Miopia pode cegar se você não cuidar da sua visão

miopia pode cegar
  • por
4.1
(20)

A miopia pode cegar, principalmente em casos de alto grau. Se é acompanhado de miopia degenerativa, existe um risco maior de desenvolver o descolamento de retina. Mas, não se preocupe, isso não é para todos os casos. Nem todo míope fica cego.

Continue a seguir para entender quando a miopia pode cegar.

A miopia e a cegueira 

A miopia comum é caracterizada pelo alongamento do globo ocular que causa a dificuldade de enxergar de longe, não é capaz de cegar. Entretanto, pode servir de atenção para o desenvolvimento de outras doenças oculares. Saiba que a miopia pode cegar se for um tipo mais sério da doença, onde a película que cobre o globo ocular (retina) sofre um estiramento e fica muito fina.

Dessa maneira, podem ocorrer danos como fissuras ou rupturas que, se não forem corrigidos, podem aumentar e descolar a retina do olho. Quando isso acontece, a retina assume uma posição inadequada no globo ocular.

Contudo, é possível a prevenção através do exame de mapeamento de retina. Ele faz um detalhamento da superfície ocular, capaz de detectar as falhas a serem corrigidas.

Aliás, os casos que a miopia pode cegar são os mais extremos, com graus muito altos e que levaram a outras complicações. Ou seja, não é todo míope com alto grau que pode ficar cego. A perda total da visão está muito ligada a miopia degenerativa, também conhecida como miopia patológica ou miopia maligna.

Miopia degenerativa

A miopia degenerativa (miopia patológica ou maligna) normalmente vem acompanhada por alterações degenerativas do globo ocular. Por exemplo: descolamento de retina, catarata e glaucoma. Essa é a forma mais grave de miopia. Por ser uma doença progressiva, ela costuma surgir na infância e atinge o ápice de comprometimento da visão na vida adulta.

Sintomas de miopia degenerativa:

  • Dificuldade para enxergar objetos distantes;
  • Distorção de linhas retas;
  • Sensibilidade a mudanças de luminosidade;
  • Manchas na visão;
  • Declínio da visão central (perda de foco e detalhes);
  • Alteração na percepção das cores.

Porém, pode ficar  tranquilo: de acordo com a American Academy of Ophtalmology, a miopia degenerativa só atinge cerca de 3% da população. 

Mas, mesmo assim, se você tem 3 graus ou mais de miopia e apresenta um ou mais destes sintomas, é muito importante que você procure ajuda.  Afinal, sempre devemos cuidar da saúde da visão consultando um oftalmologista de confiança anualmente. O mínimo é uma vez por ano, mas se você tem miopia ou um alto grau de miopia, a frequência da consulta deve ser maior. 

Não existem remédios para tratamento da miopia degenerativa, mas, por vezes, podem ser feitas cirurgias a laser, dependendo do caso. De qualquer forma, os exames preventivos são fundamentais.

Com os exames preventivos certos é possível garantir uma melhor qualidade da visão através de diagnósticos e tratamentos imediatos, podendo inclusive barrar a progressão da miopia. 

Aproveite e veja mais sobre os sintomas e causas da miopia com o vídeo que preparamos para você.

Exames Preventivos

O exame que detecta  a miopia degenerativa  é o exame de fundo de olho.O exame é feito pelo Oftalmologista com um equipamento que emite um facho de luz que lê a pupila dilatada. Com este exame é possível controlar a miopia degenerativa Assim, quanto mais cedo for descoberta, melhor.

O exame de mapeamento de retina também deve ser feito, já que ele pode encontrar outras doenças que podem afetar a visão. Para a perda de visão em altos graus de miopia, o mais importante de se detectar é o descolamento de retina

Descolamento de retina

Se você tem alto grau de miopia, ou miopia degenerativa, você deve ficar atento a alguns sinais que podem indicar o descolamento da retina. Afinal, a retina ao assumir uma posição inadequada no olho pode causar diversos desconfortos. 

É preciso ficar atento aos seguintes sintomas:

  • Manchas escuras no campo de visão;
  • Visão embaçada, ou turva;
  • Sombra na visão central ou periférica;
  • Flashes de luz com a movimentação da cabeça
  • Perda da visão

Caso você note qualquer desses sintomas, o médico oftalmologista deve ser consultado o mais rápido possível. Contudo, é importante lembrar que o descolamento de retina não está apenas ligado à alta miopia e à miopia degenerativa. Existem outras causas para a condição, como por exemplo: ruptura na retina, tração na retina e acúmulo de líquido sobre a retina.

Você está cuidando da sua miopia?

Agora que você já sabe quais sinais deve se atentar, é hora de cuidar bem da sua saúde ocular. Assim, você também ajuda a prevenir qualquer outro problema na sua visão.

Nós aqui na Lenscope temos como missão facilitar o acesso à lentes de óculos, e à informação sobre saúde dos olhos. Oferecemos um modelo de negócio em que você pode fazer a compra das suas lentes sem nem sair de casa.

É a venda online que também permite a venda de lentes de qualidade, com tratamentos inclusos, por preços que não quebram o banco. Você pode fazer um orçamento gratuito e sem compromisso para saber quais são as lentes mais recomendadas para o seu grau, e também quanto custam. 

miopia pode cegar - orçamento

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter, para não perder nenhum conteúdo sobre saúde visual!

Atualizado em 30/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

6 comentários em “Miopia pode cegar se você não cuidar da sua visão”

    1. Oi Bia, tudo bem?

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

  1. Sou alto míope, tenho mais de 20 graus no olho direito, sendo que já há atrofia neste olho, por causa de uma hemorragia, hoje tenho baixa visão neste olho. Foi assim que descobri que a minha miopia era patológica. Tenho praticamente o mesmo grau no olho esquerdo, está visão também já está danificada, tenho manchas nesse olho, manchas móveis, que ao ficarem no centro da visão causam uma sensação de embaçamento envolto em gordura. Hoje os médicos não tem certeza se eu tenho a membrana vascular, acham que se trata de uma pigmentação, porém admitem que a retina está bem fina. E eu vou aos poucos percebendo que não enxergo mais com nitidez ao usar óculos ou lente… Já tenho perda de visão. Hoje tenho 42 anos, e me pergunto se tivessem dado o diagnóstico correto, se a minha visão não estaria bem… Mas enfim, eu nem sabia que existia miopia patológica…

    1. Olá Vilma!
      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar. Mesmo com o diagnóstico precoce, somente o médico poderá afirmar que o diagnóstico precoce seria uma forma de evitar a evolução da doença.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  2. Boa tarde! Gostaria de saber sobre valores de cirurgia refrativa na Técnica FentoLasik.
    Tenho todos os exames e olhos estão ok para o procedimento: Pentacam, espessura da córnea 565.
    Meu grau é 2’5 esquerdo e 3’0 no Direito, com olhos Dilatados ficou 4’5 no esquerdo e 5’0 no Direito.
    Se puder passar mais informações para meu e-mail, agradeço.
    Grato!

    1. Olá, Alex. Tudo bem? Não é possível dar o valor exato de uma cirurgia refrativa, pois os custos envolvidos no procedimento variam em razão de fatores como: condições específicas do seu olho, técnica realizada e local/clínica onde o procedimento será feito. Mas, em geral, o preço médio de uma cirurgia refrativa varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

      Por isso, o ideal é que você verifique com o profissional e local da realização da cirurgia, bem como com o plano de saúde (se for o caso) as condições e valores do procedimento.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *