O que significa valor ABBE e como ele afeta suas lentes

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o valor ABBE, que é a qualidade óptica de uma lente. Entenda o que significa valor ABBE e como ele pode afetar a lente do seu óculos.

O que é valor ABBE e o que ele mede?

De maneira geral, podemos dizer que o valor ABBE de uma lente está ligada à qualidade de visão que ela proporciona.

O valor ABBE é a forma de medir, em números, a dispersão cromática da luz através das lentes. A dispersão cromática nada mais é que a separação das cores da luz quando ela é refletida em uma superfície.

O arco-íris é um bom exemplo disso. Ele surge quando a luz solar é refletida em uma superfície e a dispersão cromática acontece. Então, essa luz se divide em todas as cores, causando esse fenômeno.

Quando a luz passa pela lente do óculos também ocorre a dispersão cromática. E quando uma grande dispersão cromática acontece, há uma redução na qualidade na forma que enxergamos.

A luz que atravessa as lentes dos óculos tem cor branca, mas quando essa luz passa pelas lentes, ela se divide em três cores: vermelha (ou RED), verde (ou GREEN) e azul (ou BLUE), formando assim o sistema RGB que compõe as cores que enxergamos. O valor ABBE mede, portanto, o quanto dessa dispersão acontece na lente.

Quanto maior o valor ABBE, menor a dispersão das cores. Se a lente tem um valor ABBE alto, a dispersão das cores é menor.

O valor ABBE das lentes para óculos

Esta medida, em números, pode ser vista nas especificações técnicas de todas as lentes disponíveis no mercado. Veja a seguir os valores ABBE dos principais tipo de lentes para óculos:

valor ABBE
Valores ABBE para cada material e índice de refração de lentes para óculos

Quando se trata de materiais para lentes, quanto maior o índice de refração, mais densa é a lente. Conforme as lentes vão ficando mais densas e mais finas, devido ao alto índice de refração, maior é o desvio da luz quando a mesma passa pelas lentes dos óculos. Quanto maior é esse desvio, maior é a dispersão das cores.

É por isso que quanto maior o índice de refração de uma lente, menor será o valor ABBE.

Como o valor ABBE pode influenciar minha visão?

O valor ABBE não é um fator determinante para a qualidade percebida da forma que enxergamos. Algumas pessoas são muito mais sensíveis à chamada aberração cromática e, por esse motivo, podem notar alguma diferença.

As pessoas que usam lentes de contato e depois passam a usar óculos com lentes de alto índice de refração podem perceber essa diferença. Também pode acontecer em casos em que a pessoa já utiliza óculos com lentes de vidro ou acrílico (CR-39) e vai pra uma lente com índice de refração maior como 1.59, 1.67 ou 1.76. Mas, em geral, a maioria das pessoas não nota a diferença do valor ABBE.

Para as pessoas mais sensíveis, que percebem a diferença causada pelo valor do ABBE, os relatos são de imagens com visão de aspecto mais “leitoso”, ou opaco. Como se você tivesse colocado um véu fino ou se tivesse uma neblina fina diante dos olhos.

O tratamento antirreflexo disponível em boa parte das lentes do mercado ajuda a melhorar um pouco a qualidade desta imagem, pois contribui na regulagem da passagem de luz.

Mas fique atento: o valor ABBE não determina maior ou menor qualidade das lentes. O valor ABBE indica a diferença de percepção das luzes e cores e da forma com que enxergamos as cores. Por este motivo, a prática de cobrar valores mais altos por lentes com valor ABBE maior não é correta.

O valor ABBE das Lentes Lenscope

No site da Lenscope estão disponíveis todas as informações técnicas das lentes disponíveis de acordo com cada faixa de grau. Entre elas, estão as informações de valor ABBE de todas as nossas lentes.

As Lentes Lenscope 1.59 que atendem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, possuem valor ABBE 30, assim como a versão fotossensível, as Lentes Lenscope 1.59 Fotocroma. Já as Lentes Lenscope Shades, por serem lentes de acrílico (CR-39) elas possuem o valor ABBE 58.

As lentes multifocais para perto e para longe da Lenscope, as Lentes Lenscope Progress, também são de acrílico (CR-39) e, portanto, também possui valor ABBE de 58.

Apesar das Lentes Tokai 1.76, que atendem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, terem o maior índice de refração encontrado em lentes de resina, elas não apresentam um valor ABBE ruim. Todas as versões das Lentes Tokai 1.76 possuem valor ABBE de 33 e é um número considerado bom para não notar aberrações cromáticas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já já te respondemos.

O que significa valor ABBE e como ele afeta suas lentes
Média 5 de 3 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest