em indivíduos de ascendência chinesa, japonesa, do Oriente Médio ou judaica.

Além da possível perda de visão, um dos principais riscos da miopia degenerativa é o descolamento da retina, que pode ser irreversível.

Por ser uma doença progressiva, a miopia degenerativa avança rapidamente e pode evoluir para outras doenças, como catarata e glaucoma.

Ou seja, além da dificuldade para enxergar de longe, pessoas com miopia degenerativa também apresentam outros sintomas.

Sintomas de miopia degenerativa

Geralmente eles também apresentam pontos cegos na visão, distorção de linhas retas e alteração na percepção de cores. 

Além disso:

  • Distorção da visão; 
  • Manchas ou pontos cegos na visão central;
  • Flashes de luz na visão central;
  • Alteração da percepção de cores;
  • Redução da sensibilidade a mudanças de luminosidade;
  • Declínio grave na visão central e cegueira funcional.

Miopia degenerativa tem cura?

Apesar de ser uma doença que não tem cura, a miopia degenerativa pode ser tratada com uso de lentes de contato ou óculos. Em alguns casos é possível até mesmo recuperar parte da visão perdida.

Míopes degenerativos devem consultar o oftalmologista no mínimo uma vez ao ano, dependendo da gravidade das alterações oculares.

Além disso, o acompanhamento das alterações na retina também é essencial e deve ser feito periodicamente.

Por ser um distúrbio raro e grave de visão, somente um especialista pode diagnosticar e indicar o tratamento ideal para miopia degenerativa. 

Apesar de ser um caso atípico, a miopia degenerativa é uma das maiores causas de cegueira em países desenvolvidos.

Ela é a sétima causa de cegueira legal nos Estados Unidos, a quarta em Hong Kong e a segunda em partes da China e do Japão.

Veja também outros tipos de miopia que existem.

Fatores de risco e cura da miopia degenerativa

Por ser uma doença de caráter hereditário, a miopia degenerativa é passada de geração para geração e varia muito entre os grupos étnicos.

Os problemas genéticos são transmitidos de várias maneiras. Com isso, gerando graus muito diferentes de miopia nos membros da família.

Na maioria das vezes, a miopia degenerativa começa na primeira infância, no entanto pode ser assintomática nos primeiros anos de vida. 

Com o passar do tempo, o globo ocular da criança começa a crescer rapidamente, tornando a miopia mais grave.

Geralmente na adolescência ou início da fase adulta a visão de quem tem miopia degenerativa já está bastante comprometida. 

Como o globo ocular fica muito mais longo que o normal, a luz é focalizada na frente da retina. 

Nesse tipo de miopia, as alterações degenerativas ocorrem atrás do globo ocular e danificam a retina, podendo, inclusive, causar o descolamento da mesma.

Infelizmente, a miopia degenerativa não tem cura, mas existem tratamentos que barram a progressão da doença.

Então, conte para nós, você já conhecia esse tipo de miopia? Ou conhece alguém que possui?

Deixe seu comentário que em breve te respondemos!

Lentes superfinas para baixo e alto grau de miopia

Sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar  a ter a melhor versão do seu óculos.

 Nós da Lenscope, oferecemos lentes superfinas para alto e baixo grau, com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso. Além disso, todas as lentes da Lenscope vêm acompanhadas do certificado de qualidade e garantia e você ainda pode participar do programa “100 dias para provar e amar”.

E nossos benefícios não param por aí, quando o assunto é processos altamente tecnológicos, somos pioneiros em desenvolver tecnologias exclusivas no mercado óptico, jamais reproduzidas em lugar nenhum.

Por meio de inteligência artificial, tornamos possível que você descubra as lentes ideais para o seu grau, qual armação recomendada para o seu tipo de rosto, além de realizarmos suas medidas de DNP de forma 100% digital, através de um vídeo que você grava do conforto da sua casa.

Assim, garantimos a você a segurança de que saiba o que está comprando, além de maior velocidade e praticidade na hora de comprar o seu companheiro de todas as horas. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra quanto custa ter lentes mais finas.

230920- [Nova Lenscope Biometria facial]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

32 comentários em “Miopia Degenerativa: o que é?”

    1. Olá, Teodoro! Tudo bom?

      Muito obrigada por seu comentário aqui no Blog da Lenscope

      Sempre bom fazer acompanhamento médico seu e do seu filho para que o oftalmo possa acompanhar a saúde visual de vocês prescrevendo a melhor recomendação para os cuidados para vocês
      Aqui na Lenscope, nós trabalhamos com a Lente Tokai 1.76, feitas com a resina mais fina do mundo e vendidas exclusivamente pela internet através de nosso site: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente através do e-mail ajuda@lenscope.com.br que vamos ficar felizes em poder lhe ajudar
      Até mais

  1. Franceli Alves de Sousa

    Meu nome é Franceli e eu descobri recentemente que tenho Miopia regenerativa. O meu grau hoje é no olho direito 22.5 E no esquerdo 13.75. Eu queria saber se para que eu possa fazer o tratamento eu preciso me afastar das minhas funções de trabalho

    1. Oi, Franceli! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico oftalmologista Esse profissional é apto para realizar o diagnóstico completo e a melhor recomendação para tratamento no seu caso. Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

  2. Tenho milpia dejenerativa no olho esquerdo so enchergo 40 por Centro so faco acompanhamento o medios disse Que no meu caso não tinha mais o Que fazer mesmo assim ele não me deu o laudo descepa eu me chamo Ana

    1. Olá, Ana Lucia! Tudo bom?

      Agradecemos o seu contato

      Você pode procurar por outros profissionais da saúde dos olhos para que eles possam melhor te ajudar com isso Dessa forma, você continua fazendo seu acompanhamento e consegue o laudo que precisa com seu médico. Quando puder, agende uma nova consulta para que o médico possa te ajudar no melhor tratamento para o seu caso. Sempre que precisar, conte conosco

  3. Eu tenho miopia degenerativa. Meu médico diagnosticou aos 23 anos ,na época como progredia muito rápido fez uma previsão que eu ficaria cega antes dos 30. O que me fez entrar em depressão, largar faculdade , namorado e amigos. Hoje com 41 e ainda enchergando na medida do possivel,eu uso lente de contato rigida e oculos e estou retomando a vida, terminei uma faculdade e estou estudando pra concurso, tirei carteira de motorista. tive 3 diagnosticos ruins, até encontrar meu médico atua,l ele me ajudou a ver que nada é certo na vida, e sendo ótimista e usando todos os metodos que a ciência tem, podemos levar uma vida praticamente normal. Ainda tenho o fantasma da cegueira pairando ao meu lado mas ele não me empede de ser feliz e de seguir em frente traçando metas.

    1. Oi, Cicera! Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário em nosso artigo

      Isso aí! Continue fazendo visitas periódicas ao seu médico para que ele sempre acompanhe seu caso e possa diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para o seu caso. Desejamos que você continue sendo feliz, enxergando um mundo cada vez mais positivo
      Qualquer dúvida, estamos à disposição. Até mais!

    1. Olá, Eliane! Tudo bom?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Ele já realizou uma nova consulta com o médico oftalmologista?
      Somente esse profissional que consegue ajudar com maior propriedade e orientação em relação aos sintomas, desconfortos e melhor diagnóstico para o seu enteado.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado pelo médico

  4. Eu tenho miopia degenerativa..Estou com muitas moscas volantes em ambos os olhos. Vejo acinzentado na visão etral de albos os olhos e as linhas meio tortas. Tenho muita dificuldade p enchergar na luz do sol e a noite também..Porém o q mais me incomoda é a dificuldade para perdto que até mesmo com correção de grau ainda fica borrada.

    1. Oi, Cristianne! Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Você já relatou esses incômodos ao seu oftalmo? Caso não ainda não tenha passado pelo profissional, agende uma consulta e relate tudo o que está sentindo, pois ele tem maior propriedade sobre o assunto e pode recomendar outros exames e prescrição para o seu caso
      Caso precise de novas lentes para o seu óculos, conte com a Lenscope!

  5. Daniel Hercules Vieira Mota

    Tenho miopia alta 9 no direito e 10 no esquerdo.ultimamente senti uma baixa grande no meu campo visual e muita sensibilidade a luz é miopia degenerativa?

    1. Olá, Daniel! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional e relate os desconfortos que tem enfrentado com sua visão e, principalmente, o que tem te incomodado. Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico eficiente.

      Caso precise renovar as lentes do seu óculos, te convidamos a conhecer as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, vendidas exclusivamente pela internet através do site da Lenscope https://lenscope.com.br/lente-tokai

      Qualquer dúvida, estamos aqui

    1. Olá, José! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      O mais indicado é você procurar o médico profissional da área que pode te ajudar melhor sobre miopia degenerativa Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

    1. Oi, Tudo bom?

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  6. Boa noite! Fui diagnosticada com miopia degenerativa. A minha já está bem avançada. Queria saber se essa miopia é tida como uma deficiência visual, poderiam me dar essa resposta?

    1. Olá Roberta, tudo bem?

      Quem poderá te informar com certeza sobre essa informação é o seu médico especialista.
      Sugiro que converse com ele para entender melhor sobre sua miopia e sobre os tratamentos

      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

    1. Olá, Alessandra tudo bem?
      Poxa, esperamos que a sua filha esteja em tratamento com um profissional de confiança
      E quando vocês precisarem fazer orçamento de lentes para miopia, não deixe de nos procurar
      É só preencher nosso formulário de acordo com o seu grau nesse link https://lenscope.com.br/orcamento
      Esperamos poder ajudar vocês!

    1. Olá, Tatiana tudo bem?
      Aqui em nosso blog, temos diversos artigos sobre lentes de contato
      Mas caso queira saber sobre lentes de contato específicas para miopia degenerativa, recomendamos que você busque pela opinião de uma profissional da área de sua confiança que examinasse seus olhos. Assim, ele pode te fazer uma recomendação mais precisa para a sua necessidade

  7. Eu tenho miopia degenerativa, e realmente ja apareceu os sintomas quando criança aos 2 anos eu ja usava óculos, lente de contato e fazia exercícios com tampão. Parei de fazer o uso devido mudança de estado.
    Minha miopia é no olho direito, meu olho esquerdo é meu guia e graças a Deus enxergo muito bem, inclusive não tenho nenhum grau de miopia nele.
    Mas eu gostaria de saber como faço para isar lentes ja que ajuda a minimizar o problema.
    Desde já agradeço

    1. Olá Carina, tudo bem?
      Por enquanto nós não temos informações de uma lente que possa ajudar com esse tipo de problema, mas nós recomendamos que você consulte o médico responsável pela saúde de seus olhos, para que ele possa te auxiliar com esse problema! 🙂

    1. Oi, vitória. Sentimos muito por isso e esperamos que você esteja bem. Apesar de a miopia degenerativa não ter cura, há tratamentos que amenizam os sintomas e proporcionam mais qualidade de vida. Por isso, o ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança sobre o seu caso e exponha as suas dúvidas e medos. Ele é o profissional capacitado para te orientar da melhor forma e prescrever o tratamento adequado para você.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

    2. TANIA MARIA CASTRO

      Boa tarde, vitória! Eu também tenho miopia degenerativa, eu faço tratamento com Dr. Marcos Ávila de Goiânia. Ele é o melhor nessa área, se fosse ele já estava cega.

  8. Eu tenho miopia degenerativa.
    Perdi a visão total do olho direito e tenho 19 graus no olho esquerdo que já foi colado com layse.
    Uso lentes de contato -16.
    Visão 20/40.
    No meu caso tem como recuperar um pouco da visão do olho esquerdo ou tem algum tratamento que pare.
    Porque está aumentando.

    1. Olá, Joana. Tudo bem? O ideal é que procure por um oftalmologista da sua confiança e esclareça suas dúvidas, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão e prescrever um tratamento para você. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *