miopia e astigmatismo

Miopia e astigmatismo juntos. É possível?

4.2
(22)

Sim, é possível ter miopia e astigmatismo juntos. Mas antes, é importante que você entenda a diferença entre esses dois problemas de visão. A miopia causa dificuldade para enxergar de longe. Já o astigmatismo provoca caracteriza-se pela visão embaçada para focar em objetos de longe e de perto.

Além disso, a origem da miopia e do astigmatismo também são diferentes. Enquanto a miopia resulta de um aumento no diâmetro do globo ocular, o astigmatismo ocorre por imperfeições na curvatura da córnea.

Logo, por serem problemas de visão totalmente diferentes, é possível ter miopia e astigmatismo juntos, no mesmo olho. Quando isso acontece,  os especialistas chama de astigmatismo miópico.

O que causa miopia?

A miopia é problema de visão mais comum que existe, causada por uma deformação do globo ocular.  Pessoas míopes têm o globo ocular mais alongado. Essa característica faz com que a imagem seja formada antes que a luz chegue na retina. E é justamente esse adiantamento da formação da imagem que causa dificuldade para ver de longe, o principal sintoma da miopia.

miopia e astigmatismo juntos

O que causa astigmatismo?

Diferentemente da miopia, o astigmatismo não acontece devido ao tamanho do globo ocular, mas por irregularidades na córnea. Dessa forma, quem tem astigmatismo, tem o formato da córnea mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau. Veja a imagem a seguir um exemplo disso.

 

miopia e astigmatismo juntos

Assista o primeiro episódio da nossa série sobre Astigmatismo no nosso canal do Youtube para entender melhor sobre essa condição.

Diferença de miopia e astigmatismo

Apesar de ambos serem problemas refrativos, a maneira como a miopia e o astigmatismo afetam a nossa visão é diferente. A miopia ocorre quando o olho é mais longo, o que faz com que a córnea e o cristalino fiquem mais longe da retina. Por conta desse distanciamento, as imagens são formadas antes do plano ideal de foco, causando embaçamento para enxergar objetos distantes.

O astigmatismo, por outro lado, não está relacionado com o tamanho do globo ocular, mas com imperfeições da própria córnea. Essas deformações nas lentes naturais dos olhos causam dificuldade para enxergar objetos a longas e pequenas distâncias.

Sintomas mais comuns de miopia e astigmatismo juntos

Como os dois desvios causam dificuldade para enxergar de longe, às vezes, a gente confunde o astigmatismo com a miopia. Mas os principais sintomas de quem tem miopia e astigmatismo juntos são:

  • Dificuldade em enxergar de longe
  • Dificuldade em enxergar de perto
  • Objetos embaçados
  • Fortes dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia)

Miopia e astigmatismo podem ser corrigidos juntos? 

Sim, é possível corrigir a miopia e o astigmatismo juntos utilizando óculos de grau ou lentes de contatoPara isso, basta passar por uma consulta com um oftalmologista ou algum outro médico da área da saúde dos olhos. 

Para casos de graus mais elevados, também é possível corrigir os dois problemas realizando uma cirurgia refrativaA opção mais comum e eficaz para tratamento do Astigmatismo Miópico é a cirurgia LASIKNo entanto, para realizar o procedimento, é necessário passar por uma avaliação inicial. Nela serão analisadas as características do astigmatismo e a presença ou não de miopia. 

Também são feitos vários exames antes do procedimento, como a Topografia de Córnea, que verifica os dados da curvatura da córnea e o grau de alteração em cada ponto corneano. 

Mas, apesar dos exames pré-operatórios, a cirurgia refrativa é um procedimento super rápido. Antes de utilizar o laser, o profissional aplica um colírio anestésico no olho a ser tratado e, em seguida, realiza um microcorte na membrana que envolve a córnea. O laser leva cerca de dois segundo para corrigir cada grau. Todo o processo dura em torno de oito minutos.

Entretanto, não são todas as pessoas que podem realizar esse procedimento. Para fazer a cirurgia refrativa, é preciso ter acima de 21 anos e não ter sofrido alteração de grau no período de 6 meses a 1 ano.  Por isso a avaliação inicial é tão necessária, ela é feita justamente para analisar essas alterações.

Quem possui a córnea muito fina também não deve fazer o procedimento pois o laser pode danificá-la.

Outro detalhe importante sobre esse tipo de procedimento é que a cirurgia não impede que a miopia possa progredir. Mas, em média, 30% das pessoas que fazem a cirurgia refrativa consegue uma visão melhor do que possuíam antes com seus óculos.

Descubra se você tem miopia ou astigmatismo 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre miopia e astigmatismo juntos, não se esqueça de ir ao oftalmologista regularmente para conferir como está a saúde dos seus olhos. 

Além disso, não deixe de fazer nosso teste de visão  para descobrir se você tem algum grau de astigmatismo ou miopia. É rápido e prático! Nós, da Lenscope, estamos investindo constantemente em tecnologia e inovação para trazer informações sobre a saúde dos olhos. Por isso, com a ajuda de especialistas, desenvolvemos essa ferramenta que é capaz de identificar a presença de astigmatismo e miopia nos olhos. 

miopia e astigmatismo - teste de visão

Nosso teste de visão não substitui a ida ao oftalmologista, mas pode servir como um alerta que está na hora de consultar um especialista. E, aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim não perde nenhuma atualização.

Atualizado em 22/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

3 comentários em “Miopia e astigmatismo juntos. É possível?”

    1. Olá, Pedro tudo bem?
      Você já levou seus óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes, com a montagem das lentes na armação e também com o seu grau? Caso haja alguma divergência, você pode sentir dificuldades para conseguir usar os óculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *