oftalmologista infantil

Miopia em crianças: veja os sinais e perigos

Este post foi atualizado em 3 fevereiro, 2021

A miopia em crianças ocorre por conta do uso de aparelhos digitais. Isso porque, atualmente, temos uma geração que é bem mais conectada, e passa muito mais tempo em contato com o computador ou o celular todos os dias.

Esse contato intenso faz com que os nossos olhos fiquem focados em um único objeto por bastante tempo, e isso faz a nossa pupila engrossar e atrofiar aos poucos. 

Portanto, quando olhamos para um objeto mais longe, fica mais difícil, e a nossa visão fica embaçada. Isso é miopia: a dificuldade em enxergar de longe.

Em uma pessoa míope, a imagem, ao invés de se formar na retina, se forma antes dela.miopia em criança

Segundo um estudo feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 27% da população brasileira já é míope – uma estatística que tende a aumentar cada vez mais, devido ao hábito precoce das crianças de utilizarem aparelhos eletrônicos.

Fatores e sinais que causam miopia em crianças

É claro que, a médio ou longo prazo, os dispositivos digitais colaboram para o surgimento da miopia em crianças.  

Mas ainda assim, a miopia pode ser um fator genético, ou seja, pode ser adquirido se alguém na família já é míope.

Usualmente, a criança que tem miopia ou outro problema de visão costuma apresentar dificuldades na escola, inquietude, ou ainda, costuma esfregar os olhos ou se sentar muito próxima à televisão ou à lousa da sala de aula.

Observe os sinais que o seu filho dá, e converse com os professores.

Como evitar miopia em crianças?

Para evitar miopia em crianças deve-se diminuir o uso de computadores e celulares. O ideal, de acordo com os especialistas, é ficar até 2 horas por dia no celular ou computador

Além disso, o principal remédio para evitar a miopia em crianças é motivá-las a ficar mais tempo ao ar livre.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 20% das crianças em idade escolar já apresentam alguma dificuldade na visão – é uma estatística alta, preocupante, e que vem crescendo, mas que você pode evitar incentivando o seu filho a estar mais ao ar livre.

Isso porque, os nossos olhos ganham vitamina D e ficam mais saudáveis quanto expostos ao ar livre.

Ainda segundo o oftalmologista Dr. Thiago Cabral, oftalmologista, em entrevista ao programa Bem-Estar da Rede Globo, a exposição ao sol faz os nossos olhos ficarem mais rígidos, evitando que eles se alonguem. Ou seja, evitando assim a miopia. 

Além disso, quando estamos ao ar livre observamos um cenário mais amplo. Ou seja, o foco não é diretamente em um único objeto, e sim em várias outras coisas, que não forçam a nossa visão.

Já quando utilizamos demais o computador ou o celular, o nosso músculo ciliar faz uma contração, diária e repetitiva toda vez que direcionamos o nosso foco para perto do celular ou computador. 

miopia em crianças

Entretanto, o apoio dos pais se faz fundamental na prevenção da miopia em crianças.

Não apenas para incentivar a vida ao ar livre, mas também para atuar na prevenção de maneira mais direta.

Uma das melhores formas de prevenção é realizando visitas ao oftalmologista. A primeira consulta em uma criança deve ser feita entre 6 meses e 1 ano (e seguir o acompanhamento semestralmente).

Agora, se o seu filho precisa usar óculos para miopia, separamos essas dicas para você.

A qualquer momento, você pode deixar um comentário com uma dúvida ou sugestão. A nossa equipe vai te responder o mais rápido possível!

miopia em crianças



Comentários

    1. Olá, Alessandra tudo bem?
      Sim, é normal o grau aumentar conforme estamos crescendo e nossa visão se desenvolvendo.
      Por isso é importante sempre fazer exame de vista com frequência e com um profissional de confiança. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest