Modelo de óculos ideal para cada tipo de rosto e grau – O que ninguém fala

modelo de óculos
  • por
4.7
(72)

Vai trocar de óculos e não sabe qual modelo de óculos escolher que mais combina com o formato do seu rosto e, principalmente, compatível com seu grau? Nós vamos te ajudar. Nesse artigo vamos te mostrar:

  • Como escolher o modelo de óculos ideal para o formato do seu rosto
  • De que forma definir o modelo e tamanho do óculos ideal para o seu grau — e isso ninguém te conta.

Descubra que fatores levar em consideração ao escolher um óculos

Antes de escolher a armação ideal para o seu formato de rosto, recomenda-se levar em consideração seu formato de rosto, estilo pessoal, grau do óculos, tamanho, material e cor da armação. 

Como o óculos deve ficar no rosto

Ao comprar a nova armação do seu óculos de grau, é importante considerar como ela se ajusta ao seu rosto. Por isso, confira qual a maneira adequada que os óculos devem ficar em seu rosto:

  • Olhos: a pupila deve ficar centralizada na lente;
  • Sobrancelhas: o óculos não ficar encostado na sobrancelha, mas também não deve ficar muito distante delas;
  • Bochechas: o óculos deve ficar ajustado de modo suave nas bochechas, evitando desconforto; 
  • Nariz: a armação não deve causar marcas ou incômodos no nariz, por isso deve se encaixar suavemente na região.

Como escolher modelo de óculos para o seu rosto

modelo de óculos

Existem 4 tipos mais comuns de formatos de rosto. Sendo eles: rosto quadrado, oval, redondo, coração e diamante.

modelo de óculos

Você sabia que alguns modelos combinam mais com um tipo específico de formato de rosto? Veja quais são eles a seguir:

Modelo de óculos para rosto quadrado

Esse formato de rosto é considerado um dos mais fashion que existem. Se você tem um rosto quadrado, dê preferência para óculos mais arredondados, que fiquem posicionados mais alto no nariz. Dessa forma, seu rosto parecerá ser mais largo.

Evite armações retangulares e angulares. Elas fazem seu rosto parecer ainda mais quadrado, sem harmonia e equilíbrio. Então dê preferência para as armações redondas de metal, para os óculos do estilo Browline, de meio aro, que possuem o formato parecido com as sobrancelhas, sendo mais escuros na parte de cima. E, por último, dê preferência para os óculos de formato oval e coloridos.

modelo de óculosmodelos de óculos

 

Veja exemplos desse modelo abaixo:

modelo de óculos

Modelo de óculos para rosto oval

Rostos ovais permitem o uso de diversos tipos de armações, como as maiores e mais largas. Mas os modelos que mais combinam com esse formato de rosto são: armações redondas, aviador, gatinho e os óculos Wayfarer, bastante usados por celebridades como Michael Jackson e Madonna. Mas se você quer algo mais delicado, dê preferência para armações mais arredondadas e evite armações pequenas e curtas.

modelo de óculos

modelos de óculos

 

Veja abaixo quais são os modelos citados:

modelo de óculos

 

Modelo de óculos para rosto redondo

Para quem tem o formato do rosto redondo, os especialistas de moda recomendam armações retangulares e quadradas que contrastam, dando uma aparência mais elegante e estilosa. Dessa forma, escolher armações que tenha um design forte e mais angular é o mais indicado.

Portanto, dê preferência para armações transparentes, armações quadradas, escuras e que possuem todo o aro em volta. Além das famosas armações Wayfarer.

modelo de óculos

modelos de óculos

E se você gosta das armações de madeira, temos uma ótima notícia: elas caem super bem nos rostos redondos. Veja fotos de armações para rosto redondo abaixo:

modelo de óculos

 

Modelo de óculos para rosto diamante

Esse formato de rosto é um dos mais raros que existem e são caracterizados por bochechas mais cheias e testa e queixo estreitos. Os melhores modelos para rostos nesse formato são os óculos quadrados sem aro ou armações ovais com aro cheio em volta. Sendo assim, dê preferência para os modelos gatinhos, ovais de metal, retangulares e meio aro de metal escuro.

modelo de óculos

modelos de óculos

 

Veja abaixo algumas fotos de armações que combinam com o rosto diamante:

modelo de óculos

Tamanho e modelo de óculos para o seu grau

Agora, o que você quase ninguém te fala é: o tamanho e modelo de óculos ideal para o seu grau. Então, se você tem grau forte de miopia, hipermetropia e astigmatismo, infelizmente não pode usar qualquer tipo de armação. Isso porque elas acabam influenciando na espessura das lentes e naquelas distorções nas laterais do óculos, que provocam o efeito fundo de garrafa no caso da miopia, e o efeito olho de boi no caso de hipermetropia.

Quais são os modelos de óculos mais comuns

Gatinho

O clássico entre as mulheres, tem como principais características do óculos laterais mais elevadas e as lentes mais amplas. Sendo um dos modelos que continua em alta.

Óculos transparentes

Os óculos de armação transparente adquiriram popularidade recentemente e desde então se consolidaram entre as principais tendências e tipos mais comuns.

Armação redonda

As armações redondas se tratam de outro clássico que nunca sai de moda. As armações redondas são versáteis, pois podem ser encontradas em diversas cores e combinam com vários estilos desde os mais retrôs até aqueles que desejam transmitir mais modernidade.

Aviador

O óculos aviador é outro modelo popular desde a 2 guerra mundial, que desde então é uma das armações queridinhas entre o público masculino e feminino. Além disso, atualmente esse modelo pode ser encontrado tanto em metal, estilo old school, quanto em formatos de acetato colorido, por exemplo.

Wayfarer

A armação de óculos wayfarer, trata-se de um dos modelos de óculos mais queridinhos dos últimos tempos, devido ao seu estilo retrô nunca sai de moda. Além disso, pode ser encontrado em armações de diversas cores, desde as mais coloridas até as mais neutras.

Quadrado

Os óculos quadrados são ótimas opções tanto para homens quanto para mulheres. Esse modelo é recomendado para quem deseja transmitir seriedade e elegância. 

Clubmaster

O óculos Clubmaster transmite um estilo moderno e é capaz de proporcionar um visual que combine com diferentes estilos e ocasiões.

Modelo de óculos para até 4 graus

Para quem tem até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, pode escolher qualquer tipo de armação daquelas indicadas para o formato do seu rosto logo acimaNormalmente, os modelos preferidos das pessoas com essa faixa de grau são os tradicionais. Ou seja, aqueles que nunca saem de moda como o aviador, gatinho e os redondos.

 

modelo de óculos

Modelo Aviator da Ray-ban

modelo de óculos

Óculos gatinho ideal para menos de 4 graus

modelo de óculos

Óculos redondo – modelo Ray-ban

 

Mas é importante lembrar: mesmo que você tenha liberdade para escolher sua armação, é importante que você não exagere muito com as armações muito grandes. Pois, elas podem impossibilitar a montagem das lentes dependendo da sua DNP.

Ou seja, da medida da distância da sua pupila em relação ao seu nariz. Nesses casos, a armação pode ser maior que o tamanho do bloco da lente para o seu grau. Dessa forma, falta material da lente para montar a armação no seu óculos.

modelo de óculos

 

Temos um artigo aqui no blog explicando em detalhes a importância da medida da DNP e como ela influencia na montagem no seu óculos. Mas, afinal, como saber se uma armação é muito grande? Veja logo abaixo.

Como saber o tamanho do óculos?

Então como saber a medida da armação? Bom, é muito simples. A medida mais importante da armação é a medida do seu aro. É essa medida que determina se um óculos é grande ou menor. Os óculos considerados grandes possuem tamanho de aro maior que 55, por exemplo. Essa informação você encontra nas hastes do seu óculos.

Além disso, um detalhe importante é que as medidas são dadas em milímetros (mm). Caso a sua armação não tenha essas medidas nas hastes, você pode medir com o auxílio de uma régua, uma vez que a medida do aro da armação nada mais é que a medida da largura da lente.

modelo de óculos

Para menos de 4 graus, dê preferência por armação menores que 56mm

 

Modelo de óculos para mais de 4 graus

Já quem possui mais de 4 graus, precisa tomar mais cuidado ao escolher a sua armação.  Isso porque o óculos para mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia costuma ficar com as lentes mais grossas. Então, dependendo do tamanho da armação que escolher, você pode ficar com aspecto de fundo de garrafa.

Veja a seguir quais são os modelos de óculos não indicados para quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia.  Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Modelos de óculos não recomendados para mais de 4 graus

Quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, deve evitar armações grandes como os óculos aviador, esportivos e aqueles mais redondos e ovais que pegam o rosto todo.

modelo de óculos

Mais de 4 graus evite armação grande como aviador

 

Também não recomendamos armação do tipo esportivo e armações de três peças, também conhecidas como óculos balgriff.

modelo de óculos

Armação 3 peças deixa as lentes com aspecto de mais grossas

Modelo de óculos

Óculos de modelo esportivo são mais curvados, deixando a borda da lente mais grossa

 

A explicação por trás disso é simples. Essas armações possuem um tamanho de aro muito grande deixando as lentes mais grossas para quem tem grau forte de miopia ou hipermetropia. Isso acontece porque conforme o grau de miopia aumenta, as lentes vão ficando mais grossas nas bordas e o tamanho do bloco da lente diminui.  Então, quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as lentes ficam nas bordas.

Confira também qual é a lente mais recomendada pra você aqui.

Modelos de óculos para mais de 4 graus: aqueles que você pode usar

Os modelos de óculos ideais para mais de 4 graus são os modelos com aro fechado e bordas mais espessas. Esse tipo de armação tem um encaixe maior, por isso as lentes mais grossas acabam disfarçando a espessura das lentes.

Portanto, se você tem grau alto de miopia ou hipermetropia, esse tipo de armação vai contribuir para deixar o seu óculos mais fino.  

modelo de óculos

Óculos quadrado – Suncode, ideal para mais de 4 graus

 

modelo de óculos

Óculos redondo Suncode: modelo ideal para quem possui mais de 4 graus e quer disfarce nas lentes mais grossas

 

Veja esse resultado de alto grau de miopia com a armação mais adequada:

Veja também se armação menor deixa a lente fina.

Como saber se a armação é muito grande para meu grau?

Existe um cálculo que relaciona o seu grau de miopia com o tamanho do aro da armação mais indicado para você. Nós da Lenscope desenvolvemos uma ferramente 100% gratuita pra você fazer a consulta do tamanho e modelo de óculos mais recomendado para o seu grau. 

Basta preencher o formulário, colocando todas as informações que consta em sua receita. E, pronto! Você já fica sabendo o tamanho da armação mais indicada para o seu grau no mesmo instante.

modelo de óculos

modelo de óculos

Ao clicar em “calcular”, já sugerimos as armações que devem ser evitadas e damos a sugestão para o seu tipo de grau.

modelo de óculos 

E se você também gosta de armações retrô e vintage, confira essas dicas de onde encontrá-las pelo melhor preço.

Lenscope: especialista a te ajudar a ter o óculos completo

Se você tem alto grau já sabe que é importante estar atento ao tamanho da armação e índice de refração das suas lentes, afinal esses fatores influenciam na espessura do seu óculos.

Pensando em facilitar a sua busca pelo óculos completo, nós da Lenscope colocamos à sua disposição mais de 2000 armações selecionadas para seu formato de rosto e para seu grau. Assim, fica muito fácil escolher o modelo que irá te ajudar a ter o melhor resultado estético com seu óculos. 

E você ainda pode experimentar de forma online, milhares de modelos graças ao PerfectFit da Lescope.  Saiba mais em nosso site e mude para sempre a maneira de fazer seu óculos de grau.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

30 comentários em “Modelo de óculos ideal para cada tipo de rosto e grau – O que ninguém fala”

    1. Oi, Gilmo! Tudo bem?
      A Lenscope disponibiliza alguns modelos de armações para alta miopia em parceria com algumas marcas, como a HB Nós temos esse modelo tamanho 48mm: https://lenscope.com.br/hb/105-hb-ozzie-teen-matte-black.html
      Apesar do tamanho menor da armação, ela é adulta, pois algumas fabricantes desenvolvem modelos justamente para atender pessoas de alto grau. Legal, né?
      Você pode encontrar mais modelos em sites que vendem armações por internet, basta procurar pela especificação que precisa ou também em óticas físicas.
      Aqui na Lenscope, nós temos uma galeria de resultados com as Lentes Tokai 1.76: https://lenscope.com.br/blog/resultados-tokai-1-76/ você pode dar uma olhada em alguns modelos já feitos pela Lenscope, assim pode te ajudar também!
      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  1. Olá! tenho miopia com um grau antigo de 6.00 (OE) e 5.75 (OD), tenho um óculos de modelo quadrado com aro 53.. e pelo que vi seria o ideal para meu caso mesmo. Porém fui numa ótica, pedi as lentes mais finas e quando peguei o óculos a borda da lente ainda aparentava grossa e dava para ver fora da armação no canto externo… não sei se foi erro da ótica em não ter feito o que pedi ou se na verdade não fez diferença nenhuma quase mesmo. Fiz há uns três anos atrás e não sabia muito sobre o assunto… só pedi mesmo para fazerem. Só sei que olhando minhas lentes, as bordas chegam a 1 cm quase de espessura (a esquerda pelo menos)… é assim mesmo sendo fina? Fora que as lentes fizeram as hastes da armação abrirem muito e o óculos ficar caindo do rosto. Enfim, minha primeira experiência com lente mais fina não foi lá das melhores 🙁

    1. Oi, Poliana! Tudo bem?
      Uma série de fatores podem ter influenciado no resultado do seu óculos.
      Lentes mais finas estão classificadas as lentes de resina e de vidro, devido o seu alto índice de refração. Quanto maior o índice de refração das lentes, mais finas podem ficar seu óculos. Se você não sabe qual o índice de suas lentes, você pode verificar no certificados e garantias que acompanham as lentes do seu óculos quando você faz eles. Qual é o índice das suas lentes?
      Hoje as lentes de alto índice de refração são 1.67, 1.74, 1.76, 1.8 e 1.9. A resina é o melhor material para usar para quem tem grau alto, pois além de proporcionar um óculos leve, também torna as lentes mais confortáveis ao utilizar, diferente das lentes de vidro que provocam um óculos pesado e deixando as marquinhas no nariz.
      Hoje as lentes de resina estão nos índices de refração: 1.67, 1.74 e 1.76.
      Sabendo escolher o maior índice de refração, é preciso combinar com a armação escolhida.
      Além do tamanho correto da armação, a característica fundamental dessas armações de alto miopia é ser aro fechado e borda mais espessa. Isso porque a armação vai contornar todo detalhe da lente que pode ficar evidente, sendo disfarçado pelo aro da armação.
      A sua armação de 53mm é a indicada para o seu grau, então verifique se atende essas características importantes que acabamos de te contar! 😉
      Lembra que dissemos sobre lentes de alto índice de refração? Quanto maior o índice, mais finas podem resultar. Para isso, é necessário combinar as características da armação com lentes de alto índice, bem como o design da lente que ela possui: asférica ou esférica, pois ele também pode resultar por lentes mais grossas.
      As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.
      Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.
      Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.
      É importante notar que todas essas características são fundamentais para o resultado o seu óculos.
      Esperamos ter lhe ajudado.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Oi, Raquel!
      Poxa, nós sabemos que isso pode ser realmente uma tarefa não muito fácil 🙁 Por isso, criamos um conteúdo muito legal que ensinamos a Você identificar o formato do seu rosto 😉
      Um dos passos é muito simples: com uma fita métrica (tipo aquelas de costura) ou uma selfie já vão te ajudar! Ah, e deixamos alguns formatos compatíveis com cada modelo! 😀 Legal, né?
      Te convido para acessar e conhecer esse conteúdo exclusivo: https://lenscope.com.br/blog/como-saber-o-meu-tipo-de-rosto/
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Oi, Guilherme!
      Ficamos contentes por essas dicas valiosas serem tão úteis para você! Continue acompanhando nossas postagens, adoramos tornar acessíveis nosso conhecimento para mais pessoas
      Até mais!

  2. Vcs estão de parabéns pelo nível das informações, coloquei em prática qdo renovei minhas lentes e armação, o resultado não poderia ser melhor.

    1. Oi, Carlo! Tudo bem?
      Poxa, muito obrigada pelo seu comentário
      Ficamos muito contentes em poder te ajudar nessa escolha, afinal é tanta informação que pode nos confundir Por isso desejamos sempre facilitar a acessibilidade de conteúdos como este!
      Continue acompanhando nosso blog e se precisar de qualquer ajuda, a Lenscope está sempre à disposição! Um abraço

    1. Olá, Wanessa! Tudo bem?
      Muito obrigada pelas palavras e pelo comentário
      Ficamos muito contentes em saber que conseguimos te ajudar ainda mais a encontrar o modelo de óculos para você.
      Se precisar de ajuda para renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Até mais!

  3. Adorei ter encontrado este site, só não vou fazer pedido agora pra os dados da receita que coloquei são do início do ano mas tiver de trocar receita entro em contato. Vou passar pra minha filha também,ela tem ceratocone e grau muiito alto,o óculos fica grosso diminuir olho dela.

    1. Oi, Vilma! Tudo bem?
      Muito obrigada pelas palavras e por deixar seu comentário por aqui
      Ficamos muito contentes em saber que conseguimos te ajudar com nosso conteúdo. Vamos estar esperando por você e pela sua filha para renovar as lentes do óculos ao nosso lado
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  4. Olá!
    Tenho 3.5 de astigmatismo e 0.5 de miopia no olho esquerdo e 2.5 de astigmatismo e 1.0 de miopia no olho direito. Também tenho ceratocone, não lembro especificamente o grau, mas é maior no olho esquerdo. A oftalmo disse que o ideal para mim seria usar lentes de contato, porém sou alérgicas às mesmas, então não me restou outra opção a não ser o óculos. Eu sei que é um caso bem específico, mas será que posso usar qualquer modelo de óculos?

    1. Olá, Gisele! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Você pode descobrir qual modelo de óculos você pode usar de acordo com o seu grau acessando https://lenscope.com.br/orcamento
      É só preencher os campos de acordo com sua receita de óculos que as dicas exclusivas para você e o seu grau já ficam disponíveis nesse link mesmo. Legal, né? E se precisar de ajuda de lentes para óculos de grau, não deixe de conhecer a Lenscope em https://lenscope.com.br/
      Sempre que precisar, conte conosco! 😀

  5. Olá uso óculos há bastante tempo tenho miopia e astigmatismo 2,5 e 3 graus adorei as dicas para fugir do aspecto fundo de garrafa mas já estava em uma zona de conforto pois sem ter essa informação já usava óculos não tão grandes e com as armações mais largas o mais recente por exemplo de gatinho!

    1. Olá, Rafaela! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário!! Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Oi Marcia! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário em nosso artigo!! Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  6. Não sei formato do meu gosto
    Meu óculo Doi atraz da minha orelha e o osso do nariz
    Acho q não combina nada com eu rosto…Como não me acho bonita
    Só piorou tenho vergonha de usa não me acostumo

  7. Tenho miopía 3.0 e estigmatizmo 1.0, eu sempre odiei usar oculos pois assim como algumas pessoas sempre achei que eles não combinavam comigo.
    Porém dessa vez acabei comprando um óculos esporte redondo, pedir pra retirar as lentes que vieram nele e coloquei as minhas lentes de grau.
    Confesso que eu gostei do resultado.
    Minha filha de 4 anos mim disse que eu estou um gato.
    O tamanho do oculos que eu vi aqui é 55.
    E ai, com base no que foi escrito eu acertei no oculos ou não?

    1. Olá, Givanildo. Tudo bem? O tamanho da armação escolhida para miopia e astigmatismo pode influenciar muito no resultado final do seu óculos. Isso acontece porque o centro das lentes com grau para miopia são mais finas no centro e com a junção do astigmatismo, essa espessura tende a ser ainda maior. Por isso, quanto maior seu grau, menor deve ser sua armação. Entretanto, como você não possui um grau alto para nenhum dos erros refrativos, não tem problema em usar uma armação mais grande. O importante acima de tudo é que você tenha ficado satisfeito com o resultado do seu óculos.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *