Miopia em crianças: veja os sinais e perigos

oftalmologista infantil
  • por
3.9
(19)

Miopia é um problema de visão muito comum que geralmente começa na infância, entre os de 6 e 14 anos, afetando crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescentes, principalmente.  Além disso, segundo estudos, a miopia está se tornando mais comum entre as crianças. As causas do crescente número de crianças míopes é, principalmente, genética, mas as últimas descobertas associam aos novos hábitos dessa geração: exposição prolongada às telas digitais.

O que é miopia:

Miopia é um erro refrativo muito comum que afeta a capacidade de enxergar nitidamente os objetos distantes. Ou seja, quando olhamos para um objeto mais longe, fica mais difícil enxergá-lo e a nossa visão fica embaçada. Isso acontece porque, em míopes, o globo ocular é muito longo e por isso, ao invés da imagem se formar na retina, se forma antes dela.

miopia em criança

Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% da população brasileira já é míope – uma estatística que tende a aumentar cada vez mais, em crianças e adultos.

Fatores que causam miopia em crianças

A principal causa da miopia é o fator genético e hereditário. Dessa forma, as crianças são mais propensas a desenvolver miopia se seus pais também forem míopes: quando um dos pais é míope, a criança tem três vezes o risco de desenvolver miopia. E esse número é duplicado caso os dois pais tenham miopia. Outra causa da miopia em crianças e adolescentes é o crescimento muito rápido do globo ocular na infância e depois, na adolescência, entre os 10 e12 anos, quando normalmente o olho deveria para de se desenvolver.

No entanto, há outra causa descoberta recentemente pela comunidade científica, relaciona aos novos hábitos dessa geração. Especialistas acreditam que a miopia infantil pode estar relacionada ao uso excessivo de telas (celulares, computadores e TVs) e a realização de atividades próximas, como ler, jogar no celular e usar telas digitais. Além de passar mais  tempo em ambientes fechados.

Nesse sentido, atualmente, temos uma geração que é bem mais conectada, e passa muito mais tempo em contato com o computador ou o celular diariamente e cada vez menos tempo ao ar livre. Esse contato intenso faz com que os olhos fiquem focados em um único objeto por bastante tempo, e isso faz a  pupila engrossar e atrofiar aos poucos.

miopia em crianças

Sinais de miopia em crianças:

Normalmente, a criança com miopia ou outro problema de visão que causa dificuldade para enxergar, costuma apresentar dificuldades na escola e inquietude. Ou ainda, costuma esfregar os olhos ou se sentar muito próxima à televisão ou à lousa da sala de aula.  Outro sintoma muito comum são dores de cabeça frequentes.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 20% das crianças em idade escolar já apresentam alguma dificuldade na visão — uma estatística alta e preocupante Por isso, é muito importante que pais e responsáveis observe os sinais dos pequenos e também converse com os professores.

Progressão e perigos da miopia em crianças:

A miopia geralmente aparece entre os 6 e 12 anos e costuma piorar na adolescência e só começa a se estabilizar  por volta dos 20 anos. Por isso, é comum que haja mudança constante do grau de miopia, que pode aumentar e piorar. Isso acontece porque os olhos das crianças, nessa fase, ainda estão em desenvolvimento, afetando o tamanho do globo ocular.

Nesse sentido, em crianças mais novas, o grau de miopia aumenta mais rápido, justamente devido ao crescimento dos olhos, que é mais acelerado. O aumento do grau também pode ocorrer na adolescência, pois em alguns casos, o olho volta a crescer, quando deveria parar.

Portanto, o acompanhamento com o oftalmologista infantil é essencial para melhorar a visão da criança e evitar que ela piore. Grau alto de miopia ou a falta de tratamento significa o desenvolvimento de maiores riscos de doenças oculares ainda na infância, como estrabismo e olho preguiçoso. E também na idade adulta, por exemplo: alta miopia, descolamento de retina, catarata e glaucoma.

Como evitar miopia em crianças?

É possível prevenir a miopia, assim como evitar que ela aumente. Portanto, a melhor forma de prevenir miopia infantil é diminuindo o tempo de tela dos pequenos, aumentando o tempo ao ar livre e fazendo acompanhamento regular com o oftalmologista. Confira mais dicas:

  • Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal  é que crianças entre 2 e 5 anos fiquem, no máximo, até 2h por dia no celular ou computador. Crianças menores não devem ser expostas a telas.
  • Incentive os pequenos a passar mais tempo ao ar livre. Nesses locais tendemos a focar em objetos distantes, permitindo que os músculos dos olhos relaxem.
  • Alguns estudos apontam que a exposição à luz solar retardar o início e o aumento do grau de miopia: segundo o oftalmologista Dr. Thiago Cabral, em entrevista ao programa Bem-Estar da Rede Globo, a exposição ao sol faz os nossos olhos ficarem mais rígidos, evitando que eles se alonguem. Ou seja, os olhos ganham vitamina D e ficam mais saudáveis.
  • E não menos importante: é essencial perceber os primeiros sinais de miopia e seguir o tratamento indicado, com óculos de grau, para ajudar a retardar o início e a progressão da doença.

Como lidar com a miopia infantil

Como vimos, a miopia na infância e adolescência é relativamente comum, e tem tratamento e pode ser diagnosticada precocemente. Portanto, o acompanhamento com o oftalmopediatra é essencial e evita riscos de outras complicações futuras. Além disso, apoio dos pais se faz fundamental na prevenção da miopia em crianças. Não apenas para incentivar a vida ao ar livre, mas também para atuar na prevenção de maneira mais direta.

Uma das melhores formas de prevenção é realizando visitas ao oftalmologista. A primeira consulta em uma criança deve ser feita entre 6 meses e 1 ano (e seguir o acompanhamento semestralmente). Agora, se o seu filho precisa de óculos para miopia, confira como escolher óculos ideal para criança.

miopia em crianças

A qualquer momento, você pode deixar um comentário com uma dúvida ou sugestão. A nossa equipe vai te responder o mais rápido possível.

Fontes:

Healthy Children.org

My Kids Vision

Sociedade Brasileira de Pediatria — SBP 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

19 comentários em “Miopia em crianças: veja os sinais e perigos”

    1. Olá, Alessandra tudo bem?
      Sim, é normal o grau aumentar conforme estamos crescendo e nossa visão se desenvolvendo.
      Por isso é importante sempre fazer exame de vista com frequência e com um profissional de confiança.

    2. Minha filha tem 5 anos e em novembro de 2020 estava com 4 e 4.5 de miopia e agora em outubro de 2021 está com 6 e 6.5 de miopia. Estou com medo e apavorada!

  1. silvanetdaniela@gmail.com

    Bo noite minha filha tem 2 anos e a medica dela disse que iria passa um oculos para ela mas o grau seria mínimo so que ela passou menos 3 , esse grau realmente é fraco ou forte?

    1. Olá, tudo bem?
      Pode ficar tranquila, o grau da sua filha é considerado moderado!
      A classificação da miopia ou hipermetropia é dividida em três: até 3 graus baixo; entre 3 a 6 graus, é moderado; acima de 6 graus, alto grau.
      Mas se estiver com dúvida, nós recomendamos que você marque uma consulta com um outro profissional da saúde, para ter uma segunda opinião!
      Qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar 🙂

  2. Sirlene Ribeiro da Silva

    Oi bom dia eu estou muito preocupada O médico disse que a minha filha está com miopia e o grau dela é muito alto de 8 em diante é perigoso

    1. Olá Sirlene, tudo bem?

      O grau -8.00 de miopia é considerado alto, porém existe tratamentos como o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Quem irá definir uma melhor opção para a sua filha é um profissional da saúde visual.
      Nós indicamos que você converse com ele, para que ele possa auxiliar 🙂

  3. Minha filha de 5 anos está com. OD= 3,50. E OE= 4,25 e já está usando o óculos e fazendo avaliação semestral.
    Mas estou muito preocupada.

    1. Olá, Nayana. Pelas informações que compartilhou, a sua filha tem hipermetropia, sendo +3.50 graus no olho direito e +4.25 no olho esquerdo. O ideal é que a sua filha continue o acompanhamento com o médico oftalmologista. Ele é o profissional capacitado para te orientar, esclarecer as suas dúvidas e sugerir o melhor tratamento para o caso dela.

      Além disso, hipermetropia infantil é uma ocorrência relativamente comum. Temos um artigo completo aqui no Blog em que falamos sobre esse tema: https://lenscope.com.br/blog/hipermetropia-infantil/

      E se você precisar de lentes mais finas e com melhor custo-beneficio para o óculos da sua filha, pode contar com a gente 🙂

  4. Maria Augusta Silva

    Meu filho está com 5 anos e o médico disse que tem miopia, 0,50 em uma vista e 0,75 em outra. Passou óculos. É necessário mesmo usar ou é bom esperar um pouco?

    1. Oi, Marias. Tudo bem? Uma vez que a correção foi prescrita para correção da visão, o uso de um par de óculos para a correção do grau, por menor que ele seja, melhora a qualidade de vida e alivia os sintomas do problema de visão (miopia). Além disso, com o óculos seu filho enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

      Outro ponto importante é que nessa fase, o grau de miopia ainda não está estabilizado, por isso o tratamento corretivo é ainda mais importante para o gerenciamento da miopia.

  5. Bom dia Dr. Minha filha tem 4 anos e para meu desespero descobrir que tem miopia, já com -10 graus no olho direito e -7.5 no olho esquerdo. Entrei em completo desespero ao ouvi do oftalmo que passamos que não há o que fazer, o que me deixou ainda mais apavorada. Isso é verdade? Não há nada que possa ser feito para impedir a cegueira da minha filha?

    1. Oi, Ozanira.

      O grau da sua filha é considerado alto, no entanto, casos de alta miopia são relativamente comuns em crianças. E não se apavore, miopia infantil não necessariamente leva à cegueira, desde que seja tratada e acompanhada pelo médico oftalmologista. O ideal é que você procure um oftalmo de sua confiança para acompanhamento e gerenciamento do caso da sua filha. Ele é o profissional capacitado para indicar o melhor tratamento e te orientar da melhor forma possível.

      Também temos um artigo completo aqui no Blog sobre o tema: https://lenscope.com.br/blog/alta-miopia-2/ E se você precisar de lentes mais finas e com melhor custo-beneficio para óculos infantil, conte com a gente 🙂

  6. Olá, Dr. Percebemos um desvio no olho direito da minha filha de 2 anos e 11 meses. Na consulta ao oftalmologista deu grau 7,25 em cada olho, porém nos testes de Teller e ortóptico ela enxergou tudo super bem. Será que é possível a oftalmo ter errado o grau mesmo pós-dilatação da vista? E se tiver de fato com esse grau tão alto, minha filha deveria ter outro sintoma além do desvio convergente do olho direito?

    1. Olá, Samanda.
      É normal que haja pequenas variações do grau de uma consulta para outra, principalmente nessa fase da vida, em que o grau ainda não está estabilizado.
      Além disso, o Teste de Teller quantifica a acuidade visual e o Teste Ortóptico analisa a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais, e não necessariamente o grau refrativo. Por isso, o ideal é que você converse com o seu oftalmo de confiança sobre o alto grau da sua filha e também sobre os resultados dos testes. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas com mais precisão e te orientar da melhor forma possível.

      Sempre que precisar, estamos aqui.

  7. persia.cok12@gmail.com

    Meu filho tem 5 anos, com 2/3 meses começou a ter estrabismo, quando levamos no oftalmologista, foi dilatado pupila: 4 graus e meio. Ele usa óculos, mas vive caindo e se machucando.

    1. Oi, tudo bem? O ideal é que você converse abertamente com o oftalmo do seu filho a respeito das necessidades dele e expectativas sobre o tratamento. Ele é o profissional capacitado para te orientar da melhor forma, além de ter conhecimento do caso do seu filho.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá, Elisangela. Tudo bem? Mesmo que o grau de miopia do seu filho seja relativamente baixo, o ideal é que o óculos seja usado sempre que há prescrição, para garantir a correção adequada da visão. Afinal, sem correção, a miopia pode afetar negativamente o desenvolvimento visual, especialmente durante a infância. Caso ainda tenha dúvidas, basta conversar abertamente com o oftalmo do seu filho, ele pode te orientar com precisão.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para óculos infantil. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *