O que deixa o óculos grosso?

Os principais fatores que deixam o óculos grosso são o índice de refração da lente escolhida, o tamanho da armação, o grau de miopia e o eixo do grau de astigmatismo. Nesse artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a dizer adeus ao óculos grosso. 

Como não ter mais óculos grosso?

Para entender por que seu óculos fica grosso, alguns fatores muito importantes precisam ser considerados! Os principais são os seguintes:

  • Índice de refração das lentes;
  • Tamanho do aro da armação;
  • Espessura e material da armação escolhida;
  • Grau de miopia e hipermetropia;
  • Eixo do grau de astigmatismo;
  • Medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) – Distância das pupilas em relação ao centro do nariz.

Vamos falar um pouco mais de cada um desses itens para que você possa dar adeus ao fundo de garrafa.

Índice de refração das lentes

O índice de refração é o número que acompanha a descrição do modelo das lentes. Quanto maior for este número, mais finas serão suas lentes.

As lentes mais recomendadas para grau alto, tanto de miopia como de hipermetropia, são as lentes com índice de refração 1.67, 1.74, 1.76 e 1.9. Mas é importante observar que, em casos de graus elevados, as lentes acima de 1.76 são invariavelmente de cristal (vidro).

Lentes de cristal, além de serem bem mais caras, elas são mais frágeis e mais pesadas. Sabe aquela marquinha do óculos que fica no nariz? Então, elas são responsáveis por isso. Além de não serem nada confortáveis.

Veja aqui no blog o artigo sobre cada uma dessas opções de lentes para alta miopia disponíveis hoje e também as opções de lentes que existem para hipermetropia.

Tamanho do aro da armação

O tamanho do aro da armação está diretamente ligado ao resultado das lentes. No caso da miopia, as lentes costumam ser mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Quanto maior for o aro da armação escolhida, mais grossas as suas lentes vão ficar nas bordas e mais evidentes também.

Nos casos de hipermetropia elevada ocorre o oposto. As lentes para hipermetropia são grossas no centro e mais finas nas bordas. Ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, do que nas bordas que são muito mais finos. Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil.

Por esses motivos sempre falamos: graus elevados não combinam com armações grandes.

Existe um cálculo que determina o tamanho exato da armação de acordo com o grau. É uma conta um pouco complicada, mas a gente descomplicou isso pra você ter acesso de um jeito muito mais fácil e totalmente gratuito.

É só preencher o formulário em nosso site de acordo com a receita do seu óculos que você já fica sabendo de todas as informações relacionadas à armação ideal para você.

Espessura e material da armação escolhida

Além do tamanho da armação, a espessura do aro e o material também podem te ajudar a ter um óculos mais fino. Armações de três peças e de metal deixam as laterais das lentes mais aparentes, parecendo que são mais grossos.

óculos grosso
Armação de metal

O ideal para não ficar com o óculos grosso é escolher armações de acetato, com o aro mais espesso e com o tamanho de aro recomendado de acordo com o seu grau.

óculos grosso
Óculos de acetato e de aro espesso

Grau de miopia e hipermetropia. Como saber se meu grau é alto?

O grau de miopia e hipermetropia são classificados da seguinte forma:

  • Até 3 graus – Baixo grau
  • De 3 a 6 graus – Grau moderado
  • Mais de 6 graus – Grau alto

Dentro de cada uma dessas faixas de grau, há uma série de recomendações para você ter um óculos mais fino e sem efeito fundo de garrafa ou olho-de-boi. Acesse nosso artigo para ler todas as recomendações.

Eixo do grau de astigmatismo deixa o óculos grosso?

Se você identificou em sua receita o grau de astigmatismo é possível que ele possa influenciar no resultado de suas lentes.

O grau de astigmatismo e o grau do eixo são o que determinam o ponto em que o astigmatismo se encontra em seu olho.

Se você tem acima de -2 graus de astigmatismo e o eixo de seu astigmatismo está entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus, suas lentes ficarão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas laterais (entre testa e rosto).

Já no eixo entre 70º e 110º ou bem próximo de 90º, as lentes ficarão mais grossas nas laterais. Infelizmente isso acontece com qualquer tipo de lente escolhida por você.

Medida da entre as pupilas, também conhecidas como DNP (Distância entre as pupilas em relação ao centro do nariz)

A medida da DNP (Distância Naso-Pupilar) também conhecida como distância entre os olhos, é a distância entre suas pupilas em relação ao centro do nariz. Você pode conhecer também essa medida como DP (Distância Pupilar). E a DP nada nada mais é que a distância entre as duas pupilas.

óculos grosso

As medidas de DNP e DP são únicas para cada pessoa e não podem ser alteradas. No entanto, elas também pode deixar o óculos grosso nos casos de miopia e também de hipermetropia.

A medida da DNP é utilizada durante a montagem das lentes na armação. É a partir dessa medida que é realizada a correta centralização das lentes no óculos.

Para a miopia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos ocorre mais próximo do nariz. E isso faz com que a área mais próximo da borda das lentes seja montada na armação, deixando o óculos mais grossos. O oposto a isso ocorre quando a medida da DNP é grande e, portanto, nesses casos, o óculos pode ficar mais fino.

Para hipermetropia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos também ocorre mais próximo do nariz. A diferença é que como as lentes para hipermetropia são grossas nas bordas, o óculos ficará mais grosso próximo ao nariz.

A DNP é considerada pequena quando é igual ou menor que 30. E é considerada grande quando a medida é maior que 30. E, portanto, a DP é considerada pequena quando é igual ou menor que 60 e é considerada grande quando a  é maior que 60.

Considerações finais

Óculos grosso, infelizmente, mexe com a auto-estima. A gente gostaria que você soubesse que é possível reduzir a espessura do óculos. E, principalmente, conseguir se sentir usando-o mesmo tenho um grau um pouco mais elevado.

Recentemente recebemos um depoimento da Jéssica que tem 7 graus de miopia e contou como sempre foi difícil conseguir usar óculos sem sentir vergonha. Ela resolveu experimentar as Lentes Tokai 1.76 e amou o resultado. Até mesmo enviou uma foto pra gente.

óculos grosso
Jéssica tem 7 graus de miopia e está usando uma armação de aro 53mm

Veja o depoimento completo enviado pra gente aqui no blog.

Qualquer dúvida, estamos sempre por aqui.

Média 5 de 2 votos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest