Miopia: o que é fato e mentira sobre esse problema de visão

miopia
  • por
3.5
(2)

Desde sempre, ouvimos que deixar de usar óculos pode piorar a miopia, e que óculos podem viciar os olhos. Mas, acredite se quiser: tudo isso não é verdade. São mitos que, muitas vezes, crescemos ouvindo. 

De acordo com especialistas, quando tiramos os óculos,  a visão fica embaçada porque, sem correção visual, quem é míope não enxerga bem de longe. E isso também explica porque a falta de óculos pode levar à deficiência visual.

Além disso, outra crença que costumamos acreditar é a de que apenas a genética explica a miopia. E isso é mito também! A genética é sim um fator importante, mas fatores de ambiente também influenciam na evolução da doença.

Essas foram só duas crenças de várias que vamos desmistificar nesse artigo! Temos vários mitos, verdades e explicações para você, a partir das questões debatidas no 64º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o (CBO 2020) que aconteceu neste ano.

Os principais mitos e verdades sobre miopia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, existem 2,6 bilhões de míopes no mundo, e 59 milhões só no Brasil (ou seja, 27% da população).

Além disso, dentre os brasileiros que precisam usar óculos, 53% não têm acesso a correção visual.

Isso acontece por dois motivos: falta de visitar periodicamente profissionais da área que realizem exames de vista e, por muitas vezes, o óculos ser inacessível.

Sabemos o quanto a dificuldade de enxergar bem de longe pode prejudicar as atividades do dia a dia, como estudos, trabalho e até mesmo de lazer. 

E, por isso, nós da Lenscope trabalhamos justamente para te ajudar com isso.

Temos como objetivo levar informações sobre os principais problemas e doenças oculares que podem afetar nossa visão, além de te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos de grau, sem precisar gastar o que gastamos quando vamos até uma ótica física. 

Nossa missão é tornar o uso do óculos mais acessível a partir de um processo de compra 100% online e pioneiro no Brasil.  

Por isso, todas as nossas lentes incluem todos os tratamentos que você precisa, sem taxas adicionais. Para saber como deve ser o óculos ideal pra você e fazer um orçamento, é só acessar nosso site.

Miopia: o que é mito e o que é verdade

Veja a seguir os principais mitos e verdades que cercam a miopia e o uso de óculos de grau

Usar óculos pode piorar a miopia

Mito!

Apesar de a falta do óculos gerar alguns sintomas, como dor de cabeça, visão turva, ou até náuseas, usar óculos não piora a miopia.

Quando os óculos são retirados, a visão fica embaçada porque, sem correção visual, a visão de quem é míope volta ao seu estado original. Ou seja, a visão fica embaçada ao tentar enxergar de longe.

Quando usamos o óculos de grau, portanto, nossa visão é corrigida e conseguimos enxergar bem os objetos que estão a uma distância maior de nós.

Apenas a genética explica ser ou não míope

Afirmar que podemos ou não ser míopes apenas sabendo se nossos pais também tem miopia é mito também!

A genética é sim um fator importante, mas existem outros fatores que influenciam tanto quanto os fatores genéticos.

O principal fator não genético que pode estar relacionados com a miopia é o excesso de horas que passamos conectados às telas digitais em espaços fechados, com a presença de luz artificial.

Além de ambientes escuros ou com luz inadequada, forçando a nossa visão.

Usar celular, computador, tablets e demais telas digitais aumenta a miopia?

Ficar muito tempo conectado às telas digitais de celulares smartphones, computador, tablets e demais telas digitais pode sim aumentar o grau de miopia. Então, sim, essa afirmação é verdadeira.

No Brasil, cerca de 69% das crianças e adolescentes, entre 9 a 17 anos, usam internet mais de uma vez por dia. Isso indica que cada vez mais as crianças estão conectadas, em contato com as telas que emitem a luz azul violeta, muito presente nos computadores e celulares.

Esse tipo de luz pode piorar a capacidade dos nossos olhos de focar à distância, e bloquear a produção da melatonina, hormônio responsável por regular nosso sono.

Por consequência, outros problemas podem aparecer, como a insônia, por exemplo, sendo um dos efeitos da luz azul violeta.

Além disso, diante dessas telas esquecemos de piscar e deixamos os nossos olhos sem a lubrificação necessária. E tudo isso pode agravar nosso grau de miopia ou ocasionar o surgimento da falsa miopia.

Como prevenir o aumento da miopia?

Alguns estudos apontam que a vitamina D influencia bastante na prevenção da miopia.

Na infância, se passamos mais tempo em ambientes fechados, com iluminação artificial ou até mesmo escuros, nos expomos menos ao sol. Isso faz com que deixamos de produzir vitamina D na quantidade recomendada.

A vitamina D é absorvida pelos receptores dos nossos olhos e regula o crescimento axial dos olhos, um dos fatores que evita o surgimento da miopia.

Além disso, a vitamina D também melhora o funcionamento do sistema ocular e a resistência das fibras de colágeno na córnea.

Por isso, é importante os banhos de sol diários, de aproximadamente 2h por dia.

E o mais indicado é que os banhos de sol aconteçam no período das 10h e após às 16h. Principalmente para crianças, que estão em fase de desenvolvimento.

O que é miopia?

A miopia nada mais é do que a dificuldade para conseguir enxergar os objetos mais distantes, deixando a vista desfocada e embaçada.

Isso ocorre por causa do formato do olho que quem é míope possui.

Ou seja, enquanto uma pessoa que não tem miopia possui o globo ocular arredondado, o globo ocular de uma pessoa míope é mais alongado.
miopia

Imagem comparativa mostrando a formação da imagem nos olhos de quem tem miopia e quem não tem miopia.

Como saber se eu tenho miopia?

Alguns sintomas podem indicar que você é míope.

Os principais sintomas da miopia são:

  • Visão embaçada para longe
  • Olho seco
  • Dor de cabeça
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar

Mesmo com os sintomas, o ideal é fazer exame de vista com um profissional de confiança a cada 6 meses a 1 ano. E, qualquer desconforto que sentir em sua visão, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Só ele é capaz de diagnosticar corretamente, através da receita de óculos.

Como saber se tenho miopia através da receita de óculos?

A sua receita de óculos indica que você tem miopia através da coluna do campo esférico.

Se a coluna do campo esférico estiver preenchida e acompanhada do sinal negativo, você tem miopia.

Portanto, precisa de óculos de grau para conseguir enxergar melhor de longe.

miopia

Exemplo de receita indicando que o paciente tem miopia

O óculos para miopia na Lenscope

Para quem é míope, a forma de tratamento mais indicada pelos oftalmologistas é o óculos de grau.

Para corrigir a miopia, são utilizadas lentes do tipo divergente que “empurram” o foco. Assim, a imagem é formada para trás da retina, de onde antes era formada. Assim, você passa a enxergar bem objetos que estão posicionados longe da visão.

Além disso, outra característica das lentes divergentes que corrigem a miopia é que elas são mais grossas nas bordas. E, mais finas no centro.

Por isso, quando o grau de miopia é alto, pode surgir um grande incômodo ao usar óculos de grau. Esse incômodo é o fato das lentes ficarem grossas e o óculos com efeito fundo de garrafa.

Para isso não acontecer, é importante escolher lentes mais finas e armações menores. Pois tanto a escolha do tipo de lente como da armação pode influenciar no resultado final do óculos.

Para te ajudar a ter a melhor versão daquele que te acompanha em todos os momentos, dividimos de uma forma bastante simples, os tipos de lente mais recomendados de acordo com a faixa do seu grau. Veja só:

As lentes para miopia mais indicadas para quem tem até 4 graus de miopia

As lentes para miopia mais indicadas para quem tem até 4 graus de miopia são as lentes CR-39, lentes de policarbonato e lentes de índice de resina, de índice de refração de 1.61.

Para essa faixa de grau, as lentes mais finas são as lentes de policarbonato e as lentes de resina, de índice de refração, de 1.61.

No site da Lenscope, ao preencher seu grau em nosso formulário, você consegue saber qual é o melhor tipo de lentes e armações para o seu grau. É 100% online e gratuito. Não deixe de conferir.

As lentes para miopia mais indicadas para quem tem mais de 4 graus de miopia

As lentes para miopia mais indicadas para quem tem mais de 4 graus de miopia são as lentes chamadas de alto índice de refração.

As lentes de resina e de alto índice de refração são as lentes 1.67, 1.74 e as lentes 1.76.

As Lentes Tokai 1.76 são consideradas as lentes de resina mais finas do mundo.

Se você tem mais de 4 graus de miopia, também é possível ter uma orientação personalizada de acordo com o seu grau de miopia, preenchendo nosso formulário de acordo com a sua receita de óculos.

De forma 100% online e gratuita, você é capaz de ver recomendações personalizadas para o seu grau. E, assim, ter um óculos mais fino e mais leve.

Como fazer seu óculos de grau na Lenscope?

É muito simples. Você faz todo o processo de compra online, quando quiser e de onde puder. Sem abrir mão de segurança e ajuda de nossa equipe.

Em nosso site, você encontra todas as informações que precisa para escolher o óculos mais adequado para você.

E se você não gostar do óculos, não tem problema. Na Lenscope, você tem até 100 dias pra experimentar o óculos e ver se gostou de nossas lentes.  Se não gostar, é só pedir seu dinheiro de volta.

Saiba mais sobre nosso programa 100 dias pra provar e amar.

Você sabia sobre os mitos e verdades sobre miopia?

Agora queremos conversar com você. Já sabia sobre todos esses mitos e verdades sobre esse problema de visão?

Conta pra gente aqui nos comentários!

Fontes:

Cline D, Hofstetter HW, Griffin JR (1997). Dictionary of Visual Science (4a ed.). Boston: Butterworth-Heinemann. ISBN 978-0-7506-9895-5.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Mayo Clinic

NHS UK 

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Shady Grover Eye and vision care

US National Library of Medicine National Insitutes of Health

NHS

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *