O que significa esférico, cilíndrico e eixo na receita de óculos?

  • por
4.5
(580)

As principais siglas da receita de óculos são:

  • OD – Olho Direito
  • OE – Olho Esquerdo
  • ESFÉRICO (ESF) – Gru Esférico (miopia ou hipermetropia)
  • CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico  (astigmatismo)
  • PL/PLANO – Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação 
  • EIXO – Indica a localização do Astigmatismo 
  • DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra
  • DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila)
  • AO – Ambos os Olhos
  • AD – Adição

Repare que tão importante quanto entender todas essas siglas, é compreender os sinais que aparecem indicados na frente do seu grau.

Sabendo agora o que é cada abreviação, é hora de aprofundar mais.

Afinal, na hora de comprar os seus óculos de grau, você precisa entender o que cada coisa representa, certo? 

Grau esférico

O Grau Esférico da sua receita de óculos vai indicar se você tem miopia ou hipermetropia. E tudo vai depender do sinal que acompanha o número.

  • positivo (+) – hipermetropia
  • negativo (-) – miopia

Veja um exemplo para caso de miopia:

receita de óculos

 

Muito bem….e como fica o Astigmatismo nessa história toda? Veja a seguir:

Grau cilíndrico

O Grau cilíndrico vai indicar se você tem ou não astigmatismo. Então, se sua receita tem o grau “cilíndrico”ou “cilíndro” preenchido, você tem astigmatismo. 

Se não tiver, você não tem! 🙂

o astigmatismo se caracteriza por ser um problema de visão atinge diversos focos em nossa visão. Por isso, é importante saber o eixo que o astigmatismo está localizado para corrigir esse problema.

Então, quando o grau cilíndrico estiver preenchido, automaticamente eixo na receita de óculos também deve estar para indicar em que posição deve ser corrigido o seu problema.

Eixo

O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, você sabe exatamente em que posição ele está localizado.

Adição ou ADD

Se a sua receita de óculos estiver com o campo da Adição (AD) ou para perto preenchido, isso significa que você tem presbiopia.

A presbiopia, também conhecida por vista cansada, normalmente atinge as pessoas a partir dos 40 anos e ela ocorre pela perda da elasticidade do cristalino dos olhos. Ou seja, a pessoa não consegue enxergar objetos próximos, precisando afastar para conseguir encontrar um bom foco para enxergar.

O ato de afastar e aproximar objetos é chamado de síndrome dos braços curtos. Para corrigir a vista cansada, é necessário usar lentes multifocais. Essas lentes possuem campos de visão para perto, intermedário e para longe em uma só lente.

Esse é um exemplo de uma receita que contém com adição:

Veja como calcular o grau para receita de vista cansada aqui.

 

DP e DNP

A DP (Distância Pupilar), na sua receita, indica a distância entre as duas pupilas dos olhos.

Já a DNP (Distância Naso-Pupilar) é um pouco diferente, já que indica a distância, em milímetros, da pupila em relação ao nariz. Veja o exemplo:

Medidas DP e DNP

 

Lendo a receita de óculos

Deu para ver que você já aprendeu mais detalhes sobre as abreviações da sua receita de óculos e o que cada uma delas identifica.

Portanto, você já está pronto para reconhecer qual é o seu grau e problema de visão.

Temos certeza de que nas próximas consultas com seu médico, você já vai sair entendendo tudo o que o for recomendado e vai saber escolher o seu óculos ideal para o seu tipo de grau.

Por último, o próximo passo é saber o quanto que você vai precisar investir para ter um bom óculos de grau. Veja qual é a lente mais em conta para fazer seu óculos novo na Lenscope.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 580

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

166 comentários em “O que significa esférico, cilíndrico e eixo na receita de óculos?”

    1. Olá Ítala, tudo bem?
      Aparentemente essa é uma sigla voltada para receita de lente de contato! Nós recomendamos que você consulte o profissional que prescreveu sua receita oftalmológica, assim ele pode explicar certinho esse termo 🙂
      Mas qualquer coisa, é só contar com a gente!

  1. Eu fiz o exame oftalmologista tá assim OD ESFÉRICO +0.50
    OE+0.50
    CILÍNDRICO .OD _0.25 OE _0.50 EU GOSTARIA DE SABER SE E FORTE O MEU GRAU OU QUAL E O PROBLEMA

    1. Olá, Rosielle. Tudo bem? A sua receita indica que você tem, no olho direito +0.50 graus de hipermetropia com -0.25 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo +0.50 graus de hipermetropia com -0.50 de astigmatismo. Nós atendemos o seu grau com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente pelo e-mail contato@lenscope.com.br

  2. Marilene Pickisius Bess

    Boa tarde minha receita está assim
    OD Esférico PL cilíndrico -025 eixo 60
    OE Esférico +050 cilíndrico-050 eixo 120
    Adição +1.75 oque significa?

    1. Olá Marilene, tudo bem?

      Claro! Vamos te ajudar a compreender sua receita de óculos e também te mostrar qual a lente mais indicada para você. Vamos lá? 🙂

      Para entender a sua receita basta olhar as colunas que ela apresenta.
      Normalmente ela acompanha a coluna “Esf”/”Esférico”, a coluna “cil”/”cilíndrico” e EIXO.
      Na coluna “esférico”, se estiver preenchida, indica que você tem miopia ou hipermetropia. Para saber qual deles você tem, basta olhar o sinal que acompanha o número. Se for positivo, é hipermetropia; se for negativo, é miopia.

      A coluna “cilíndrico” é uma coluna exclusiva para saber se você tem ou não astigmatismo, então se estiver preenchida você tem. Se não estiver, você não tem.
      A coluna “EIXO” acompanha a coluna “cilíndrico”; ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, obrigatoriamente o eixo deve estar também. Isso porque o eixo significa a localização em graus do astigmatismo em seus olhos e essa medida varia de 0 a 180º.

      O seu termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.

      Vamos ler sua receita? 🙂

      Você possui no olho direito, apenas -0.25 de astigmatismo localizado no eixo 60. No olho esquerdo, você tem +0.50 de hipermetropia com -0.50 de astigmatismo localizado no eixo de 120 graus.

      Lembra quando comentamos sobre o termo “adição” na receita? 🙂

      Pois é, esse é o valor dado para sua presbiopia que é de +1.75 (adição). E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Progress que são lentes multifocais personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua 🙂

      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Se tiver alguma dúvida, você pode mandar sua receita para o nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br

    1. Olá Marina, tudo bem?

      Nesse caso, o que nós recomendamos é que antes de comprar, você tenha a receita da lente de contato em mãos, pois receita de óculos e receita de lente de contato são diferentes e só o oftalmo pode fazer a prescrição para você.

      Na Lenscope, nós só trabalhamos com lentes de óculos! Mas, caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente! 🙂

        1. Olá Claudineia! Pela sua receita, podemos entender que no olho direito você possui -2,5 graus de astigmatismo. Já no olho esquerdo, possui -2,50 de miopia com -1,5 de astigmatismo. Os eixos fazem referência à orientação do astigmatismo em cada olho, e será usado na confecção das lentes corretivas.

          Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para calcular o valor para o seu grau e saber mais informações, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

        1. Olá, Hanna. Tudo bem? Pela sua receita você tem, no olho direito: -1 grau de miopia com -1 grau de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0.50 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. Tanto 5 quanto 165 se referem ao eixo que é a orientação do astigmatismo no seu olho. AV se refere a acuidade visual, que no seu caso, 20/20, é considerada normal.

          Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

    1. Tamiles carmo de Moura

      Bom dia! Eu tenho óculos, mas gostaria de saber se é preciso usar constantemente para tratar a visão, ou só para descanso? Meu grau é:
      OD Esf:-0,25 cil:-1,0 eixo 140°
      OE Esf:-0,25 Cil -0,50 eixo 55°

      1. Oi, Tamires. Tudo bem?
        De acordo com a sua receita, você tem, no olho direito: -0.25 graus de miopia com -1 grau de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0.25 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. O eixo se refere à orientação do astigmatismo no olho.

        Uma vez que uma correção foi prescrita para correção da sua visão, o uso do óculos para a correção do seu grau, por menor que ele seja, melhora a sua qualidade de vida e aliviar os sintomas dos problemas de visão. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto. Além disso, como o astigmatismo causa embaçamento na visão independente da distância, o ideal é que use o óculos o tempo inteiro, para enxergar com clareza.

        Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  3. Olá, boa tarde! Fiz meu exame e deu:
    OD: Esfe -0,50 Cil 5
    OE: Esfe -0,4. Cil 160
    Porém, o eixo não tem, o eixo é o 160? Alguém pode explicar pfv, pois fiz meu exame, e n entendi, o médico apenas disse, q era astigmatismo.

    1. Olá Carla! Tudo bem? Você pode enviar uma foto da sua receita para o e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Assim podemos te ajudar co mais precisão. Mas, pelos dados que compartilhou, você tem grau de miopia com astigmatismo.
      Estamos te esperando 🙂

    1. Olá Cristiane. Tudo bem?
      Pela sua receita você tem, no olho direito: +1.50 graus de hipermetropia com 2 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +2.25 graus de hipermetropia com -1.75 de astigmatismo.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

  4. Olá bom dia! Fiz minha consulta e peguei o óculos hoje. Daí quero comprar a lente de contato para usar quando sair. Daí tô meio perdido, não sei qual o grau que uso quando for comprar porque no OD + 0,25 e o OD +0,50 O ESFÉRICO. E no cilíndrico o OD -0,25 e OD -0,50. Qual o grau que coloco quando eu for comprar o grau esférico ou o cilíndrico?

    1. Oi, Lucas. Tudo bem? Pela sua receita, você tem, no olho direito: +0.25 graus de hipermetropia com -0.25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0.50 graus de hipermetropia com -0.50 de astigmatismo.

      Como você tem miopia e astigmatismo precisa de uma lente tórica. Porém, como a receita de óculos é diferente da receita para lentes de contato, você precisa fazer a conversão. Temos um artigo completo aqui no blog, em que ensinamos a fazer esse processo. Basta acessar: https://lenscope.com.br/blog/converter-grau-de-oculos-para-lente/

      O ideal é que você peça ao seu oftalmologista para prescrever uma receita específica para lentes de contato.

      Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, apenas disponibilizamos informações relevantes. Mas caso você precise de lentes mais finas para óculos, pode contar com a gente 🙂

  5. Rosângela Galdino Pereira

    Boa noite!
    Minha receita está assim: olho direito _7,00
    Olho esquerdo _7,50
    Cilíndrico _ 1,50
    Eixo 165°
    Adição 2,50 dir.
    2,50 esq.
    Gostaria de saber qual a melhor lente é mais Confortável para os meus olhos …
    Obs.: O olho direito é só contra-peso

    Perdi essa visão (Ambliopia).
    Obrigada!

    1. Olá Rosângela! Pelas informações que compartilhou, você tem, no olho direito: -7 graus de miopia com adição de 2.50 (adição se refere à presbiopia). Já no olho esquerdo: -7.50 graus de miopia, com -1.50 de astigmatismo e adição de 2.50.

      Como o seu grau é alto, o ideal é que escolha lentes mais finas e com maior campo de visão para presbiopia. Envie uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão e te enviar um orçamento personalizado.

      Estamos te esperando 🙂

  6. Luci Cleide de Melo Bezerra

    Olá, fiz o exame deu:
    OD:-1,00 no esférico e cilíndrico – 2,50 e eixo 05.
    OE 1,50 no esférico, 2,50 cilíndrico e 10 no eixo.
    Já o AD+ deu 2,75. Gostaria de saber o grau, pq não consigo entender.

    1. Olá Luci Cleide! Tudo bem? Pelas informações que compartilhou, você tem, no olho direito: -1 grau de miopia com -2,50 de astigmatismo. E no olho esquerdo: 1,50 de miopia ou hipermetropia (pois depende do sinal que acompanha o número, se ele for positivo, você tem hipermetropia e se negativo, você tem miopia) com -2,50 graus de astigmatismo. Além disso, você possui adição de 2,75, que se refere a presbiopia (vista cansada).

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

  7. Boa tarde.
    Meu médico me receitou lentes para perto com eixo = 25, e para longe com eixo = 60.
    Na hora de fazer o óculos, a pessoa da ótica disse que deve estar errado, já que o normal é o eixo ser o mesmo para perto e para longe.
    Isso procede?

    1. Olá Luiz! Recomendamos que converse com seu oftalmologista para entender a diferença de eixos, já que normalmente o eixo se refere à posição do astigmatismo no olho e realmente é o mesmo tanto para perto quanto para longe.
      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Oi, Mara. Tudo bem? De acordo com as informações da sua receita, você tem, em ambos os olhos, -0.50 graus de astigmatismo. O eixo se refere à orientação grau de astigmatismo nos seus olhos.

      PIO se refere a Pressão Intraocular. Uma leitura da pressão ocular de 21 mmHg (milímetros de mercúrio) ou superior geralmente significa hipertensão ocular. Dessa forma, os seus níveis são considerados normais.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para calcular o valor para o seu grau e saber mais informações, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

  8. Boa tarde! Consultei dois oftalmos: No olho direito deu diferença significativa entre os dois, conforme descrito a seguir: A: O.D. 3, 75 / D.E. 2,75 / Eixo 175; B: O.D. 2,75 / D.E. – / Eixo – ;
    Qual procedimento que devo adotar antes de encomendar as lentes?
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá José! Tudo bem? Recomendamos que converse com seu oftalmologista de confiança para entender a diferença entre os graus e os motivos para os diferentes resultados. Ele é o profissional qualificado para esclarecer as suas dúvidas e te orientar da melhor maneira possível, nesse caso.

      E se você precisar de lentes mais finas e com melhor custo-benefício, conte com a gente 🙂 Sempre que precisar, estamos aqui!

  9. Minha receita tem assim: OD cilindro -0,75 eixo 90°/ OE cilindro -1,00 eixo 80°, queria saber se esse óculos seria para descanso ou uso contínuo, já que não fui informado na consulta…

    1. Oi, Luís. Tudo bem? Pela sua receita você tem apenas grau de astigmatismo, sendo -0.75 graus no olho direito e -1 grau de astigmatismo no olho esquerdo. O eixo se refere à orientaçãodo grau de astigmatismo no seu olho.
      O ideal é que você use seu óculos o tempo inteiro, uma vez que te proporcionarão mais conforto visual e eliminarão os sintomas característicos do seu problema de visão. Principalmente porque, independente da distância, o astigmatismo provoca o embaçamento da visão.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

  10. Tenho 17 anos e:
    OD esf: -4,25 — Cil: -1,50 — eixo 10
    OE esf: -5,25 — Cil.: -1,25 — eixo 180

    O médico disse que a tendência é aumentar com a idade 👉👈

    1. Olá Severo! De acordo com a sua receita você tem, no olho direito: -4,25 graus de miopia com -1.50 de astigmatismo. E no olho direito: -5.25 de miopia com -1.25 de astigmatismo. O eixo apenas indica onde o grau de astigmatismo está localizado no seu olho.

      A miopia é um erro de refração que pode aumentar conforme o crescimento do olho. Porém, em alguns casos, ela costuma se estabilizar por volta dos 25 anos, quando o olho já não cresce mais. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!
      Sempre que precisar, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *