O que causa cegueira: fator social, falta de óculos e perda da visão

O que causa cegueira: fator social, falta de óculos e perda da visão
  • por
0
(0)

Uma pessoa pode nascer cega ou perder a visão no decorrer da vida. Entretanto, quando falamos sobre o que causa a cegueira, outros fatores também contribuem para a doença, como, por exemplo, a falta de acesso a uma saúde de qualidade e detecção de doença preexistente. Por isso, hoje falaremos sobre quais são as principais doenças que causam cegueira no mundo e no Brasil e como a realidade social contribui para os aumentos desses casos. Portanto, continue a leitura para saber mais.

Realidade dos casos de cegueira no Brasil

Conforme o relatório “As condições de saúde ocular no Brasil-2019”, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), baseado nos índices numéricos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de cegos no país chega a aproximadamente 1,6 milhão de pessoas.

Além disso, o relatório apontou também a estimativa de crianças cegas no Brasil, sendo de aproximadamente 26 mil crianças. O documento também mostrou que o que causa a cegueira, como, por exemplo, as doenças oculares, poderiam ter sido tratadas precocemente, evitando o quadro. Nesse sentido, com a alta expectativa de vida crescente no Brasil, existe também o aumento das causas da cegueira no país.

Causa da cegueira também está relacionada a questões sociais

A causa da cegueira está muitas vezes ligada a fatores sociais, como, por exemplo, a falta de acesso a hospitais que ofereçam cuidados básicos com a saúde geral e visual. Conforme o documento “As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a cegueira, além de interferir na qualidade de vida das pessoas, também impacta negativamente nas relações sociais e trabalhistas.

Mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo vivem em países pobres ou em desenvolvimento, sendo 36 milhões de cegos e 216,6 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Uma das causas principais da cegueira é a catarata, que nos países mais pobres ou em desenvolvimento somam até 50% a mais dos casos. Além da catarata, outras doenças também causam a cegueira e baixa visão, são elas: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), erros refrativos não corrigidos e o glaucoma.

Segundo o IBGE, no Brasil, existem aproximadamente 50 milhões de brasileiros (25,4% da população), vivendo na linha da pobreza, com renda familiar equivalente a R$ 387,07, ou seja, menos de US$ 5,5 por dia, valor estipulado pelo Banco Mundial que aponta o nível de pobreza de uma família. Os números da cegueira no Brasil, conforme as classes sociais, são de:

  • Classe A —  2,8% da população — aproximadamente 5.837.857 de brasileiros;
  • Classe B — 21% da população — aproximadamente 43.783.929 de brasileiros;
  • Classe C — 47,7% da população — aproximadamente 99.452.067 de brasileiros;
  • Classe D/E — 28,5% da população — aproximadamente 59.421.047 de brasileiros.

Dessa forma, entre os números de cegos e deficientes visuais do Brasil, o maior índice se encontra na região Nordeste, com aproximadamente 43,5% da população. O menor número se encontra na região Sul, com cerca de 12,3%.

Número de crianças cegas no mundo

No Brasil, cerca de 42% das crianças entre 0 e 14 anos se encontram em condições de extrema pobreza. No entanto, o número de crianças cegas cresce em países pobres e em desenvolvimento, devido à escassez de hospitais e a falta de acesso à saúde básica. Na maioria das vezes, a cegueira infantil poderia ter sido evitada em crianças com menos de 15 anos, se houvessem sido tratadas precocemente. Este número representa cerca de 1,4 milhões de casos.

Falta de óculos como causa da cegueira

A falta de acesso a recursos ópticos, como o uso de óculos, é uma das causas da cegueira em crianças mais pobres. Sobretudo quando se trata de problemas visuais e erros refrativos não corrigidos, como, por exemplo, a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Estes problemas de visão afetam a capacidade da criança de enxergar claramente e de focar em objetos à sua volta, dificultando e impactando negativamente na vida social e escolar da criança, levando a problemas de aprendizagem, desmotivação e até mesmo abandono escolar.

Doenças que causam cegueira

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as principais causas da cegueira ocorrem devido a erros refrativos não corrigidos e a doenças oculares como, por exemplo, o glaucoma, catarata e a degeneração macular. O principal grupo de risco são pessoas com mais de 40 anos, diabéticas e/ou com histórico familiar da doença. Saiba mais sobre estas doenças:

Catarata

A catarata é uma condição em que a lente do olho fica opaca, prejudicando e deixando a visão embaçada. Ela ocorre na parte interna do olho, e suas causas principais são o envelhecimento, exposição excessiva à luz solar, tabagismo, diabete e outras doenças metabólicas. Os principais sintomas são visão embaçada, auréolas ao redor das luzes e sensação de “névoa” sobre o olho. 

Glaucoma

A princípio, o glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, responsável por transmitir as informações visuais do olho para o cérebro. O aumento da pressão intraocular é o que causa os danos ao nervo óptico, resultando na doença.

Então, a doença pode levar à perda irreversível da visão, começando pela visão periférica e avançando em direção ao centro do campo visual. Os sintomas principais são dor ocular, vermelhidão, visão embaçada, halos em torno de luzes e perda de visão periférica. 

Degeneração Macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade, é uma doença ocular que afeta a mácula, área da retina responsável pela visão central nítida e detalhada. A doença está entre as principais causas de perda de visão em pessoas com mais de 50 anos. Dentre as principais causas da doença, estão a idade, genética, exposição à luz ultravioleta e o tabagismo.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Um mundo onde todos tenham acesso a óculos de qualidade

Infelizmente a cegueira ainda é um quadro grave em nosso país e em outras regiões mais pobres no mundo. A falta de acesso a uma saúde de qualidade para os mais pobres é um dos fatores que resulta no aumento das doenças visuais nas regiões de extrema pobreza.

Por isso, identificar erros de refração ou doenças oculares precocemente, é a chave para conseguir tratar essas doenças precocemente, reduzindo as chances de doenças mais graves e até mesmo a cegueira. Nosso propósito é democratizar, e proporcionar o acesso de lentes de óculos de qualidade a um preço acessível para todas as pessoas do Brasil. 

Nós da Lenscope oferecemos lentes mais finas para todas as necessidades e idades. Nossas lentes já vêm com os tratamentos incluídos e você não precisa pagar nada a mais por isso. Além disso, é possível fazer apenas as lentes do seu óculos e enviar a armação para a montagem ser feita por nós. E tudo isso sem sair de casa.

  • Até 4 graus: Lenscope Poli 1.59, lentes mais finas e resistentes para o dia a dia. Disponíveis nas versões: Incolor; Fotocroma e Shades (escuras com grau). Contam com tratamentos essenciais inclusos;
  • Mais de 4 graus: Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Disponíveis nas versões: incolor, com filtro de luz azul, Transitions e escura com grau. Contam com 6 tratamentos premium inclusos, sem taxas;
  • Lentes multifocais: as lentes Lenscope Progress são lentes personalizadas ideais para vista cansada. Disponíveis nas versões: Digital Comfort (filtro de luz azul); Transitions®; Digital Comfort Transitions® e Shades. Todos os tratamentos premium inclusos sem taxas extras. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *