O que é miopia, hipermetropia e astigmatismo? Saiba o que você tem

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Miopia é a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. Já o astigmatismo é a dificuldade em enxergar objetos tanto de perto quanto de longe, devido à curvatura irregular da córnea que desvia os pontos focais na visão.

miopia

Agora, vamos te explicar mais detalhadamente cada uma delas, e como elas agem na sua visão. Olha só:

O que é miopia?

A miopia é um problema de visão causado quando o globo ocular possui um formato mais alongado.

Isso quer dizer que a imagem é formada antes da retina, quando o normal é na própria retina.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que faz nossos olhos formarem imagens distorcidas e provoca a dificuldade de enxergar de longe.

miopia

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é o oposto da miopia.

Mas a hipermetropia é formada pelo fato do globo ocular ser mais curto e, por isso, a imagem se forma depois da retina. Dessa forma, ocasionando a dificuldade em enxergar de perto.

miopia

O que é astigmatismo? 

O astigmatismo provoca ambas as dificuldades: a de enxergar de perto e de longe também.

Ele acontece quando a córnea possui uma curvatura mais irregular, fazendo com que a luz atravesse os nossos olhos, sofra um desvio. Dessa forma, criando diversos pontos de foco na nossa visão, quando o normal é que exista apenas um ponto focal.

miopia

Principais sintomas de miopia

  • Fadiga ocular excessiva (causada por forçar a visão);
  • Ter dor de cabeça enquanto trabalha ou executa alguma atividade cotidiana;
  • Visão embaçada;
  • Visão borrada;
  • Lacrimejamento dos olhos;
  • Apertar os olhos para enxergar;
  • Dor nos olhos por forçar a visão;

Principais sintomas de hipermetropia

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos;
  • Cansaço da visão;
  • Dores de cabeça;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados.

Principais sintomas de astigmatismo

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura;
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada;
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados (fotofobia).
  • Confundir letras ou números parecidos. Por exemplo: trocar M por N ou H; número 8 por 0 ou 6.

O que causa miopia?

As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas o fator genético (histórico familiar) ainda está muito atrelado ao problema de visão.

Mas, para saber se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o ideal é fazer a visita ao oftalmologista. Assim, ele pode fazer o acompanhamento necessário para o seu caso e acompanhar a evolução do grau.

Além disso, existem os tipos de miopia. Veja só:

  • Miopia Axial – como já te expliquei sobre o alongamento axial, a miopia axial é a mesma coisa: o seu globo ocular é mais alongado que o comum, devido à genética;
  • Miopia de Congênita- é a miopia que nasce com a pessoa, ou seja, desde criança ela já nasce com miopia em grau relativamente alto;
  • Miopia Secundária – causada pela degeneração ou deslocamento do cristalino e aprofundada por outro fator, um fator secundário, como alguma doença tipo o glaucoma, por exemplo.

Miopia tem cura? 

Infelizmente, a miopia não tem cura, mas com o tratamento correto é possível corrigir e até minimizar o problema.

Por isso, a importância de fazer visitas ao oftalmologista. O ideal é que as consultas ocorram no período de 6 meses a 1 ano

Assim, o profissional pode fazer a melhor prescrição para o tratamento do seu caso. Aliás, é o que vamos te explicar a seguir.

Tratamentos para miopia

Os tratamentos para miopia são uso de:

  • óculos de grau;
  • lentes de contato ou;
  • cirurgia refrativa;

Os óculos de grau para miopia possuem lentes negativas ou côncavas. Essas lentes fazem com que a imagem se desvie e consiga projetar no lugar correto da sua visão, exatamente em cima da retina, deixando a visão mais nítida.

Já as lentes de contato devem ser específicas para cada grau. Além disso, é importante que sejam prescrita pelo oftalmologista ou profissional da área. dependendo do grau é que se define o material e o tipo de lente.

À respeito da cirurgia para miopia, ou cirurgia refrativa como é chamada, é um procedimento feito a laser, bastante seguro, rápido.

Esse procedimento trazer um bom resultado para a correção da miopia, feito normalmente quando a pessoa tem um grau já estabilizado.

O tipo de cirurgia mais comum é chamado de LASIK.

Neste procedimento, é feito um microcorte no olho por meio de laser, mais especificamente este corte ocorre na membrana em volta da córnea para facilitar a correção. 

O LASIK é indicado para pacientes que tenham miopia de 4 a 9 graus, dependendo da curvatura e da espessura da córnea.

É um procedimento de pós-operatório prático, que não necessita de curativos ou pontos, apenas alguns medicamentos e descanso do paciente por 30 dias, sem realizar atividades físicas, carregar peso ou esfregar os olhos.  

O paciente já começa a enxergar melhor logo após a cirurgia, que dura cerca de 15 minutos.

miopia
Procedimento LASIK. Fonte: Clínica Tércio Rezende

Quem pode fazer essa cirurgia?

Para realizar o LASIK, é necessário ter acima de 21 anos, e não sofrer alteração de grau no período de 6 meses a 1 ano.

Mas, é importante ressaltar que a cirurgia não impede que a miopia ainda possa progredir e a pessoa volte a ter dificuldade em enxergar de longe.

Quem NÃO pode fazer essa cirurgia?

Pessoas menores de 21 anos, sem grau estabilizado e que possuem a córnea mais fina, porque isso impede que o laser possa fazer o microcorte corretamente.

Tudo isso é avaliado pelo oftalmologista por meio de exames, só ele pode te indicar para esse procedimento. 

Então, o que achou do artigo? Foi esclarecedor?

Se você tiver qualquer dúvida sobre isso ou quiser ver aqui no nosso blog um artigo sobre outro assunto que envolve a sua visão, é só deixar um comentário também. A nossa equipe te responde rapidinho! 🙂

MIOPIA



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest