As principais siglas da receita de óculos são:
- OD – Olho Direito
- OE – Olho Esquerdo
- ESFÉRICO (ESF) – Gru Esférico (miopia ou hipermetropia)
- CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico (astigmatismo)
- PL/PLANO – Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação
- EIXO – Indica a localização do Astigmatismo
- DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra
- DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila)
- AO – Ambos os Olhos
- AD – Adição
Repare que tão importante quanto entender todas essas siglas, é compreender os sinais que aparecem indicados na frente do seu grau.
Sabendo agora o que é cada abreviação, é hora de aprofundar mais.
Afinal, na hora de comprar os seus óculos de grau, você precisa entender o que cada coisa representa, certo?
Grau esférico
O Grau Esférico da sua receita de óculos vai indicar se você tem miopia ou hipermetropia. E tudo vai depender do sinal que acompanha o número.
- positivo (+) – hipermetropia
- negativo (-) – miopia
Veja um exemplo para caso de miopia:
Muito bem….e como fica o Astigmatismo nessa história toda? Veja a seguir:
Grau cilíndrico
O Grau cilíndrico vai indicar se você tem ou não astigmatismo. Então, se sua receita tem o grau “cilíndrico”ou “cilíndro” preenchido, você tem astigmatismo.
Se não tiver, você não tem! 🙂
o astigmatismo se caracteriza por ser um problema de visão atinge diversos focos em nossa visão. Por isso, é importante saber o eixo que o astigmatismo está localizado para corrigir esse problema.
Então, quando o grau cilíndrico estiver preenchido, automaticamente eixo na receita de óculos também deve estar para indicar em que posição deve ser corrigido o seu problema.
Eixo
O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, você sabe exatamente em que posição ele está localizado.
Adição ou ADD
Se a sua receita de óculos estiver com o campo da Adição (AD) ou para perto preenchido, isso significa que você tem presbiopia.
A presbiopia, também conhecida por vista cansada, normalmente atinge as pessoas a partir dos 40 anos e ela ocorre pela perda da elasticidade do cristalino dos olhos. Ou seja, a pessoa não consegue enxergar objetos próximos, precisando afastar para conseguir encontrar um bom foco para enxergar.
O ato de afastar e aproximar objetos é chamado de síndrome dos braços curtos. Para corrigir a vista cansada, é necessário usar lentes multifocais. Essas lentes possuem campos de visão para perto, intermedário e para longe em uma só lente.
Esse é um exemplo de uma receita que contém com adição:
Veja como calcular o grau para receita de vista cansada aqui.
DP e DNP
A DP (Distância Pupilar), na sua receita, indica a distância entre as duas pupilas dos olhos.
Já a DNP (Distância Naso-Pupilar) é um pouco diferente, já que indica a distância, em milímetros, da pupila em relação ao nariz. Veja o exemplo:
Lendo a receita de óculos
Deu para ver que você já aprendeu mais detalhes sobre as abreviações da sua receita de óculos e o que cada uma delas identifica.
Portanto, você já está pronto para reconhecer qual é o seu grau e problema de visão.
Temos certeza de que nas próximas consultas com seu médico, você já vai sair entendendo tudo o que o for recomendado e vai saber escolher o seu óculos ideal para o seu tipo de grau.
Por último, o próximo passo é saber o quanto que você vai precisar investir para ter um bom óculos de grau. Veja qual é a lente mais em conta para fazer seu óculos novo na Lenscope.