terçol

O que é terçol e como tratar em casa?

O terçol ou tersol é uma inflamação nos olhos causada por uma bactéria ou pelo entupimento nas glândulas da pálpebra. Se assemelha a uma espinha, e aparece normalmente na linha d’água dos olhos na parte inferior. Aliás, costuma ser bem dolorida!

O terçol ocorre por meio da inflamação das glândulas Zeis e Mol, o que causa dor e vermelhidão. Por ser causado por uma bactéria, ele não é contagioso. Ou seja, terçol não passa para as pessoas.

A diferença é que o calázio acontece na parte interna, e o terçol na parte externa.

terçol

Sintomas

Normalmente, os sintomas são claros e é fácil identificar um terçol. Porém muitas vezes ele é confundido com um calázio, uma inflamação na parte interna dos olhos, próximos ao cílios.

A inflamação do terçol apresenta pus, então ela é dolorida e vermelha, e pode provocar dor nos olhos, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz do sol (fotofobia) ou ainda, inchar os olhos.

O sol pode incomodar quem tem terçol devido a sensibilidade à luz. Por isso, pode apostar em óculos escuros ou fotossensíveis (que clareia e escurece de acordo com a intensidade solar).

Como saber se o que eu tenho é mesmo terçol?

  • Inflamação na região debaixo dos olhos, tipo espinha;
  • Dores e incômodos para piscar;
  • Coceira nos olhos;
  • Não precisa fazer exames;
  • Se cura em dias ou semanas;
  • Pode ser tratado por você, em casa.

Como tratar terçol em casa?

Você pode tratar o terçol em casa fazendo compressas de água quente, limpeza dos olhos com água e sabão neutro (como shampoos de bebês que não ardem os olhos), evitar uso de maquiagem na região dos olhos, evitar lentes de contato, compressas de saquinhos de chá; pomadas e remédios podem ser uma boa opção também.

Além disso, é muito importante manter as mãos sempre higienizadas.

Aqui vai algumas dicas importantes para cuidar da sua inflamação em casa!

As compressas devem ser feitas de 5 a 10 minutos. Aliás, a diferença do uso da água quente e saquinhos de chá é bem interessante.

O chá preto, por exemplo, além de reduzir o inchaço, existem alguma propriedades antibacterianas. Então, depois de deixar o chá em infusão (cerca de um minuto), espere esfriar o suficiente para colocar nos olhos.

O tempo de compressa é o mesmo. Use um saquinho para cada olho.

Considerações finais

Hoje, você aprendeu o quanto é importante tomar os devidos cuidados com o terçol, não é mesmo? 

Por se tratar de uma inflamação, deve-se ter cautela para que ela não aumente ou se torne uma infecção. Ou seja, além de evitar maquiagem e lentes de contatos como já indicamos, você também deve sempre higienizar bem as mãos e os olhos.

Então, esse artigo te ajudou? Comente aqui e avalie nas estrelinhas!

terçol

O que é terçol e como tratar em casa?
Média 4.9 de 7 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest