O que é ceratocone: sintomas e tratamentos

ceratocone
  • por
4.6
(19)

O ceratocone ocorre quando a córnea afina e gradualmente se projeta para fora, em forma de um cone.

ceratocone

À esquerda, olho normal. À direita, a córnea está mais cônica, ou seja, com ceratocone

 

Trata-se de um problema ocular de origem genética e tem como característica a deformação progressiva da curvatura da córnea provocando seu abaulamento e afinamento.

Dessa forma, quem tem ceratocone enxerga de forma distorcida, podendo gerar alto grau de astigmatismo, além de miopia.

Essa é a razão de, muitas vezes, esse problema ser confundido com outros problemas de visão.

Saiba mais sobre o que é ceratocone, os principais sintomas e formas de tratamento. 

E importante: ceratocone não é a mesma coisa que astigmatismo! Ao longo deste artigo, vamos te explicar o porquê. 

Ceratocone: o que é?

Ceratocone é uma doença genética e de caráter hereditário não inflamatório que afeta a estrutura da córnea.

A principal característica do ceratocone é a redução na espessura na parte central da córnea e é justamente por esse motivo que ela vai ganhando o formato de um cone.

ceratocone

Olho com ceratocone Fonte: Wikimedia Commons

Mas o que é a córnea?

A córnea é a primeira camada dos nossos olhos e funciona como uma película de proteção.  E, essa película, nós chamamos de colágeno ou fibras que ajuda a manter a córnea em seu lugar.

Quando essas fibras enfraquecem, elas podem não manter a forma correta da córnea. Dessa forma, com o tempo, ela adquire o formato de um cone. 

O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea.

Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.

Essa doença surge normalmente nos jovens, podendo se manifestar entre 10 e 25 anos, progredindo com o passar do tempo ou até mesmo se estabilizando, até os 30 ou 35 anos.

Infelizmente essa doença deforma a córnea e assim a visão perde nitidez, podendo resultar em um grau elevado de astigmatismo.

Portanto, quanto antes você tiver o hábito de visitar o oftalmologista e fizer os exames de rotina, melhor a chance de detectar qualquer divergência que apareça no início.

Assim, o tratamento pode alcançar bons resultados.

Veja aqui quando você deve ir ao oftalmologista.

Como surge o ceratocone?

No início, o ceratocone pode se apresentar como um astigmatismo irregular. Ou seja, quando a superfície da córnea e do cristalino apresentam irregularidades.

A partir daí é preciso ficar atento com a evolução ou, do contrário, poderá haver um aumento contínuo e muito rápido do seu grau.

O ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica. Ou seja, um dos olhos pode ser mais afetado que o outro.

Sintomas de ceratocone

Os principais sintomas do ceratocone são:

  • Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto)
  • Coceira nos olhos
  • Muita sensibilidade à luz/claridade
  • Visão dupla
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz
  • Dor de cabeça
ceratocone

Principais sintomas de ceratocone

 

Todos esses sintomas são muito parecidos com outros problemas de visão, mas para quem tem ceratocone, os problemas evoluem rapidamente.

Para o ceratocone mais avançado, acontece o recuo da pálpebra inferior provocado pela deformação do formato da córnea e, consequentemente, pela perda progressiva da visão.

Ceratocone cega?

O ceratocone não causa cegueira completa. Mas é muito importante fazer o diagnóstico precoce e acompanhamento médico, pois com as alterações na sua córnea, isso pode prejudicar e limitar suas tarefas no dia a dia.

É possível ter controle da doença com os tratamentos corretos, mas em quadros mais avançados, infelizmente pode haver a perda da visão.

Quando procurar pelo médico?

Consulte um profissional da área de sua confiança se notar sua visão piorar rapidamente, pois isso pode ser causado por uma curvatura irregular do olho (astigmatismo).

E durante exames de vista de rotina, os profissionais da área também podem procurar sinais de ceratocone. Por isso, sempre reforçamos aqui a importância de realizar exames de vista periódicos a cada 6 meses ou 1 ano.

Tratamentos para ceratocone

A partir do diagnóstico e da identificação da fase em que se encontra a doença, é que o profissional irá analisar qual tratamento poderá ser  melhor para você.

Os tratamentos de ceratocone mais comuns são:

  • Óculos de grau 
  • Lentes de contato
  • Cirurgia crosslinking
  • Transplante de córnea
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)

Agora nós vamos te explicar em detalhes a finalidade de cada um deles. Olha só:

Cirurgia Crosslinking para ceratocone

A cirurgia crosslinking para ceratocone tem o objetivo de fortalecer as moléculas do colágeno da córnea e, dessa forma, é possível evitar que ela continue progredindo em formato de cone.

A técnica consiste em raspar a superfície da córnea e aplicar um colírio à base de Vitamina B2.  Depois disso, um feixe de luz ultravioleta é exposto aos olhos, a fim de fortalecer a córnea, evitando que continue modificando seu formato.

Transplante de córnea

Também conhecida por “ceratoplastia”, essa cirurgia é indicada para os casos mais graves da doença e só é feita quando o paciente deixa de responder bem às outras formas de tratamento.

O procedimento consiste na substituição da córnea comprometida por outra saudável, disponível através de um doador, disponibilizado no Banco de Olhos.

Os resultados dessa cirurgia costumam ser bastante positivos.

Implante de anel de córnea ou anel de ferrara

É um tipo de cirurgia que consiste em colocar um pequeno anel no olho, ajudando a regular a curvatura da córnea, deixando-a mais lisa. O procedimento é feito dentro de 20 a 30 minutos, com anestesia local. 

Óculos de grau e lente de contato para ceratocone

Óculos de grau ou lentes de contato é o tipo de tratamento mais recomendado quando a deformação da córnea ainda não é muito grave. Tanto o óculos de grau quanto as lentes de contato irão corrigir a visão e proporcionar melhor nitidez. 

Mas é importante saber que quando o ceratocone evolui, os óculos de grau são substituídos por lentes de contato.

Isso acaba sendo necessário, porque a lente de contato, além de corrigir a visão, atua como um campo de pressão sobre a deformidade causada na córnea.

Astigmatismo e ceratocone são a mesma coisa?

Ceratocone e astigmatismo não são a mesma coisa. Veja por que:

O astigmatismo é classificado em dois tipos: astigmatismo regular e astigmatismo irregular.

O astigmatismo regular, também conhecido por astigmatismo normal, é o astigmatismo da fotofobia (hipersensibilidade à luz).

Nos olhos com astigmatismo irregular, é criado diversos pontos focais, quando o correto seria haver apenas um ponto focal para uma visão nítida, tanto de perto como de longe. 

Com o uso de óculos de grau para astigmatismo, esse problema é completamente corrigido.

Veja como saber se você tem astigmatismo através da receita de óculos.

Já o astigmatismo irregular é causado por deformidades da córnea e do cristalino, não sendo possível corrigir com lentes comuns.

As causas para o surgimento do astigmatismo irregular são: ceratocone, doenças que afetam a superfície corneana e alterações congênitas.

Dessa forma, podemos dizer que o ceratocone é uma consequência do astigmatismo irregular que é provocado pela deformação da córnea do olho.

Fases do Ceratocone

O ceratocone possui diversas fases importantes de serem identificadas uma vez que cada uma delas exige um tratamento diferente.

Conheça as quatro fases do ceratocone.

  • Primeira fase: caracterizada por uma leve distorção da córnea, causando pouco efeito na qualidade da visão, além de uma taxa de progressão mínima ou baixa do problema. Normalmente, não há sinais e sintomas nesta fase. Nesta fase, é indicado o uso de óculos de grau ou lentes de contato;
  • Segunda fase: a distorção da córnea aumenta, podendo ser observadas alterações típicas do ceratocone. Neste estágio, a qualidade da visão com o óculos diminui e a forma mais eficaz do tratamento é usando lente de contato do tipo rígida;
  • Terceira fase: a córnea já possui muitas deformações, é irregular e está bastante comprometida. Nesse caso, é recomendado tentar se adaptar com lente gelatinosa por baixo com a finalidade de proteger a córnea. E uma lente rígida por cima, na parte mais externa, que vai efetivamente corrigir o grau;
  • Quarta fase: nesse estágio, a lente já não para mais no olho ou a córnea torna-se opaca, tornando a visão deficiente. Dessa forma, o tratamento indicado é o transplante de córnea.

Fatores de risco

Alguns fatores podem aumentar suas chances de desenvolver o ceratocone.

Os principais fatores de risco para ceratocone são:

  • Ter histórico de ceratocone na família
  • Esfregar os olhos com frequência
  • Ter algumas condições como retinite pigmentosa, síndrome de Down, síndrome de Ehlers-Danlos, rinite alérgica e asma.

Prevenção e cuidados com ceratocone

Segundo o Ministério da Saúde, por se tratar de uma doença hereditária, não existe formas de prevenção para o ceratocone. No entanto, a partir do histórico familiar é possível se atentar e receber orientações médicas antes que a doença apareça, mesmo sem a presença de nenhum sintoma.

O diagnóstico precoce é muito importante. Isso porque indica ao paciente que ele deve tomar alguns cuidados como, por exemplo, não apertar ou coçar os olhos com muita frequência.

Veja os cuidados fundamentais que são necessários para manter a saúde dos seus olhos

Principais recomendações

  • Tenha o hábito de visitar seu oftalmologista com consultas de rotina
  • Evite coçar ou apertar os olhos. Esses maus hábitos acabam liberando citocinas inflamatórias, aumentando ainda mais a coceira
  • Use colírios lubrificantes. Eles ajudam a diminuir a vontade de coçar os olhos

Agora que você já se informou sobre esse problema, reforce os seus cuidados diários, principalmente se for alérgico e tem o hábito de coçar os olhos demais. E não se esqueça de manter a rotina de consultas com o seu oftalmologista, ok?

Com essas dicas, temos certeza que muitas complicações poderão ser evitadas.  

E já sabe: pra qualquer dúvida, crítica ou elogio, é só deixar um comentário!

Fontes:

Diário da Manhã

Dr. Drauzio Varella

Mayo Clinic

 

ceratocone

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

16 comentários em “O que é ceratocone: sintomas e tratamentos”

    1. Olá, Andreza! Tudo bom?
      O óculos com certeza pode te ajudar não apenas a corrigir seu problema de visão, mas também a ter mais conforto e qualidade para enxergar Aqui na Lenscope nós oferecemos as lentes de resina mais fina do mundo, as Lentes Tokai 1.76 que são vendidas exclusivamente pela internet em nosso site.
      Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76.
      A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois vai proporcionar lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano ou queda que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.
      Além disso, design das lentes para o seu grau de miopia e astigmatismo também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.
      As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.
      Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.
      Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas. As lentes Tokai 1.76 possuem design asférico
      Clique aqui para conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      No nosso site, também ajudamos você com a armação ideal para o seu grau, quais você deve evitar, comparação de preços de lentes no mercado óptico. Tudo para que você saiba antes de fazer a compra. É só preencher de acordo com sua receita de óculos que o resultado sai na hora: https://lenscope.com.br/prescricao
      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição!

  1. Tenho ceratocone nos dois olhos e as lentes de contato rígidas me ajudam a enxergar bem, porém a sensibilidade com a luz me atrapalha muito, pensei em usar um óculos sem grau mas com lente anti reflexo e proteção UV,acredita que pode resolver?

    1. Oi, Jhenifer! Tudo bem?
      Provavelmente você deve sofrer de fotofobia que é a sensibilidade ou intolerância à luz, que acontece devido a exposição à luz artificial ou natural. Um dos fatores que pode determinar o surgimento dos sintomas da fotofobia é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos como por exemplo, tv, celular, tablets ou computadores emitem uma luz prejudicial à saúde de nossos olhos, quando expostos com frequência e por tempo prolongado.
      A luz emitida por esses aparelhos eletrônicos além de provocar o cansaço ocular, também provoca dores de cabeça, e prejudica nossa concentração e sono. Por isso, como você sempre está em contato com esses aparelhos, o ideal é escolher por lentes de proteção contra a luz azul.
      Além disso, muitos profissionais especializados indicam o uso do óculos de sol com proteção UV ou uso de lentes fotossensíveis que clareiam e escurecem conforme a intensidade dos raios UV no ambiente. Assim, quando precisar sair para ambientes com muita claridade, você estará cuidando de sua saúde e oferecendo para você mesmo maior conforto.
      Normalmente esse sintoma é tratado através de prescrição médica, como feita pelo seu oftalmologista: uso de colírio e vitaminas
      Aqui na Lenscope, nós disponibilizamos todas essas lentes em nosso catálogo:
      As lentes com filtro de luz azul – Lentes Digital Comfort: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      As lentes fotossensível que clereiam e escurecem – Lenscope Poli 1.59 Fotocroma: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma
      E as lentes escuras de sol – Lenscope Shades: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-shades
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  2. Bruna Soares da Silva

    Bom dia.
    Eu tenho ceratocone e trabalho né um cozinha de restorante vc acha que essa profissão pode prejudicar a minha visão mais aida ?

    1. Olá, Bruna! Tudo bem?
      Verifique com o seu médico oftalmo as condições para a sua profissão. Somente esses profissionais capacitados podem te informar e prescrever as melhores orientações para você.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui

    1. Olá, Bruna! Tudo bem?
      Verifique com o seu médico oftalmo as condições para a sua profissão. Somente esses profissionais capacitados podem te informar e prescrever as melhores orientações para você
      Qualquer dúvida, estamos por aqui.

    1. Olá, Miriam! Tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo!
      Poxa, sentimos muito que isso tenha acontecido com a sua mãe 🙁
      Nesse caso, recomendamos que você procure a ajuda de um médico oftalmo para que ele possa responder e ajudar com maior propriedade sobre o assunto. Assim, você pode seguir as orientações dele para o cuidado da saúde dos olhos da sua mãe
      Tente agendar uma consulta o mais breve possível para vocês.
      Esperamos que a consulta traga bons resultados! Até mais

  3. Eu tenho ceratocone nós dois olhos, em um olho eu tenho 5 graus e no outro 8, eu uso óculos más a minha visão ainda fica embaçada e vendo mais de uma coisa, será que a minha ceratocone piorou ou vou ter que usar leste de contato rigida?

    1. Olá, Thays! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo comentário
      Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é seu médico oftalmo ou outro profissional relacionado à saúde dos olhos. Quando puder, agende uma visita para contar todos os desconfortos que está enfrentando e caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer as Lentes Tokai 1.76 que são feitas de resina mais finas do mundo e vendidas exclusivamente pelo site da Lenscope: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Olá, João tudo bem?
      É sempre importante fazer o acompanhamento anual com um profissional da área de sua confiança.
      Assim você consegue fazer o acompanhamento da evolução do ceratocone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *