O que prejudica a visão? Veja 7 hábitos que fazem mal

prejudica a visão
  • por
4.1
(22)

Na correria do dia-a-dia, infelizmente acabamos negligenciando os cuidados com a nossa visão. Confira o que prejudica a visão.

O que prejudica a visão?

1. Utilizar óculos sem prescrição médica

Atualmente o comércio de lentes se expandiu para farmácias, camelôs e até mesmo lojas de departamento.

Como muitos sabem comprar óculos de grau nesses locais não é algo nem um pouco seguro.

Os óculos ali vendidos não são feitos de acordo com o seu grau prescrito na receita pelo seu médico e sua utilização a longo prazo pode prejudicar a visão.

Portanto, sempre procure por estabelecimentos competentes e que realmente entendam do assunto quando for comprar seu óculos.

[optin-monster-shortcode id=”vp751pkpwkqzvn7lnwwh”]

2. Ler em ambientes escuros

Para que possamos enxergar algo é necessário que haja alguma fonte de luz. Quanto menos luz houver, menos nítida será nossa visão.

prejudica a visão

Para conseguirmos ler é necessário que as letras estejam nítidas, portanto, ler em ambientes com pouca iluminação força nossa vista e deixa o sistema de foco dos olhos cansado, pois exige mais da musculatura ocular para focar, ocasionando fadiga e deixando a sensação de cansaço nos olhos.

Como consequência o leitor em questão sentirá dores de cabeça, oscilação da visão, além de olhos vermelhos e possível lacrimejamento.

3. Passar muito tempo atrás de um monitor

Hoje mais do que nunca, passamos muito tempo no computador. Porém, algumas pausas durante o período de trabalho são necessárias para a saúde de nossos olhos.

prejudica a visão

A pequena distância, além do contraste e brilho emitidos pelo monitor, causam fadiga ocular, olhos secos e irritados, além de visão turva.

Oftalmologistas sugerem que fiquemos ao menos 50 centímetros afastados do computador e realizar pequenas pausas a cada hora para piscar.

Essas pausas são essenciais para que você possa usar computador sem prejudicar a sua visão.

4. Não corrigir o grau dos óculos quando for necessário

Alguns problemas oculares (também conhecidos como problemas de refração) como miopia, hipermetropia e astigmatismo são definidos pelo oftalmologista por graus, e esses graus naturalmente se modificam com o passar do tempo.

Porém, é comum que pessoas notem variações nesses graus e demorem para corrigir suas lentes.

A utilização de lentes com grau prejudica a visão, principalmente a longo prazo. Oftalmologistas recomendam que se verifique a cada seis meses ou um ano o grau das lentes.

5. Utilizar colírios sem prescrição médica

Colírios que possuem função de apenas limpar os olhos são menos perigosos.

Porém, há colírios para uma série de disfunções da visão que possuem diversos compostos em sua fórmula como, por exemplo:  cortisona e antibióticos.

Ambos podem trazer efeitos colaterais indesejados quando utilizados de maneira errada, como aumento da pressão ocular e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, por exemplo.

Sendo assim, só utilize colírios quando houver recomendação médica para isso.

6. Não utilizar óculos escuros

A radiação UV é um dos principais causadores de degeneração ocular – que pode até culminar em graves problemas de visão.

Por isso utilizar lentes escuras que realmente possuem proteção UV é muito importante para proteger  seus olhos.

7. Negligenciar sintomas que indicam problemas na visão

Algo muito comum nas pessoas é o ato de negligenciar que está passando por algum tipo de problema. E infelizmente essa prática é corriqueira quando o assunto é problema de visão.

Adiar a consulta ao oftalmologista na presença de dores, sensibilidade à luminosidade, vermelhidão persistente ou qualquer outro tipo de sintoma é um grave erro.

Um diagnóstico tardio, muitas vezes pode exigir intervenções cirúrgicas complexas e normalmente um período mais longo para que haja plena recuperação.

Considerações finais

Por esses motivos, não deixe para depois o cuidado com a sua visão. Nossos olhos são nossos guias, por isso, quanto melhor estiverem funcionando e melhor forem cuidados, mais qualidade de vida teremos.

E caso fique na tentação de comprar aqueles óculos de leitura baratinhos, saiba que na verdade você pode estar prejudicando ainda mais os seus olhos.

Um óculos de qualidade não precisa custar uma fortuna e caso tenha alguma dúvida, nós te ajudamos! E só escrever pra gente nos comentários que já te respondemos.

Conheça uma nova maneira de comprar lentes para óculos.

prejudica a visão

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

0 comentário em “O que prejudica a visão? Veja 7 hábitos que fazem mal”

    1. Oi, Edson! Tudo bem?

      Uma característica do inverno é ar seco e frio. Essa falta de ventilação que não acontece nos ambientes, acaba por dificultar a produção de lágrima, provocando sensibilidade aos olhos.
      Algumas doenças são mais propensas nesta época do ano como olhos secos (síndrome do olho seco) e a conjuntivite viral.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Olá, Gabriel! Tudo bom?

      Para esse sintoma, o ideal é que você procure pelo seu oftalmologista, assim ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Somente seu médico pode passar as devidas orientações e tratamentos necessários. Mas, se você precisar usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha!

    1. Olá, Marina! Como vai?

      Qualquer diferença que sinta ao enxergar, recomendamos que você vá até seu oftalmo, pois somente ele pode orientar se você poderá usar óculos ou não.
      O importante é manter a saúde dos olhos em dia!

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

    1. Olá, Cassia tudo bem?
      Você ainda está conseguindo enxergar seu óculos? Caso esteja, é melhor continuar usando. Assim você não tem dor de cabeça.
      Mas não deixe de ir no oftalmo para verificar se seu grau aumentou e fazer lentes novas de acordo com as suas atuais necessidades.
      Convidamos você a conhecer nossas opções de lentes disponíveis em nosso site https://lenscope.com.br/nossas-lentes
      E se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente pelo e-mail ajuda@lenscope.com.br

  1. Saudações ! Tem remédios (ou melhor seria dizer: drogas ?) como pomadas (principalmente passadas próximo aos olhos), comprimidos, et. que prejudicam a visão. Tomar muito café, creio que também prejudica.

    1. Olá, Laerte! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Você já visitou seu oftalmologista este ano?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

    1. Olá, Iorrana! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      O ideal é sempre manter o óculos atualizado, assim você evita sentir desconfortos provocado pela falta dele como dores de cabeça, apertar os olhos para enxergar e fadiga ocular. Quando puder agende uma nova consulta com o médico especialista para que ele possa avaliar a sua acuidade visual
      Se precisar de ajuda para novas lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Damaris!
      Por que elas pressionam os olhos com frequência? Há algum motivo? Caso haja, é sempre bom investigar o que faz com que elas façam isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *