Mitos e verdades de quem precisa usar óculos

5
(1)

Quando vamos usar óculos, muitas dúvidas podem aparecer. Pensando nisso, criamos esse artigo com todos os mitos e verdades sobre quem precisa usar óculos.

Convidamos o Dr. Kleyton Barella, oftalmologista do Instituto Penido Burnier em Campinas para ajudar a responder as dúvidas mais frequentes sobre nossa saúde visual.

Vamos lá?

#1: Se eu não usar óculos meu grau aumenta?

MITO

O grau pode aumentar independentemente do uso ou não dos óculos, ou seja, se usar ou não usar os óculos, não são eles os responsáveis pela mudança da refração ocular, segundo o Dr. Barella.

#2: Ler no escuro faz mal ou prejudica a visão?

VERDADE

O médico Kleyton Barella explica que ler no escuro leva a uma diminuição da profundidade de foco pela dilatação da pupila e, como consequência, pode aumentar a astenopia, ou seja, a dor periocular associada ao esforço visual quando se está sem a correção óptica e iluminação adequada.

#3: Usar celular muito tempo pode desenvolver algum problema de visão?

VERDADE

Usar celular ou outros aparelhos digitais durante muitas horas por dia pode provocar olhos secos, como explica o Dr. Barella.

Isso acontece porque piscamos muito menos que o normal (que são 24 piscadas por minuto).

Também, o hábito da leitura muito próxima aos olhos (menor de 30 cm) pode levar ao aumento da miopia.

#4: Exercícios podem corrigir a visão?

MITO

O oftalmologista afirma que não há comprovação científica de que os exercícios melhoram os problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os únicos exercícios que funcionam com comprovação científica são os de ortóptica, prescritos por oftalmologistas, para diminuir a visão dupla.

De acordo com o médico do Instituto Penido Burnier, o charlatanismo (falsa promessas de cura) é uma prática que existe desde dos tempos antes de Cristo.

Por isso, é preciso muito cuidado para não acreditar em tudo que aparece na internet.

Aliás, muitas dessas pessoas já estão sendo processados por pacientes e pela própria justiça.

#5: Quem tem algum problema de visão, tem mais dificuldade de enxergar à noite?

VERDADE

Principalmente míopes e astigmatas, pois à noite a pupila dilata, aumentando a entrada de luz pela aberração corneana e cristaliniana periférica.

Por esse motivo, o oftalmologista faz um alerta: se você precisa de óculos, não deixe de usá-lo à noite, principalmente se você dirige.

#6: eixo do astigmatismo pode mudar?

VERDADE

O eixo do astigmatismo pode variar com o tempo, como explica o médico.

Essas variações podem ocorrer por diversos fatores como: flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), traumas oculares, olho seco, catarata, dentre outros motivos.

E reforça: quase a maioria dos astigmatismos são advindos da córnea e não do cristalino.

Considerações Finais

Se você precisa usar óculos (ou até mesmo já usa), queremos saber: isso foi esclarecedor?

Saiba também quanto tempo leva para você se acostumar com o óculos novo.

Deixe sua dúvida nos comentários, já já vamos te responder!

precisa usar óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Mitos e verdades de quem precisa usar óculos”

  1. Foi muito esclarecedor. Eu preciso usar pois tenho miopia e astigmatismo, mas perdi meus óculos e já faz anos que estou sem. Me preocupo se o meu problema pode se agravar..

    1. Oi Val, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar!

      Além disso, é importante que você marque uma nova consulta com o seu oftalmo para ele analisar o seu caso e ver se é necessário o uso do óculos diariamente.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  2. Luis Francisco Estevam Pereira

    90% das minhas dúvidas acabaram agora, foi muito esclarecedor. Mas tenho uma pergunta que eu gostaria muito de saber a verdade, usar óculos de grau faz o grau aumentar com o tempo?

    1. Olá, Luis. Tudo bem? Não há evidências de que o uso do óculos graduado faça o grau aumentar ou diminuir. A função dele é apenas corrigir o problema de visão enquanto está sendo usado. Ou seja, usar ou não usar óculos de grau não aumenta o grau da sua visão.. Sempre que precisar, estamos aqui.🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *