O que significa esférico, cilíndrico e eixo na receita de óculos?

As principais siglas da receita de óculos são:

  • OD – Olho Direito
  • OE – Olho Esquerdo
  • ESFÉRICO (ESF) – Gru Esférico (miopia ou hipermetropia)
  • CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico  (astigmatismo)
  • PL/PLANO – Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação 
  • EIXO – Indica a localização do Astigmatismo 
  • DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra
  • DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila)
  • AO – Ambos os Olhos
  • AD – Adição

Repare que tão importante quanto entender todas essas siglas, é compreender os sinais que aparecem indicados na frente do seu grau.

Sabendo agora o que é cada abreviação, é hora de aprofundar mais.

Afinal, na hora de comprar os seus óculos de grau, você precisa entender o que cada coisa representa, certo?

Grau esférico

O Grau Esférico da sua receita de óculos vai indicar se você tem miopia ou hipermetropia. E tudo vai depender do sinal que acompanha o número.

  • positivo (+) – hipermetropia
  • negativo (-) – miopia

Veja um exemplo para caso de miopia:

receita de óculos

 

Muito bem….e como fica o Astigmatismo nessa história toda? Veja a seguir:

Grau cilíndrico

O Grau cilíndrico vai indicar se você tem ou não astigmatismo. Então, se sua receita tem o grau “cilíndrico”ou “cilíndro” preenchido, você tem astigmatismo. 

Se não tiver, você não tem! 🙂

o astigmatismo se caracteriza por ser um problema de visão atinge diversos focos em nossa visão. Por isso, é importante saber o eixo que o astigmatismo está localizado para corrigir esse problema.

Então, quando o grau cilíndrico estiver preenchido, automaticamente eixo na receita de óculos também deve estar para indicar em que posição deve ser corrigido o seu problema.

Eixo

O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, você sabe exatamente em que posição ele está localizado.

Adição ou ADD

Se a sua receita de óculos estiver com o campo da Adição (AD) ou para perto preenchido, isso significa que você tem presbiopia.

A presbiopia, também conhecida por vista cansada, normalmente atinge as pessoas a partir dos 40 anos e ela ocorre pela perda da elasticidade do cristalino dos olhos. Ou seja, a pessoa não consegue enxergar objetos próximos, precisando afastar para conseguir encontrar um bom foco para enxergar.

O ato de afastar e aproximar objetos é chamado de síndrome dos braços curtos. Para corrigir a vista cansada, é necessário usar lentes multifocais. Essas lentes possuem campos de visão para perto, intermedário e para longe em uma só lente.

Esse é um exemplo de uma receita que contém com adição:

Veja como calcular o grau para receita de vista cansada aqui.

DP e DNP

A DP (Distância Pupilar), na sua receita, indica a distância entre as duas pupilas dos olhos.

Já a DNP (Distância Naso-Pupilar) é um pouco diferente, já que indica a distância, em milímetros, da pupila em relação ao nariz. Veja o exemplo:

Medidas DP e DNP

Lendo a receita de óculos

Deu para ver que você já aprendeu mais detalhes sobre as abreviações da sua receita de óculos e o que cada uma delas identifica.

Portanto, você já está pronto para reconhecer qual é o seu grau e problema de visão.

Temos certeza de que nas próximas consultas com seu médico, você já vai sair entendendo tudo o que o for recomendado e vai saber escolher o seu óculos ideal para o seu tipo de grau.

Por último, o próximo passo é saber o quanto que você vai precisar investir para ter um bom óculos de grau. Veja qual é a lente mais em conta para fazer seu óculos novo na Lenscope.

Então, essas dicas te ajudaram? Escreva para gente nos comentários, logo respondemos você!

O que significa esférico, cilíndrico e eixo na receita de óculos?
Média 5 de 1 votos



Comentários

  1. Tenho no olho direito 20graus de miopia e no esquerdo 19 uso lentes de contato tenho 60 anos ,as lentes já não estão eficiente,sei que é catarata ,o olho esquerdo já perdi a visão lateral diz que é degeneração macular , tenho medo de fazer cirurgia,pois minha irmã na mesma situação fez e logo Depois teve descolamento.

    1. Olá, Eva! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário em nosso artigo 🙂

      Continue fazendo acompanhamentos médicos para o que você receba as melhores recomendações ao seu caso 🙂 dessa forma, o profissional da área pode te orientar a partir do seu diagnóstico o que é melhor a ser feito. E se precisar de ajuda para lentes de óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.