O que deixa o óculos pesado?

óculos pesado
  • por
5
(12)

Quem usa óculos sabe que uma armação pesada provoca grande desconforto. Mas não só isso. Um óculos pesado pode também provocar um efeito no rosto não muito agradável. Talvez você seja uma das pessoas que já tiveram essa experiência ruim. Principalmente se você sempre está com aquela marquinha no nariz provocada pelo peso da armação.

Sem contar que, em algumas situações, o óculos pesado provoca dores nas orelhas devido o peso do óculos. Mas, por que o óculos pode ficar tão pesado? Olhe só os principais motivos para isso acontecer:

  • Tipo de material da armação.
  • Tipo de material da lente do óculos.
  • Índice de refração das lentes.

Todos esses pontos precisam ser levados em consideração na hora de escolher um novo óculos. Afinal, acertando em cada um deles, você tem a garantia de um resultado satisfatório. E nós vamos te explicar tudinho nesse artigo, então, continue lendo.

Qual o peso ideal de um óculos de grau?

O peso de um óculos de grau pode variar bastante, segundo os pontos que citamos anteriormente. Nesse sentido, de acordo com o Lenksart, essas são as médias de pesos de óculos de grau e o que significam:

  • Menos de 10 gramas: óculos extremamente leves.
  • 10 a 20 gramas: óculos leves.
  • 20 a 40 gramas: peso médio. A maioria dos óculos de grau estão nessa categoria de peso. 
  • Mais de 40 gramas: peso acima da média.

No entanto, não é possível determinar o peso ideal de um óculos de grau porque fatores como: espessura e material das lentes, o grau da receita e material da armação interferem no resultado final do óculos de grau. Geralmente, quem tem graus mais altos, tendem a ter óculos mais pesados por causa da quantidade de material usado na confecção das lentes. Falaremos mais adiante.

Material de armação que deixa o óculos pesado

Primeira dica: fuja das armações de plástico! Elas proporcionam maiores chances de deixar o óculos pesado. Outro fator que contribuí para um resultado ruim é combinar esse material em uma armação grande e com detalhes mais largos (espessos).

Por isso que pessoas que têm óculos com essas combinações de plástico e mais larga, acabam ficando com as marcas no nariz, devido ao peso do óculos. Mesmo que o resultado não seja positivo, muitos ainda optam pelas armações de plástico. Isso acontece porque esse tipo de material é geralmente vendido nos comércios populares como réplicas. O que, na verdade, pode ser um plástico.

Quem não escapa são as lojas online também. Já que alguns modelos de armação vendidos por esse tipo de loja podem ser produzidos com esse tipo de material. Por esse motivo – tão importante – que você sempre deve verificar a procedência do material dos óculos. Isso pode ser feito com o atendente ou através das especificações do site, caso for comprar online.

óculos pesado

Exemplo de armação de plástico vendida em lojas online como AliExpress ou Wish

Lente que deixa o óculos pesado

Outro fator que deixa um óculos pesado são as lentes. Existem diversos tipos de lentes. Cada uma produzida para atender o problema e a necessidade de cada usuário. Por exemplo, no mercado de óculos são vendidas as lentes CR-39, conhecidas como Orma ®. Essas lentes são consideradas as mais pesadas quando escolhidas para quem tem alto grau (normalmente acima de 4 graus).

Além disso, o índice de refração da lente influencia muito no resultado dos óculos. Existem diferentes índices de refração e cada um oferece também um resultado diferente. Quanto menor o número do índice de refração da lente, mais grossa ela pode ficar. E, com isso, mais pesado o óculos também!

Por exemplo, uma lente com índice de refração 1.50 tende a ficar grossa e, por esse motivo, pode deixar o óculos pesado. As lentes CR-39 possuem índice de refração 1.50, por esse motivo também que são as mais pesadas. Essas lentes são fabricadas com acrílico, um material que garante um preço final econômico.

Outro ponto importante é a densidade do material.  Lentes de acrílico têm densidade 1.32 g/cm³, enquanto uma lente de índice 1.59 já tem uma densidade menor: 1,20 g/cm³. Esse é outro fator que diz muito sobre um óculos ser pesado ou não. Outro material não muito indicado para óculos de pessoas com alto grau são as lentes de vidro.

Lentes de vidro (highlight)

Essas lentes também são conhecidas por lentes de cristal ou highlight. A densidade desse tipo de lente é muito alta: 3,00 g/cm³. Por ser feito por um material pesado que é o vidro, os desconfortos podem ser recorrentes para esse tipo de material de lente. E qual o índice de refração das lentes de vidro? Os índices de refração disponíveis são: 1.7,  1.8 e 1.9, índices considerados bastante altos. 

Claro que por esse motivo a chance de uma lente de vidro ser mais fina é grande, quanto maior o índice, mais fina pode ser a lente. Acontece que existe um grande problema. O vídro quebra com muita facilidade, certo? Por isso, a resistência desse tipo de material é insuficiente. E apesar de ter índices de refração altos, o peso dessa lente permanece sendo grande. Por isso costumam ser mais recomendadas para quem possui acima de -20 graus de miopia.

Por fim, a lente de vidro não consegue superar outras que existem no mercado e sobre as quais vamos falar ainda. Leia mais sobre tipos de material de lente aqui.

Índice de refração das lentes

O índice de refração é um fator importante para as lentes e o peso final do óculos. Quanto maior esse índice, mais finas elas podem ficar. Hoje as lentes estão disponíveis nos índices de refração:

  • 1.50 (acrílico).
  • 1.53 (trivex).
  • 1.59 (policarbonato).
  • 1.60 (resina).
  • 1.67, 1.74 e 1.76 (resina de alto índice).
  • Lentes de vidro/cristal (lentes de óculos mais finas que existem).

Então, usar lente com índice de refração baixo ou médio (1.50,1.53 e 1.59) para um grau alto, pode ocasionar lentes grossas e, consequentemente, óculos pesado. Além disso, provoca também o famoso efeito fundo de garrafa. Agora, quando você opta por lentes de alto índice de refração, como uma lente com índice 1.76, você tem um melhor resultado.

Como deixar o óculos leve?

Veja como como proporcionar um óculos leve. Você precisa levar em consideração:

  • Material da armação
  • Material da lente
  • Melhores índices de refração

Materiais leves de armação

Os materiais de armação que podem deixar seu óculos mais leve e confortável são:

Armações fabricadas com algum dos materiais mencionados provocam um efeito final diferente nos óculos. Assim, as chances do seu óculos ser mais leve são enormes. As armações de acetato, por exemplo, são as mais escolhidas pela qualidade que proporcionam. Isso porque trata-se de um material antialérgico, leve e resistente contra produtos químicos. 

Outra opção são as armações de Titânio, um material que ficou famoso por sua leveza, durabilidade e resistência. Além disso, é hipoalergênico e tem uma variedade de cores bastante ampla.  Por ser muito resistente é indicado, inclusive, para crianças acima de 10 anos.

Já a categoria dos injetados com Grilamid e Propionato são as melhores opções em relação ao custo-benefício dos óculos. Essa categoria não é fabricada com metal, mas sim com outros produtos. A opções mais comuns para os Injetados estão são:

  • Grilamid (chamado também de TR-90).
  • Trilamid.
  • Policarbonato.
  • Fibra de carbono.
  • Optyl.
  • Propionato.

Lentes de óculos mais leve

Um óculos pesado pode ser um drama real para quem tem alto grau. No caso de óculos com lentes mais leves, existe um material específico que proporciona um bom resultado. Trata-se das lentes de resina de alto índice de refração. As lentes de resina são mais leves, além da alta resistência e durabilidade que oferecem.

Claro que é importante estar atento para o índice de refração da lente. Por isso, observe que para as lentes de resina, os índices disponíveis são: 1.67, 1.74 e 1.76.

óculos pesado

Lentes de resina são recomendadas para alto grau de miopia e cada um dos índices disponíveis são indicados para uma faixa de grau de miopia. Por esse motivo, esteja atento a esse detalhe importante. Essas lentes são mais leves justamente pelas características do material usado na fabricação e pelo desing de alguns modelos.

Algumas lentes de resina possuem o design asférico, o que é uma ótima notícia. As lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas. Repare a seguir na densidade de cada uma das lentes de resina, com seus respectivos índices de refração:

  • 1.67 – densidade de 1.36 g/cm³
  • 1.74 – densidade de 1.40 g/cm³
  • 1.76 – densidade de 1.49 g/cm³

Deu para notar que são realmente muito leves, não é mesmo? E quanto maior o índice, mais finas serão as lentes. 

óculos pesado

Lentes com -12 graus montadas em armações idênticas e não submetidas a artifícios como lixamento, “abaulamento”, rebaixamento de borda ou técnicas semelhantes.

Qual melhor índice de refração para lente?

Vamos falar agora do melhor índice de refração. Para pessoas com baixo grau (até 4 graus), o mais recomendado são as lentes de policarbonato. Esse material é leve e muito resistente contra quedas. Na verdade, o policarbonato ganha vantagem quando comparado com as lentes CR-39. Um dos fatores que garantem essa vantagem é, justamente, o índice de refração. 

As lentes CR-39 – lentes de acrílico – possuem um baixo índice: 1.50. E, lembra que a gente falou que quanto menor o índice, maiores as chances de o óculos ficar pesado? Pois é! Já as lentes de policarbonato – um material muito leve – possuem índice de refração 1.59. Somente por esse motivo você já consegue perceber que vale a pena investir em uma lente de policarbonato.

Por ter um índice de refração considerado médio, as lentes de policarbonato conseguem proporcionar óculos mais finos para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. Agora, quando o assunto é alto grau, a melhor opção muda.

Melhor lente para alta miopia

As lentes de resina com índice de refração 1.67 são recomendadas para casos de miopia moderada – entre 4 e 6 graus. E se você procura por um óculos mais leve, o melhor é escolher lentes com índices de refração maiores. Dentre as opções há duas: índice de refração 1.74 ou 1.76.

O único ponto negativo das lentes de resina com índice 1.74 é o preço. Geralmente, são preços bastante elevados, inviabilizando a acessibilidade de compra.Você deve estar pensando, então, que as lentes com índice 1.76 também são mais caras, certo? Engano seu! 

No mercado, as Lentes Tokai 1.76 – vendidas exclusivamente no site da Lenscopesão as lentes de resina mais finas do mundo. Mas, não somente isso. Elas apresentam um preço justo e incluem tratamentos essenciais. São lentes antirreflexo, antirrisco, têm proteção UV, proteção contra microfissuras, camada hidrorrepelente e camada liporrepelente!

E o melhor é que não é cobrado um valor adicional para cada tratamento. Está tudo já incluso no valor final, você não paga nada mais por isso. Dessa forma, se você quer muito um óculos leve, combinando armações de acetato, Grilamid ou titânio, as lentes de índice 1.76 são perfeitas!

Veja o que a Carol achou do seu óculos de -12 graus de miopia e a Cláudia com -16 de miopia.

“(…) Antigamente eu usava todos os dias as lentes de contato em casa. Agora eu posso descansar nos finais de semana e trabalhar pois o peso das lentes sumiram” – Cláudia.

Considerações finais

Certo, falamos sobre vários fatores que podem deixar seus óculos pesado, não é? Aposto que você agora vai levar em conta diversos pontos antes de comprar um óculos, porque, afinal, quem não sonha com um óculos leve e confortável?

Por esse motivo, lembre-se sempre que determinados materiais das armações e das lentes deixam o óculos pesado. Por exemplo, evite as armações de plástico, pois elas deixam o óculos mais pesado e, inclusive, deixam as “marquinhas” no nariz tão indesejadas.

Já os materiais de lentes que você precisa evitar são: lentes de acrílico e de vidro. Mas, por quê?

Porque as lentes de acrílico – CR-39 – não têm índice de refração alto e as lentes de vidro já são mais pesadas só pelo tipo de material que é usado na fabricação: vidro. Sem contar que lentes de vidro são muito frágeis. E, com certeza, outro fator importante é o índice de refração.

Não esqueça: índice de refração baixo proporciona lentes mais pesadas. Então, opte por lentes com índices de refração maiores. Como exemplo, as Lentes Tokai 1.76, as mais finas do mercado, indicadas para quem tem alto grau.

Vimos também que as armações de acetato, titânio e grilamid são ideais para um óculos leve e confortável. Além disso, lentes de policarbonato (para baixo até médio grau) e lentes de resina de alto índice (para grau elevado) são perfeitos para um efeito de óculos fino, leve e de qualidade!

Agora, é com você: nos conte nos comentários se você conhecia esses fatores tão necessários para ter um óculos mais leve. Nos escreva se tiver dúvidas! Estamos dispostos em ajudar.

óculos pesado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “O que deixa o óculos pesado?”

  1. Olá, fiz um óculos recentemente, e estava marcando o meu nariz,levei na ótica várias vezes pra ajustar,mas não adiantou nada o vendedor disse que poderia ser o modelo da armação que estaria pesado demais pro meu rosto,então fiz a troca por uma mais leve ,pra minha surpresa continuou o mesmo problema ,não machuca ,não dói meu nariz mas marca muito, não sei mais o que fazer ,o meu último óculos não tive esse problema.Será que sã as medidas que foram tiradas erradas?Pois não mediram com o pupilomêtro.

    1. Olá, Fabia! Tudo bom?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Você fez o retorno ao seu médio para ele conferir se está tudo certo com o seu óculos? Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade sobre o assunto
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o que foi recomendado por ele

      Qualquer dúvida, estamos por aqui

    1. Oi, Gildecy, tudo bem?

      De acordo com o Lenksart, essas são as médias de pesos de óculos de grau:
      Menos de 10 gramas: óculos extremamente leves
      10 a 20 gramas: óculos leves.
      20 a 40 gramas: peso médio. A maioria dos óculos de grau estão nessa categoria de peso.
      Mais de 40 gramas: peso acima da média.

      No entanto, não é possível determinar o peso ideal de um óculos de grau porque fatores como: espessura e material das lentes, o grau da receita e material da armação interferem no resultado final do óculos de grau. Geralmente, quem tem graus mais altos, tendem a ter óculos mais pesados por causa da quantidade de material usado na confecção das lentes. Embora seja possível ter óculos mais finos e leves ao escolher por lentes com maior índice de refração e armação com material mais leve.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *