Mutirão da catarata: entenda como três pacientes perderam a visão supostamente após cirurgia

mutirão da catarata
  • por
3.3
(4)

O mutirão tem como objetivo mobilizar profissionais da área da saúde com a finalidade de agilizar o tempo de espera que os pacientes enfrentam na fila para realizar cirurgias eletivas.

A iniciativa acontece na rede pública de saúde de vários estados brasileiros e as especialidades atendidas pelo mutirão varia em cada um deles.

Confira alguns estados que realizam o mutirão e quais os procedimentos atendidos:

  • São Paulo: mutirão contra catarata
  • Bahia: mutirão de cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (útero) e tireoidectomia (retirada da tireoide) e procedimentos cirúrgicos pediátricos para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 meses: amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).
  • Distrito Federal: mutirões de cirurgias urológicas, cateterismos, angioplastias, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia, cardiopatias e neurologia .

O que é um mutirão da catarata?

A catarata é uma doença que provocada o turvamento da lente (cristalino) do olho. Assim, a pessoa com catarata fica com a capacidade de enxergar comprometida, ou seja, a visão fica opaca como se estivesse olhando através de um vidro embaçado.

A catarata é a doença nº1 do mundo em causar cegueira que pode ser evitada. Sendo assim, a boa notícia é que a catarata tem tratamento.

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) realizou em julho a 3ª edição do mutirão da catarata deste ano com o propósito de detectar casos de catarata.

A campanha de prevenção mobilizou mais de 100 médicos oftalmologistas, além de voluntários e servidores.

Para ser atendimento, os candidatos devem ter 50 anos ou mais e passar por triagem inicial. 

Os mutirões oftalmológicos foram instituídos de acordo com resolução do Ministério da Saúde e tem foco no atendimento da catarata.

Entenda o caso: pacientes perdem a visão após cirurgia em mutirão da catarata em São Paulo

Infelizmente, a cirurgia de catarata pode resultar em complicações no pós-operatório. Como é o caso dos aposentados José Geraldo de Jesus, de 68 anos, José Lopes Pereira, de 70 e João Batista Belchior, de 72.

Os idosos participaram de mutirão da catarata realizado em julho de 2017, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, onde receberam tratamento para enxergar melhor.

Porém, alguns dias após as cirurgias, os três homens foram surpreendidos quando começaram a sentir dores e, por fim, perderam a visão.

Os idosos chegaram a passar por novas operações e até tentativas de transplante de córnea, mas não tiveram evolução clínica e agora lutam por justiça.

De acordo com relatos, outros pacientes que passaram por cirurgia no mesmo dia que os idosos também apresentaram perda de visão. O advogado das partes entrou com ação alegando que houve erro médico, e o Estado terá que responder por isso.

Contudo, a Fundação ABC afirmou que não houve erro médico e que a iniciativa acontece há mais de 10 anos com excelentes resultados.

Assim, a Fundação argumenta que a inflamação que aconteceu com os três homens é um efeito colateral já previsto no tratamento e que os procedimentos realizados seguiram todos os protocolos, sem intercorrências.

Os pacientes foram encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde ao serviço de referência nacional em Oftalmologia do Setor de Córnea do Departamento de Oftalmologia do Centro Universitário da FMABC para transplante de córnea.

Tanto a Fundação do ABC quanto o AME Praia Grande seguem dando assistência aos pacientes.

A cirurgia de catarata

De modo geral, a cirurgia de catarata tem como objetivo remover a lente natural do olho e, na maioria dos casos, substituí-la por uma lente artificial.

Atualmente existem dois tipos de cirurgia de catarata:

  • facoemulsificação
  • a laser.

Os métodos cirúrgicos para remover a catarata variam nessas duas opções, mas tanto na facoemulsificação quanto a laser, o cirurgião faz pequenas incisões no olho com catarata para quebrar o cristalino que está danificado pela catarata em pequenos pedaços e extrai-los.

Após a retirada da lente natural do olho que estava opaca, é inserida na córnea uma lente flexível que vai desempenhar as mesmas funções.

A cirurgia de catarata é realizada pelo médico oftalmologista e, geralmente, não é necessário internação hospitalar. Assim, é provável que o paciente possa ir pra casa no mesmo dia da cirurgia.

Frequentemente, o procedimento é realizado em ambulatório e pode durar cerca de 1h ou menos.

Ela é bastante comum e o procedimento normalmente não apresenta complicações. Geralmente, o médico pode limitar algumas atividades do paciente, como dirigir.

Prevenção da catarata

Apesar de a ciência ainda não ter uma solução que evite o surgimento da catarata, algumas atitudes podem ajudar a reduzir os fatores de risco que provocam essa doença. Veja:

  1. Primeiramente, consulte seu oftalmologista regularmente.
  2. Mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes, principalmente ingerindo alimentos com benefícios para a visão, como: folhas verdes, beterraba, frutas vermelhas e roxas, peixe, azeite de oliva.
  3. Não fume: além de fazer mal ao coração e ao pulmão, também faz mal aos olhos.
  4. Evite bebidas alcoólicas: existem evidências cientificas de que o álcool é capaz de aumentar o risco de desenvolvimento de catarata.
  5. Proteja seus olhos da luz do sol.
  6. Se você é diabético: mantenha o diabetes sob controle. E de forma geral, mesmo para quem não é diabético: cuide dos níveis de açúcar no sangue.
  7. Evite o uso de remédios com corticoides.

As lentes dos óculos podem receber tratamentos especiais como uma espécie de complemento para quem vai usar. Esses tratamentos especiais das lentes são: revestimento antirrisco, filtro de luz azul, antirreflexo e proteção UVA e UVB, por exemplo.

Para prevenção de doenças como a catarata é muito importante que as lentes dos seus óculos contenham filtro de luz azul, pois assim seus olhos terão proteção adequada contra os danos causados pela luz azul violeta.

Então, mesmo que você não tenha grau é importante usar óculos com filtro azul para evitar os efeitos nocivos provocados pela alta exposição, que são:

  • dores de cabeça frequentes,
  • cansaço ocular e
  • visão embaçada.

Veja alguns benefícios dos óculos com filtro de luz azul:

  • Melhora a qualidade do sono;
  • Protege a retina, a longo prazo, prevenindo doenças como a catarata;
  • Reduz (ou até elimina) dores de cabeça que acontecem devido ao uso frequente das telas;
  • Diminui o cansaço na visão.

Já participou de algum mutirão da catarata?

Deixe nos comentários como foi sua experiência, caso já tenha participado de algum mutirão pela saúde visual. Aliás, aqui um último conselho, lembre de sempre manter suas consultar com o médico oftalmologista em dia, assim poderá evitar e tratar precocemente qualquer condição ocular.

Sabe o que somos uma health tech? Somos, e por isso somos comprometidos em democratizar o acesso a lentes de qualidade e para isso estamos constantemente investindo em tecnologia e trazendo muita informação sobre a saúde dos olhos.

Quer checar como está a sua visão? Então faça agora mesmo o nosso teste de visão gratuito e online. Como ele você terá resultados precisos sobre a presença de miopia ou astigmatismo na sua visão.

mutirão da catarata - teste de visão

Ele não substitui a consulta ao oftalmologista, mas te ajuda na hora de comprar novos óculos ou, até mesmo, trocar as lentes.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique sempre atualizado no nosso portal de saúde com informações diárias.

Fontes:

Mayoclinic.org

Webmd.com

Visionsource.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Mutirão da catarata: entenda como três pacientes perderam a visão supostamente após cirurgia”

  1. Márcia Regina Matias

    Bom Dia.
    Gostaria de saber se tem uma data para novo mutirão da catarata. Minha tia tem urgência em fazer a cirurgia, está com o encaminhamento para o procedimento, mas ainda não foi chamada.
    Obrigada pá atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *