O que significa valor ABBE e como ele afeta suas lentes

  • por
4.2
(27)

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o valor ABBE, que é a qualidade óptica de uma lente. Entenda o que significa valor ABBE e como ele pode afetar a lente do seu óculos.

O que é valor ABBE e o que ele mede?

De maneira geral, podemos dizer que o valor ABBE de uma lente está ligado à qualidade de visão que ela proporciona. Ou seja, é a forma de medir, em números, a dispersão cromática da luz através das lentes. A dispersão cromática nada mais é que a separação das cores da luz quando ela é refletida em uma superfície.

O arco-íris é um bom exemplo disso. Ele surge quando a luz solar é refletida em uma superfície e a dispersão cromática acontece. Então, essa luz se divide em todas as cores, causando esse fenômeno. Quando a luz passa pela lente do óculos também ocorre a dispersão cromática. E quando uma grande dispersão cromática acontece, há uma redução na qualidade na forma que enxergamos.

A luz que atravessa as lentes dos óculos tem cor branca, mas quando essa luz passa pelas lentes, ela se divide em três cores: vermelha (ou RED), verde (ou GREEN) e azul (ou BLUE), formando assim o sistema RGB que compõe as cores que enxergamos.

O valor ABBE mede, portanto, o quanto dessa dispersão acontece na lente. Quanto maior esse valor, menor a dispersão das cores. Dessa forma, se a lente tem um ABBE alto, a dispersão das cores é menor.

O valor ABBE das lentes para óculos

Esta medida, em números, pode ser vista nas especificações técnicas de todas as lentes disponíveis no mercado. Veja a seguir os valores ABBE dos principais tipos de lentes para óculos:

valor abbe

Valores ABBE para cada material e índice de refração de lentes para óculos.

Quando se trata de materiais para lentes, quanto maior o índice de refração, mais densa é a lente. Conforme as lentes vão ficando mais densas e mais finas, devido ao alto índice de refração, maior é o desvio da luz quando a mesma passa pelas lentes dos óculos. Quanto maior é esse desvio, maior é a dispersão das cores. É por isso que quanto maior o índice de refração de uma lente, menor será o valor ABBE.

Como o valor ABBE pode influenciar minha visão?

O valor ABBE não é um fator determinante para a qualidade percebida da forma que enxergamos. Algumas pessoas são muito mais sensíveis à chamada aberração cromática e, por esse motivo, podem notar alguma diferença. As pessoas que usam lentes de contato e depois passam a usar óculos com lentes de alto índice de refração podem perceber essa diferença.

Também pode acontecer em casos em que a pessoa já utiliza óculos com lentes de vidro ou acrílico (CR-39) e vai pra uma lente com índice de refração maior como 1.59, 1.67 ou 1.76. Mas, em geral, a maioria das pessoas não nota a diferença do valor ABBE.

Para as pessoas mais sensíveis, que percebem a diferença causada pelo valor do ABBE, os relatos são de imagens com visão de aspecto mais “leitoso”, ou opaco. Como se você tivesse colocado um véu fino ou se tivesse uma neblina fina diante dos olhos.

O tratamento antirreflexo disponível em boa parte das lentes do mercado ajuda a melhorar um pouco a qualidade desta imagem, pois contribui na regulagem da passagem de luz. Mas fique atento: o valor ABBE não determina maior ou menor qualidade das lentes. Esse valor indica a diferença de percepção das luzes e cores e da forma com que enxergamos as cores. Por este motivo, a prática de cobrar valores mais altos por lentes com valor ABBE maior não é correta.

ABBE e índice de refração das Lentes Lenscope

No site da Lenscope estão disponíveis todas as informações técnicas das lentes disponíveis de acordo com cada faixa de grau. Entre elas, estão as informações de ABBE de todas as nossas lentes.

Todas as versões das Lentes Lenscope LensAI 1.74 possuem valor ABBE de 32 e é um número considerado bom para não notar aberrações cromáticas. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já já te respondemos.

valor ABBE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

2 comentários em “O que significa valor ABBE e como ele afeta suas lentes”

  1. Minha neta tem 8 graus de hipermetropia, suas lentes sempre foram feitas de CR 39. Fizemos com com lentes de alto índice e ela não conseguiu usar, dor de cabeça , tonturas.

    1. Olá, Nilberto. Tudo bem? Possivelmente os sintomas que mencionou estão relacionados ao período de adaptação da sua neta com os óculos novos, que é de 7 a 10 dias.
      Caso sua neta não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, leve-a de volta ao oftalmo e explique as dificuldades que ela está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do óculos. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *