Miopia e hipermetropia: entenda as diferenças

  • por
4.3
(4)

Miopia e hipermetropia são problemas de visão completamente diferentes. A miopia é a dificuldade de enxergar objetos de longe, enquanto a hipermetropia é o problema de enxergar objetos de perto.

Aliás, os sintomas de miopia e hipermetropia costumam ser bastante parecidos. Para miopia os principais sintomas são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade de enxergar de longe;
  • Apertar os olhos para enxergar melhor;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular excessiva por esforço visual;

Os sintomas comuns de hipermetropia são:

  • Fadiga ocular excessiva por esforço visual;
  • Grande esforço para enxergar de perto;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Visão borrada;
    Visão embaçada;
    Lacrimejamento dos olhos.

Quer entender mais as diferenças sobre Miopia e Hipermetropia? Então, é só continuar lendo o nosso artigo!

O que é miopia?

A miopia é um problema de visão comum, sendo que a pessoa tem dificuldade em enxergar objetos de longe e acontece devido ao comprimento do formato do globo ocular que acaba sendo mais longo.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina. Assim, as imagens formadas são distorcidas e acontece a dificuldade em enxergar.  

O surgimento da miopia está relacionado à fatores hereditários, porém hábitos ruins podem agravar a seriedade do problema.

miopia e hipermetropia

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. A hipermetropia é também um problema de refração da luz, porque os raios luminosos que chegam na retina formam a imagem atrás dela, quando o certo seria formar a imagem na própria retina. 

Dessa forma, quem possui hipermetropia consegue ver claramente objetos que estão mais distantes, mas imagens mais próximas ficam desfocadas.

Assim como a miopia, a hipermetropia também pode estar relacionada a fatores hereditários. Ou seja, se seus pais têm hipermetropia, você tem chances maiores de adquirir o problema também.

miopia e hipermetropia

E o que é astigmatismo?

O astigmatismo também é um problema de visão, mas relacionado ao formato irregular da córnea, causando a dificuldade de enxergar imagens de perto e de longe devido os pontos focais formado da retina.

A córnea do olho, em casos de astigmatismo, possui formato oval e isso acaba provocando um erro de distorção da luz que, ao entrar no olho, projeta a imagem em diferentes locais.

 Muitas pessoas têm miopia com astigmatismo ou hipermetropia com astigmatismo.

miopia e hipermetropia

Os sintomas do astigmatismo incluem:

  • Visão borrada ou duplicada;
  • Sensação de ardor nos olhos;
  • Cansaço ocular;
  • Vermelhidão dos olhos;
  • Confundir letras e números parecidos;

Tratamentos para miopia e hipermetropia

Os tratamentos para miopia e hipermetropia costumam ser uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

E todos precisam ser prescritos pelo médico especialista ao assunto.

O mais recorrente é a escolha da cirurgia refrativa LASIK. Para realizá-la é necessário ter acima de 21 anos, grau estabilizado de 6 meses a 1 ano e não possui córnea fina (o laser pode eliminar por completo partes do tecido da córnea).

Entenda com funciona a cirurgia LASIK passo a passo:

  1. Aplicar colírio anestésico no olho que precisa ser tratado;
  2. O olho é mantido aberto por alguns grampos, para que o oftalmologista consiga realizar a operação;
  3. Um microcorte é feito na membrana que envolve a córnea, formando uma espécie de tampa;
  4. Por último, é usado um feixe de laser que atingi o tecido da córnea para dar forma a curvatura do olho e assim a luz pode formar a imagem corretamente;

Apesar de ser um método bastante prático e seguro, ele não impede que a miopia ou hipermetropia progrida, após o procedimento. 

Hoje em dia, há muitos tratamentos excelentes disponíveis e é possível levar uma vida normal mesmo tendo miopia ou hipermetropia. 

Basicamente, é necessário sempre ir ao seu médico, realizar os exames periódicos e checar se o seu grau aumentou ou não.

Busque pelo tratamento que melhor se encaixa com suas expectativas, mas seja qual for pelo que optar, você vai poder viver sem nenhuma restrição, apenas cuidados.

miopia e hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *