miopia pode cegar

Miopia pode cegar se você não cuidar da sua visão

A miopia pode cegar, principalmente em casos de alto grau acompanhado de miopia degenerativa, tendo um risco maior de desenvolver o descolamento de retina

Mas, não se preocupe, isso não é para todos os casos. Nem todo míope fica cego. 

A miopia comum não é capaz de cegar, entretanto, pode servir de atenção para o desenvolvimento outras doenças oculares.

A miopia pode cegar se for um tipo mais sério da doença, onde a película que cobre o globo ocular (retina) sofre um estiramento e fica muito fina.

Dessa maneira, podem ocorrer danos como fissuras ou rupturas que, se não forem corrigidos, podem aumentar e descolar a retina do olho. Contudo, é possível a prevenção através do exame mapeamento de retina, que faz um detalhamento da superfície ocular capaz de detectar as falhar a serem corrigidas.

Aliás, os casos que a miopia pode cegar são os mais extremos, com graus muito altos e que levaram a outras complicações. Ou seja, não é todo míope com alto grau que pode ficar cego.

A perda total da visão está muito ligada a miopia degenerativa, também conhecida como miopia patológica ou miopia maligna.

Miopia degenerativa

A miopia degenerativa (miopia patológica ou maligna) normalmente vem acompanhada por alterações degenerativas do globo ocular. Por exemplo: descolamento de retina, catarata e glaucoma.

Essa é a forma mais grave de miopia. Por ser uma doença progressiva, ela costuma surgir na infância e atinge o ápice de comprometimento da visão na vida adulta.

Sintomas de miopia degenerativa:

  • Dificuldade para enxergar objetos a uma certa distância;
  • Distorção de linhas retas;
  • Sensibilidade a mudanças de luminosidade;
  • Manchas na visão;
  • Declínio da visão central (perda de foco e detalhes);
  • Alteração na percepção das cores.

Entretanto, fique tranquilo: de acordo com a American Academy of Ophtalmology, a miopia degenerativa só atinge cerca de 3% da população. 

Mas, mesmo assim, se você tem 3 graus ou mais de miopia e apresenta um ou mais destes sintomas, é MUITO importante que você procure ajuda. 

Sempre devemos cuidar da saúde da visão consultando um oftalmologista de confiança anualmente. O mínimo é uma vez por ano, mas se você tem miopia ou um alto grau de miopia a frequência da consulta deve ser maior. 

Não existem remédios para tratamento da miopia degenerativa, mas, por vezes, podem ser feitas cirurgias a laser, dependendo do caso.

De qualquer forma, os exames preventivos são fundamentais.

Com os exames preventivos certos é possível garantir uma melhor qualidade da visão através de diagnósticos e tratamentos imediatos, podendo inclusive barrar a progressão da miopia. 

O exame que detecta isso é o exame de fundo de olho, feito pelo Oftalmologista com um equipamento que emite um facho de luz que lê a pupila dilatada. Com este exame é possível controlar a miopia degenerativa, e quanto mais cedo for descoberta, melhor.

Falando nisso, conte para a gente nos comentários…

Qual a última vez que você foi ao Oftalmologista? Com que frequência costuma fazer uma consulta? 

Ah! E se você tiver qualquer outra dúvida ou sugestão de conteúdo, mande para a gente nos comentários também. A nossa equipe te responde rapidinho!

miopia pode cegar

Miopia pode cegar se você não cuidar da sua visão
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.