multas de trânsito

Multas de trânsito: veja o porquê motoristas com problemas de visão devem fazer exames de vista anuais

0
(0)

Atualmente o Brasil está entre os países que mais sofrem com mortes em acidentes de automóvel no mundo! Nesse artigo, vamos explicar porque muito além da preocupação com as multas de trânsito, é importante manter em dia os exames necessários para obter e também renovar a CNH. 

Do mesmo modo, você vai ler sobre os riscos de dirigir com a visão prejudicada, perceber alguns sinais de que está na hora de fazer exame de vista e como evitar multas e acidentes de trânsito relacionados à visão.  

Uso de lentes corretivas e multas de trânsito

Um dos procedimentos requisitados para obter ou renovar carteira nacional de habilitação, a CNH, é o exame clínico para determinar se o motorista é apto a conduzir um veículo automotor. 

Assim que é identificada a necessidade de uso de lentes corretivas pelo motorista no exame de vista, em sua CNH vai aparecer no campo reservado para observações a letra A maiúscula.

Tal observação significa que o condutor é obrigado a usar lentes corretivas quando estiver dirigindo.

Se o condutor for flagrado dirigindo sem o uso, tanto de óculos quanto de lentes de contato, ele fica sujeito a ser multado, de acordo com o artigo 162 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Vale lembrar aqui que devemos manter os óculos sempre em boas condições de uso. Embora muitas pessoas não se sentem confortáveis ou simplesmente não gostam de usar óculos. Por isso é costume guardar os óculos no porta luvas. Mas não faça isso, pois pode comprometer a integridade deles.

A importância da visão na hora de fazer e renovar a CNH

Aproximadamente 90% das informações recebidas pelo cérebro que são necessárias para dirigir vem da visão.

Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito determina parâmetros mínimos de acuidade visual de 50% e para o campo visual de 120 graus para motoristas e pilotos das categorias A e B ( não profissionais).

Portanto, há a necessidade de detectar e corrigir até mesmo graus baixos de ametropias, já que estas podem impedir o candidato a conseguir a CNH ou um condutor já habilitado a conseguir a sua renovação.

Não são só as multas de trânsito. O que está em jogo ao dirigir com a visão prejudicada?

Você sabia que acidentes de trânsito são considerados uma grave ameaça à segurança e à saúde pública no mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde)?

No Brasil não é diferente! Aqui, acidentes de trânsito estão em terceiro lugar como causa de mortes. Ainda assim, desses acidentes, 90% são causados por falhas humanas, muitas delas relacionadas a problemas de saúde e a problemas de visão.

Quando dirigimos, é fundamental estar atento a tudo que acontece ao redor. Para isso é essencial que o sistema visual esteja funcionando corretamente no sentido de assegurar a própria segurança e das pessoas à nossa volta.

Multas de trânsito: evite problemas e esteja atento para mudanças no Código de Trânsito.

Em abril deste ano, entraram em vigor as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.  Dessa forma, foi estipulado que a validade da CNH passará ser da seguinte forma:

  • a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos; 
  • cinco anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;  
  • três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Apesar desta importante mudança, especialistas da medicina e de controle de tráfego recomendam que condutores portadores de ametropias realizem exame de acuidade visual anualmente. Tal medida visa garantir a segurança ao dirigir. 

Sinais de que está na hora de fazer um exame de vista

Aqui, vamos dar algumas dicas sobre quando está chegando a hora de fazer um exame de vista, por exemplo:

  • Não ler a tempo algumas placas de trânsito no trajeto;
  • Dificuldade para enxergar ao escurecer ou á noite;
  • Sentir desconforto com claridade;
  • Ao sofrer algum tipo de trauma na região da cabeça que pode comprometer a visão;
  • Dor de cabeça, geralmente depois de um esforço visual, no final do dia;
  • Quando você tiver um problema de saúde em que a visão pode sofrer algum dano colateral.

Fique atento para evitar multas e acidentes

Esperamos que as informações nesse post tenham sido úteis para você! Afinal, é muito importante voltar a lembrar a necessidade de manter a boa saúde da visão, principalmente se você é um condutor de veículo automotor. 

Embora, os prazos para fazer o exame da renovação da CNH tenham aumentado, quando se trata de condutores cuja visão já apresenta algum tipo de problema, é muito bem vindo a realização de testes de visão a cada ano. 

Mas, sabia que você pode começar a cuidar agora mesmo da sua visão? Que tal acessar o nosso teste online gratuito desenvolvido por especialistas?

multas de trânsito - teste de visão

Fontes: 

Senado

A tarde

holhos

Naboleia

Doutor multas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *