O modelo de óculos ideal para cada tipo de grau

Se preocupar com o modelo de óculos ideal levando em conta apenas o formato do seu rosto pode ser um erro grave. Por isso que o fator estético não é o único que deve ser considerado no momento de escolher um modelo de óculos.

Além de mostrarmos qual modelo de óculos cabe ao seu grau, vamos te explicar também a analisar as informações que ficam na haste das armações. Sabe aquela sequência de números e letras? Então, eles são bem importantes na hora de escolher. Confira tudo o que separamos para você a seguir.

Modelo de óculos para até 4 graus

Para quem tem até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, pode escolher por qualquer tipo de armação. Mas, o ideal é saber qual fica melhor para o seu tipo de rosto.

Normalmente, os modelos preferidos das pessoas com essa faixa de grau são os tradicionais. Ou seja, aqueles que nunca saem de moda como o aviador, gatinho e os redondos. Veja os modelos de óculos que separamos para você:

modelo de óculos
Modelo Aviador – Rayban
modelo de óculos
Modelo de óculos gatinho. Um dos preferidos para menos de 4 graus
modelo de óculos
Modelo de óculos redondo – Rayban

 

Mesmo que você tenha liberdade para escolher sua armação, é preciso se atentar ao tamanho dela. Isso porque dependendo da medida da distância da pupila em relação ao nariz (DNP), pode acontecer da armação ser maior que bloco da lente e não ser possível fazer a montagem das lentes.

Neste artigo, explicamos em detalhes a importância da medida naso-pupilar (DNP) e como ela influencia na montagem no seu óculos. Leia mais sobre isso!

Verificando a medida da armação

Então como saber a medida da armação? Bom, é muito simples. A medida mais importante da armação é a medida do seu aro. Essa informação você encontra em uma das hastes do seu óculos.

Mesmo que as opções de modelo de óculos para até 4 graus de miopia e até 2 graus de astigmatismo sejam maiores, você deve evitar as armações muito grandes.

Veja onde você pode encontrar o tamanho do aro da sua armação na imagem abaixo:

 

modelo de óculos
Dê preferência a armações menores que 56mm.

Além disso, um detalhe importante é que as medidas são dadas em milímetros (mm).

Caso a sua armação não tenha essas medidas nas hastes, você pode medir com o auxílio de uma régua. Inclusive, a medida do aro da armação nada mais é que a medida da largura da lente.

Modelo de óculos para mais de 4 graus

Já quem possui mais de 4 graus, precisa tomar mais cuidado ao escolher a sua armação. Isso porque o óculos com mais de 4 graus miopia ou hipermetropia costuma ficar com as lentes mais grossas. Então, dependendo do tamanho da armação que escolher, você pode ficar com aspecto de fundo de garrafa. Aqui no blog, fizemos guia completo para você ter um óculos de grau mais fino!

Modelos não recomendados para mais de 4 graus

Pensando nisso, infelizmente nem todos os modelos de óculos são mais indicados  para quem tem mais de 4 graus. Nesses casos, você deve evitar modelos grandes como o aviador, gatinho, esportivo. Isso porque eles são modelos grandes, o que deixam os óculos mais grossos. Separamos esses modelos para você evitar se possui mais de 4 graus:

modelos de óculos
Evite modelos de óculos grandes como o aviador
modelo de óculos
modelo gatinho também pode deixar sua lente mais grossa e evidente

 

Também não recomendamos armação do tipo esportivo e três peças. Pelo fato das lentes serem mais grossas, elas podem quebrar durante a montagem ou com o tempo de uso. Além disso, são modelos mais curvados o que acaba mostrando a borda mais grossa de sua lente.

modelo de óculos
Armação de três peças deve ser evitada
modelo de óculos
Modelo esportivo que costumam ser mais curvados podem mostrar a borda da lente mais grossa

 

Conforme o grau de miopia aumenta, as lentes vão ficando mais grossas nas bordas e o tamanho do bloco da lente diminui. Então, quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as lentes ficam nas bordas.

É possível conferir o número do seu aro em uma das hastes de sua lente, como mostramos na imagem abaixo:

modelo de óculos
Indicação do número do seu aro na haste do óculos

Modelos para mais de 4 graus

Quando se trata do modelo de óculos, o ideal para para mais de 4 graus são os modelos com aro fechado e bordas mais espessas. Esse tipo de armação tem um encaixe maior, por isso as lentes mais grossas acaba disfarçando a espessura das lentes. Portanto, você pode escolher por armações menores no formato redondo e também as quadradas.

modelo de óculos
Modelo de óculos Suncode quadrado: perfeito para quem usa mais de 4 graus
modelo de óculos
Óculos redondo Suncode: modelo ideal para quem possui mais de 4 graus e quer disfarce nas lentes mais grossas

Como saber se a armação é muito grande para meu grau?

Existe um cálculo que relaciona o seu grau de miopia com o tamanho do aro da armação mais indicado para você. Não é um cálculo fácil de fazer, mas a Lenscope conseguiu disponibilizar de forma totalmente gratuita.

Basta preencher o formulário em nosso site, colocando todas as informações que consta em sua receita. E, pronto! Você já fica sabendo o tamanho da armação mais indicada para o seu grau no mesmo instante.

modelo de óculos
Procedimento de como saber a lente ideal para o seu grau. Exemplo de -12 graus no olho direito e -10.75 no olho esquerdo.

Ao clicar em “calcular”, já de sugerimos que devem ser evitadas e damos a sugestão para o seu tipo de grau!

modelo de óculos
Modelos não indicados e sugestões de armações

Se tiver alguma dúvida sobre o preenchimento desses dados, neste artigo te ajudamos com isso! Você pode conferir todo o passo-a-passo para adquirir nossas Lentes Tokai 1.76. As informações que você vai nos fornecer é de acordo com sua receita. Caso tenha alguma dúvida em como ler sua receita de óculos, também temos um artigo que te ajuda a entender de uma vez por todas!

Considerações finais

Então, lembre-se! Se você tem menos de 4 graus de miopia, busque escolher os modelos mais tradicionais de acordo com sua medida de aro. São eles: aviador, gatinho e os redondos.

Mas, se você possui mais de 4 graus, procure escolher armações no formato redondo ou quadrado, pois as lentes mais grossas podem ser disfarçadas devido às bordas serem mais espessas. Além disso, você pode acessar nosso guia completo de como ter óculos de grau mais finos. Lá, contamos também sobre os tipos de lentes recomendadas para o seu grau. Dá uma conferida.

E já sabe, qualquer dúvida, deixe nos comentários que já já respondemos.

 

Média 5 de 3 votos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest