miopia e hipermetropia

Miopia e hipermetropia no mesmo óculos. É possível?

Miopia e hipermetropia são problemas de visões comuns, mas você sabia que é possível ter ao mesmo tempo?

O termo médico utilizado para esse diagnóstico é antimetropia ou anisometropia.

Normalmente o diagnóstico é feito após consultas e exames oftalmológicos. 

Por isso, é preciso cuidar desde cedo da saúde dos olhos, pois qualquer problema que possa desenvolver, pode ser tratado precocemente. 

Quando há grande diferença de grau entre os olhos, o nome disso é anisometropia.

O que é anisometropia?

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Kleyton Barella, do Instituto Penido Bunier de Campinas, o problema é identificado normalmente por pessoas que possuem quando a diferença é maior do que 4 graus entre os olhos.

Sendo assim, quanto maior a diferença de grau, maior a chance de desenvolver a visão binocular.

Ter visão binocular é usar os dois olhos em conjunto para enxergar o que está no campo de visão.

Dessa forma, só será possível apresentar a visão binocular quando nossa retina receber imagens iguais dos dois olhos, conseguindo, então, fundir elas em uma única imagem.

Por fim, nosso cérebro capta a profundidade, nitidez, cor e outras características com precisão, sem acarretar nenhuma diferença de como o objeto é.

Acontece que para a pessoa com anisometropia, a visão binocular é prejudicada e o cérebro acaba recebendo imagens diferentes de cada um dos olhos devido o grau ser diferente entre os olhos.

Porém, mesmo que você tenha graus diferentes, sendo a diferença maior do que 4 graus, é possível corrigir a disfunção.

Para isso, o médico oftalmologista Dr Kleyton Barella alerta que o tratamento da anisometropia se diferencia para cada paciente.

Para alguns, usar óculos de grau pode solucionar, mas quando tal alternativa não funciona, a melhor opção é o tratamento com uso de lentes de contato. Isso porque a lente está em contato diretamente com os olhos.

Por fim, há também a opção de ser realizada a cirurgia refrativa (para eliminar ou reduzir o grau dos olhos).

Sintomas de anisometropia

Se ter miopia ou hipermetropia fazem a pessoa apresentar sintomas específicos para cada um desses problemas, com a anisometropia não seria diferente.

Mas, afinal, quais os sintomas?

As maiores queixas de quem tem anisometropia são:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Má percepção de profundidade
  • Desconforto visual devido o esforço para enxergar
  • Ambliopia

Todos esses sintomas afetam muito a qualidade de vida do paciente.

E, quando o problema não é corrigido da forma adequada, os sintomas são facilmente percebidos por quem tem a disfunção.

Além disso, a não correção da anisometropia pode resultar no aparecimento da ambliopia no olho que tiver maior erro de refração, causando, então, o conhecido “olho preguiçoso”.

A ambliopia pode ser desenvolvida quando o cérebro, muito rapidamente, passa a favorecer o olho que apresenta menor erro de refração, uma vez que busca reduzir os sintomas da anisometropia.

Dessa forma, o olho não favorecido pelo nosso cérebro desenvolve a ambliopia e apresentará visão reduzida.

Adultos podem desenvolver o problema, mas é uma disfunção mais comum entre crianças. Por isso, após o diagnóstico é necessário um tratamento adequado e imediato.

Tratamentos para anisometropia

Dentre os tratamentos disponíveis para anisometropia, os que se destacam são: uso de óculos de grau ou uso de lentes de contato.

Além desses, para alguns casos, a cirurgia refrativa LASIK é recomendada também como forma de tratamento para correção de erros de refração significativos nos dois olhos.

Leia nosso artigo para conhecer melhor sobre a cirurgia refrativa LASIK.

Entretanto, o mais importante para o paciente que precisa recorrer ao tratamento, é escolher o modo de correção da anisometropia que interfira, o mínimo possível, no seu estilo de vida.

Não existem regras rígidas para qual tratamento da anisometropia é o melhor e mais indicado. Por isso, converse com o seu médico e discuta sobre as possibilidades que atendam sua necessidade.

Nunca é demais lembrar também sobre a importância em fazer consultas frequentes com o seu profissional de saúde.

Fazer, com periodicidade, os exames que detectam problemas de saúde, bem como algum problema de visão, é fundamental para um correto tratamento.

Então, você já sabia desse fato curioso? Tem alguma dúvida sobre algum problema de visão? Deixe nos comentários que vamos te ajudar!

miopia e hipermetropia

Miopia e hipermetropia no mesmo óculos. É possível?
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.