A miopia é um dos erros de refração mais comuns que existem, atingindo cerca de 25% da população brasileira e já sendo considerada uma epidemia mundial. Por isso, no artigo de hoje explicaremos tudo sobre essa condição, o que é, causas, sintomas, tipos, se tem cura e como tratar.
O que é miopia?
Miopia é um erro de refração que causa dificuldade para enxergar de longe. Trata-se de um dos problemas de visão mais comuns que existem e que possui diversas formas de tratamento, tanto para casos leves, quanto para quem possui alto grau.
Como é a visão de um míope?
Quem tem miopia tem dificuldade para enxergar de longe, ou seja, o míope enxerga objetos distantes embaçados. No entanto, quem tem miopia e astigmatismo juntos enxerga embaçado independentemente da distância, pois o astigmatismo causa dificuldade para enxergar de perto também.
Qual a diferença entre miopia e astigmatismo?
Tanto a miopia, quanto o astigmatismo causam dificuldade para enxergar de longe, mas tratam-se de erros de refração distintos. A principal diferença entre eles está, principalmente, na formação do globo ocular.
Por exemplo, o olho míope possui o globo ocular mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam refletidos antes da retina, causando dificuldade para enxergar de longe.
Por outro lado, o globo ocular astigmata é oval, fazendo com que os raios solares sejam refletidos em diversos pontos da retina. Isso causa dificuldade para enxergar a qualquer distância.
Principais sintomas
Além da dificuldade para enxergar objetos distantes, esse problema de visão também causa outros sintomas. Os principais são:
- Dores de cabeça;
- Estrabismo;
- Cansaço visual;
- Fadiga ocular;
- Forçar a visão apertando os olhos para conseguir enxergar.
Causas comuns
Embora não exista uma causa exata da miopia, especialistas acreditam que diversos fatores contribuem para o surgimento desse problema de visão. Por exemplo, o formato do globo ocular é um grande indicativo para desenvolvimento da doença. Além disso, uma das principais causas da miopia é o fator genético, ou seja, quem tem pais míopes têm mais chance de ter miopia também.
Outro fator que pode desencadear o desenvolvimento da miopia é usar muito a visão de perto, como trabalhar com leitura ou na frente do computador. Por fim, quem passa muito tempo em ambientes fechados e pratica pouca atividade ao ar livre também corre um maior risco de desenvolver esse problema ocular, pois a luz natural ajuda a evitar a miopia.
Riscos da miopia
Alguns fatores de risco aumentam a chance de desenvolver o problema, como:
- Histórico familiar: ter algum parente míope aumenta as chances de desenvolver o problema;
- Realização de atividades que precisam enxergar de perto: quem usa muito a visão de perto tem mais probabilidade de perder a visão de longe;
- Exposição prolongada às telas digitais: estudos mostram que pessoas que passam muito tempo na frente de telas de computador e/ou celulares correm maior risco de ter essa condição;
- Ficar em ambientes fechados a maior parte do tempo: passar mais tempo ao ar livre, com luz natural, reduz o risco de desenvolvimento desse problema de visão.
Classificação
A miopia pode ser classificada em 3 categorias: leve, moderada ou grave, a depender do grau da pessoa. Assim, sendo considerada leve casos até 3 graus, moderada de 3 a 6 e grave acima de 6 graus.
Tipos mais comuns
Existem diferentes tipos de miopia, portanto apresentaremos cada um deles a seguir:
Axial
O comprimento axial do globo ocular é a distância da córnea até a retina, ou seja, a miopia axial ocorre quando essa distância é muito longa em relação ao poder de foco do olho. Portanto, é o tipo mais comum entre crianças e indivíduos com alto grau.
Refrativa
Este tipo de miopia ocorre quando a córnea ou a lente é muito curvada. Além disso, é possível ter miopia refrativa e axial juntas.
Progressiva
Essa é uma derivação da miopia axial que ocorre quando um indivíduo com miopia axial tem uma prescrição que progride rapidamente ao longo do tempo. Como o grau só se estabiliza por volta dos 20 anos, em algumas crianças e jovens adultos, o problema continua progredindo rapidamente a cada ano. Quando isso ocorre, temos a chamada miopia progressiva.
Alta
Quem tem mais de 6 graus de miopia já entra na classificação de alta miopia. Esses casos geralmente ocorrem quando realiza-se diagnóstico da condição ainda em idade escolar. Além da dificuldade extrema para enxergar de longe, a alta miopia também é um fator de risco para o desenvolvimento da miopia patológica.
Patológica
Também conhecida como miopia degenerativa, esse tipo de miopia é o resultado do alongamento progressivo e anormal do globo ocular. Esse alongamento faz com que a retina, a coróide e a esclera se estiquem. Assim como a alta miopia, a miopia patológica também costuma começar na infância e a principal hipótese é que seja hereditária, ou seja, passada de pai para filho.
Miopia da prematuridade
Trata-se da miopia que ocorre em prematuros, é causada por alterações na córnea ou no cristalino, decorrente do baixo peso ao nascer e da retinopatia grave da prematuridade, além dos efeitos colaterais dos tratamentos.
Como tratar?
Embora não tenha cura, todos os tipos de miopia podem ser tratados. Confira abaixo os principais tratamentos para cada caso:
- Óculos: um dos principais tratamentos para casos de alto e baixo grau, o uso de óculos corretivos é uma excelente opção para corrigir a visão;
- Lentes de contato: trata-se de uma alternativa bastante eficaz ao uso de óculos de grau já que oferecem um campo de visão ainda mais amplo. No entanto, por serem usadas diretamente nos olhos, exigem uma avaliação minuciosa e cuidados específicos;
- Cirurgia refrativa: a cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia a laser, é uma ótima opção para maiores de 21 anos que possuem alta miopia. Não realiza-se a cirurgia em crianças, pois precisa esperar o grau se estabilizar para realizar o procedimento;
Miopia tem cura?
Embora não exista cura para a miopia, a partir de 2020 novos tratamentos surgiram para restaurar a visão de longe. Por exemplo, para casos de alto grau, a cirurgia a laser é uma forma de reverter o erro de refração e voltar a enxergar a longas distâncias.
Lentes finas para ter um óculos perfeito
A miopia trata-se de um erro de refração comum que pode ser facilmente controlado através do tratamento adequado. Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional para uma prescrição médica assim que os sintomas forem identificados.
Dessa forma, será possível enxergar com clareza de perto e de longe. Pensando nisso, nós da Lenscope trabalhamos com lentes de grau mais finas para todas as necessidades e idades. Somos especialistas em óculos para alto grau de miopia.
Também damos dicas e orientações gratuitas para se ter a melhor versão do óculos. Então, caso precise de lentes corretivas por um preço justo e sem sair de casa, nós podemos ajudar.
- Até 4 graus: Lentes Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato mais finas e resistentes para o dia a dia. Disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Fotocroma (escurecem no sol), Digital Comfort (filtro de luz azul) e Shades (lentes escuras para óculos de sol com grau);
- Mais de 4 graus: Lente Tokai 1.76, as lentes em resina mais finas do mundo para alto grau. Disponíveis em 4 versões diferentes: incolor, Fotocroma (escurecem no sol), Digital Comfort (filtro de luz azul) e Shades (lentes escuras para óculos de sol com grau).
Lembrando que todas elas já vêm com os tratamentos incluídos, você não precisa pagar mais por isso. Com a Lenscope, também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Portanto, faça seu orçamento e descubra quanto custa ter lentes mais finas.
Fontes:
Moncton | American Academy of Ophthalmology | Web MD | AOA | Rockville, Maryland