miopia pode cegar

Miopia pode cegar se você não cuidar da sua visão

Este post foi atualizado em 8 janeiro, 2020

A miopia pode cegar, principalmente em casos de alto grau acompanhado de miopia degenerativa, tendo um risco maior de desenvolver o descolamento de retina

Mas, não se preocupe, isso não é para todos os casos. Nem todo míope fica cego. 

A miopia comum não é capaz de cegar, entretanto, pode servir de atenção para o desenvolvimento outras doenças oculares.

A miopia pode cegar se for um tipo mais sério da doença, onde a película que cobre o globo ocular (retina) sofre um estiramento e fica muito fina.

Dessa maneira, podem ocorrer danos como fissuras ou rupturas que, se não forem corrigidos, podem aumentar e descolar a retina do olho. Contudo, é possível a prevenção através do exame mapeamento de retina, que faz um detalhamento da superfície ocular capaz de detectar as falhar a serem corrigidas.

Aliás, os casos que a miopia pode cegar são os mais extremos, com graus muito altos e que levaram a outras complicações. Ou seja, não é todo míope com alto grau que pode ficar cego.

A perda total da visão está muito ligada a miopia degenerativa, também conhecida como miopia patológica ou miopia maligna.

Miopia degenerativa

A miopia degenerativa (miopia patológica ou maligna) normalmente vem acompanhada por alterações degenerativas do globo ocular. Por exemplo: descolamento de retina, catarata e glaucoma.

Essa é a forma mais grave de miopia. Por ser uma doença progressiva, ela costuma surgir na infância e atinge o ápice de comprometimento da visão na vida adulta.

Sintomas de miopia degenerativa:

  • Dificuldade para enxergar objetos a uma certa distância;
  • Distorção de linhas retas;
  • Sensibilidade a mudanças de luminosidade;
  • Manchas na visão;
  • Declínio da visão central (perda de foco e detalhes);
  • Alteração na percepção das cores.

Entretanto, fique tranquilo: de acordo com a American Academy of Ophtalmology, a miopia degenerativa só atinge cerca de 3% da população. 

Mas, mesmo assim, se você tem 3 graus ou mais de miopia e apresenta um ou mais destes sintomas, é MUITO importante que você procure ajuda. 

Sempre devemos cuidar da saúde da visão consultando um oftalmologista de confiança anualmente. O mínimo é uma vez por ano, mas se você tem miopia ou um alto grau de miopia a frequência da consulta deve ser maior. 

Não existem remédios para tratamento da miopia degenerativa, mas, por vezes, podem ser feitas cirurgias a laser, dependendo do caso.

De qualquer forma, os exames preventivos são fundamentais.

Com os exames preventivos certos é possível garantir uma melhor qualidade da visão através de diagnósticos e tratamentos imediatos, podendo inclusive barrar a progressão da miopia. 

O exame que detecta isso é o exame de fundo de olho, feito pelo Oftalmologista com um equipamento que emite um facho de luz que lê a pupila dilatada. Com este exame é possível controlar a miopia degenerativa, e quanto mais cedo for descoberta, melhor.

Falando nisso, conte para a gente nos comentários…

Qual a última vez que você foi ao Oftalmologista? Com que frequência costuma fazer uma consulta? 

Ah! E se você tiver qualquer outra dúvida ou sugestão de conteúdo, mande para a gente nos comentários também. A nossa equipe te responde rapidinho!

miopia pode cegar



Comentários

  1. Sou alto míope, tenho mais de 20 graus no olho direito, sendo que já há atrofia neste olho, por causa de uma hemorragia, hoje tenho baixa visão neste olho. Foi assim que descobri que a minha miopia era patológica. Tenho praticamente o mesmo grau no olho esquerdo, está visão também já está danificada, tenho manchas nesse olho, manchas móveis, que ao ficarem no centro da visão causam uma sensação de embaçamento envolto em gordura. Hoje os médicos não tem certeza se eu tenho a membrana vascular, acham que se trata de uma pigmentação, porém admitem que a retina está bem fina. E eu vou aos poucos percebendo que não enxergo mais com nitidez ao usar óculos ou lente… Já tenho perda de visão. Hoje tenho 42 anos, e me pergunto se tivessem dado o diagnóstico correto, se a minha visão não estaria bem… Mas enfim, eu nem sabia que existia miopia patológica…

    1. Olá Vilma!
      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar. Mesmo com o diagnóstico precoce, somente o médico poderá afirmar que o diagnóstico precoce seria uma forma de evitar a evolução da doença.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

    1. Oi Bia, tudo bem?

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest