miopia em crianças

Miopia em crianças: veja os sinais e perigos

A miopia em crianças ocorre por conta do uso de aparelhos digitais. Isso porque, atualmente, temos uma geração que é bem mais conectada, e passa muito mais tempo em contato com o computador ou o celular todos os dias.

Esse contato intenso faz com que os nossos olhos fiquem focados em um único objeto por bastante tempo, e isso faz a nossa pupila engrossar e atrofiar aos poucos. 

Portanto, quando olhamos para um objeto mais longe, fica mais difícil, e a nossa visão fica embaçada. Isso é miopia: a dificuldade em enxergar de longe.

Em uma pessoa míope, a imagem, ao invés de se formar na retina, se forma antes dela.miopia em criança

Segundo um estudo feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 27% da população brasileira já é míope – uma estatística que tende a aumentar cada vez mais, devido ao hábito precoce das crianças de utilizarem aparelhos eletrônicos.

Fatores e sinais que causam miopia em crianças

É claro que, a médio ou longo prazo, os dispositivos digitais colaboram para o surgimento da miopia em crianças.  

Mas ainda assim, a miopia pode ser um fator genético, ou seja, pode ser adquirido se alguém na família já é míope.

Usualmente, a criança que tem miopia ou outro problema de visão costuma apresentar dificuldades na escola, inquietude, ou ainda, costuma esfregar os olhos ou se sentar muito próxima à televisão ou à lousa da sala de aula.

Observe os sinais que o seu filho dá, e converse com os professores.

Como evitar miopia em crianças?

Para evitar miopia em crianças deve-se diminuir o uso de computadores e celulares. O ideal, de acordo com os especialistas, é ficar até 2 horas por dia no celular ou computador

Além disso, o principal remédio para evitar a miopia em crianças é motivá-las a ficar mais tempo ao ar livre.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 20% das crianças em idade escolar já apresentam alguma dificuldade na visão – é uma estatística alta, preocupante, e que vem crescendo, mas que você pode evitar incentivando o seu filho a estar mais ao ar livre.

Isso porque, os nossos olhos ganham vitamina D e ficam mais saudáveis quanto expostos ao ar livre.

Ainda segundo o oftalmologista Dr. Thiago Cabral, oftalmologista, em entrevista ao programa Bem-Estar da Rede Globo, a exposição ao sol faz os nossos olhos ficarem mais rígidos, evitando que eles se alonguem. Ou seja, evitando assim a miopia. 

Além disso, quando estamos ao ar livre observamos um cenário mais amplo. Ou seja, o foco não é diretamente em um único objeto, e sim em várias outras coisas, que não forçam a nossa visão.

Já quando utilizamos demais o computador ou o celular, o nosso músculo ciliar faz uma contração, diária e repetitiva toda vez que direcionamos o nosso foco para perto do celular ou computador. 

miopia em crianças

Entretanto, o apoio dos pais se faz fundamental na prevenção da miopia em crianças.

Não apenas para incentivar a vida ao ar livre, mas também para atuar na prevenção de maneira mais direta.

Uma das melhores formas de prevenção é realizando visitas ao oftalmologista. A primeira consulta em uma criança deve ser feita entre 6 meses e 1 ano (e seguir o acompanhamento semestralmente).

Agora, se o seu filho precisa usar óculos para miopia, separamos essas dicas para você.

A qualquer momento, você pode deixar um comentário com uma dúvida ou sugestão. A nossa equipe vai te responder o mais rápido possível!

miopia em crianças

Miopia em crianças: veja os sinais e perigos
Média 3 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest