O que é vista cansada? Sintomas e tratamentos

  • por
4.2
(32)

Vista cansada é quando quando o processo de envelhecimento do olho afeta naturalmente a visão. Esse problema comum, é também chamado de presbiopia e aparece a partir dos 40 anos. Portanto, o olho não cansa. Mas sim, acaba envelhecendo. Com a presbiopia, ou vista cansada, os nossos olhos perdem a capacidade de focar em objetos que estão ao alcance das nossas mãos.

o que é vista cansada

“Trata-se da perda natural da elasticidade do cristalino, do mesmo modo que a pele perde a elasticidade e ficamos todos com rugas. O cristalino é uma lente que temos dentro dos olhos e é responsável por focalizar objetos em diferentes distancias, quase que automaticamente. É o nosso auto-foco”, explica o oftalmologista Paulo Schor, da Universidade Federal de São Paulo. 

Você já se viu afastando o jornal para ler a notícia? Ou ainda, se aproximando muito de um livro para ler as letrinhas que parecem miúdas ou embaraçadas? Isso acontece porque nesse processo ocorre a rigidez e esclerose do cristalino – lente que temos dentro dos olhos e nos permite enxergar tudo ao nosso redor.  Com o passar do tempo, o cristalino fica mais fixo, e nossos olhos não mais se movimentam rapidamente para ler tudo de forma correta. No começo da presbiopia, percebemos uma lentidão para começar a focalizar as letras, como se “demorasse para pegar”.

Quando ficamos com os “braços curtos”, não conseguimos colocar a imagem certinha na retina. O foco fica atrás da retina, e não temos mais forca para trazer ele para o lugar correto. Nesse outro ponto, mais distante, temos uma visão “borrada”. A vista cansada costuma ser diagnosticada por um exame de vista comum feito pelo oftalmologista, ou por profissionais relacionados a área da saúde dos olhos. Portanto, não deixe de fazer visitas periódicas com o profissional de sua confiança.

Quais os sintomas de vista cansada?

Os sintomas mais comuns da vista cansada são:

  • Sensacao de peso (dor) na parte da frente da cabeca (testa)
  • Fadiga ocular (dificil ler depois de um tempo)
  • Precisar de muita luz para enxergar de perto
  • Visão borrada para ler em distância normal
  • Dificuldade para enxergar letras muito pequenas

E como saber se você tem presbiopia? Se o seu oftalmologista já te diagnosticou com vista cansada, provavelmente você tem uma receita de óculos que caracteriza isso de maneira diferente. Ela vai ter o campo “de perto”, ou “adição” ou “add” preenchido. Entenda melhor aqui!

Causas da Vista Cansada

As causas para vista cansada podem ser diversas, porém as principais são:  

  • Doenças dos olhos (erros refrativos como hipermetropia com ou sem astigmatismo. Quando não corrigidos, podem piorar a vista cansada)
  • Esforço excessivo do aparelho ocular quando já temos tendência ou idade para presbiopia.
  • Idade maior de 40-45 anos (todos teremos a perda da acomodação)

Como saber se eu tenho vista cansada?

Todos nós vamos ter presbiopia um dia. E você pode estar sentindo, ou não, os efeitos da presbiopia. Se tiver sentido esses efeitos, significa que você tem vista cansada. Caso você esteja sentindo dificuldade para enxergar de perto e, além disso, possui sintomas como dor de cabeça, fadiga ocular, visão borrada para ler em distância normal, dificuldade para enxergar letras muito pequenas, pode ser que você esteja com vista cansada.

Vale lembrar que a presbiopia ou vista cansada costuma surgir a partir dos 40-45 anos.  Porém, é importante que você marque uma consulta com o oftalmologista, pois somente o profissional da saúde pode diagnosticá-lo de forma correta. 

Como o computador gera vista cansada

Atividades que requerem uso intensivo dos olhos, como por exemplo, dirigir, principalmente à noite, ou até mesmo forçar a sua visão para enxergar “melhor”, pode causar fadiga ocular, se você já tiver algum fator predisponente. Uma fadiga ocular que está cada vez mais presente na vida das pessoas, é a chamada de síndrome da visão do computador, conhecida pela sigla CVS em inglês. Segundo estudos, cerca de 50% e 90% dos trabalhadores que usam o aparelho são afetados pela síndrome da visão do computador.

Além da distancia ainda mais curta quando usamos celular, por exemplo, piscamos menos ao olhar para qualquer tela. Esta ação é muito importante porque hidrata os olhos e previne o ressecamento, o cansaço, a vermelhidão, e coceira e a ardência por lubrificação insuficiente.

Tratamentos

Os métodos de tratamentos mais comuns para correção da vista cansada são:

  • Óculos de grau ou multifocal 
  • Lente ocupacional
  • Lentes de contato
  • Cirurgias

A utilização por um ou por outro método é avaliada e indicada sempre pelo seu médico, que vai determinar qual é o melhor tratamento a ser seguido no seu caso. Entretanto, vamos te explicar certinho como funciona cada um deles:

o que é vista cansada

 

Óculos multifocal

Os óculos multifocais possuem lentes diferentes daquelas que corrigem só miopia, hipermetropia e astigmatismo, porque possuem os três campos de distância: o campo da visão de perto, visão intermediária e visão de longe. Todos  na mesma lente. As lentes multifocais também são conhecidas como lentes progressivas por mudar progressivamente um grau para outro. Antigamente eram muito comuns os trifocais, que tem as divisões, mas os multifocais tem a mesma função. A diferença é que as lentes progressivas (multifocais) não possuem as divisões nítidas nas lentes. 

o que é vista cansada

Se você realiza atividades ao ar livre, ao usar as lentes ocupacionais seu campo de visão fica limitado, porque na lateral a visão fica distorcida. Por esse motivo, dependendo das suas atividades diárias, as lentes multifocais podem ser uma melhor opção. Isso porque, esse tipo de lente atende os três pontos de campo de visão: perto, intermediário e longe.

Em geral,  é mais fácil se acostumar com o óculos multifocal quando você tem dificuldade para enxergar bem em mais de uma distância. Dessa forma, se você tiver mais dificuldade para enxergar para longe e para perto, essa adaptação será mais fácil do que se tiver dificuldade de enxergar bem somente para perto. As opções de lentes multifocais que existem hoje são: Existem hoje algumas opções de lentes multifocais:

  • Lente Multifocal Convencional
  • Lente Multifocal Personalizada

Principais diferenças entre as lente multifocais e as lentes convencionais

As lentes multifocais convencionais possuem um padrão de montagem de campo de visão para perto, intermediário e longe. Ou seja, elas não são produzidas de forma individual, levando em conta suas tarefas diárias. 

Já as lentes multifocais personalizadas são feitas de forma individualizadas. Ou seja, são feitas levando em conta o seu estilo de vida e as atividades que você mais realiza ao longo do dia. Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia dirigindo ou ao ar livre, o campo de visão para longe é otimizado. E o mesmo acontece caso você utilize mais o campo de visão para perto. Além disso, possuem métodos específicos que aumentam bastante o conforto para o seu campo de visão. Quanto melhor for a personalização das suas lentes, menos distorções em seu campo de visão acontecem. 

Lente ocupacional

A lente ocupacional é indicada em situações bem específicas, como para quem tem vista cansada ou passa muito tempo em frente ao computador. Esse tipo de lente possui somente dois campos de visão numa lente: visão para perto e visão intermediária. E essa é a característica principal que difere as lentes multifocais das lentes ocupacionais, uma vez que as lentes multifocais possuem múltiplos pontos focais na mesma lente, permitindo enxergar  de perto, intermediário e longe.

A visão intermediária é definida em torno de 60cm, e a visão de perto é definida em torno de 40cm. Essas distâncias são muito importantes hoje em dia, porque podemos usar o computador, que geralmente possui a tela posicionada a uma distância maior e, ao mesmo tempo, ler ou usar o celular que estão mais próximos dos nossos olhos. 

Também é importante saber que existem 2 principais tipos de lentes ocupacionais:

  • Acomodativas
  • Regressivas

Lentes ocupacionais acomodativas

As lentes ocupacionais, também chamadas de lentes acomodativas, são ideais para quem lê bastante ou realiza trabalhos manuais, como artesanato ou costura. Elas podem ser as primeiras lentes indicadas, quando a presbiopia esta começando e a pessoa ainda consegue ter algum foco automático.

Lentes ocupacionais regressivas

Já as lentes ocupacionais regressivas são ideais para quem precisa usar o computador com frequência, tocar instrumentos musicais ou frequentar salas de reuniões. São ótimas para fazer essa transição de conversas olhando nos rostos de pessoas e escrever no computador ou ler “ao mesmo tempo”.

Lentes de contato

Para quem possui vista cansada, as lentes de contato bifocais ou a técnica da monovisão, que é usar uma lente diferente em cada olho, tem a mesma função dos óculos. Mas elas exigem muito mais limpeza e cuidados para evitar qualquer infecção no seu olho, ou algum problema de visão mais grave. É por isso que os médicos oftalmologistas recomendam sempre o uso de óculos de grau, além da lente de contato. Ou seja, é sempre recomendado alternar o uso das lentes de contato com o óculos de grau. Assim contribui também para regularizar e descansar os olhos das lentes de contato. 

Cirurgia para vista cansada

A cirurgia para vista cansada é feita a laser ou com lentes, e funciona da seguinte forma: p laser consegue mudar o formato do olho e, portanto, a refração (ou grau) do centro da córnea, ampliando, assim, a sua distância focal para enxergar de perto.

Isso deve ser feito somente em um dos olhos, pois, caso o contrário, a visão de perto ficará boa e, a visão de longe, ficará ruim. Ao deixar de fazer a cirurgia em um dos olhos, ou com grau próximo ao zero, teremos esse olho com ótima visão para longe e o outro com boa visão para perto. Assim, diminuímos a dependência do óculos ou das lentes de contato. E a visão para utilizar computadores e celulares também melhora muito!

E se você também tem catarata?

Para quem tem catarata, a cirurgia também é eficaz. Hoje em dia usamos lentes multifocais intra-oculares que são vistas como um avanço para a oftalmologia. Isso porque essas lentes aumentam a eficiência da cirurgia de catarata, que é realizada ANTES do cristalino estar completamente opaco, ou maduro.

Entretanto, não são todas as pessoas que têm o perfil para fazer a cirurgia a laser. Essa cirurgia não é tão indicada para quem tem mais de 60 anos, por exemplo. Nesses casos, os pacientes, em geral, possuem catarata e a troca do cristalino enrijecido e esclerosado por lentes trifocais pode ser uma opção. No entanto, somente quem pode decidir o que é melhor para cada caso, é o médico oftalmologista, após a realização dos exames necessários.  

Por isso, é importante sempre fazer visitas periódicas com o profissional de sua confiança. O ideal é marcar uma consulta a cada ano. Dessa forma, evitamos não apenas as consequências da vista cansada, como outros problemas mais silenciosos também, como o glaucoma e degeneração de retina.

E quando a vista cansada não é presbiopia?

É comum a gente confundir a fadiga ocular com presbiopia e chamar tudo de vista cansada. Mas existem sinais bastante claros que ajudam a identificar cada um destes problemas de visão. Primeiro, você precisa ter atenção e avaliar os incômodos que está sentindo, ou seja, é importante prestar atenção aos sintomas. Lembre-se que dores de cabeça e visão borrada para enxergar ou ler em distâncias normais já indicam que você pode estar com presbiopia. No entanto, às vezes você pode sentir esses mesmos sintomas e não ser um quadro de presbiopia, mas sim de fadiga ocular.

Isso porque, imagine que você passou o dia todo em frente ao computador piscando pouco, com ar condicionado ou ventilador ligado, num dia muito quente. Essa situação pode deixar seus olhos vermelhos e você pode ter um pouco de ardor ou até dor nos olhos. Mas isso não significa que seja presbiopia. Seus olhos estão apenas fatigados do esforço que tiveram que fazer durante todo o dia.

vista cansada

O uso intensivo das telas digitais de computadores, tablets e smartphones

Além disso, as telas digitais de computadores, notebooks, smartphones e tablets possuem a luz azul. A luz azul é uma cor no espectro de luz visível que pode ser vista pelos olhos humanos, sendo uma das luzes que compõem a luz solar. E existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa que está presente na luz do sol e a luz azul violeta que está presente nas telas digitais que fazem parte do nosso dia a dia.

Embora a luz emitida em qualquer espectro visível tenha a capacidade de suprimir a secreção de melatonina (hormônio que ajuda a regular o momento de dormir) a luz azul, sobretudo à noite, tem um efeito ainda mais potente. Pesquisadores da Universidade de Harvard conduziram experimentos comparando o efeito de uma exposição de 6,5 horas à luz azul a uma exposição similar à luz verde. A luz azul comprovou-se 2x mais danosa, suprimindo a melatonina por 3 horas, comparada a supressão de 1,5 hora causada pela luz verde.

Algumas das maneiras de se proteger sugeridas pelos pesquisadores da Harvard são o uso de lentes para óculos que possuem o filtro de luz azul, especialmente se você fica longas horas em frente às telas digitais, além de evitar usar os dispositivos digitais 2 a 3 horas antes de dormir. Além dessas recomendações, outra dica valiosa é piscar mais vezes, fazendo intervalos, enquanto você estiver usando os aparelhos eletrônicos.

Lentes multifocais para vista cansada com ótimo custo-benefício

Somos movidos pelo enorme desejo de fazer a diferença. Por isso, buscamos as melhores soluções para que você continue enxergando bem, sem precisar gastar uma fortuna para ter qualidade em seu óculos. 

Aqui na Lenscope você encontra lentes progressivas (multifocais), por um preço justo e acessível. As Lentes Lenscope Progress contam com o exclusivo tratamento Quartz da Lenscope que inclui: antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente, sem que você gaste com custo adicional.

Nossas lentes progressivas proporcionam uma adaptação mais fácil e rápida. Dessa forma, reduzimos as chances de que você fique vendo imagens distorcidas ou sofrendo com dores de cabeça frequentes.

E as vantagens que oferecemos ainda não acabaram, com a gente você tem 100 dias para provar e amar suas novas lentes, caso não se adapte com elas, devolvemos o seu dinheiro. E você ainda tem direito ao nosso certificado de garantia de um ano  contra possíveis defeitos de fabricação. Assim, você tem a segurança de saber que está comprando um produto de qualidade.

Portanto, se você quer economizar e ter acesso a lentes produzidas pensando no seu bem-estar, embarque com a gente nessa forma inovadora de fazer óculos de grau. Estamos ansiosos para te conhecer e mudar a sua forma de ver o mundo.

Nova Lenscope [a um clique de mudar a visão]

Fontes e referências

Mayo Clinic

Revista Saúde

News Medical Life Sciences

American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “O que é vista cansada? Sintomas e tratamentos”

  1. Boa noite! Meu nome e Ricardo. O meu problema e o seguinte : quando EU foco num determinado ponto mais longe e forca a vista EU sinto que parece que estou Tonto e as vezes aparece uns flash de Luz.

    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Angelita!
      Nesses casos, o mais indicado é você procurar um profissional da área de sua confiança para fazer um exame de vista e verificar se esses sintomas não estão ligados a algum tipo de problema de visão.
      Depois, não deixe de voltar aqui e contar pra gente, tudo bem?
      Esperamos que dê tudo certo

  2. Bom dia! Quando uso computador, apesar de ser bem pouco, não consigo enxergar muito bem as letras. Já uso óculos e mesmo com pouco uso do computador incomoda muito. Sou policial e preciso usar de vez enquanto o computador. O que fazer?

    Atenciosamente.Jailson.

    1. Oi, Jailson. Possivelmente o seu grau tenha aumentado e você também tenha sensibilidade à luz e ao brilho emitidos pelas telas digitais. Por isso, o ideal é que você marque um exame com o seu oftalmologista de confiança para verificar o seu grau e assim, fazer novas lentes.

      O ideal é que após a atualização da sua receita você opte por lentes com tratamento antirreflexo e filtro de luz azul, para aliviar os sintomas causados ao usar o computador e proteger os seus olhos da luz azul nociva emitida pelas telas digitais.

      Oferecemos lentes mais finas e com tratamentos inclusos, sem taxas adicionais. Sempre que precisar conte com a gente 🙂

  3. Olá, meu nome é Josemar e fui diagnosticado com presbiopia e tenho 58 anos.
    Gostaria de saber de vocês se tem sentido um comentário que eu ouvi que acima de 1 grau não é apenas vista cansada.
    O meu grau no caso ficou em 1.4.
    Obrigado, Até.

    1. Oi, Josemar. Tudo bem?
      Estima-se que a cada sete anos, é possível ganhar 1 grau a mais de presbiopia, se estendendo até os 60 anos. Assim, a adição do grau na receita de óculos pode chegar até o valor de número 6 (ou seja, o grau da presbiopia). Além disso, é possível ter presbiopia acompanhada de outros problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

      Envie sua receita para ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão. Estamos te esperando 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *