Moscas Volantes: saiba o que são essas manchas em sua visão

Este post foi atualizado em 21 dezembro, 2020

Moscas volantes são manchas pequenas, ou pontos, círculos ou linhas que parecem sujeiras que surgem em nosso campo de visão. 

Você já olhou para o céu durante o dia e percebeu a presença de algumas manchinhas, pontos, linhas irregulares ou desenhos que parecem flutuar na visão, mas que, na verdade, não existiam?

Nesse artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esse assunto.

O que são moscas volantes?

Essas pequenas manchinhas que tomam conta do nosso campo de visão, costumam estar mais aparentes quando a pessoa olha para algum objeto muito claro ou brilhante.

Por exemplo: o céu azul ou até mesmo um papel branco.

moscas volantes
Exemplo de como são as moscas volantes em nossa visão

 

Para quem costuma ver com frequência, a presença das moscas volantes pode incomodar bastante, mas dificilmente causam algum problema mais grave.

Porém, ao notar sua presença, é importante levar em consideração uma visita a um oftalmologista.

Veja agora como surgem as moscas volantes.

Causas da moscas volantes

A origem das moscas volantes está em pequenos fragmentos de colágeno. Esta proteína é parte do humor vítreo, um fluido gelatinoso e transparente que preenche nosso globo ocular. 

Conforme envelhecemos, as fibras de proteína que formam o vítreo encolhem, formam fragmentos e se aglomeram. Esses objetos possuem uma flutuabilidade neutra e ficam vagando pelo líquido dentro do humor vítreo

Desta forma, o que chamamos de moscas volantes são na realidade as sombras projetadas por esses fragmentos de proteínas em nossas retinas.

Tais sombras podem se parecer com um ponto escuro, filamentos, círculos, teias de aranha ou qualquer outra forma estranha que atrapalhe a visão.

Apesar disso, essas manchas são difíceis de serem notadas e por isso sua presença é mais perceptível quando se está em um local muito iluminado, ou sem muita textura e variação de cor, como uma parede branca, por exemplo.

 

moscas volantes
Exemplo do olho quando enxergamos moscas volantes

Sintomas de moscas volantes

Os principais sintomas dessa condição incluem:

  • Pequenas formas flutuando em sua visão aparecendo como manchas/ pontos escuros ou em formatos às vezes similares a linhas irregulares, transparentes ou translúcidas;
  • Formatos semelhantes a teias de aranha;
  • Estas mesmas formas aparentam constantemente fugir de seu campo visual, conforme você movimenta seus olhos ou ao tentar fixar os olhos neles;
  • Tais pontos parecem mais nítidos quando olhamos para um fundo uniforme como uma parede branca ou o céu azul em um dia claro.

O que são flashes de luz ou luzes na visão?

Caso você apresente alguns dos seguintes sintomas, procure um oftalmologista imediatamente:

  • Aumento súbito na quantidade de moscas volantes;
  • Flashes de luz;
  • Perda de visão periférica;
  • Mudanças que surgem repentinamente e pioram com o tempo;
  • Moscas volantes depois de um procedimento cirúrgico ou trauma nos olhos;
  • Dor nos olhos.

Apesar das moscas volantes em si não serem graves, pode se tratar de um problema maior, como deslocamento da retina, por exemplo.

Nesse caso, é preciso um bom tratamento e acompanhamento médico.

Quem tem moscas volantes?

Alguns fatores que podem aumentar o risco de vermos moscas volantes incluem:

  • Idade: pessoas com mais de 50 têm risco maior;
  • Miopia, em especial em quadros de alta miopia, surgindo ainda na juventude;
  • Acidente ou trauma ocular;
  • Complicações de uma cirurgia de catarata;
  • Retinopatia diabética;
  • Inflamação nos olhos.

Veja nesse artigo porque você tem miopia.

Moscas volantes tem cura?

Em grande parte dos casos, não há necessidade de qualquer tipo de intervenção médica.

Entretanto, caso o nível de incômodo prejudique seu bem-estar, há tratamentos para solucionar o problema, como vamos ver a seguir.

Tratamento para moscas volantes

Na maioria das situações, não se exige um tratamento específico que solucione as moscas volantes.

Muitas vezes, é apenas necessário nos acostumarmos com a presença dessas manchinhas em sua visão.

Se as moscas volantes causarem incômodo, procure mover seus olhos, já que isso move o fluido em seu globo ocular, retirando as moscas volantes de seu campo visual.

Mova os olhos para cima e para baixo, uma vez que isso funciona melhor que movimentos laterais. 

Entretanto, caso as moscas volantes atrapalham demasiadamente seu campo de visão, consulte seu oftalmologista.

É possível que seja indicada uma cirurgia de vitrectomia. Essa cirurgia vai remover o vítreo natural de seus olhos e substituí-lo por uma solução salina.

Para fazer uma cirurgia desse tipo, é possível que o paciente apresente:

Outra alternativa para eliminar moscas volantes é o tratamento a laser. Esse tratamento tem como objetivo quebrar as moléculas de proteína e reduzir sua presença no seu campo visual.

Trata-se de um tratamento experimental e que tem o risco de prejudicar sua visão caso a pontaria não seja precisa.

Veja nesse artigo porque você tem miopia.

Você tem moscas volantes?

O mais recomendado pelos médicos é que se acostume com a presença das moscas volantes.

Depois de um tempo, pode ser que você nem note mais essas manchinhas em sua visão!

De qualquer forma, não deixe de ter um acompanhamento médico para estar a par da gravidade da condição.

O indicado é fazer visitas periódicas ao oftalmologista – a cada seis meses ou uma vez por ano -, para evitar que esses ou outros problemas possam surgir e prejudicar a forma como você enxerga.

Saiba aqui os problemas de visão mais comuns, seus sintomas e tratamentos.

Por fim, se você nota a presença de moscas volantes em seu campo de visão, principalmente se estão acompanhadas de flashes, procure um oftalmologista de confiança.

Isso pode indicar algum problema mais sério em sua retina.

Você já notou alguma dificuldade para enxergar ou incômodo em seus olhos?

Então conta para a gente aqui nos comentários e compartilhe para que todos tenham cada vez mais conhecimento sobre o assunto!

Moscas volantes

Fontes: 

Mayo Clinic

WebMD

Healthline

Canal Ponto em Comum – Davi Calazans



Comentários

  1. Começaram a surgui esse pontos ha um semana, cossa e lacrimeja. estou aguardando o sisreg marcar consulta.tenho diabetes e hipertensão.quero saber mais a respeito fico preocupada caso piore.

    1. Oi Maria, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  2. Eu já tou com 6 anos que tenho costas volantes e umas manchas escuras na passando na visão incomoda muito quando estou no claro de vez enquanto vem uns flash de luz so q minha visão e boa graças a Deus mas as vezes tenho medo de algo pior
    Ja fui no douctor aí ele disse que com um tempo some pra usar óculos escuros
    Nunca sumiu também nunca usei óculos
    Tem vez que parece que a vista fica tipo piscando me ajuda
    Meu responde essa eu devo me preocupar?pq já faz 6 anos nunca passou
    Será que vai passar?

    1. Olá Wellington, tudo bem?
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre seus sintomas é o médico profissional da área 🙂
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa 🏠❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível 😊
      Lembrando que uma segunda opinião médica é sempre bem vinda 🙂

  3. Eu tenho toxoplasmose e segundo alguns oftalmologia minha visão e curta ou melhor só enxergo 20%por cento e agora tem 4 dias que apareceram essas moscas volantes e as vezes mim incomoda um pouco.Sou professora apesar da minha visão ser pouca trabalho em uma creche já a 19 anos .Mas tem um bom tempo que não procurou um oftalmologia por medo as vezes.

    1. Olá, Arminda tudo bem?
      Se você já sabe que tem um problema sério de visão, é extremamente importante fazer o acompanhamento anual com seu médico oftalmo de confiança. Nossa visão é um dos sentidos mais importantes que temos. Não podemos negligenciá-lo por medo. Procure um médico, marque uma consulta e siga todas as recomendações para não ter problemas maiores no futuro. Se precisar, conte com a gente 🙂

    1. Olá, Adelmary! Como vai?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  4. Bom dia. Tô triste. Muitas interferencias em minha visão. Moscas voadoras, brilhos, reflexos, manchas pretas…etc…tudo isso após fazer cirurgia de catarata nos dois olhos. Eu enxergava bem, antes da cirurgia. Usava oculos em torno de 1,0 grau. Apenas tinha um espaço vermelho no canto do olho, e me disseram para fazer a tal cirurgia. Só que não me falaram que eu ia ter uma visão artificial, e que seriam retiradas as minhas retinas…..Sou leiga no assunto, mas sei que me arrependo de ter feito. Piorou a situação, e hoje uso oculos de 4,0 graus. Preciso de uma solução para limpar minha visão,. Peço socorro.

    1. Oi, Ilza! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário 🙂

      Quem pode te ajudar melhor sobre o assunto é o seu médico especialista 🙂 Isso porque esse é o profissional mais apto a trazer um diagnóstico e tratamento a partir dos exames. Quando puder agende uma visita ao oftalmo e relate os desconfortos que está sentindo para que o médico dê as melhores orientações a serem seguidas.

      Quando precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa 🏠❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/ 😊

  5. Na minha visão eu vejo pontinhos pretos com teias com flash quando eu olho para o lado e para outro,geralmente em lugares bem claros,exemplo parede branca e o céu azul,me incomoda um pouco sim,mas eu consultei o oftalmologista,me disse que não era nada que essas manhchinha aparece no decorrer da vida,mas mesmo assim é a visão a gente fica preocupado né podendo ser uma coisa mais seria.

    1. Olá, Ivanir! Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário em nosso blog 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  6. Dr(s) Oftalmologistas.
    Sou Diabético há 27 anos e ha dois anos comecei a enchargar menos no olho Direito. Acontece que após ter feito lazer e injeção passado dois anos hoje notei que tenho moscas volantes no mesmo olho Direito. Mas só consigo notar essas moscas quando olho em alguma zona transparente ela movimrnta ao virar para qualquer lado. O que devo fazer?

    1. Olá, Domingos! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      A Lenscope é um serviço inovador de troca de lentes para óculos 😊 oferecemos um serviço 100% online para que você possa ter todo conforto e comodidade na hora de comprar seu óculos novo através da receita de óculos médica. Não somos oftalmologistas, mas para ajudar com dúvidas como essa que nos contou, criamos conteúdos que possam esclarecer dúvidas sobre a saúde dos olhos, desde problemas de visão, até mesmo lentes, armações e dicas exclusivas que ninguém conta 🙂
      Por isso, o mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  7. uns meses eh via umas manchas bem pretas continuo vendo algumas manchas outras sumiram agora eles são bem fraquinhas bem fraquinhas msm quase n da pra ver mais so tem uma q da pra ver parece uma teia pode me explica se é algum sinal ou coisa grave?

    1. Olá! Tudo bom?

      Obrigada por deixar seu comentário em nosso artigo 🙂

      Você já passou no oftalmo para relatar tudo que está sentindo? Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele 😊

        1. Olá! Tudo bem?

          Obrigada por deixar seu comentário 🙂

          Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico oftalmo. Agende uma visita ao profissional e relate tudo o que está sentindo ou incomodando para que ele faça o diagnóstico e melhor prescrição para o cuidado da sua visão 😊
          Então, quando puder realize uma consulta para ele te ajudar! 🙂

        1. Oi, Biel! Tudo bom?

          Agradecemos por deixar seu comentário 🙂

          Quem poderá te ajudar sobre isso é o seu oftalmologista ou especialista em saúde visual. Esse profissional que tem aptidão em poder fazer o diagnóstico e melhor prescrição de acordo com cada caso. Então, quando puder, agende uma consulta para ele poder saber sobre a saúde dos seus olhos 🙂 A
          Até mais! 😊

    1. Olá, Rafa! Tudo bom?

      Obrigada por deixar o seu comentário 🙂

      Você já realizou uma consulta com seu médico oftalmologista?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele 😊

      Se precisar usar óculos, pode contar com a Lenscope 🙂

  8. Tenho astigmatismo,e miopia,apareceu mosca volante já faz uns dois anos ou mais,no meu olho direito,o Dr explicou q não tinha tratamento, só q agora apareceu no meu olho esquerdo e com fleches,uso óculos multifocal, será q agora não surgiu nenhum tratamento?

    1. Olá, Sileide tudo bem?
      Obrigada por deixar um comentário aqui em nosso blog 🙂
      Quem pode responder sua pergunta com mais propriedade é só o médico oftalmo. Recomendo que você faça uma nova consulta e pergunte se hoje já está disponível algum tratamento 🙂

  9. Nunca tinha ouvido falar sobre e tenho desde a infância isso, na verdade nada que atrapalhe meu dia a dia, mas as vezes paro para prestar atenção e vejo essas “moscas volantes”.

    Ao pesquisar muito sobre lentes ultimamente tenho descoberto a Lenscope, sua página com artigos interessantes e suas ideias, estou me apaixonando pelo marca e comprei uma lente com vocês, aguardando somente para enviar para vocês e receber de volta, sinto que me tornarei um cliente fiel.

    E não deixarei de fazer um Review no meu canal.

    Agradeço por todo este apreço que vocês dão para as pessoas que venham as suas páginas e a forma de atendimento.

    Vocês estão de parabéns.

    1. Oi, Juan Rodrigo!

      Ficamos muito contentes nessa jornada em escolher seus óculos! Nosso compromisso, mais do que te ajudar na escolha ideal é informar tudo o que você precisa saber antes de comprar sua lente! 🙂

      Quando postar seu review, envie o link para nós aqui no blog ou para o e-mail ajuda@lenscope.com.br

      Agradecemos o carinho e as palavras, nosso compromisso é esse! 🙂
      Sempre que precisar, estamos por aqui!
      Vamos aguardar o seu depoimento!

    1. Oi, Andreia!

      Por isso é tão importante fazer visitar frequentes ao oftalmo, não é mesmo? Assim, ele faz o acompanhamento e o tratamento ideal para o seu tipo de problema.

      Continue fazendo consultas constantemente! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest