Museus virtuais para conhecer sem sair de casa

  • por
3.7
(3)

Você já pensou em conhecer os museus mais famosos do mundo, como o Louvre, por exemplo? E se eu te disser que existe um tour de museus virtuais para conhecer sem sair de casa? Com a pandemia do Coronavírus, o isolamento social se fez necessário (e ainda se faz, até que a curva de pico da doença diminua, e os números de casos também).

Pensando nisso, milhares de museus, incluindo os brasileiros e outros famosos do mundo, disponibilizaram em seus sites tour onlines e gratuitos, para incentivar as pessoas a ficarem em casa para evitar o contágio. Além disso, a gente ganha entretenimento e cultura, né?

É uma excelente oportunidade para a gente conhecer mais até sobre alguns museus aqui do Brasil, que carregam a nossa arte. É uma ótima forma para aprender mais sobre arte também e sobre o significado das obras. Então, vamos à lista? A nossa equipe fez uma pesquisa completa e separou para você os melhores museus virtuais e destacou tudo o que você pode conhecer neles.

1. MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand — Brasil

O famoso Museu de Arte de São Paulo, MASP, traz em suas exposições grandes pintores brasileiros marcam presença pelo museu. Por exemplo: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. Van Gogh, Matisse, Monet e Picasso também marcam presença com suas obras. Além das exposições fixas, o museu também reserva exposições ricas e valiosas.

Como destaque, as exposições “7 curiosidades sobre o MASP”, com assuntos incríveis sobre o museu; “História da Loucura: desenhos do Juquery”, que retrata desenhos dos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery durante confinamento; a exposição “Arte na Itália” com obras clássicas da Renascença (período importante para a história da arte, que vieram ao museu pela paixão do diretor do MASP).

Além dessas, há também a exposição “Arte no Brasil até 1900”, na qual dá para aprender até um pouco da história do nosso país sem sair de casa.

Para fazer o tour pelo museu, o link é esse aqui.

MASP – São Paulo | Foto disponível: Wikipédia

 

2. Pinacoteca de São Paulo — Brasil

A nossa Pinacoteca é um dos principais museus da América Latina e, por isso, não poderia ficar de fora da moda do museu virtual. E olha, nos surpreendemos com a experiência interessante que é fazer o tour virtual pela Pinacoteca.

Isso porque, ela utiliza de tecnologia 3D, onde você pode se sentir literalmente caminhando pela estrutura física do museu, e você comanda que sala quer visitar, que acervo quer ver, e as descrições de todas as obras são apresentadas.

3. Museu Ouro Preto — Brasil 

A cidade de Ouro Preto é referência no Brasil.  A cidade mineira tem cunho importante, histórico, cultural e religioso, e já foi considerada Patrimônio da UNESCO. O tour virtual vale super a pena não apenas para ver o Museu da Farmácia, mas para ter um panorama 360º da cidade de Ouro Preto inteira, sua arquitetura e seus pontos turísticos.

Para os viajantes de plantão, que estão decepcionados por não poderem viajar durante o isolamento social, que tal conhecer Ouro Preto hoje? Durante a navegação, h[a explicações em áudio de cada lugar. Então, dá uma passada por lá.

Tour virtual da Praça Tiradentes em Ouro Preto

4. Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Brasil

Você sabia que o Theatro Municipal do Rio é a principal casa de espetáculos do Brasil? Pois é. E é inspirado nos teatros antigos da época da realeza. Você pode reparar que, já a entrada, têm duas estátuas de bronze, que representam a dança e a poesia, focos principais do Theatro. Enquanto não podemos ir até lá, dá para se encantar com a estrutura tradicional, e vista bonita da plateia!

Foto por: TripAdvisor

5. Museu da história da Medicina 

O Museu da Medicina fez diferente: ao invés de um tour interativo ao redor das estruturas, compilou um e-book com toda a história da medicina, descrição de todas as salas do museu e fotos do acervo completo.  Em tempos de pandemia, vale conferir e conhecer um pouquinho mais sobre a Medicina e sobre os profissionais que estão nos salvando!

O link completo é esse aqui! Vem conferir.

Diferentes tipos de seringas – disponível no Ebook

6. Museu Nacional da Antropologia – Cidade do México

Uma das atrações mais visitadas do México, agora disponível para um tour online. Aliás, o museu reserva uma parte interessante da nossa história: o Calendário Asteca, com a Pedra do Sol, uma das obras mais famosas dessa cultura.

7. Tate Modern — Londres

O museu de arte moderna de Londres estava fazendo tanto sucesso com a exposição de Andy Warhol (o artista pop) que resolveu fazer um vídeo-tour, mostrando a exposição de Andy e a estrutura do museu, para que as pessoas possam ter acesso em meio ao isolamento social.  Olha só que bacana ficou o vídeo:

8. Museu Benaki, Atenas

Esse museu em Atenas reserva uma das antiguidades que mais adoramos encontrar: estátuas impecáveis e pinturas bizantinas douradas. Aliás, muitos desses artefatos de 6500DC. A visita é feita em realidade virtual a 360º.

Tour 360º pelo Benaki, na Grécia. Na navegação é possível aproximar-se dos objetos e ver detalhes.

9. Museu do Palacio Nacional Taipei – Taiwan

De fato, um conteúdo digno de realeza. O Museu do Palácio Nacional Taipei, em Taiwan, tem um acervo fixo de aproximadamente 700.000 peças de arte imperial chinesa, trazida pelos imperadores. Além disso, é um dos maiores do mundo, e um dos que mais abrange a história chinesa: suas peças datam de 8.000 anos de história.

Museu do Palácio Nacional Taipei

10. Museu Van Gogh, Amsterdam

Um dos mais famosos da Europa, é parada obrigatória quando se vai a Amsterdam. Entretanto, em época de isolamento social, é possível fazer um tour virtual não apenas dentro do museu para conhecer as principais obras de Van Gogh, mas também ter explicação em áudio das obras e poder conhecer um pouco do extenso parque que cerca o prédio do museu. Imagine ficar perto dessas raridades da humanidade?

Tour virtual pelo Museu Van Gogh

11. Museu de Arte Moderna (MoMA), Estados Unidos

É o museu de arte moderna mais importante do mundo. Se você é fã, vale a pena conferir (se não conhece muito sobre, é uma boa oportunidade para conhecer). O tour virtual conta com 129 obras online, e uma exposição é destaque: Sophie Taeuber- Arp, uma artista e designer russa com obras bastante arrojadas. 

MoMA nos Estados Unidos | Foto Blog.eeuu

12. Palácio de Versalhes, França 

Considerado um dos lugares mais lindos do mundo, o famoso Palácio de Versalhes, símbolo do poder dos monarcas na França absolutista, abre as portas para um tour online, que pode ser em português. A exposição é divida em 3 partes: histórias, peças e curiosidades (como se fossem segredos guardados). A exposição é bastante completa, mostra fotos incríveis e você pode conhecer o Palácio sem enfrentar filas imensas. Imagine como foi morar aqui?

Tour online Palácio de Versalhes

Navegação online pelo Palácio de Versalhes, quarto da Rainha.

13. Museu do Louvre, França

Você pode ter uma experiência única em 3D dando um tour 360º pelo Museu do Louvre gratuitamente. Além de se apaixonar pela arquitetura, pinturas e esculturas, o Louvre é um dos museus mais famosos do mundo e obras importantes estão por lá:

  • Monalisa de Leonardo Da Vinci.
  • Liberdade guiando o povo – Eugene Delacroix.
  • E as estátuas encantadoras em mármore.

Faça uma visita no site deles!

Monalisa em Louvre, de Da Vinci | Foto G1

14. Museu do Vaticano, Vaticano

Você sabia que, além de arte sacra e obras clássicas, o Museu do Vaticano tem um corredor apenas dedicado a mapas? Pois é. E agora, os 7 km de extensão do museu estão disponíveis para um tour virtual catalogado. Um dos espaços mais desejados da vista é a Capela Sistina. Aliás, é exigido o máximo de respeito ao local evitando barulhos e fotografias.

O local é considerado sagrados aos católicos. Grandes pinturas de Michelangelo e Sandro Botticelli estão reservadas lá dentro. Literalmente uma aula de história da arte!

Capela S

Capela Sistina por dentro | Foto Infoescola

15. Casa de Anne Frank, Amsterdam

Quem vai pessoalmente à casa de Anne Frank, se não se planejar, tem que contar com a sorte: o museu é sempre assim, lotado, com filas longas de quem agendou visita há meses. Por isso, a Casa de Anne Frank dá agora a oportunidade de fazer um tour online pelo museu!

Vale a pena conferir, mas vá de coração aberto: a história de Anne frank não é nada fácil. Anne foi uma jovem judia vítima do nazismo. Morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, deixando escrito um diário, publicado por seu pai, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz (Polônia), o famoso livro “O Diário de Anne Frank”.

Fotografia antiga de como era a casa de Anne Frank | Foto Revista Galileu

Você visitou algum museu sem sair de casa?

Conte para nós nos comentários, queremos viver essa experiência ao seu lado. Juntos, cada um em sua casa. Fique bem. Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *