miopia e hipermetropia

Miopia e hipermetropia no mesmo óculos. É possível?

5
(1)

Miopia e hipermetropia são problemas de visões comuns, mas você sabia que é possível ter ao mesmo tempo?

O termo médico utilizado para esse diagnóstico é antimetropia ou anisometropia.

Normalmente o diagnóstico é feito após consultas e exames oftalmológicos. 

Por isso, é preciso cuidar desde cedo da saúde dos olhos, pois qualquer problema que possa desenvolver, pode ser tratado precocemente. 

Quando há grande diferença de grau entre os olhos, o nome disso é anisometropia.

O que é anisometropia?

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Kleyton Barella, do Instituto Penido Bunier de Campinas, o problema é identificado normalmente por pessoas que possuem quando a diferença é maior do que 4 graus entre os olhos.

Sendo assim, quanto maior a diferença de grau, maior a chance de desenvolver a visão binocular.

Ter visão binocular é usar os dois olhos em conjunto para enxergar o que está no campo de visão.

Dessa forma, só será possível apresentar a visão binocular quando nossa retina receber imagens iguais dos dois olhos, conseguindo, então, fundir elas em uma única imagem.

Por fim, nosso cérebro capta a profundidade, nitidez, cor e outras características com precisão, sem acarretar nenhuma diferença de como o objeto é.

Acontece que para a pessoa com anisometropia, a visão binocular é prejudicada e o cérebro acaba recebendo imagens diferentes de cada um dos olhos devido o grau ser diferente entre os olhos.

Porém, mesmo que você tenha graus diferentes, sendo a diferença maior do que 4 graus, é possível corrigir a disfunção.

Para isso, o médico oftalmologista Dr Kleyton Barella alerta que o tratamento da anisometropia se diferencia para cada paciente.

Para alguns, usar óculos de grau pode solucionar, mas quando tal alternativa não funciona, a melhor opção é o tratamento com uso de lentes de contato. Isso porque a lente está em contato diretamente com os olhos.

Por fim, há também a opção de ser realizada a cirurgia refrativa (para eliminar ou reduzir o grau dos olhos).

Sintomas de anisometropia

Se ter miopia ou hipermetropia fazem a pessoa apresentar sintomas específicos para cada um desses problemas, com a anisometropia não seria diferente.

Mas, afinal, quais os sintomas?

As maiores queixas de quem tem anisometropia são:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Má percepção de profundidade
  • Desconforto visual devido o esforço para enxergar
  • Ambliopia

Todos esses sintomas afetam muito a qualidade de vida do paciente.

E, quando o problema não é corrigido da forma adequada, os sintomas são facilmente percebidos por quem tem a disfunção.

Além disso, a não correção da anisometropia pode resultar no aparecimento da ambliopia no olho que tiver maior erro de refração, causando, então, o conhecido “olho preguiçoso”.

A ambliopia pode ser desenvolvida quando o cérebro, muito rapidamente, passa a favorecer o olho que apresenta menor erro de refração, uma vez que busca reduzir os sintomas da anisometropia.

Dessa forma, o olho não favorecido pelo nosso cérebro desenvolve a ambliopia e apresentará visão reduzida.

Adultos podem desenvolver o problema, mas é uma disfunção mais comum entre crianças. Por isso, após o diagnóstico é necessário um tratamento adequado e imediato.

Tratamentos para anisometropia

Dentre os tratamentos disponíveis para anisometropia, os que se destacam são: uso de óculos de grau ou uso de lentes de contato.

Além desses, para alguns casos, a cirurgia refrativa LASIK é recomendada também como forma de tratamento para correção de erros de refração significativos nos dois olhos.

Leia nosso artigo para conhecer melhor sobre a cirurgia refrativa LASIK.

Entretanto, o mais importante para o paciente que precisa recorrer ao tratamento, é escolher o modo de correção da anisometropia que interfira, o mínimo possível, no seu estilo de vida.

Não existem regras rígidas para qual tratamento da anisometropia é o melhor e mais indicado. Por isso, converse com o seu médico e discuta sobre as possibilidades que atendam sua necessidade.

Nunca é demais lembrar também sobre a importância em fazer consultas frequentes com o seu profissional de saúde.

Fazer, com periodicidade, os exames que detectam problemas de saúde, bem como algum problema de visão, é fundamental para um correto tratamento.

Então, você já sabia desse fato curioso? Tem alguma dúvida sobre algum problema de visão? Deixe nos comentários que vamos te ajudar!

miopia e hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *