miopia tem cura

Miopia tem cura?

5
(3)

A miopia tem cura, na maioria dos casos, através da cirurgia refrativa. Por meio desse procedimento, o grau pode ser totalmente corrigido ou, então, diminuído. 

No entanto, a miopia é um problema de visão progressivo. Isso quer dizer que ela pode voltar a qualquer momento na visão do paciente.

Esse problema de visão se trata de um erro refrativo que afeta o globo ocular. As imagens para pessoas com miopia são formadas antes da retina.

Esta alteração acontece quando o globo ocular é mais alongado do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho. Com isso, a miopia é a dificuldade de ver de longe, gerando uma imagem desfocada.

miopia tem cura

Com isso, os sintomas de miopia podem se manifestar no dia a dia como:

  • Dificuldade para enxergar objetos de longe
  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça constantes
  • Semicerrar os olhos para conseguir enxergar bem
  • Visão embaçada ou borrada

Causas da miopia

A miopia tem caráter hereditário. Então, pessoas com histórico familiar que desenvolveram miopia tendem a desenvolver o mesmo problema.

Na presença dos sintomas, o primeiro passo é se consultar com o médico responsável pela saúde dos olhos e realizar os exames necessários.

Somente o seu médico especialista é capaz de realizar o diagnóstico para a miopia e prescrever o melhor tratamento.

Além disso, a partir do diagnóstico, você consegue saber qual é a origem de sua miopia, já que existem diferentes causas para esse problema de visão.

Basicamente, as causas da miopia podem ser do tipo:

  • Miopia de Curvatura – É do tipo mais comum. Ocorre devido a alteração da curva da córnea, levando a imagem ser formada antes da reina. 
  • Miopia Axial – Ocorre devido ao comprimento do olho ser maior do que o comprimento ótico. É comum a pessoa apresentar graus elevados de miopia e são, geralmente, do tipo progressivo.
  • Miopia Congênita – Ocorre quando a criança já nasce com alterações oculares, sendo comum o alto grau e que vai aumentando conforme o crescimento da criança. É do tipo que permanece durante a vida toda.
  • Miopia Secundária – Pode estar associada a outros fatores, como a catarata nucelar, responsável pela degeneração do cristalino do olho. Mas também, a ocorrência de trauma no olho ou após cirurgia para correção do glaucoma podem ocasionar o surgimento da miopia. Esse tipo é comum em pessoas idosas.
  • Miopia Degenerativa – É do tipo raro e grave, além disso, é progressiva, podendo levar à cegueira. Normalmente, está associada a sérias lesões na visão. 

Graus de miopia

Podemos diferenciar a progressão da miopia pelo grau que é medido pela dioptria. Pessoas que possuem miopia podem sentir maior ou menor dificuldade em ver ao longe, dependendo do seu grau de miopia. Quanto maior for o grau da miopia maior é a dificuldade em ver ao longe. 

A miopia, pode ser classificada da seguinte forma: 

  • Miopia Leve – até 3 graus
  • Miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • Miopia alta – mais de 6 graus

Picos de miopia na vida adulta

Embora seja classificada como uma doença progressiva, a fase de crescimento do olho geralmente se completa no início da idade adulta. I

sso significa que a forma natural do olho pode ser estabelecida e não deve se tornar mais curvada ou alongada com o tempo. 

Independentemente do grau de miopia do indivíduo no início da idade adulta, ela deve permanecer relativamente estável e as mudanças na visão à distância geralmente não continuam a se desenvolver.

No entanto, existem exceções a esta regra. A miopia às vezes piora na idade adulta por vários motivos, incluindo: 

  • Prestando muita atenção aos objetos próximos 
  • Lesão na cabeça ou lesão nos olhos
  • Diabetes e outras condições de saúde 

Miopia em crianças tem cura?

Como o olho está em um estado de crescimento ativo, a progressão da miopia pode ser retardada até que os olhos de uma criança parem de crescer.

Por isso, é importante levá-la ao oftalmologista periodicamente, pois como elas não reclamam dos sintomas é muito difícil saber se ela possui ou não dificuldade para enxergar. 

Estudos recentes indicam que, dependendo do caso, pode ser possível tratar a miopia com crianças com:

  • Colírios de atropina
  • Monitorando o tempo gasto em dispositivos eletrônicos 
  • Monitorando junto ao médico o progressão da miopia

Tratamentos para miopia

O tratamento de miopia pode ser feito por meio do uso de óculos de grau ou lentes de contato, sendo necessário o uso de lentes divergentes para a correção do problema.

miopia tem cura

Além disso, existe a opção da cirurgia refrativa

Inclusive, esse procedimento cirúrgico é bastante seguro e rápido, permitindo ótimas condições de recuperação do paciente e o procedimento mais comum de ser realizado é a cirurgia LASIK que pode eliminar ou diminuir o grau do problema.

Para isso é necessário ter acima de 21 anos, grau estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não possuir a córnea fina (pois o laser pode danificar os tecidos dos olhos).

O mais indicado é você conversar e avaliar junto de seu oftalmologista o melhor tratamento para a miopia. Assim, você tem a chance de viver com qualidade, tratando do seu problema de visão.

Então, o que achou desse artigo? Deixe nos comentários!

Fontes:

Shady Grove Eye

Dr. Body Gadget

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *