miopia tem cura

Miopia tem cura: estudos apontam tratamentos, prevenção e cura

Este post foi atualizado em 5 maio, 2021

A miopia tem cura? Essa é a pergunta que todos já fizeram alguma vez na vida, uma vez que a miopia já é considerada uma epidemia global.

Em um estudo recente da American Optometric Association concluiu que mais de 40% dos americanos são míopes e esse número está aumentando – especialmente entre crianças em idade escolar.

Em 2021, ainda não há cura para a miopia. No entanto, a ciência está avançando e alguns tratamentos podem ajudar a restaurar a visão à distância. O sucesso dessas estratégias depende muito da idade do paciente.

A cura da miopia na mira de especialistas e estudiosos

A miopia é um erro refrativo dificulta enxergar bem de longe. Dessa forma,  os objetos distantes parecem borrados e fora de foco.

A razão para isso acontecer é o formato do olho. 

Conforme o olho se desenvolve e cresce, ele pode se tornar alongado ou a superfície do globo ocular pode se tornar curva.

Isso faz com que os raios de luz se concentrem em um ponto na frente da retina, em vez de diretamente em sua superfície.

miopia tem cura- olho normal x olho miope
Diferença entre olho normal (esquerda) e de quem possui miopia (direita)

 

Estudo sobre miopia na infância

Temos uma boa notícia em um momento em que mais e mais crianças estão sendo diagnosticadas com a doença.

O estudo mostra que uma dose baixa de atropina, normalmente administrada como colírio na hora de dormir, pode retardar significativamente a progressão da miopia em crianças, evitando miopia severa.

A miopia infantil geralmente é diagnosticada entre 5 a 7 anos de idade. Frequentemente, a visão piora durante os anos de rápido crescimento do olho e estabiliza por volta dos 12 anos de idade. 

Até recentemente, o único tratamento para miopia pediátrica eram lentes corretivas de óculos ou lentes de contato, com atualizações frequentes de prescrição conforme a piora da visão.

A miopia não é reversível e as crianças tratadas com atropina em baixas doses ainda precisam de óculos. Mas, na maioria dos casos, sua visão não é tão afetada quanto em crianças que não receberam o tratamento. 

Os resultados foram comoventes, de acordo com David Epley, um oftalmologista pediátrico em Kirkland, cidade localizada nos Estados Unidos.

O Dr. Epley está envolvido na pesquisa sobre o tratamento com atropina e a receita regularmente em seus pacientes.

“O que estamos vendo é que para a maioria das crianças – cerca de 90 por cento – sua taxa de progressão da miopia diminui ou desacelera pela metade. Quanto mais cedo elas começarem a usá-la [a atropina], menos míopes elas serão no geral ”, diz o Dr. Epley.”

Melhor ainda, a maioria das crianças que recebe o tratamento não apresenta efeitos colaterais. Cerca de 1% das crianças tiveram apenas um pouco de vermelhidão ou coceira no olho ou ao redor.

A pesquisa também mostra que, uma vez que o tratamento com atropina é interrompido, a progressão da miopia aumenta novamente.

Portanto, obter um diagnóstico o mais cedo possível e usar atropina de forma consistente ao longo dos anos de crescimento do olho são essenciais.

A miopia também pode começar entre as idades de 18 e 22 anos. Mas, a atropina em baixas doses ainda não foi estudada para essa faixa etária. 

Os estudos estão se mostrando promissores, não acha? Mas, afinal, como saber se você tem miopia e como prevenir?

Como saber se eu tenho miopia?

Existem duas formas simples para você saber se tem miopia.

A primeira delas é realizar um teste gratuito da Lenscope, criado por nosso time de especialistas.

miopia tem cura

Acesse aqui e descubra em poucos minutos se você tem miopia

Em nosso teste você vai identificar se tem os principais sintomas da miopia. Mas, lembre-se sempre de consultar um médico de confiança.

A segunda forma é indo ao oftalmologista ou optometrista e realizando um teste de acuidade visual.

Somente um profissional da área da saúde poderá diagnosticar e prescrever a melhor correção visual para você.

Caso você já tenha uma receita para óculos, você pode aprender como ler ela aqui.

Miopia tem cura e formas de prevenção: Veja quais

Embora ainda não haja uma cura para a miopia, existem vários métodos de controle que estão se mostrando bem-sucedidos.

Esses métodos variam de acordo com sua idade e o estágio de desenvolvimento de seus olhos.

Controle de miopia em adultos

Para adultos cujos olhos amadureceram totalmente, existem algumas opções de controle de miopia disponíveis:

  • Cirurgia a laser nos olhos

Para adultos, a miopia pode ser revertida com cirurgia refrativa, também chamada de cirurgia ocular a laser.

Um laser é usado para remodelar o tecido ocular da córnea e corrigir o erro de refração.

A cirurgia ocular a laser não é recomendada para crianças. 

  • Lentes para óculos

Apesar das lentes não serem consideradas uma cura, elas são uma solução mais prática para a correção da miopia.

O uso de óculos corretivos ou lentes de contato corrige a miopia mudando onde a luz atinge a retina, transformando imagens antes borradas em nítidas. 

Controle de miopia para crianças

A miopia em crianças funciona de maneira um pouco diferente. Como o olho está em um estado de crescimento ativo, a progressão pode ser retardada até que os olhos da criança parem de crescer.

Se seu filho tem miopia e seus olhos estão mudando rapidamente, existem algumas estratégias promissoras que podem ajudar.

  • Colírio Atropina

A atropina em 1% há muito tempo é considerada uma terapia para miopia e parece funcionar bem. 

Foi demonstrado que o colírio de atropina diminui significativamente a progressão da miopia em crianças.

Dois grandes estudos na Ásia descobriram que as gotas de atropina retardaram a progressão da miopia em crianças em 50% – 60%.

No entanto, como a miopia não tem cura, as crianças que usam colírios de atropina ainda podem precisar usar óculos ou lentes de contato.

  • Óculos multifocais e lentes de contato

Um estudo conduzido pela seção de lentes de contato e córnea (CLCS) da American Optometric Association descobriu que crianças que usavam lentes multifocais viram a progressão da miopia diminuir em aproximadamente 25% e tiveram 31% menos alongamento axial (maior comprimento dos olhos) do que crianças que usavam lentes de visão única.

  • Ortoqueratologia

Também conhecida como orto-k, a ortoqueratologia usa lentes de contato permeáveis ​​a gases especialmente projetadas para remodelar temporariamente o globo ocular enquanto você dorme.

Pela manhã, as lentes são retiradas e você tem uma visão clara sem o uso de lentes de contato ou óculos. Ortho-k demonstrou retardar a progressão miópica em crianças em 36% – 56%.

  • Luz natural e atividades ao ar livre

Embora pesquisas estejam em andamento, estudos recentes mostram que crianças que passam mais tempo ao ar livre (até 14 horas por semana ou mais) têm menos deslocamento miópico e alongamento axial do que crianças que passam menos tempo fora de casa.

  • Monitore o tempo nos dispositivos

Outro campo de estudo em andamento é a relação entre as atividades de trabalho de perto e a progressão da miopia.

Embora não seja 100% conclusivo, muitos estudos preliminares mostram que as atividades próximas ao olho, como usar celular, tablet ou computador, estão associadas à miopia.

Por esse motivo, é recomendável monitorar o tempo que seu filho passa ao telefone ou outro dispositivo digital.

Esperamos que as notícias que trazemos aqui ajudem você a ter um dia melhor, afinal, não é todo dia que se lê sobre avanços na descoberta da cura da miopia. Gostou?

Mas, lembre-se de manter sempre as boas práticas para a sua visão. Como visitar ao menos 1 vez por ano o seu oftalmologista, ter uma dieta saudável, não fumar e evitar pegar sol sem estar utilizando óculos com proteção UV.

E sempre que tiver uma receita atualizada e precisar de novas lentes, pode contar conosco! Nós, da Lenscope, estamos prontos para te ajudar a fazer seus novos óculos com um processo 100% online.

Faça seu orçamento em poucos minutos.

Fontes

Cooper Vision

News Medical Life Sciences

GreenMe

Ophthalmology Times

Shady Grove Eye and Vision Care

American Academy of Ophthalmology

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest