Presbiopia ou vista cansada: o que é, sintomas, tratamentos e muito mais

presbiopia
  • por
4.7
(14)

Também chamada de vista cansada e síndrome do braço curto, a presbiopia é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Assim, ela pode acometer você geralmente a partir dos 40 anos, diminuindo progressivamente a sua capacidade de focar em objetos próximos.

Quer saber mais? Para isso, neste artigo teremos um guia sobre a presbiopia mostrando suas causas, sintomas e tipos. Além disso, mostraremos os impactos dos graus de presbiopia na visão e quais são seus tratamentos.

Então, continue lendo para saber mais e conheça também as principais doenças associadas à vista cansada!

O que é presbiopia

Presbiopia é quando seus olhos perdem gradualmente a capacidade de ver as coisas claramente de perto. É uma parte normal do envelhecimento. Na verdade, o termo “presbiopia” vem da palavra grega que significa “olho velho”. Assim, você pode começar a notar a vista cansada logo após os 40 anos, pois é quando a condição se torna perceptível e continua a piorar até os 65 anos. Neste caso, você provavelmente perceberá que precisa segura livros e outros itens de leitura mais longe para vê-los claramente.

Olho com presbiopia

A presbiopia é causada pelo endurecimento da lente do olho, que ocorre com o envelhecimento. À medida que sua lente se torna menos flexível, ela não pode mais mudar de forma para focar em imagens de perto. Como resultado, essas imagens aparecem fora de foco.

presbiopua

À esquerda: olho normal, com o cristalino firme. À direta: olho com presbiopia, com o cristalino mais elástico

Afinal, presbiopia ou vista cansada?

Vista cansada é na verdade como a presbiopia é popularmente chamada. Isso porque a condição ocorre devido ao envelhecimento dos olhos. Ou seja, os olhos não cansam, mas envelhecem e isso foi o bastante para que o termo vista cansada fosse popularizado. Como ela está diretamente relacionada ao envelhecimento, algumas podem ser as causas para a vista cansada.  

Conheça as causas da presbiopia

As principais causas para a presbiopia incluem:

  • A perda de elasticidade e endurecimento da lente natural dentro do olho;
  • Mudanças nas fibras musculares ao redor do cristalino;
  • Perda gradual da capacidade de focar a luz diretamente na retina.

Vista cansada: sintomas da presbiopia

A presbiopia se desenvolve gradualmente. Contudo, você pode notar seus sinais e sintomas pela primeira vez após os 40 anos. Entre esses sintomas estão:

  • Uma tendência de manter o material de leitura mais distante para tornar as letras mais claras;
  • Visão turva na distância normal de leitura;
  • Tensão ocular ou dores de cabeça após ler ou fazer um trabalho de perto;
presbiopia

Principais sintomas da presbiopia.

Quais os tipos de presbiopia

Existem cinco tipos de presbiopia, sendo eles:

  • Presbiopia incipiente: Este é o estágio inicial, quando pode ser um pouco mais difícil ler letras pequenas;
  • Presbiopia funcional: Isso ocorre quando você começa a notar mais problemas com a visão de perto;
  • Presbiopia absoluta: Se você tiver esse tipo, seus olhos não conseguirão focar em objetos próximos;
  • Presbiopia prematura: Este termo é usado quando a presbiopia ocorre antes dos 40 anos;
  • Presbiopia noturna: Quando isso ocorre, focar em objetos próximos é particularmente difícil em condições de pouca luz.

Veja adiante como ocorre a presbiopia precoce!

Presbiopia precoce: entenda como ocorre e o aumento na pandemia 

A presbiopia é considerada precoce ou prematura quando os sintomas começam antes dos 40 anos. Se você tem dificuldade em realizar tarefas de perto ou se pega segurando o celular ou tablet longe do rosto, pode ser devido à presbiopia. 

Como a vista cansada ocorre também devido ao desgaste ocular, alguns fatores podem aumentar o risco, como:

  • Um alto nível preexistente de hipermetropia
  • Diabetes
  • Doença cardiovascular
  • Esclerose múltipla
  • Uso regular de certos medicamentos, como diuréticos, antidepressivos e medicamentos para alergia

Contudo, fatores como o uso excessivo de telas, por exemplo, também contribuem com o desenvolvimento de presbiopia. E, embora seja verdade que o uso excessivo de smartphones causa uma quantidade extrema de tensão, as lentes cristalinas de seus olhos, que ajudam você a se concentrar, também estão sobrecarregadas. Como a presbiopia é causada pelo espessamento do cristalino devido à idade, que é o que se especula que aconteça com os olhos jovens quando o uso de smartphone é abusado, o aumento do uso de telas aumentou também os riscos de presbiopia. Por isso, durante a pandemia houve um aumento nos casos de presbiopia precoce.

Ou seja, o efeito vista cansada passou a fazer parte do novo normal. Então, conheça a seguir os impactos dos graus de presbiopia na visão!

Graus de presbiopia: veja o impacto na visão

O grau de presbiopia relacionada à idade pode variar muito, de leve a grave. Pessoas com presbiopia leve às vezes optam por não usar lentes corretivas, mas aqueles com presbiopia moderada a grave precisarão procurar tratamento para ler e realizar outras funções do dia-a-dia. A presbiopia faz parte do processo natural de envelhecimento e não pode ser evitada. No entanto, as pessoas que passam muito tempo em frente ao computador ou que realizam um trabalho visual de perto podem desenvolver sintomas mais graves no início da vida. 

Dessa forma, se você trabalha de perto, pode ajudar a evitar o desenvolvimento de presbiopia prematura fazendo intervalos frequentes, durante os quais deve focalizar os olhos em objetos distantes. Contudo, você pode recorrer a um tratamento específico para a vista cansada. 

Como tratar vista cansada: conheça os tratamentos disponíveis

Comprar óculos de grau baratinhos, aqueles usados para a leitura, é a primeira medida que as pessoas tomam normalmente ao sentir as vistas cansadas. Contudo, usar esses óculos pode acarretar em uma série de problemas de visão. Por isso, é importante buscar um profissional para fazer a receita adequada ao seu gra e assim comprar o óculos certo.

Pensando nisso, listamos os possíveis tratamentos existentes para presbiopia.

Receita de presbiopia: como entender sua receita de vista cansada

A receita para presbiopia é um pouco diferente das receitas de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ela é indicada pelo termo “adição” ou “ad.” e refere-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto.

Assim, em casos de presbiopia o grau aparece na coluna indicada pelo termo “Perto” ou “Adição” e pode ser apresentado com o grau já somado ao grau de miopia ou hipermetropia ou somente como Adição que é o valor ainda a ser somado.

PRESBIOPIA

Entenda como ler sua receita de vista cansada!

Óculos para presbiopia: quando optar por óculos simples

Quando a presbiopia surge você pode optar por usar dois óculos, o que já utiliza e um específico para a vista cansada, porém simples, que não corrige os múltiplos problemas. 

Ou seja, você pode usar 2 óculos para visão simples, sendo um para enxergar bem, porém de perto, e outro para enxergar bem os objetos distantes.

Óculos multifocais: a solução personalizada 

Apesar da correção simples, usando dois óculos, é possível ser mais prático. Afinal, você pode recorrer aos óculos multifocais. Essa solução personalizada permite você enxergar tanto para perto quanto para longe sem a necessidade de usar dois óculos e ficar trocando. O tipo de lente para esses óculos é o que há de mais moderno para a vista cansada atualmente. Saiba mais sobre as lentes para presbiopia a seguir!

presbiopia

Lentes para presbiopia

O tratamento mais comum para vista cansada é feito com uso de lentes multifocais. Pois esse tipo de lente possui três campos de visão: para perto, para longe e intermediário. O uso desse tipo de lente é importante porque proporciona mais conforto visual e proporciona um resultado estético melhor.

Entre as principais marcas de lentes para presbiopia estão:

Além disso, há opções de lentes multifocais personalizadas. Por exemplo, lentes com tratamentos antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada liporrepelente e hidrorrepelente. Inclusive, no nosso caso, aqui na Lenscope, nossas lentes já vêm com os tratamentos inclusos no valor da lente.

presbiopia

O tamanho da armação ideal para lentes multifocais

Lentes de contato para presbiopia

As lentes de contato multifocais criam uma visão mais natural para o usuário porque ambos os olhos são corrigidos para visão de perto e de longe. uma variedade de opções disponíveis para lentes de contato multifocais que podem ser usadas dependendo de suas preferências e estilo de vida. 

Além disso, elas apresentam algumas vantagens como:

  • Conveniente de usar
  • Fornece uma variedade de capacidades em uma lente para permitir uma ótima visão em todas as distâncias
  • Ofereça uma transição suave entre diferentes prescrições sem as linhas distintas encontradas em lentes de contato bifocais

Cirurgia para presbiopia: quando é indicada e riscos  

A troca de lente refrativa (RLE) é um procedimento mais invasivo que pode ser usado para correção de presbiopia. Nesse procedimento, a lente natural do olho é removida e substituída por uma lente intraocular (LIO) idêntica ao tipo de LIO usado na cirurgia de catarata. Nesses casos, além de fornecer visão clara à distância, essas lentes intraoculares também ajudam a restaurar a visão de perto. Assim, elas são indicadas para quem ainda não desenvolveu catarata e deseja corrigir o problema para deixar os óculos de lado.

Mas, assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia para presbiopia tem alguns riscos como:

  • Olho seco
  • Infecção
  • Dor e desconforto
  • Descolamento do flap
  • Dificuldade visual

Perguntas frequentes sobre vista cansada ou síndrome do braço curto

E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre a síndrome do braço curto? Caso tenha ficado, veja algumas perguntas frequentes que respondemos a seguir!

Presbiopia tem cura? Entenda

A presbiopia não tem cura porque não há como recuperar a elasticidade do cristalino dos olhos. Porém, há diversos tratamentos, como mostramos anteriormente, que te permite levar a vida normalmente.

Braço curto é o mesmo que vista cansada e presbiopia?

Sim, a síndrome do braço curto é o mesmo que vista cansada e presbiopia. Contudo, esse é um dos seus possíveis nomes porque parece que nosso braço começa a encurtar quando esticamos o braço para ler um livro ou mexer no celular.

Doenças associadas a presbiopia: veja as principais

Além da idade e do uso excessivo de telas, a presbiopia pode estar associada a algumas doenças. Por isso, fizemos uma lista com as principais condições associadas à vista cansada.

Astigmatismo e presbiopia

Quando uma pessoa com astigmatismo atinge uma certa idade e os olhos começam a ficar prebióticos, automaticamente é necessário lidar com as duas condições simultaneamente. Nesses casos, a melhor opção é corrigir um olho para perto e o outro para longe.

Hipermetropia e presbiopia: entenda 

A hipermetropia, assim como a presbiopia, dificulta enxergar objetos próximos. Contudo, há diferenças entre esses dois problemas de visão. Afinal, a hipermetropia pode afetar desde crianças até adultos, já a presbiopia ocorre após os 40 anos de idade. 

Miopia e presbiopia: como funcionam juntos

Diferente da presbiopia em que as imagens se formam na parte de trás da retina, na miopia as imagens se formam na parte da frente. Porém, da mesma forma que a miopia e a presbiopia  podem existir juntas é possível corrigi-las juntas com o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas de visão diferentes, mas que provocam sintomas parecidos. A principal característica da miopia, por exemplo, é a dificuldade de enxergar de longe. De forma diferente, a hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Porém, ambos causam sintomas como dores de cabeça e nos olhos.

Ainda, diferente das duas condições anteriores,  o astigmatismo causa dificuldade para ver de perto e de longe. Isso ocorre devido a imperfeições na curvatura da córnea do olho. Já a presbiopia requer a necessidade de afastar os objetos para possibilitar uma visão clara. Nesse caso, ambas causam visão dupla e dores de cabeça.

Já sabe o que causa e como tratar a vista cansada. Vamos adiante? 

Agora que você já sabe o que causa e como tratar a presbiopia, tenha em mente que nós da Lenscope somos uma healtech comprometida em tornar mais fácil o acesso a lentes de qualidade e bom custo benefício.  Isso porque, além de revolucionar o modelo de compras de óculos, usamos a tecnologia a seu favor para tornar o processo mais simples e flexível. Para saber mais detalhes basta realizar um orçamento em nosso site.

presbiopia

Confira também os resultados de óculos com adição para presbiopia com as nossas lentes!

E aí, que tal aprender mais sobre saúde ocular e saber a cada dia mais o que fazer para cuidar dos seus olhos?

Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Atualizado em 14/10/2021.

Fonte:

Mayoclinic

Aao

Healthline

Allaboutvision

Webmd

Patient

Medic8

Rebuildyourvision

Presbyopialife

Skyvisioncenters

Ncbi

Reviewofcontactlenses

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...