Miopia e hipermetropia no mesmo óculos. É possível?

miopia e hipermetropia
  • por
4.9
(9)

Miopia e hipermetropia são problemas de visões comuns, mas você sabia que é possível ter ao mesmo tempo?O termo médico utilizado para esse diagnóstico é antimetropia ou anisometropia.

Normalmente o diagnóstico é feito após consultas e exames oftalmológicos. Para entender mais, continue a seguir para entender um pouco mais sobre a condição. Quer saber mais sobre a miopia? Preparamos um vídeo para você sobre o assunto. Clique abaixo!

Hipermetropia e Miopia

Antes de tudo, é importante entender que a hipermetropia e a miopia são problemas distintos, e não é possível que aconteçam em um mesmo olho. Porém, pode aparecer ao mesmo tempo em uma pessoa, em olhos diferentes.

A hipermetropia é caracterizada pelo encurtamento do globo ocular. Isso causa com que a luz que penetra o olho seja formada depois da retina. O principal sintoma é a dificuldade de ver objetos próximos. Ao contrário, a miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Ela é causada pelo alongamento do globo ocular. A imagem no olho míope é formada antes da retina, o completo contrário da hipermetropia. 

O que é anisometropia?

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Kleyton Barella, do Instituto Penido Bunier de Campinas, o problema é identificado normalmente por pessoas que possuem tanto hipermetropia quanto miopia, quando a diferença é maior do que 4 graus entre os olhos.

Sendo assim, quanto maior a diferença de grau, maior a chance de desenvolver a visão monocular.

Ter visão binocular é usar os dois olhos em conjunto para enxergar o que está no campo de visão.Dessa forma, só será possível apresentar a visão binocular quando nossa retina receber imagens iguais dos dois olhos, conseguindo, então, fundir elas em uma única imagem. Por fim, nosso cérebro capta a profundidade, nitidez, cor e outras características com precisão, sem acarretar nenhuma diferença de como o objeto é.

Acontece que para a pessoa com anisometropia, a visão binocular é prejudicada e o cérebro acaba recebendo imagens diferentes de cada um dos olhos. Afinal, o grau é diferente entre os olhos. Porém, mesmo que você tenha graus diferentes com  a diferença maior do que 4 graus, é possível corrigir a disfunção.

Para isso, o médico oftalmologista Dr Kleyton Barella alerta que o tratamento da anisometropia se diferencia para cada paciente.

Para alguns, usar óculos de grau pode solucionar, mas quando tal alternativa não funciona, a melhor opção é o tratamento com uso de lentes de contato. Isso porque a lente está em contato diretamente com os olhos.

Por fim, há também a opção de ser realizada a cirurgia refrativa (para eliminar ou reduzir o grau dos olhos).

Sintomas de anisometropia

Se ter miopia ou hipermetropia fazem a pessoa apresentar sintomas específicos para cada um desses problemas, com a anisometropia não seria diferente.

Mas, afinal, quais os sintomas? As maiores queixas de quem tem anisometropia são:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Má percepção de profundidade
  • Desconforto visual devido o esforço para enxergar
  • Ambliopia

Todos esses sintomas afetam muito a qualidade de vida do paciente. E, quando o problema não é corrigido da forma adequada, os sintomas são facilmente percebidos por quem tem a disfunção.

A ambliopia

 A não correção da anisometropia pode resultar no aparecimento da ambliopia no olho que tiver maior erro de refração, causando, então, o conhecido “olho preguiçoso”.

A ambliopia pode ser desenvolvida quando o cérebro, muito rapidamente, passa a favorecer o olho que apresenta menor erro de refração, uma vez que busca reduzir os sintomas da anisometropia. Dessa forma, o olho não favorecido pelo nosso cérebro desenvolve a ambliopia e apresentará visão reduzida.

Adultos podem desenvolver o problema, mas é uma disfunção mais comum entre crianças. Por isso, após o diagnóstico é necessário um tratamento adequado e imediato.

Tratamentos para anisometropia

Dentre os tratamentos disponíveis para anisometropia, os que se destacam são: uso de óculos de grau ou uso de lentes de contato.

Além desses, para alguns casos, a cirurgia refrativa LASIK é recomendada também como forma de tratamento para correção de erros de refração significativos nos dois olhos.

Leia nosso artigo para conhecer melhor sobre a cirurgia refrativa LASIK.

Entretanto, o mais importante para o paciente que precisa recorrer ao tratamento, é escolher o modo de correção da anisometropia que interfira, o mínimo possível, no seu estilo de vida.

Não existem regras rígidas para qual tratamento da anisometropia é o melhor e mais indicado. Por isso, converse com o seu médico e discuta sobre as possibilidades que atendam sua necessidade.

Você apresenta algum dos sintomas de anisometropia?

É muito importante que você visite seu médico oftalmologista caso apresente algum dos sintomas da anisometropia. Assim, ao começar com o tratamento indicado, você pode diminuir esses desconfortos.

Nós da Lenscope somos uma empresa de venda de óculos pela internet. Prezamos por um modelo de negócios prático e seguro. Assim, você pode comprar seus óculos sem nem mesmo sair de casa. Nossa missão é levar saúde visual a um preço acessível. Por isso, convidamos você a fazer um orçamento para os seus óculos. É 100% online, gratuito e sem compromisso.

miopia e hipermetropia - orçamento

Se inscreva também na nossa newsletter para ficar por dentro das notícias do mundo óptico. 

Atualizado em 03/10/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *