Miopia é um problema de visão muito comum que geralmente começa na infância, entre os de 6 e 14 anos, afetando crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescentes, principalmente. Além disso, segundo estudos, a miopia está se tornando mais comum entre as crianças. As causas do crescente número de crianças míopes é, principalmente, genética, mas as últimas descobertas associam aos novos hábitos dessa geração: exposição prolongada às telas digitais.
O que é miopia:
Miopia é um erro refrativo muito comum que afeta a capacidade de enxergar nitidamente os objetos distantes. Ou seja, quando olhamos para um objeto mais longe, fica mais difícil enxergá-lo e a nossa visão fica embaçada. Isso acontece porque, em míopes, o globo ocular é muito longo e por isso, ao invés da imagem se formar na retina, se forma antes dela.
Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% da população brasileira já é míope – uma estatística que tende a aumentar cada vez mais, em crianças e adultos.
Fatores que causam miopia em crianças
A principal causa da miopia é o fator genético e hereditário. Dessa forma, as crianças são mais propensas a desenvolver miopia se seus pais também forem míopes: quando um dos pais é míope, a criança tem três vezes o risco de desenvolver miopia. E esse número é duplicado caso os dois pais tenham miopia. Outra causa da miopia em crianças e adolescentes é o crescimento muito rápido do globo ocular na infância e depois, na adolescência, entre os 10 e12 anos, quando normalmente o olho deveria para de se desenvolver.
No entanto, há outra causa descoberta recentemente pela comunidade científica, relaciona aos novos hábitos dessa geração. Especialistas acreditam que a miopia infantil pode estar relacionada ao uso excessivo de telas (celulares, computadores e TVs) e a realização de atividades próximas, como ler, jogar no celular e usar telas digitais. Além de passar mais tempo em ambientes fechados.
Nesse sentido, atualmente, temos uma geração que é bem mais conectada, e passa muito mais tempo em contato com o computador ou o celular diariamente e cada vez menos tempo ao ar livre. Esse contato intenso faz com que os olhos fiquem focados em um único objeto por bastante tempo, e isso faz a pupila engrossar e atrofiar aos poucos.
Sinais de miopia em crianças:
Normalmente, a criança com miopia ou outro problema de visão que causa dificuldade para enxergar, costuma apresentar dificuldades na escola e inquietude. Ou ainda, costuma esfregar os olhos ou se sentar muito próxima à televisão ou à lousa da sala de aula. Outro sintoma muito comum são dores de cabeça frequentes.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 20% das crianças em idade escolar já apresentam alguma dificuldade na visão — uma estatística alta e preocupante Por isso, é muito importante que pais e responsáveis observe os sinais dos pequenos e também converse com os professores.
Progressão e perigos da miopia em crianças:
A miopia geralmente aparece entre os 6 e 12 anos e costuma piorar na adolescência e só começa a se estabilizar por volta dos 20 anos. Por isso, é comum que haja mudança constante do grau de miopia, que pode aumentar e piorar. Isso acontece porque os olhos das crianças, nessa fase, ainda estão em desenvolvimento, afetando o tamanho do globo ocular.
Nesse sentido, em crianças mais novas, o grau de miopia aumenta mais rápido, justamente devido ao crescimento dos olhos, que é mais acelerado. O aumento do grau também pode ocorrer na adolescência, pois em alguns casos, o olho volta a crescer, quando deveria parar.
Portanto, o acompanhamento com o oftalmologista infantil é essencial para melhorar a visão da criança e evitar que ela piore. Grau alto de miopia ou a falta de tratamento significa o desenvolvimento de maiores riscos de doenças oculares ainda na infância, como estrabismo e olho preguiçoso. E também na idade adulta, por exemplo: alta miopia, descolamento de retina, catarata e glaucoma.
Como evitar miopia em crianças?
É possível prevenir a miopia, assim como evitar que ela aumente. Portanto, a melhor forma de prevenir miopia infantil é diminuindo o tempo de tela dos pequenos, aumentando o tempo ao ar livre e fazendo acompanhamento regular com o oftalmologista. Confira mais dicas:
- Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que crianças entre 2 e 5 anos fiquem, no máximo, até 2h por dia no celular ou computador. Crianças menores não devem ser expostas a telas.
- Incentive os pequenos a passar mais tempo ao ar livre. Nesses locais tendemos a focar em objetos distantes, permitindo que os músculos dos olhos relaxem.
- Alguns estudos apontam que a exposição à luz solar retardar o início e o aumento do grau de miopia: segundo o oftalmologista Dr. Thiago Cabral, em entrevista ao programa Bem-Estar da Rede Globo, a exposição ao sol faz os nossos olhos ficarem mais rígidos, evitando que eles se alonguem. Ou seja, os olhos ganham vitamina D e ficam mais saudáveis.
- E não menos importante: é essencial perceber os primeiros sinais de miopia e seguir o tratamento indicado, com óculos de grau, para ajudar a retardar o início e a progressão da doença.
Como lidar com a miopia infantil
Como vimos, a miopia na infância e adolescência é relativamente comum, e tem tratamento e pode ser diagnosticada precocemente. Portanto, o acompanhamento com o oftalmopediatra é essencial e evita riscos de outras complicações futuras. Além disso, apoio dos pais se faz fundamental na prevenção da miopia em crianças. Não apenas para incentivar a vida ao ar livre, mas também para atuar na prevenção de maneira mais direta.
Uma das melhores formas de prevenção é realizando visitas ao oftalmologista. A primeira consulta em uma criança deve ser feita entre 6 meses e 1 ano (e seguir o acompanhamento semestralmente). Agora, se o seu filho precisa de óculos para miopia, confira como escolher óculos ideal para criança.
A qualquer momento, você pode deixar um comentário com uma dúvida ou sugestão. A nossa equipe vai te responder o mais rápido possível.