conjuntivite bacteriana

O que é conjuntivite bacteriana: Veja tratamentos e como se prevenir

5
(1)

A conjuntivite bacteriana é uma inflamação da camada que reveste a parte branca do olho, chamada membrana conjuntivaÉ um tipo de infecção altamente contagiosa que surge pelo contato com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas.

Essa infecção geralmente é causada pelas bactérias Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa

Por outro lado, a boa notícia é que a conjuntivite bacteriana costuma desaparecer sozinha no período de no máximo 2 semanas.

Além de causar vermelhidão e coceira, a conjuntivite bacteriana também vem acompanhada de uma secreção amarela e espessa no olho. 

É a presença dessa secreção que diferencia a conjuntivite bacteriana de outros tipos de conjuntivite, como a conjuntivite viral e a conjuntivite alérgica.

Como o próprio nome já diz, a conjuntivite viral ocorre quando a infecção é causada por algum vírus. Nesse caso a contaminação ocorre pelo ar, por meio de espirros e tosses.

Já no caso da conjuntivite alérgica, a inflamação surge por conta de ácaros ou pêlos de animais e não é contagiosa.

Sintomas de conjuntivite bacteriana

Os principais sintomas da conjuntivite bacteriana são:

  • Vermelhidão;
  • Secreção espessa amarelada no olho;
  • Ardência;
  • Coceira;
  • Dor;
  • Pálpebras coladas ao acordar;
  • Inchaço da pálpebra;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Sensação de poeira ou cisco nos olhos.

Em casos mais graves a conjuntivite bacteriana também pode causar fotofobia, visão turva e até mesmo incapacidade de abrir os olhos. 

Se sentir algum desses sintomas, o mais indicado é procurar um médico imediatamente e ficar em casa, evitando assim, a transmissão da conjuntivite para as pessoas de sua convivência.

Tratamentos para conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é uma inflamação contagiosa que pode ser tratada com uso de pomadas ou colírios antibióticos prescritos pelo médico.

Portanto, para iniciar o tratamento, é necessário primeiro se consultar com um médico especialista.

No entanto, mesmo sem tratamento, a conjuntivite bacteriana costuma curar sozinha em aproximadamente 15 dias.

Também é possível amenizar os sintomas usando colírios não medicamentosos e água morna.

Cuidados com a conjuntivite bacteriana

Se você está com conjuntivite bacteriana, existem alguns cuidados que ajudam a diminuir os desconfortos da inflamação e evitar que a doença se espalhe. São eles:

  • Evitar tocar nos olhos;
  • Lavar bem as mãos;
  • Não compartilhar toalhas, travesseiros ou outros itens pessoais;
  • Evitar nadar em piscinas;
  • Usar óculos de sol.

O óculos de sol é um item essencial para proteger a visão em casos de conjuntivite bacteriana.

Como a inflamação causa muita sensibilidade à luz, usar óculos escuro ajuda a diminuir os desconfortos causados pela claridade.

Outra opção também está no uso de lentes fotossensíveis, que clareiam e escurecem de acordo com a intensidade de luz no ambiente.

Essas alternativas são medidas simples que podem ajudar no conforto visual até a conjuntivite desaparecer por completo.

Onde comprar óculos de sol e fotossensível?

Nós podemos te ajudar!

Você pode adquirir seu óculos de sol ou com lentes fotossensíveis para conjuntivite bacteriana em nosso site. Sem precisar sair de casa.

Somos um serviço online de venda de lentes para óculos pela internet e utilizamos a tecnologia ao nosso favor para oferecer a você um processo de compra pioneiro no Brasil que permite que lentes de qualidade cheguem até você por um preço mais justo e acessível.

Dessa forma, nossas lentes atendem tanto quem tem até 4 graus de miopia como quem tem mais de 4 graus.

Acesse nosso site e faça um orçamento online e gratuito.

E o mais legal é que nossas lentes possuem os tratamentos essenciais que você precisa já inclusos no valor que você ver lá em nosso site.

Ou seja, com a gente, você não precisa pagar a mais para ter todas as proteções e confortos para seus olhos e para seu óculos durar mais. 

Nós atendemos todo o Brasil e o  processo de compra é 100% online.

Você escolhe as lentes de acordo com o seu grau, envia pra gente uma foto da sua receita de óculos e uma foto sua para medirmos sua DNP e envia sua armação pra gente.

Depois, é só aguardar receber seu óculos pronto em casa. Muito simples, né? 

Saiba mais em nosso site.

Como prevenir a conjuntivite bacteriana

Como se trata de uma doença contagiosa, é importante se atentar a alguns hábitos para se prevenir da conjuntivite bacteriana. Aqui estão algumas dicas de como evitar a contaminação:

  • Evite aglomerações 
  • Evite nadar em piscinas compartilhadas, como de academias ou clubes;
  • Lave frequentemente o rosto e as mãos;
  • Evite coçar os olhos;
  • Lave frequentemente as toalhas do banheiro
  • Troque as fronhas dos travesseiros diariamente;
  • Não compartilhe itens de higiene como esponjas, rímel, delineadores ou qualquer tipo de maquiagem.

Agora queremos saber de você. Já sabia dessas informações sobre conjuntivite bacteriana? Este artigo te ajudou a entender sobre o assunto? Conta pra gente aqui nos comentários. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *