Miopia tem cura? Causas, graus e tratamentos

miopia tem cura
  • por
4.4
(13)

A miopia tem cura, na maioria dos casos, através da cirurgia refrativa. Por meio desse procedimento, o grau pode ser totalmente corrigido ou, então, diminuído. 

No entanto, a miopia é um problema de visão progressivo. Isso quer dizer que ela pode voltar a qualquer momento na visão do paciente.

Esse problema de visão se trata de um erro refrativo que afeta o globo ocular. As imagens para pessoas com miopia são formadas antes da retina.

Esta alteração acontece quando o globo ocular é mais alongado do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho. Com isso, a miopia é a dificuldade de ver de longe, gerando uma imagem desfocada.

miopia tem cura

Com isso, os sintomas de miopia podem se manifestar no dia a dia como:

  • Dificuldade para enxergar objetos de longe
  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça constantes
  • Semicerrar os olhos para conseguir enxergar bem
  • Visão embaçada ou borrada

Causas da miopia

A miopia tem caráter hereditário. Então, pessoas com histórico familiar que desenvolveram miopia tendem a desenvolver o mesmo problema.

Na presença dos sintomas, o primeiro passo é se consultar com o médico responsável pela saúde dos olhos e realizar os exames necessários.

Somente o seu médico especialista é capaz de realizar o diagnóstico para a miopia e prescrever o melhor tratamento.

Além disso, a partir do diagnóstico, você consegue saber qual é a origem de sua miopia, já que existem diferentes causas para esse problema de visão.

Basicamente, as causas da miopia podem ser do tipo:

  • Miopia de Curvatura – É do tipo mais comum. Ocorre devido a alteração da curva da córnea, levando a imagem ser formada antes da reina. 
  • Miopia Axial – Ocorre devido ao comprimento do olho ser maior do que o comprimento ótico. É comum a pessoa apresentar graus elevados de miopia e são, geralmente, do tipo progressivo.
  • Miopia Congênita – Ocorre quando a criança já nasce com alterações oculares, sendo comum o alto grau e que vai aumentando conforme o crescimento da criança. É do tipo que permanece durante a vida toda.
  • Miopia Secundária – Pode estar associada a outros fatores, como a catarata nucelar, responsável pela degeneração do cristalino do olho. Mas também, a ocorrência de trauma no olho ou após cirurgia para correção do glaucoma podem ocasionar o surgimento da miopia. Esse tipo é comum em pessoas idosas.
  • Miopia Degenerativa – É do tipo raro e grave, além disso, é progressiva, podendo levar à cegueira. Normalmente, está associada a sérias lesões na visão. 

Graus de miopia

Podemos diferenciar a progressão da miopia pelo grau que é medido pela dioptria. Pessoas que possuem miopia podem sentir maior ou menor dificuldade em ver ao longe, dependendo do seu grau de miopia. Quanto maior for o grau da miopia maior é a dificuldade em ver ao longe. 

A miopia, pode ser classificada da seguinte forma: 

  • Miopia Leve – até 3 graus
  • Miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • Miopia alta – mais de 6 graus

Picos de miopia na vida adulta

Embora seja classificada como uma doença progressiva, a fase de crescimento do olho geralmente se completa no início da idade adulta. 

Isso significa que a forma natural do olho pode ser estabelecida e não deve se tornar mais curvada ou alongada com o tempo. 

Independentemente do grau de miopia do indivíduo no início da idade adulta, ela deve permanecer relativamente estável e as mudanças na visão à distância geralmente não continuam a se desenvolver.

No entanto, existem exceções a esta regra. A miopia às vezes piora na idade adulta por vários motivos, incluindo: 

  • Prestando muita atenção aos objetos próximos 
  • Lesão na cabeça ou lesão nos olhos
  • Diabetes e outras condições de saúde 

Miopia em crianças tem cura?

Como o olho está em um estado de crescimento ativo, a progressão da miopia pode ser retardada até que os olhos de uma criança parem de crescer.

Por isso, é importante levá-la ao oftalmologista periodicamente, pois como elas não reclamam dos sintomas é muito difícil saber se ela possui ou não dificuldade para enxergar. 

Estudos recentes indicam que, dependendo do caso, pode ser possível tratar a miopia com crianças com:

  • Colírios de atropina
  • Monitorando o tempo gasto em dispositivos eletrônicos 
  • Monitorando junto ao médico o progressão da miopia

Tratamentos para miopia

O tratamento de miopia pode ser feito por meio do uso de óculos de grau ou lentes de contato, sendo necessário o uso de lentes divergentes para a correção do problema.

miopia tem cura

Além disso, existe a opção da cirurgia refrativa

Inclusive, esse procedimento cirúrgico é bastante seguro e rápido, permitindo ótimas condições de recuperação do paciente e o procedimento mais comum de ser realizado é a cirurgia LASIK que pode eliminar ou diminuir o grau do problema.

Para isso é necessário ter acima de 21 anos, grau estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não possuir a córnea fina (pois o laser pode danificar os tecidos dos olhos).

O mais indicado é você conversar e avaliar junto de seu oftalmologista o melhor tratamento para a miopia. Assim, você tem a chance de viver com qualidade, tratando do seu problema de visão.

Então, o que achou desse artigo? Deixe nos comentários!

Fontes:

Shady Grove Eye

Dr. Body Gadget

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Miopia tem cura? Causas, graus e tratamentos”

    1. Oi, Fernando. As imagens são diferentes. A primeira retrata a imagem (o feixe amarelo) sendo formada na retina, representando o olho normal, sem problema de visão. A segunda, a imagem sendo formada antes de chegar a retina (olho com miopia).

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *