Noivas de óculos: quebre o tabu e esteja linda em seu grande dia

noivas de óculos
  • por
5
(7)

Você, alguma vez, já viu noivas de óculos? Infelizmente, não é muito comum, a maioria das noivas opta por utilizar lentes de contato.

Isso acaba se tornando um “tabu” – muitas pessoas têm a impressão de que o óculos vai atrapalhar o visual clássico de uma noiva, ou ainda, que o reflexo das lentes vai atrapalhar as fotos.

Mas a verdade é que as coisas estão mudando. Além de proporcionar conforto visual, os óculos também ajudam a compor o estilo, e com as noivas não é diferente.

Nesse artigo, vamos te provar que noivas de óculos podem sim, ficar melhores do que você imagina, e dar dicas de modelos adequados para o dia do casório. Acompanhe a leitura.

Noivas de óculos: pode, sim ou sim?

Com certeza, a resposta é sim!

Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o uso de óculos de grau é 35% maior em mulheres. Além disso, existem algumas que não se adaptam às lentes de contato, não podem usar ou mesmo não querem.

Os óculos podem muito bem fazer parte do estilo e da personalidade da noiva. E para mostrar um pouco dessa realidade, vamos contar aqui, a história de duas noivas que optaram por usar óculos no dia do casamento. Olha só:

Como é ser uma noiva de óculos:

Conheça a Jô 

Jô, foi uma belíssima noiva de óculos. Trouxemos um pouco da sua história por meio de um depoimento, em que ela mesma contou a sua experiência em usar óculos no seu grande dia.

  • Como foi para você frequentar festas e especialmente ser uma noiva de óculos?

Bom, sobre o uso de óculos em eventos sociais mais formais, várias pessoas acham estranho eu me sentir a vontade e não colocar lentes.

Na época fui me casar, e todas as pessoas me falavam que noiva fica feia de óculos, que ninguém casava de óculos. 

Fiquei muito triste com isso, fui procurar meu oftalmologista e fui orientada de que infelizmente não era possível usar lentes de contato mesmo, que ou eu ia sem ver nada ou colocava uma armação bonita e seguia.

Pois apesar de tudo todos me conhecem usando óculos, então não faz sentido essa cobrança de casar sem minha principal identidade

  • Houve alguma pressão para que você usasse lentes? 

Na verdade as pessoas falam que não combina, que esconde a maquiagem, que esconde meu rosto. Questionam porque eu não coloco lentes, que fica mais chique, e mesmo falando que eu não enxergo sem óculos e não posso usar lentes de contado, as pessoas acham que eu preciso me sacrificar de ficar no evento sem enxergar nada só para atender a expectativa das pessoas de que o uso do óculos é feio nesses tipos de eventos.

@jo.jo.araujo

noiva 02

noiva 04

noiva 03

A madrinha pode ir de óculos?

Sim. Noiva, madrinha ou convidada, qualquer pessoa que tenha necessidade de usar óculos deve prezar pelo conforto visual.

Basta levar os óculos em todas as provas de vestido, e encontrar um que combine com  o acessório. Dessa forma, você terá um visual equilibrado e ainda vai enxergar tudo da maneira mais confortável.

Conheça Tharsila

Tharsila foi madrinha de casamento usando óculos, outra experiência muito interessante e inusitada que vamos contar para você:

  • Você é habituada a usar óculos em eventos como formatura e festas, isso já causou algum estranhamento? 

Uso óculos desde que me entendo por gente, então não recebo questionamento sobre isso (não é algo que mexa com minha auto estima há um tempo), acho que se a pessoa se sente segura usando, no fim das contas não importa o que os demais pensam.

Na adolescência a gente tende a se sentir mais insegura, etc… mas hoje percebo que os óculos se tornaram uma forma de expressar quem você é também, se tornou um objeto pra além da sua funcionalidade.

  • Quando foi madrinha de casamento, teve algum empecilho em relação a usar óculos? 

A princípio eu percebi que as pessoas questionavam se eu iria usar lentes e quando e dizia que não, elas estravam um pouco, mas eu estava decidida (era óculos ou não enxergar nada).

Ajudou muito o fato das noivas (grandes amigas) compreenderem a situação e me deixarem a vontade para usar os óculos. Casamento, sendo um evento mais formal, tem uma série de protocolos de vestimentas, por isso é importante respeitar a proposta visual que os noivos querem, mas ser fiel ao seu próprio estilo.

A partir daí é pensar nos óculos como parte do look mesmo, tentando conciliar o estilo da armação com a roupa, maquiagem, etc. Maquiagem também pode ser uma questão porque geralmente as pessoas acham que poder ficar muito “over” em quem usa óculos; mas se o profissional for bom, a gente acaba se sentindo mais confortável ao usar.

  • Qual seu conselho para quem deseja ou precisa usar óculos em eventos? 

Meu conselho seria esse: use uma armação que você realmente ame! Invista em lentes boas. E divirta – se!

@itstharsila

madrinha 01

madrinha 02

madrinha 03

Prós e contras para noivas de óculos

Prós:

  • Os óculos são acessórios que compõem o look, te deixando ainda mais bonita.
  • Expressam sua personalidade.
  • Deixam a sua visão confortável.

Contras:

  • Podem causar reflexo, dependendo das lentes.
  • Cair ou romper.
  • Embaçar as lentes.

Maquiagem para noivas de óculos

Noivas de óculos devem seguir algumas recomendações em relação à maquiagem,  para realçar ainda mais a beleza. Isso porque, com o uso do óculos, a pele do rosto fica mais em evidência do que os olhos, por exemplo. Portanto, é importante utilizar base e blush, e fazer um bom acabamento na maquiagem da pele, deixando-a bem uniforme.

A sobrancelha é outra parte do rosto que se sobressai bastante nas noivas de óculos, por isso, é interessante deixá-la limpa e bem delineada. Inclusive, com os olhos também deve-se ter certo cuidado. Isso porque, o rímel pode sujar as lentes do óculos. O ideal é utilizar alguns truques de maquiagem para quem usa óculos.

Por exemplo: máscara de cílios transparente, ou ainda uma dica de ouro: utilizar máscara com efeito de volume, definir com um curvex, e esperar secar ao colocar os óculos. Assim os cílios ficam curvados e não encostam nas lentes.

Noivas com miopia ou hipermetropia

Outra questão que é importante ressaltar, é que, se o seu problema de visão for miopia ou hipermetropia, as lentes dos óculos podem deixar os seus olhos menores ou maiores, respectivamente. 

E aí, é interessante utilizar alguns truques de maquiagem para ressaltar ou reverter essa situação.

As lentes de óculos para hipermetropia deixam os olhos maiores, principalmente em casos de alto grau. Então, para disfarçar, você pode utilizar sombras em tons pastéis ou em tons escuros, e o lápis de olho deve ser utilizado na linha da lágrima.

Se o caso for miopia, seus olhos podem parecer menores do que são, com as lentes de óculos. Se esse for o caso, use sombra de cores claras na pálpebra e no canto interno dos olhos. Contraste com um tom escuro no canto externo. Se quiser usar lápis, contorne os olhos por fora.

Veja aqui como escolher a lente e a armação corretas para ter a melhor versão do seu óculos de grau, independente do seu grau.

Escolha uma armação especial

Normalmente a noiva tende a se preocupar mais com o vestido e com os sapatos que vai usar no casamento do que com o restante do visual. Mas é importante prestar atenção em todo o visual. Por isso, cada acessório é importante – incluindo o óculos.

Para as noivas de óculos, vale a pena escolher uma armação especial, que expresse o seu estilo, a sua personalidade, te deixe ainda mais linda e claro, confortável para ver tudo e aproveitar o seu dia.

Você pode combinar o seu óculos com os acessórios, o buquê e os sapatos. É importante lembrar que, como o óculos já se destaca no visual, não é necessário utilizar óculos muito extravagantes.

A maioria das noivas de óculos prefere combiná-lo com o vestido, optando por modelos mais discretos, armações finas e de cores mais sóbrias, como branco.

Mas também há as que utilizam armações vermelhas, pretas, marrons, combinando com o restante do visual. Você também pode optar por um óculos personalizado, da maneira que você quer e que combine exatamente com o vestido.

Entretanto, é possível que você gaste um pouco mais. É importante ressaltar que o óculos novo deve ser avaliado pelo oftalmologista, para que seja adequado e confortável para a sua visão.

Mesmo assim, para todas as alternativas, basta testar com o seu vestido e os acessórios escolhidos para o grande dia. Trouxemos aqui alguns exemplos de inspirações de armações para harmonizar com o vestido de noiva:

  • Armações fashion para noivas

Algumas noivas que optam por usar óculos são mais fashion e criativas. Para isso, existem também óculos de cores diversas, e com detalhes como pingentes ou strass.

noiva com óculos de grau

Foto: Pinterest

O modelo de óculos wayfarer também pode ser interessante, pois ele é muito utilizado. E, como na foto abaixo, mesmo com as bordas mais grossas, ele combinou com o batom da noiva e harmonizou com o vestido.

óculos de noiva wayfarer

Foto: Pinterest

O óculos quadrado, apesar de ser uma opção pouco explorada pelas noivas, pode também compor um belo visual geek chic em cores neutras, como marrom ou preto.

óculos de noiva quadrado

Foto:Pinterest

As armações finas também favorecem o visual da noiva, dando um ar delicado e discreto.

armação fina para noivas

Foto: Pinterest

Armações discretas para noivas

Veja alguns tipos de armações que podem ser consideradas discretas

  • Armação transparente:

Além de combinar com todos os tipos de rosto e tons de pele, essa armação valoriza a maquiagem, ressaltando o rosto e os olhos. Também deixa o visual ainda mais discreto.

Ótima opção para noivas que não se adaptam às lentes, mas não querem que que o óculos se sobressaia no look. Para ver outros modelos de óculos com armações transparentes, consulte o nosso artigo completo.

óculos de noiva armação transparente

Foto: Pinterest

  • Armação nude: 

Tons claros como o nude combinam com o vestido de noiva e favorecem a harmonização com acessórios, por exemplo. Essa cor também enriquece a maquiagem  e ressalta o tom da pele em contraste com o óculos.

Temos também um artigo completo com outros modelos de armação nude, para te inspirar. 

armação nude

Foto: Pinterest

  • Armação 3 peças:

Ou “armação sem aro”, são os modelos mais discretos que existem. É uma armação moderna e indicado para eventos de gala. Atendem todos os tipos de rosto e são leves e confortáveis. Uma ótima alternativa para as noivas.

Saiba mais sobre esse modelo de óculos no nosso artigo.

óculos sem aro ou 3 peças

Foto: Pinterest

Inspirações para noivas de óculos 

 

 óculos para dia do casamento

Pinterest

inspiração para noivas de óculos pinterest

Noivas tatuadas no Pinterest

óculos de noiva inspiração

Pinterest

óculos para noiva inspiração

Pinterest

óculos para noiva inspiração

Ensaio: Pinterest

Lá vem a noiva!

Casamento é sobre boas memórias, felicidade e alegria. É a celebração de uma união e a concretização do amor. Por isso, não se prenda a padrões, rótulos e dilemas de aparência.

Independente de usar óculos ou não, ou da escolha do modelo de armação, o importante é estar enxergando bem, com conforto e feliz para aproveitar o grande dia. 

E nós estamos aqui para garantir que você tenha um dia para se lembrar para sempre. Por isso, vamos te ajudar a escolher os modelos que mais se ajustam ao seu rosto.

Basta utilizar a nossa ferramenta gratuita e descobrir qual o seu formato de rosto. A partir daí, você saberá qual armação combina mais, a mais adequada, e poderá escolher o óculos perfeito para o seu casamento.

noivas de óculos - formato de rosto

Agora, queremos saber de você: está pensando em usar óculos no seu casamento? Nos conte a sua experiência nos comentários. 

Fontes

The Knot

Brides

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *