Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia: entenda a diferença

Miopia hipermetropia astigmatismo presbiopia
  • por
4.3
(19)

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas de visão diferentes, mas que provocam sintomas parecidos. Como eles causam dificuldade para enxergar com nitidez, é normal que a gente tenha dúvidas na hora de identificar cada um deles.

Por exemplo, é comum confundir presbiopia com hipermetropia ou achar que é astigmatismo quando, na verdade, é miopia. Então, para evitar confusão, é importante entender as principais características de cada um desses problemas de visão, entendendo as principais diferenças entre eles.  

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar o que é miopia,  hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, te ajudando a nunca mais se confundir.

Miopia 

A miopia é o problema de visão mais comum que existe. E sua principal característica é provocar dificuldade para enxergar de longe. Isso acontece, porque o olho de quem tem miopia é diferente de quem não tem essa condição.

Quem tem miopia tem o formato do globo ocular mais alongado e, por isso, a imagem é formada antes da retina, quando o correto é que a imagem seja formada na retina. A imagem abaixo mostra como isso acontece.

visão de quem tem miopia

Visão normal e visão de quem tem miopia

A principal causa da miopia é genética, ou seja, ela costuma ser passada de pais para filhos. Mas além do fator genético, existem alguns hábitos que podem levar ao desenvolvimento da doença. O uso excessivo de aparelho eletrônicos como celulares e computadores, por exemplo, também podem contribuir com o desenvolvimento da miopia.

Saiba quais sãos os principais sintomas da miopia.

Hipermetropia 

A hipermetropia também é um problema refrativo, mas sua principal característica é provocar dificuldade para ver de perto. E isso acontece, porque quem tem hipermetropia, tem o globo ocular mais curto. Por isso, a imagem, nesse caso, é formada depois da retina, causando dificuldade para enxergar com nitidez. Na imagem abaixo, mostramos como é a formação da imagem em um olho com visão normal e em um olho com hipermetropia. 

Miopia hipermetropia astigmatismo presbiopia

Visão normal e visão de quem tem hipermetropia

Assim como a miopia, a hipermetropia também tem origem genética. Por isso, quem tem pai ou mãe com hipermetropia tem mais chance de desenvolver esse problema de visão ao longo da vida.

Astigmatismo 

Já o astigmatismo causa dificuldade para ver de perto e de longe. E isso acontece devido a imperfeições na curvatura da córnea do olho. Dessa forma, podemos dizer que, quem tem astigmatismo, tem o formato da córnea mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Apesar do sintoma do astigmatismo ser parecido com os principais sintomas da miopia e hipermetropia, o astigmatismo não acontece devido ao tamanho do globo ocular, mas pela imperfeição no grau de curvatura da córnea.

tipos de astigmatismo

Visão normal e visão com astigmatismo

Quase sempre o astigmatismo surge devido a problemas no formato da córnea, mas existem alguns casos que seu desenvolvimento está relacionado com o formato irregular do cristalino. 

Veja também quais são os tipos de astigmatismo que existem.

Nós também explicamos tudo sobre o astigmatismo lá no nosso canal do Youtube. Veja o vídeo abaixo:

Presbiopia

A presbiopia é mais conhecida como “vista cansada” e acontece devido ao envelhecimento natural dos nossos olhos, sendo comum a partir dos 37-45 anos. Dessa forma, o principal sintoma da presbiopia é a necessidade de afastar os objetos que estão próximos para conseguir enxergar com nitidez. Como, por exemplo, ao ler um jornal, livros e revistas. A gente começa a afastá-los para conseguir ler. Por isso, a a presbiopia também é conhecida como a síndrome do braço curto

visão normal e visão com presbiopia

Já que, tanto a presbiopia, como a hipermetropia provocam dificuldade para ver de perto, é normal confundir esses dois problemas de visão. Mas você consegue diferenciá-los sabendo que a presbiopia  surge com a perda de elasticidade do cristalino, um processo natural que ocorre com o passar dos anos. Por isso, é comum em quem tem mais de 4o anos, podendo surgir a partir dos 37 anos também. Já a hipermetropia está relacionada ao formato irregular do globo ocular e, por isso, não tem nenhuma relação com a idade.

Apesar da presbiopia ser algo natural, que acontece com o passar dos anos, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa condição. Por exemplo, diabéticos, pessoas com esclerose múltipla, doenças cardiovasculares e o uso de alguns medicamentos são casos que podem adiantar o surgimento da presbiopia.

Agora você já sabe sobre miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia!

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas de visão comuns, mas bem diferentes entre si. E como os sintomas característicos são semelhantes, é difícil saber diferenciá-los por conta própria. Mas esperamos que nosso artigo tenha esclarecido as duas dúvidas. Se ainda precisar de ajuda, é só escrever pra gente, aqui nos comentários. Vamos te responder logo mais.

É importante nunca esquecer também que é somente um profissional de saúde, através de um exame de vista, que consegue identificar com exatidão qual é o problema de visão que você tem. E se você já está com uma receita de óculos em mãos, é fácil saber  o seu problema de visão. Temos um vídeo que pode te ajudar e também nosso artigo mostrando como ler receita de óculos.

Veja também 11 sinais que você precisa usar óculos!

Nós da Lenscope temos o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. E é por isso que estamos construindo uma nova jornada de compra de lentes para óculos, trazendo produtos de qualidade, por um preço muito mais acessível.

Faça um orçamento de lentes para óculos online e gratuito em nosso site.

Atualizado em 01/09/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia: entenda a diferença”

  1. Olá, tenho hipermetropia (0,25 em cada olho) e gostaria de saber se o grau pode aumentar e também se há necessidade de consultar o oftalmologista regularmente mesmo que não apareça nenhum sintoma com o grau que eu estou usando.

    1. Olá, Raíza! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      O ideal é que as consultas com o oftalmo aconteçam a cada 6 meses a 1 ano, esse é o período mais recomendado . Para saber se você precisa usar óculos, quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico completo para você

      Quando puder, agende uma consulta mais breve possível. Se precisar usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope e fazer suas lentes de maneira inovadore e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  2. Vanilde Alves da Silva

    Olá,tenho astigmatismo hipermetropia e presbiopia,e uma cicatriz na córnea só no olho direito, irritabilidade constante, tem como implantar lente

    1. Olá, Vanilde tudo bem?
      O mais indicado é você fazer uma consulta com um profissional da área de confiança. Ele vai poder te dizer o que é mais indicado fazer no seu caso

  3. Meu nome é Amanda, tenho 38 anos e parei de usar óculos aos 25 anos. Usava fundo de garrafa e tenho catarata preta nos dois olhos. Tenho miopia estigmatismo e não sei quanto estou hoje de miopia e astigmatismo não tem mais grau pra mim. Não consigo ver o rosto das pessoas só consigo ver só cores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *