O que deixa o óculos grosso?

  • por
4.1
(12)

Os principais fatores que deixam o óculos grosso são o índice de refração da lente escolhida, o tamanho da armação, o grau de miopia e o eixo do grau de astigmatismo. Nesse artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a dizer adeus ao óculos grosso. 

Como não ter mais óculos grosso?

Para entender por que seu óculos fica grosso, alguns fatores muito importantes precisam ser considerados! Os principais são os seguintes:

  • Índice de refração das lentes;
  • Tamanho do aro da armação;
  • Espessura e material da armação escolhida;
  • Grau de miopia e hipermetropia;
  • Eixo do grau de astigmatismo;
  • Medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) – Distância das pupilas em relação ao centro do nariz.

Vamos falar um pouco mais de cada um desses itens para que você possa dar adeus ao fundo de garrafa.

Índice de refração das lentes

O índice de refração é o número que acompanha a descrição do modelo das lentes. Quanto maior for este número, mais finas serão suas lentes. As lentes mais recomendadas para grau alto, tanto de miopia como de hipermetropia, são as lentes com índice de refração 1.67, 1.74, 1.76 e 1.9.

Mas é importante observar que, em casos de graus elevados, as lentes acima de 1.76 são invariavelmente de cristal (vidro). Lentes de cristal, além de serem bem mais caras, elas são mais frágeis e mais pesadas. Sabe aquela marquinha do óculos que fica no nariz? Então, elas são responsáveis por isso. Além de não serem nada confortáveis.

Veja aqui no blog o artigo sobre cada uma dessas opções de lentes para alta miopia disponíveis hoje e também as opções de lentes que existem para hipermetropia.

Tamanho do aro da armação

O tamanho do aro da armação está diretamente ligado ao resultado das lentes. No caso da miopia, as lentes costumam ser mais finas no centro e mais grossas nas bordas.

Quanto maior for o aro da armação escolhida, mais grossas as suas lentes vão ficar nas bordas e mais evidentes também. Nos casos de hipermetropia elevada ocorre o oposto. As lentes para hipermetropia são grossas no centro e mais finas nas bordas. Ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, do que nas bordas que são muito mais finos.

Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil. Por esses motivos sempre falamos: graus elevados não combinam com armações grandes.

Existe um cálculo que determina o tamanho exato da armação de acordo com o grau. É uma conta um pouco complicada, mas a gente descomplicou isso pra você ter acesso de um jeito muito mais fácil e totalmente gratuito.

É só preencher o formulário em nosso site de acordo com a receita do seu óculos que você já fica sabendo de todas as informações relacionadas à armação ideal para você.

Espessura e material da armação escolhida

Além do tamanho da armação, a espessura do aro e o material também podem te ajudar a ter um óculos mais fino. Armações de três peças e de metal deixam as laterais das lentes mais aparentes, parecendo que são mais grossos.

óculos grosso

Armação de metal

O ideal para não ficar com o óculos grosso é escolher armações de acetato, com o aro mais espesso e com o tamanho de aro recomendado de acordo com o seu grau.

óculos grosso

Óculos de acetato e de aro espesso

Grau de miopia e hipermetropia. Como saber se meu grau é alto?

O grau de miopia e hipermetropia são classificados da seguinte forma:

  • Até 3 graus – Baixo grau
  • De 3 a 6 graus – Grau moderado
  • Mais de 6 graus – Grau alto

Dentro de cada uma dessas faixas de grau, há uma série de recomendações para você ter um óculos mais fino e sem efeito fundo de garrafa ou olho-de-boi.

Acesse nosso artigo para ler todas as recomendações.

Eixo do grau de astigmatismo deixa o óculos grosso?

Se você identificou em sua receita o grau de astigmatismo é possível que ele possa influenciar no resultado de suas lentes. O grau de astigmatismo e o grau do eixo são o que determinam o ponto em que o astigmatismo se encontra em seu olho.

Se você tem acima de -2 graus de astigmatismo e o eixo de seu astigmatismo está entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus, suas lentes ficarão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas laterais (entre testa e rosto).

Já no eixo entre 70º e 110º ou bem próximo de 90º, as lentes ficarão mais grossas nas laterais. Infelizmente isso acontece com qualquer tipo de lente escolhida por você.

Medida da entre as pupilas, também conhecidas como DNP (Distância entre as pupilas em relação ao centro do nariz)

A medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) também conhecida como distância entre os olhos, é a distância entre suas pupilas em relação ao centro do nariz. Você pode conhecer também essa medida como DP (Distância Pupilar). E a DP nada nada mais é que a distância entre as duas pupilas.

óculos grosso

As medidas de DNP e DP são únicas para cada pessoa e não podem ser alteradas. No entanto, elas também pode deixar o óculos grosso nos casos de miopia e também de hipermetropia.

A medida da DNP é utilizada durante a montagem das lentes na armação. É a partir dessa medida que é realizada a correta centralização das lentes no óculos.

Para a miopia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos ocorre mais próximo do nariz. E isso faz com que a área mais próximo da borda das lentes seja montada na armação, deixando o óculos mais grossos.

O oposto a isso ocorre quando a medida da DNP é grande e, portanto, nesses casos, o óculos pode ficar mais fino. Para hipermetropia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos também ocorre mais próximo do nariz.

A diferença é que como as lentes para hipermetropia são grossas nas bordas, o óculos ficará mais grosso próximo ao nariz. A DNP é considerada pequena quando é igual ou menor que 30. E é considerada grande quando a medida é maior que 30. E, portanto, a DP é considerada pequena quando é igual ou menor que 60 e é considerada grande quando a  é maior que 60.

Considerações finais

Como você acompanhou neste artigo, existem diferentes fatores que deixam o óculos grosso, desde o índice de refração da lente escolhida, até o tamanho da armação.

Nós da Lenscope nos preocupamos em ajudar todos a conseguirem a melhor versão do seu óculos de grau. Afinal, sabemos que um óculos grosso mexe com a autoestima das pessoas. A boa notícia é que atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, é possível encontrar óculos finos que proporcionam resultados estéticos mais agradáveis enquanto corrigem a visão.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes com alto índice de refração, por um preço justo. Somos pioneiros no processo de venda de lentes superfinas para alto e baixo grau na internet e ainda damos dicas e orientações gratuitas para ajudá-los na escolha da armação correta para seu grau.

Portanto, se você está em busca de lentes altamente tecnológicas, com melhor custo-benefício e diversos tratamentos inclusos, faça um orçamento online e gratuito em nosso site e embarque com a gente nessa forma revolucionária de fazer óculos de grau.  

óculos grosso

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

10 comentários em “O que deixa o óculos grosso?”

  1. Fazer um óculos com 7 graus de miopia ficar fino pode ser até fácil agora fazer um óculos de 21 graus de miopia e 2 de astigmatismo ficar fino aí eu quero ver. Sofro muito com isso.

    1. Oi, Darci! Tudo bom?
      Infelizmente muitas pessoas sofrem por ter grau alto e entendemos como isso é difícil 🙁 Por isso, apostamos muito em nossos conteúdos, assim como nas melhores dicas para quem tem graus bastante elevado como o seu.
      Buscamos oferecer as melhores recomendações para que os aspectos provocados no óculos sejam pelo menos reduzidos
      Em nosso site nós atendemos até 17 graus de miopia, mas se quiser, envie sua receita pra gente que podemos te ajudar! Nosso e-mail é ajuda@lenscope.com.br
      Você pode acessar nossa galeria de resultado também, lá mostramos diferentes graus e modelos de óculos que já passaram por aqui na Lenscope: https://lenscope.com.br/blog/resultados-tokai-1-76/
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Pity! Tudo bom?
      Aqui na Lenscope, nós criamos um conteúdo para te ajudar nessa escolha com 60 tipos de óculos quadrado para se inspirar e saber onde comprar: https://lenscope.com.br/blog/oculos-quadrado/ Além disso, você pode descobrir modelo é mais indicado para o seu tipo de rosto. Legal, né?
      Sempre se atente ao material que é feito a armação, pois isso pode garantir maior resistência e durabilidade deles Criamos um artigo bem completo que vai te ajudar a entender os melhores materiais de armação e quais mais indicados a escolher: https://lenscope.com.br/blog/tipos-de-materiais-de-armacao-de-oculos/
      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😀

    1. Oi, Elcio! Tudo bem?
      O astigmatismo atinge diversos pontos focais em nossa visão, quando o normal é que se tenha um ponto focal. Esses pontos nada mais são que eixos atingidos em nossa visão que varia de 0 a 180 graus
      Então, dependendo do eixo do seu astigmatismo ele pode deixar suas lentes mais grossas ou não.
      Por exemplo, o eixo de 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus as lentes podem ficar mais grossas na parte superior e inferior do seu óculos.
      Eixo entre 70 a 110 graus ou próximo de 90 graus a tendência é que as lentes fiquem grossas nas laterais (temporas).
      Por isso que a escolha da armação faz toda diferença, principalmente se você tem grau alto. Por isso é importante escolher armação de aro fechado e bordas mais espessas, pois a armação vai contornar a borda da lente não deixando evidente o óculos grosso.
      Aposte na escolha certa da armação. Armações mais finas e grandes, as lentes podem ficar grossas, principalmente dependendo do seu grau e da localização do eixo. Armações de aro fechado e bordas mais espessas podem disfarçar esse efeito de lente grossa
      Criamos um conteúdo exclusivo sobre eixo do astigmatismo com figuras que exemplificam cada caso. Você pode dar uma olhada aqui: https://lenscope.com.br/blog/eixo-do-astigmatismo-entendendo-de-uma-vez-por-todas/
      Qualquer dúvida, conte com a gente! 😀

    1. Olá, Jamilly! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo
      Na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi. Não trabalhamos com lentes de cristal.
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar com o orçamento das nossas lentes!
      Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *