grau esférico

O que é grau esférico?

Se você já parou para analisar sua receita de óculos, reparou que existem três ou quatro colunas? Uma delas é a coluna chamada de grau esférico, que aponta os graus de miopia ou hipermetropia que você possui.

Caso tenha na receita o sinal de “-” no campo esférico, significa que você tem miopia. Ou seja, se o oftalmologista colocar um sinal de “-3”, isso quer dizer que você está com três graus de miopia. Já o sinal de “+” aponta o grau de hipermetropia da pessoa.

O que é o grau esférico?

O grau esférico na sua receita de óculos vai indicar se você possui miopia ou hipermetropia.

Na receita do seu óculos, vai acompanhar os sinais de negativo e positivo. Sendo:

  • Sinal negativo (-): miopia
  • Sinal positivo (+): hipermetropia

Agora que você já sabe ao certo o campo do grau esférico da receita médica, é legal entender direitinho o que é miopia e hipermetropia para facilitar sua vida na hora de escolher a melhor lente para cada caso.

Se o sinal do grau esférico for negativo, isso significa que você tem miopia. Mas afinal, o que é miopia?

É uma disfunção que acontece quando há um alongamento do olho, impedindo que os raios de luz sejam focalizados na retina, formando uma imagem embaçada. Assim, quanto mais longe estiver a imagem ou objeto, mais embaçada ela fica.

grau esférico
Receita de miopia com astigmatismo

Na maioria das vezes, fatores genéticos são os principais causadores da miopia, e a tendência é que se desenvolva no período da pré adolescência – entre 8 e 12 anos – quando ocorre o estirão de crescimento.

Entre os principais sintomas estão a visão embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça.

Mas, se o grau esférico indicar o sinal positivo, é provável que o paciente sofra de hipermetropia.

A hipermetropia é exatamente o oposto da miopia, ou seja, a dificuldade é enxergar objetos que estão próximos aos olhos, atrapalhando a leitura de textos.

Receita de óculos com hipermetropia com astigmatismo

Dessa forma, a imagem na hipermetropia é focada atrás da retina porque o comprimento dos olhos é menor. Causando então: dores de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor e lacrimejamento ocular.

Grau esférico, cilíndrico e eixo são a mesma coisa?

Grau esférico, cilíndrico e eixo não são a mesma coisa.

O grau esférico vai indicar sempre se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Enquanto que o grau cilíndrico indica que você possui astigmatismo. Se a coluna de grau cilíndrico estiver preenchida, significa que você tem astigmatismo.

Já o eixo, ele é a localização que descreve a orientação (ou ângulo) onde se deve posicionar o grau do seu astigmatismo. Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Entenda melhor sobre o que é o grau cilíndrico e o eixo do astigmatismo

Como escolher as lentes para o grau esférico?

As lentes para miopia são mais espessas nas bordas e mais finas na região central. Dessa forma, para que não fique com um óculos grosso é necessário se atentar para as especificações das lentes que existem para miopia.

Entre os tipos de lentes para miopia estão: lente CR-39 ou Orma, lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes 1.76 ou lentes de cristal.

Para corrigir problemas de hipermetropia, os tipos de lentes são os mesmos que os de miopia, mas ao contrário das lentes para miopia, elas são finas nas bordas e mais grossas no centro. E por isso você também precisa se atentar para o índice de refração das lentes e seu material.

Lentes CR-39 ou Orma

São lentes de acrílico e as opções mais comuns de lentes no mercado. O índice de refração das lentes CR-39 é de 1.50 e quanto menor o índice de refração, mas grossas as lentes ficam. Então, esse tipo de lente pode deixar o óculos mais grosso a partir de 2 graus de miopia ou hipermetropia

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato são mais indicadas se você possui até 4 graus de acordo com seu problema de visão. Além de serem leves e resistentes, essas letnes possuem índice de refração de 1.58 e 1.59. Dessa forma, elas resultam em lentes mais finas.
As lentes 1.59 são disponíveis pela Lenscope e é possível encontrar por um preço mais acessível do que as óticas comuns.

Lentes 1.67

Para quem possui mais de 4 graus, essas são as lentes mais utilizadas. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas. Mas, quem possui um grau maior, por exemplo, 6 graus, as bordas podem ficar mais grossas. Aliás, o preço dessas lentes costumam ser bastante elevado.

Lentes 1.74

Também proporcionam lentes mais finas e perfeitas para quem possui a partir de 6 graus. Só que, infelizmente, essas lentes são bem caras no Brasil, podendo custar até R$2000,00 o par.

Lentes 1.76

São as lentes de resina mais finas do mundo que proporcionam bordas mais finas para quem possui a partir de 6 graus de miopia.  Essas lentes são fabricadas no Japão e vendidas com exclusividade no Brasil somente no site da Lenscope.  Além disso, são oferecidas por um preço bem mais acessível que as lentes 1.74 e, em muitos casos, são também mais em conta que as lentes 1.67.

Além de miopia e hipermetropia existem outros problemas de visçao muito comuns na população que precisa usar óculos. Esses problemas são tecnicamente conhecidos como ametropias ou distúrbios de refração e, para comprar as lentes e armação perfeitas para você o ideal é entender exatamente qual é a sua necessidade.

Assim você consegue encontrar o óculos perfeito e economizar muito mais. Quer saber mais? Veja mais detalhes de como ler a receita do seu óculos.

grau esférico

O que é grau esférico?
Média 3.8 de 13 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest