Miopia e astigmatismo juntos. É possível?

miopia e astigmatismo
  • por
4.3
(75)

Sim, é possível ter miopia e astigmatismo juntos. Mas antes, é importante que você entenda a diferença entre esses dois problemas de visão. A miopia causa dificuldade para enxergar de longe. Já o astigmatismo provoca caracteriza-se pela visão embaçada para focar em objetos de longe e de perto.

Além disso, a origem da miopia e do astigmatismo também são diferentes. Enquanto a miopia resulta de um aumento no diâmetro do globo ocular, o astigmatismo ocorre por imperfeições na curvatura da córnea.

Logo, por serem problemas de visão totalmente diferentes, é possível ter miopia e astigmatismo juntos, no mesmo olho. Quando isso acontece,  os especialistas chama de astigmatismo miópico.

O que causa miopia?

A miopia é problema de visão mais comum que existe, causada por uma deformação do globo ocular.  Pessoas míopes têm o globo ocular mais alongado. Essa característica faz com que a imagem seja formada antes que a luz chegue na retina. E é justamente esse adiantamento da formação da imagem que causa dificuldade para ver de longe, o principal sintoma da miopia.

miopia e astigmatismo juntos

O que causa astigmatismo?

Diferentemente da miopia, o astigmatismo não acontece devido ao tamanho do globo ocular, mas por irregularidades na córnea. Dessa forma, quem tem astigmatismo, tem o formato da córnea mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau. Veja a imagem a seguir um exemplo disso.

 

miopia e astigmatismo juntos

Assista o primeiro episódio da nossa série sobre Astigmatismo no nosso canal do Youtube para entender melhor sobre essa condição.

Diferença de miopia e astigmatismo

Apesar de ambos serem problemas refrativos, a maneira como a miopia e o astigmatismo afetam a nossa visão é diferente. A miopia ocorre quando o olho é mais longo, o que faz com que a córnea e o cristalino fiquem mais longe da retina. Por conta desse distanciamento, as imagens são formadas antes do plano ideal de foco, causando embaçamento para enxergar objetos distantes.

O astigmatismo, por outro lado, não está relacionado com o tamanho do globo ocular, mas com imperfeições da própria córnea. Essas deformações nas lentes naturais dos olhos causam dificuldade para enxergar objetos a longas e pequenas distâncias.

Sintomas mais comuns de miopia e astigmatismo juntos

Como os dois desvios causam dificuldade para enxergar de longe, às vezes, a gente confunde o astigmatismo com a miopia. Mas os principais sintomas de quem tem miopia e astigmatismo juntos são:

  • Dificuldade em enxergar de longe
  • Dificuldade em enxergar de perto
  • Objetos embaçados
  • Fortes dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia)

Miopia e astigmatismo podem ser corrigidos juntos? 

Sim, é possível corrigir a miopia e o astigmatismo juntos utilizando óculos de grau ou lentes de contatoPara isso, basta passar por uma consulta com um oftalmologista ou algum outro médico da área da saúde dos olhos. 

Para casos de graus mais elevados, também é possível corrigir os dois problemas realizando uma cirurgia refrativaA opção mais comum e eficaz para tratamento do Astigmatismo Miópico é a cirurgia LASIKNo entanto, para realizar o procedimento, é necessário passar por uma avaliação inicial. Nela serão analisadas as características do astigmatismo e a presença ou não de miopia. 

Também são feitos vários exames antes do procedimento, como a Topografia de Córnea, que verifica os dados da curvatura da córnea e o grau de alteração em cada ponto corneano. 

Mas, apesar dos exames pré-operatórios, a cirurgia refrativa é um procedimento super rápido. Antes de utilizar o laser, o profissional aplica um colírio anestésico no olho a ser tratado e, em seguida, realiza um microcorte na membrana que envolve a córnea. O laser leva cerca de dois segundo para corrigir cada grau. Todo o processo dura em torno de oito minutos.

Entretanto, não são todas as pessoas que podem realizar esse procedimento. Para fazer a cirurgia refrativa, é preciso ter acima de 21 anos e não ter sofrido alteração de grau no período de 6 meses a 1 ano.  Por isso a avaliação inicial é tão necessária, ela é feita justamente para analisar essas alterações.

Quem possui a córnea muito fina também não deve fazer o procedimento pois o laser pode danificá-la.

Outro detalhe importante sobre esse tipo de procedimento é que a cirurgia não impede que a miopia possa progredir. Mas, em média, 30% das pessoas que fazem a cirurgia refrativa consegue uma visão melhor do que possuíam antes com seus óculos.

Descubra se você tem miopia ou astigmatismo 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre miopia e astigmatismo juntos, não se esqueça de ir ao oftalmologista regularmente para conferir como está a saúde dos seus olhos. 

Além disso, não deixe de fazer nosso teste de visão  para descobrir se você tem algum grau de astigmatismo ou miopia. É rápido e prático! Nós, da Lenscope, estamos investindo constantemente em tecnologia e inovação para trazer informações sobre a saúde dos olhos. Por isso, com a ajuda de especialistas, desenvolvemos essa ferramenta que é capaz de identificar a presença de astigmatismo e miopia nos olhos. 

miopia e astigmatismo - teste de visão

Nosso teste de visão não substitui a ida ao oftalmologista, mas pode servir como um alerta que está na hora de consultar um especialista. E, aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim não perde nenhuma atualização.

Atualizado em 22/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

11 comentários em “Miopia e astigmatismo juntos. É possível?”

    1. Olá, Pedro tudo bem?
      Você já levou seus óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes, com a montagem das lentes na armação e também com o seu grau? Caso haja alguma divergência, você pode sentir dificuldades para conseguir usar os óculos.

    1. Olá Rayane, tudo bem?
      Quanto a sua dúvida, nós recomendamos que você consulte o médico responsável pela saúde de seus olhos, para que ele possa te auxiliar com esse dúvida! Assim ele pode te explicar certinho tudo a respeito da cirurgia refrativa!

    1. Olá, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, nós indicamos que você se consulte com um profissional da saúde visual! Assim ele pode te auxiliar nas melhores opções para o seu caso. 🙂

  1. Oi! Eu fiz exame em junho de 2021, eu já tinha astigmatismo, porém esse ano depois de 5 anos descobri a miopia junto. Porém, ultimamente estou com a visão muito ruim principalmente para chegar de longe tá muito embaçada. Você acha que eu deveria novamente fazer um exame?

    1. Oi, Jennifer. O ideal é que você procure o seu médico oftalmologista de confiança. Assim é possível descobrir a causa dos sintomas ou se seu o seu grau sofreu alguma alteração.

      E se você precisar de novas lentes mais finas e com melhor custo-beneficio para o seu grau, pode contar com a gente 🙂

  2. Possuo os dois (miopia + astigmatismo) e já uso óculos há anos. Não posso fazer a cirurgia agora por falta de estabilização no grau. Entretanto, não quero mais usar óculos, e gostaria de uma alternativa como as lentes de contato. Mas como nunca comprei antes, não sei nem como ou por onde começar a procurar as melhores opções de lente pra mim e para meu problema.
    Vocês podem sugerir algumas informações que possam suprir a necessidade dos óculos, como:
    Qual tipo de lente usar?
    Dentre as que existem no mercado, quais são as que melhor se encaixam para resolução do meu problema e etc…?

    Ou algumas outras informações básicas para que eu possa efetuar a compra….

    1. Olá, Mariana. Tudo bem? Como existem diversos tipos de lentes de contato e marcas disponíveis no mercado, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmologista sobre o melhor tipo de lente de contato para as suas necessidades e grau. Além de esclarecer suas dúvidas, ele pode te orientar com mais precisão. Também, é muito importante solicitar uma receita específica para lentes de contato, pois são diferentes de lentes para óculos.

      Temos alguns artigos aqui no Blog que você pode acessar para entender mais sobre o assunto:
      https://lenscope.com.br/blog/lentes-para-miopia-e-astigmatismo/
      https://lenscope.com.br/blog/lentes-de-contato/

      Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *