O que é grau esférico?

grau esférico
  • por
4.3
(99)

Se você já parou para analisar sua receita de óculos, reparou que existem três ou quatro colunas? Uma delas é a coluna chamada de grau esférico, que aponta os graus de miopia ou hipermetropia que você possui.

Caso tenha na receita o sinal de “-” no campo esférico, significa que você tem miopia. Ou seja, se o oftalmologista colocar um sinal de “-3”, isso quer dizer que você está com três graus de miopia. Já o sinal de “+” aponta o grau de hipermetropia da pessoa.

O que é o grau esférico?

O grau esférico na sua receita de óculos vai indicar se você possui miopia ou hipermetropia.

Na receita do seu óculos, vai acompanhar os sinais de negativo e positivo. Sendo:

  • Sinal negativo (-): miopia
  • Sinal positivo (+): hipermetropia

Agora que você já sabe ao certo o campo do grau esférico da receita médica, é legal entender direitinho o que é miopia e hipermetropia para facilitar sua vida na hora de escolher a melhor lente para cada caso.

Se o sinal do grau esférico for negativo, isso significa que você tem miopia. Mas afinal, o que é miopia?

É uma disfunção que acontece quando há um alongamento do olho, impedindo que os raios de luz sejam focalizados na retina, formando uma imagem embaçada. Assim, quanto mais longe estiver a imagem ou objeto, mais embaçada ela fica.

grau esférico

Receita de miopia com astigmatismo

Na maioria das vezes, fatores genéticos são os principais causadores da miopia, e a tendência é que se desenvolva no período da pré adolescência – entre 8 e 12 anos – quando ocorre o estirão de crescimento.

Entre os principais sintomas estão a visão embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça.

Mas, se o grau esférico indicar o sinal positivo, é provável que o paciente sofra de hipermetropia.

A hipermetropia é exatamente o oposto da miopia, ou seja, a dificuldade é enxergar objetos que estão próximos aos olhos, atrapalhando a leitura de textos.

Receita de óculos com hipermetropia com astigmatismo

Dessa forma, a imagem na hipermetropia é focada atrás da retina porque o comprimento dos olhos é menor. Causando então: dores de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor e lacrimejamento ocular.

Grau esférico, cilíndrico e eixo são a mesma coisa?

Grau esférico, cilíndrico e eixo não são a mesma coisa.

O grau esférico vai indicar sempre se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Enquanto o grau cilíndrico indica que você possui astigmatismo. Se a coluna de grau cilíndrico estiver preenchida, significa que você tem astigmatismo.

Já o eixo, ele é a localização que descreve a orientação (ou ângulo) onde se deve posicionar o grau do seu astigmatismo. Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Entenda melhor sobre o que é o grau cilíndrico e o eixo do astigmatismo

Como escolher as lentes para o grau esférico?

As lentes para miopia são mais espessas nas bordas e mais finas na região central. Dessa forma, para que não fique com um óculos grosso é necessário se atentar para as especificações das lentes que existem para miopia.

Entre os tipos de lentes para miopia estão: lente CR-39 ou Orma, lentes de policarbonato, lentes 1.67, lentes 1.74, lentes 1.76 ou lentes de cristal.

Para corrigir problemas de hipermetropia, os tipos de lentes são os mesmos que os de miopia, mas ao contrário das lentes para miopia, elas são finas nas bordas e mais grossas no centro. E por isso você também precisa se atentar para o índice de refração das lentes e seu material.

Lentes CR-39 ou Orma

São lentes de acrílico e as opções mais comuns de lentes no mercado. O índice de refração das lentes CR-39 é de 1.50 e quanto menor o índice de refração, mas grossas as lentes ficam. Então, esse tipo de lente pode deixar o óculos mais grosso a partir de 2 graus de miopia ou hipermetropia

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato são mais indicadas se você possui até 4 graus de acordo com seu problema de visão. Além de serem leves e resistentes, essas letnes possuem índice de refração de 1.58 e 1.59. Dessa forma, elas resultam em lentes mais finas.
As lentes 1.59 são disponíveis pela Lenscope e é possível encontrar por um preço mais acessível do que as óticas comuns.

Lentes 1.67

Para quem possui mais de 4 graus, essas são as lentes mais utilizadas. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas. Mas, quem possui um grau maior, por exemplo, 6 graus, as bordas podem ficar mais grossas. Aliás, o preço dessas lentes costumam ser bastante elevado.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Lentes superfinas para seus problemas de visão

Hoje você aprendeu o que é grau esférico e como identificá-lo na receita do seu óculos. Portanto, agora que já sabe conhecer seu erro refrativo, a próxima etapa é comprar lentes perfeitas para corrigir seu problema de visão.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes para alto e baixo grau de miopia e hipermetropia, por um preço justo. Todas elas vêm acompanhadas com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Nossa jornada de compra é 100% digital, sem que você precise sair de casa para ter seu óculos novo. Conheça nossas lentes ideais para o seu grau e tenha a melhor versão do seu companheiro de todas as horas.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 99

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

65 comentários em “O que é grau esférico?”

  1. Aqui está:
    ESF.
    OD +0,25
    OE +0,25
    Já os outros nomes aqui, como cilindro, eixo e etc não aparecem, e eu queria descobrir quantos graus meu óculos tem a partir disso, tem como?

    1. Oi, João. Tudo bem? Pelas informações que compartilhou, você tem apenas hipermetropia, sendo +0.25 graus em ambos os olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Além disso, elas já vem com todos os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas extras. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope 😉

      1. ERIKA HELLEN BRITO DE PAIVA

        Fiz exame a 7 meses atrás e deu esférico -0,25 em cada olho. Esse mês fiz outro com mesmo médico e deu esférico +0,75 de cada olho. Não entendi essa mudança, podem me explicar?

        1. Olá, Erika. Tudo bem? É comum que o grau de um exame para o outro, sofra pequenas alterações, principalmente por ser feito em meses diferentes e há vários fatores que influenciam no resultado do exame. Além disso, o grau do nosso olho também pode sofrer pequenas alterações ao longo do tempo. O ideal é que você faça seus óculos sempre com uma receita atualizada. Mas caso não se sinta segura, converse com o seu oftalmo de confiança sobre essas diferenças, para que ele te oriente com mais precisão e esclareça suas dúvidas.
          Esperamos ter ajudado. 🙂

      1. Olá, Francisco. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem em ambos os olhos +1,0 grau de hipermetropia com -1,50 graus de astigmatismo. E para perto: você possui +3,0 graus de adição nos dois olhos. O termo adição corresponde a presbiopia, conhecida como vista cansada. Por isso, você precisa de lentes progressivas (multifocais).
        Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress, para saber mais sobre ela e fazer um orçamento de acordo com as suas necessidades acesse: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

        Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Oi, Amanda. Tudo bem?
      É normal que haja pequenas alterações no grau ao longo do tempo, principalmente se o seu grau ainda não se estabilizou. O ideal é que você converse com o seu oftalmologista sobre essas alterações para que ele esclareça as suas dúvidas e te orienta da melhor forma possível.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  2. Boa noite o meu veio assim:
    longe
    Od esférico cilindro eixo
    – 0,25 – 0,50. 180
    OE. P/. -0,50. 150

    Perto
    Od. +2,00
    OE. + 2,00

    Não entendi nada para falar a verdade.

    1. Olá, Honorina. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem -0,25 graus de miopia com -0,50 de astigmatismo no olho direito. E no olho esquerdo: -0,50 graus de astigmatismo. Além disso, você possui +2,00 graus de adição em ambos os olhos. O eixo se refere a orientação do astigmatismo nos olhos.

      Se ficou um pouco confuso, vamos te explicar. Lembra quando comentamos sobre o termo “adição” na receita? Pois é, esse é o valor dado para sua presbiopia. A vista cansada é o termo popular para a presbiopia, que dificulta focar os objetos a determinada distância.

      Quem tem esse problema de visão precisa de lentes progressivas/multifocais. Aqui na Lenscope, nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress, nossas lentes multifocais personalizadas, ideais para presbiopia. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas é só entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página de lentes. 🙂

  3. bOM DIA NA CAIXA DA LENTE VEM ASSIM
    PWR = 6,00 HI
    MAX ADD =2,50
    BC 8.6
    DIA 14,2
    COMO DEVEREI FAZER O PEDIDO PARA MULTIFOCAL NAS LOJAS ?

    1. Oi, Fernanda. Tudo bem? O ideal é que você apresente a receita oftalmológia na hora de comprar suas novas lentes multifocais.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  4. Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, dado a seguinte receita:

    Esférico cilindro eixo
    OD -2,75 -1,00 180
    OE -3,25 -0,75 180

    Pelo que eu entendi, algumas lentes são indicadas para uma certa quantidade de grau (Entre +2 e -2, ou +4 e -4, por exemplo), porém, uma lente que é indicada para superior a +3 OU inferior a -3 funcionaria para mim?

    Quando levo em cosideração o meu grau, é o total? Soma do Esférico + Cilindrico? Por exemplo, eu teria no caso -3.75 no olho esquerdo e -4 no olho direito? Ou somente levo em consideração o esferico (-2.75 no esquerdo e -3.25 no direito) quando estou decidindo a lente?

    1. Olá, Antonio. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você possui no olho direito: -2,75 graus de miopia com -1,00 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -3,25 graus de miopia com -0,75 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.
      No seu caso, não há necessidade de somar o item de nenhuma das colunas (esférico e cilíndrico). Só realizamos cálculos em receitas para perto, referente a pessoas com presbiopia. Portanto, quando for escolher sua lente, você deve considerar todos os campos, mas não há necessidade de somá-los. A lente será feita conforme as suas necessidades para ambos os problemas de visão.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para conhecer a lente, é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Olá, Fernando. Tudo bem? É possível encontrar lentes de contato para o seu grau. A Lenscope oferece um novo conceito em compra de lente para óculos no país. Somos os pioneiros a disponibilizar o serviço de venda de lentes pela internet, o que possibilita uma economia no valor final da sua compra. Porém, não oferecemos lentes de contato. Esperamos tê-lo ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 😀

    1. Olá, Manuela. Tudo bem? Existe óculos para alto grau sim. Nós te atendemos com as Lentes Lenscope LensAI 1.74, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link:
      https://lenscope.com.br/lente-lenscope-lensai
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis no final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *