O que é presbiopia? Não confunda!

A presbiopia é um problema de visão que diminui a capacidade de focalizar em objetos próximos, conhecida popularmente como vista cansadaTrata-se de um processo de envelhecimento natural dos olhos, que aparece geralmente após os 45 anos.

A dificuldade para enxergar objetos próximos surge por conta da perda de elasticidade do cristalino, desgaste que ocorre naturalmente com o passar dos anos.

Aliás, o termo “vista cansada”, usado como sinônimo de presbiopia, não está relacionado à fadiga ou cansaço ocular, mas sim ao envelhecimento com a idade.

No entanto, quem tem presbiopia pode vir a sentir fadiga ocular por conta do esforço feito para enxergar de perto.

o que é presbiopia

Quais são os sintomas de presbiopia?

Além da fadiga ocular, outro sintoma muito comum da presbiopia é a necessidade de afastar os objetos para enxergá-los melhor.

Quando alguém estica o braço para ler um livro ou mexer no celular buscando melhor nitidez na imagem, pode ser um sintoma da vista cansada.

Como este sintoma é bastante característico da doença, a presbiopia ficou conhecida como síndrome dos braços curtos.

Quem tem presbiopia também sofre com dores de cabeça constantes e geralmente precisa de muita luz para enxergar de perto. Além disso, a visão normal também costuma ficar embaçada e é muito difícil enxergar letras e números pequenos.

o que é presbiopia

Qual o tipo de lente usada para corrigir a presbiopia?

O tipo de lente mais usado no tratamento da presbiopia é a lente multifocal, chama também de lente progressiva. Isso porque além de corrigir simultaneamente a visão de perto e a visão de longe, ela também oferece maior conforto visual.

Apesar de já não ser muito usada, a lente bifocal também é uma opção para o tratamento da presbiopia. Ela possui ponto focal para perto e para longe, entretanto a divisão de grau fica marcada na lente, comprometendo a estética do óculos.

Essa divisória também dificulta a visão, já que a pessoa precisa movimentar o objeto para atingir o foco certo. 

Já as lentes multifocais são produzidas com alta tecnologia e contam com múltiplos focos para corrigir presbiopia. Ela contempla os três campos de visão em uma única lente: para perto, visão intermediária e para longe.

Por esse motivo, a transição de um grau para outro é feita de forma gradual, facilitando a adaptação e melhorando a visão do paciente.

Com relação à estética dos óculos, as lentes progressivas também são mais vantajosas, já que a transição do grau é imperceptível.

o que é presbiopia

Além do óculos de grau, também é possível corrigir a presbiopia com lentes de contato. Existe uma variedade enorme de lentes no mercado e é possível escolher uma lente para corrigir um olho para perto e um olho para longe.

Hipermetropia e presbiopia são a mesma coisa?

Hipermetropia e presbiopia são problemas de visão diferentes. Entretanto, possuem a mesma característica em comum, a dificuldade em enxergar de perto.

Apesar de terem sintomas parecidos, o que diferencia a hipermetropia da presbiopia é a idade. Isso porque a hipermetropia ocorre em qualquer idade e a vista cansada atinge quem tem mais de 40 anos. 

Todos mundo nasce com hipermetropia e perde o grau conforme o olho cresce e se alonga.

No entanto, em metade dos casos, isto não ocorre e a hipermetropia permanece. A hipermetropia também pode surgir por conta de uma má formação ocular, quando o diâmetro do globo ocular é mais curto que o normal.

A presbiopia, por outro lado, resulta do envelhecimento natural do cristalino. Por isso, costuma surgir após os 40 anos.

Então, esse artigo foi esclarecedor pra você? Precisa de ajuda para entender alguma problema de visão ou lente para presbiopia?

Deixe nos comentários que vamos te ajudar!

o que e presbiopia

O que é presbiopia? Não confunda!
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.