O que é miopia progressiva?

miopia progressiva
  • por
5
(2)

A miopia progressiva é um tipo de miopia que evolui progressivamente no decorrer dos anos, da infância até a fase adulta. Quem tem miopia progressiva também está mais propenso a desenvolver algumas doenças oculares mais graves causadas pelo aumento do globo ocular, como o descolamento de retina, glaucoma e catarata.

A miopia é um distúrbio de visão comum que ocorre por conta do alongamento do globo ocular. Devido a isso, causando a dificuldade em enxergar de longe.

Já a miopia progressiva, também conhecida por miopia patológica ou degenerativa, surge na infância e é um tipo raro e grave da doença.

Então, entenda mais sobre a miopia progressiva.

miopia progressiva

Como é a visão de quem possui glaucoma.

Sintomas de miopia progressiva

Além da dificuldade para enxergar de longe, pessoas com miopia progressiva apresentam outros sintomas, sendo eles:

  • Visão distorcida causando deformação de linhas retas;
  • Manchas ou pontos cegos na visão central;
  • Flashes de luz na visão central;
  • Alteração na percepção de cores;
  • Diminuição da sensibilidade a mudanças de luminosidade;
  • Declínio sério na visão central;
  • Cegueira funcional, permanecendo apenas parte da visão periférica.

Problemas causados pela miopia progressiva

Pessoas com miopia progressiva têm mais chance de desenvolver algumas doenças mais graves causadas pelo aumento do globo ocular como descolamento da retina.

Segundo um estudo recente, quem tem miopia progressiva tem um risco 10 vezes maior de descolamento da retina.

Isso porque o alongamento do olho também aumenta o tamanho da retina e consequentemente a deixa mais fina e frágil.

Por isso, é possível que ocorra rupturas na retina periférica e deslocamento do tecido da retina das camadas do interior do olho.

O glaucoma é outra doença ocular grave que caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular. Esse distúrbio causa danos ao nervo óptico, podendo levar à perda gradual da visão periférica e central.

Aliás, em casos avançados, o glaucoma também pode causar cegueira.

Geralmente quem tem glaucoma não sente dores, a doença somente se manifesta quando já está em estágio avançado. Os sintomas do glaucoma incluem visão turva, dificuldade de visão periférica e comprometimento do campo de visão inferior. 

Apesar de serem sintomas raros, pessoas com glaucoma também podem ter dor de cabeça e dificuldade de adaptação ao escuro. 

Quem possui com miopia progressiva também está mais propenso a desenvolver catarata nos olhos do que outras pessoas. Além disso, indivíduos com alta miopia também costumam ter catarata mais cedo.

Os principais sintomas são visão turva, ofuscamento em ambientes com luz intensa e redução da visão de cores.

Veja também outros tipos de miopia que existem.

Tratamentos

Infelizmente não há cura para a miopia progressiva, mas existem tratamentos e acompanhamentos médicos que amenizam a progressão do grau. 

Para isso, é necessário fazer o controle de miopia, termo usado para descrever os tratamentos que interrompem ou retardam a progressão da miopia.

Entre os métodos utilizados, os principais tratamentos são:

  • Uso de colírio específico;
  • Ortoceratologia;
  • Uso de lentes de contato multifocais;
  • Lentes de óculos progressivas e bifocais.

Para realizar os tratamentos para miopia progressiva, é fundamental consultar um oftalmologista e fazer o acompanhamento médico responsável.

Então, a qualquer sinal de que seu grau está aumentando, agende exames oftalmológicos para saber o melhor tratamento indicado pelo especialista.

Dessa forma, você mantém a saúde dos olhos sempre atualizada.

miopia progressiva

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *