o que é daltonismo

O que é daltonismo? Teste agora

O Daltonismo é um problema hereditário fazendo com que a pessoa enxergue cores diferentes do que na realidade são. A pessoa daltônica confunde com facilidade as cores verde e vermelho e com menor frequência o azul e o amarelo.

Apesar do problema estar ligado ao fator genético, existem casos raros de pessoas que tenham sofrido alguma lesão nos olhos ou lesão neurológica. Dessa forma, podendo desencadear o surgimento da deficiência.

daltonismo
Daltônico não enxerga o número 7

 

daltonismo
Daltônico não enxerga o número 12

 

daltonismo
Daltônico não enxerga o número 57

Dentre os diferentes tipos, destacamos:

  • Protanopia – Redução ou completa ausência da pigmentação da cor vermelha. Costumam ver a cor verde como sendo parecido com o tom vermelho. Enxergam mais em tons marrons, verde e cinza. 
  • DeuteranopiaImpossibilidade de enxergar a cor verde. Os tons dos objetos são mais amarronzados. 
  • TritanopiaDo tipo raro, interfere na forma como a cor azul e amarela são enxergadas. O azul adquire uma tonalidade diferente do que realmente é e o amarelo, por outro lado, fica rosa. O daltonismo desse tipo não enxerga a cor laranja. 

Como surge o daltonismo?

Na ciência, o que difere a mulher do homem é o cromossomo. Os homens apresentam a combinação XY, enquanto as mulheres apresentam XX.

Homens costumam ser mais afetados ao daltonismo. Isso porque o problema está ligado especificamente ao cromossomo X (XY).

Então, caso o homem herdar o cromossomo X imperfeito de seus pais, ele manifestará certamente o distúrbio de visão.

Entretanto com as mulheres é diferente, porque mesmo tendo um cromossomo X imperfeito para o problema, o outro cromossomo sem defeito compensa o daltonismo (XX).

O problema se manifesta a partir da falha no desenvolvimento de um ou de todos os três cones que reconhecem as cores. 

Esses cones nada mais são do que as células nervosas dos nossos olhos, responsáveis por reconhecer a cor, brilho e tonalidades de objetos e coisas ao redor.

Quando essas células nervosas apresentam problemas para reconhecer pigmentos ou quando estão ausentes, o daltonismo se manifesta no olho da pessoa, podendo ser desde grau baixo até o mais severo.

Sintomas

O sintoma mais comum do daltonismo é a confusão das cores ao enxergar objetos e coisas ao redor. 

Frequentemente, os daltônicos confundem o vermelho e o verde, porém, a confusão dos pigmentos não se restringe somente a essas cores, mas também as cores:

  • Azul
  • Roxo
  • Amarelo

Além disso, dificuldade para enxergar tonalidades diferentes de uma mesma cor ou cores semelhantes pode ser considerado como um sintoma comum.

Muitas vezes, os sintomas passam desapercebidos entre as crianças, por apresentarem, às vezes, um grau leve de daltonismo.

No entanto, os pais precisam redobrar a atenção, já que elas vão apresentar dificuldade de aprendizado de cores, quando começarem a aprender sobre elas na infância.

Portanto, se consultar com o oftalmologista em casos de manifestação dos sintomas.

Tratamento

Não existe tratamento que cure o daltonismo. Porém, há métodos que podem ajudar a diminuir a confusão de cores.

Para isso, é preciso fazer uso dos óculos para daltonismo

Esses óculos ajudam a distinguir cores muito semelhantes e auxiliam no desconforto dos sintomas da deficiência visual.

Além dos óculos, as pessoas podem usar também lentes de contato que apresentam a mesma finalidade dos óculos de grau.

Tanto os óculos quanto as lentes apresentam filtros desenvolvidos, especialmente, para distinguir as cores e as diferentes tonalidades. 

 Todo tipo de tratamento deve ser conversado com o seu médico especialista, pois somente o oftalmologista poderá indicar e prescrever a melhor forma de tratar o distúrbio de visão.

daltonismo

O que é daltonismo? Teste agora
Média 3.7 de 3 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest