Motilidade ocular: o que é e como é o teste

motilidade ocular
0
(0)

A motilidade ocular é os distúrbios que englobam o movimento dos olhos, caracterizados, principalmente, pela dificuldade em controlar os movimentos oculares ou qualquer alinhamento anormal dos olhos.

Geralmente, existem alguns fatores que podem desencadear esse problema, como a miopia e a hipermetropia, ou a catarata. Mas também é comum o problema já surgir no momento do nascimento, como o estrabismo.

Neste artigo vamos entender melhor o que é a motilidade ocular, alguns males que podem ser detectados e possíveis tratamentos para esse problema. Além disso, vamos conhecer um pouco mais sobre o teste de motilidade ocular e como ele pode ser feito. 

Distúrbios de motilidade ocular e males possíveis de diagnosticar

Algumas outras doenças que afetam a visão podem ter seu surgimento em outro lugar, como o cérebro e músculos que podem afetar o movimento dos olhos. E é preciso um movimento perfeito para criar imagens 3D visivelmente boas, ou você corre o risco de ter uma visão dupla, frequentemente causada pelo estrabismo. 

Estrabismo

O estrabismo costuma ser uma característica de nascença em que os olhos não apontam para a mesma direção. O surgimento em adultos deve ser investigado, pois pode indicar uma doença no cérebro, como derrame. O teste de motilidade ocular pode reverter, por exemplo, o estrabismo em crianças, pois indicará o melhor tratamento para cada uma delas e, se for tratado logo no início, pode ser totalmente revertido.

Ambliopia

A ambliopia, conhecida popularmente como “olho preguiçoso”, também afeta a motilidade ocular, já que um dos olhos faz mais esforço do que o outro. O que acontece é que o cérebro “favorece” apenas uma vista com informações, por falta de estímulo, ou por um dos olhos ter uma visão melhor do que o outro, por exemplo, fazendo o cérebro escolher o que mostra a imagem mais clara. 

Nistagmo

O distúrbio de nistagmo é quando os olhos fazem movimentos bruscos e involuntários de um lado para o outro, ou para cima e para baixo. Ou até mesmo em círculos. Isso pode borrar a visão, mesmo que momentaneamente. Costuma ter causa hereditária, mas o excesso de álcool e drogas também pode potencializar o problema. 

Tratando a motilidade ocular

Detectar o problema é muito importante, e quanto mais cedo melhor. Dessa forma, crianças podem crescer com uma visão perfeita, por exemplo. Por isso, é importante buscar um médico oftalmologista para analisar, individualmente, cada criança. Assim, é possível detectar o tipo de distúrbio e a melhor forma de tratamento. 

Estrabismo

Para o tratamento de adultos com distúrbios do estrabismo, recomenda-se o uso de óculos para corrigir a visão, exercícios para os músculos oculares ou até mesmo uma cirurgia. Essa última coloca os olhos na mesma direção. 

Ambliopia

No caso de pacientes com ambliopia, a correção do problema é feita na raiz da causa. Ou seja, pode ser até mesmo solucionando problemas que levam o cérebro a projetar os problemas de visão. Um tapa olhos pode “forçar” o cérebro a reconhecer a informação daquele olho afetado pelo distúrbio. O uso de colírios embaçantes no “olho bom” também ajuda a exercitar os músculos oculares e solucionar esse problema. 

Nistagmo

Os pacientes que sofrem com nistagmo devem ficar atentos, pois não há tratamento específico para este problema. Porém, os sintomas costumam desaparecer sozinhos e os portadores geralmente relatam uma recuperação espontânea, de acordo com os motivos da causa. 

O que é teste de motilidade ocular e como ele é feito?

Feito por médicos oftalmologistas durante a consulta, o teste de motilidade ocular serve justamente para detectar possíveis problemas nessa mobilidade dos olhos.

Falando em teste, nós da Lenscope desenvolvemos, com a ajuda de especialistas, um teste de visão online, gratuito e com resultados precisos!  Nele é possível identificar alguns problemas de visão como miopia (dificuldade para ver de longe) e astigmatismo (dificuldade para ver de perto e de longe).

motilidade ocular - teste de visão

Porém, é importante lembrar que ele não substitui uma consulta com um oftalmologista e nem exames feitos em consultório médico. 

O exame é feito enquanto o paciente move os olhos para várias direções e fixa o olhar em diferentes pontos. Durante o exame, provocam-se alguns estímulos visuais para observar qualquer reação incomum. Dessa forma, o oftalmologista consegue analisar a musculatura ocular extrínseca. Diferente do teste de mapeamento de retina, não há a necessidade de dilatar a visão para realizar o exame de motilidade ocular. 

Com isso, ressaltamos a importância de manter seus exames de vista sempre em dia com um médico oftalmologista, para evitar imprevistos com uma parte tão importante do nosso corpo, que são nossos olhos e também prevenimos doenças oculares que podem afetar seriamente nossa visão. 

Você já tinha ouvido falar sobre motilidade ocular?

E você, já tinha escutado falar em motilidade ocular? Está com o seu check up anual em dia? Saúde da visão é coisa séria, fique por dentro de tudo sobre o assunto no nosso portal. 

Antes de ir, deixe um comentário que logo vamos te responder! Aproveite e continue navegando, todos os dias temos novidades por aqui.

Fontes:

Houstonmethodist.org

Eyetechtraining.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *