O que é bom para o terçol?

o que é bom para terçol
4.7
(7)

Afinal, o que é bom para o terçolExistem algumas opções para o tratamento do terçol, como pomadas, colírios, e, em último caso, procurar por ajuda de um médico especialista.

Por isso, nesse artigo vamos te dar as principais indicações de tratamento para o terçol, como utilizá-los e, principalmente, quando saber que é a hora de procurar ajuda médica.

Então, vamos lá?

Pomada é bom para terçol

Quando perguntamos o que é bom para o terçol, a primeira coisa que nos vem à cabeça é usar algo que possa agir mais efetivamente, como um medicamento. 

A pomada para terçol é boa porque age diretamente na região dos olhos.

As pomadas indicadas são normalmente feitas de corticoide, terramicina (muito usada para infecções oculares), ou que contenham algum outro tipo de antibiótico. 

Entretanto, não é recomendado que você compre algum tipo de pomada diretamente na farmácia sem prescrição médica. Isso porque o uso de um medicamento errado pode agravar ainda mais o problema e apresentar outros sintomas.

Portanto, procure sempre a ajuda de um oftalmologista, clínico geral, ou pediatra antes.

o que é bom para terçol

Colírios

Assim como as pomadas, os colírios agem diretamente na região dos olhos, ajudando na lubrificações. Normalmente eles contém corticóides na sua composição.

Aliás, é importante obter a sua prescrição de uso com o médico especialista 🙂 .

o que é bom para terçol

Limpeza com água e sabão neutro 

A limpeza na região dos olhos com água e sabão neutro também pode ajudar na cura do terço.

O mais indicado é utilizar água morna. Depois, lave com sabão neutro, ou de melaleuca – erva utilizada para tratar infecções – ou ainda, shampoo de bebê que não irrita os olhos.

Com um cotonete, algodão ou um pano limpo, você passa suavemente nas pálpebras uma vez ao dia, até o terçol sumir.

o que é bom para terçol

Infusão de chá

O que também é muito bom para o terçol é fazer infusão de chá de camomila e alecrim. Além da ação calmante da camomila, ela ajuda a aliviar a dor causada pelo terçol, enquanto o alecrim atua como antibacteriano, melhorando a infecção. 

Para preparar a infusão, adicione 5 talos de alecrim e 60g de camomila em água fervente por 5 minutos.

Depois é só esperar esfriar um pouco e usar a infusão para lavar os olhos. Recomenda-se lavar os olhos de 2 a 3 vezes por dia.

Outra coisa que também pode ser feita é compressa com chá preto, que ajuda de modo a desinchar o terçol.

Compressa com água quente ou morna

Pegue uma gaze ou pano limpo e molhe com água quente ou morna (molhe apenas um pouco, deixando úmido). Passe delicadamente no terçol, 3 ou 4 vezes por dia.

O calor ajuda a drenar o pus e diminuir o desconforto da inflamação – ou seja, desinflama rapidamente a inflamação.

Com esses remédios caseiros, normalmente, o terçol pode sumir ou desinflamar em cerca de uma semana. Se após isso nada mudar, procure ajuda de um médico.

Também são outros indícios de que você deve ir ao médico:

  • Se estiver sangrando;
  • Se ele aumentar ao invés de diminuir;
  • Se você estiver tendo dificuldades para enxergar;
  • Se ele se espalhar para o branco dos olhos;
  • Se notar vermelhidão em outras partes do rosto também.

Em todos estes casos, só o médico poderá receitar o tratamento adequado, que pode ser colírio, pomada, ou algum outro tipo de medicamento antibiótico.

Como prevenir terçol?

A melhor forma de prevenir o surgimento do terçol é manter a higiene frequente na região dos olhos. Por se tratar de uma inflamação das glândulas Zeis e Mol, manter os olhos bem limpinhos podem ajudar. 

Então, depois de usar maquiagem ou colocar/tirar as lentes de contato, lavar bem as mãos, bem como a região dos olhos.

E lembre-se sempre: qualquer desconforto, procure um médico de confiança. 

A dica para quem já contraiu o terçol é apostar em óculos de sol ou óculos com lentes fotossensíveis. Isso porque elas podem minimizar os incômodos provados 🙂 . Certo?

Qualquer outra dúvida, deixe aqui nos comentários que responderemos rapidinho.

Até mais e #fiqueemcasa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *