Miopia e presbiopia: entenda as diferenças e se é possível juntos

miopia e presbiopia
  • por
4.7
(7)

Na miopia a imagem dos objetos se forma na parte da frente da retina, diferente da presbiopia em que a imagem se forma na parte de trás. As duas condições são conhecidas como erros refrativos e podem ocorrer quando algo se altera na estrutura do olho.

Mas, será que miopia e presbiopia podem ocorrer juntas?

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Além disso, explicaremos melhor o que é cada uma dessas condições e a diferença entre miopia e presbiopia.

Continue lendo para saber mais e veja como ficar confortável com seus óculos para miopia!

O que é miopia

De forma direta e simples, a miopia é um erro de refração em que objetos próximos parecem claros, mas objetos distantes parecem borrados

O erro de refração ocorre quando o olho não dobra (refrata) a luz corretamente. Assim, a luz não focaliza corretamente e, por isso, as imagens não são claras. 

Descubra mais sobre miopia na série de vídeos que preparamos para você!

O que é presbiopia

A presbiopia é a perda gradual da capacidade de seus olhos de focalizar objetos próximos. 

Por ser um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos, a presbiopia geralmente se torna perceptível por volta dos 40 anos e continua a piorar até os 65 anos.

Qual a diferença entre miopia e presbiopia

A miopia ocorre quando o globo ocular cresce demais ou a córnea se torna muito curva, fazendo com que a luz que entra não se concentre diretamente na retina, mas na frente dela. Por isso, pessoas com miopia têm dificuldades para enxergar objetos que estão distantes.

Agora, diferente da miopia, a presbiopia é uma condição em que a luz incidente se concentra atrás da retina, dificultando os olhos de enxergar objetos próximos. Isso ocorre porque à medida que envelhecemos o cristalino do olho naturalmente vai perdendo a sua elasticidade e capacidade de focar em objetos, causando assim a presbiopia.

Mas, afinal, será que é possível ocorrer miopia e presbiopia ao mesmo tempo? Descubra a seguir!

Miopia e presbiopia juntos é possível?

Como a presbiopia é causada pela perda de flexibilidade do cristalino no olho, enquanto a miopia é causada pelo formato do seu olho, as duas condições podem sim coexistir.

Afinal, se você já tem miopia, com o passar dos anos e com o envelhecimento do cristalino do olho você pode começar a desenvolver presbiopia. 

Nesse caso, ambos os problemas podem compensar e você pode sentir temporariamente que sua visão está realmente melhorando, mas isso é apenas parte do processo. Ou seja, você ainda precisará de óculos para manter uma visão nítida e confortável em distâncias próximas e distantes.

Confortável com seu óculos para miopia?

Se você tem miopia ou alguma outra condição ocular é imprescindível manter as consultas em dia para ter sempre óculos com lentes atualizadas. Afinal, essa é a principal forma de tratamento para essas condições.

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes de qualidade para as pessoas. Isso porque temos uma missão clara de criar um mundo onde todos possam enxergar melhor

Por isso, disponibilizamos um custo benefício justo e uma forma descomplicada de comprar, através da internet. Ou seja, com a gente você pode adquirir uma lente de qualidade de forma simples, rápida e por um preço acessível.

Então, que tal parar de perder tempo? Realize agora mesmo um orçamento online para encontrar a lente ideal para seu grau!

miopia e presbiopia - orçamento

E aí, gostou deste conteúdo? Saiba que todos os dias temos conteúdos novos que podem te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos.

Então, assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde ocular!

Fontes:

Aao

Mayoclinic

Isle

Sighttrust

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *