o uso prolongado de lentes de contato

O uso prolongado de lentes de contato

0
(0)

Sabia que apesar de existirem lentes para períodos longos, o uso prolongado de lentes de contato diariamente, por semanas ou meses, traz consequências? Isso porque pode afetar o nível de oxigênio em contato com a córnea e tornar os olhos suscetíveis a uma série de problemas, por exemplo.

Diante disso, preparamos esse artigo mostrando os riscos do uso prolongado das lentes de contato. E, falaremos também, sobre sua durabilidade. Então, continue lendo para saber mais.

O que acontece com o uso prolongado de lentes de contato?

Sempre que seu olho está aberto, ele recebe do ar o oxigênio de que precisa para funcionar adequadamente. Dessa forma, quando fechado ou coberto por lentes de contato, seu olho receberá menos oxigênio. 

De acordo com a Dra. Caryn Nearnberg, optometrista residente na cidade de Nova York:

“O movimento de suas lentes de contato, sua espessura… e por quanto tempo você as usa afetam a quantidade de oxigênio que chega à sua córnea”.

Ao longo do dia, as lentes de contato acumulam naturalmente depósitos e proteínas por ficarem nos olhos e serem expostas ao ar. Portanto, quanto mais acúmulo você tiver em suas lentes por não tirá-las regularmente, menos oxigênio seus olhos receberão do ar. 

Ainda segundo a Dra. Nearnberg:

“A maioria das pessoas pode usar lentes de contato com segurança e conforto por até 12 horas por dia, embora eu sempre recomendo dar aos seus olhos a chance de respirar sem as lentes”. 

Uma boa regra prática de uso de lentes é usá-las de oito a 12 horas por dia e removê-las à noite para permitir que seus olhos descansem enquanto você dorme. Mas, afinal, quais são os perigos do uso demorado de lentes de contato? Descubra a seguir.

Riscos do uso prolongado de lentes de contato

Pesquisas têm mostrado que o risco de infecções oculares é maior entre as pessoas que dormem enquanto usam lentes de contato. Isso ocorre porque bactérias e outros microorganismos potencialmente perigosos podem aderir às lentes e ficar presos entre as lentes e seus olhos.

Esses micróbios prosperam no ambiente quente e úmido sob suas lentes de contato, especialmente quando suas pálpebras estão fechadas durante o sono. E como as lentes de contato reduzem o suprimento de oxigênio para a superfície frontal dos olhos (córneas), eles são menos capazes de combater infecções da córnea.

As infecções relacionadas às lentes de contato podem variar de um caso incômodo de olho rosa a doenças mais graves. Um exemplo é a ceratite por Acanthamoeba e infecções oculares fúngicas que podem causar perda permanente da visão.

Então, se você usar lentes de contato continuamente por vários dias, o risco desses problemas aumenta significativamente. Mas, os avanços nos materiais de lentes de contato de uso prolongado reduziram esse risco significativamente nos últimos anos.

A maioria das lentes de uso prolongado modernas agora são feitas com materiais de hidrogel de silicone, que permitem que muito mais oxigênio passe pelas lentes para as córneas do que as lentes anteriores. Isso diminui o risco de hipóxia, que torna a córnea mais suscetível à inflamação e infecção.

Contudo, quase todas as lentes gelatinosas prescritas para uso prolongado hoje são descartáveis. Inclusive, são projetadas para serem descartadas após uma a quatro semanas de uso. Mas, assim como há lentes que duram menos tempo, há também aquelas que duram mais.

Saiba mais sobre elas a seguir.

Quanto tempo duram as lentes de contato?

Todas as lentes de contato acabam no lixo eventualmente ou podem ser recicladas. Ou seja, independente da lente, após um determinado período, como uma semana ou um mês, você terá que descartá-las de acordo com as instruções.

Algumas lentes duram apenas um dia. Porém, outras duram até duas semanas, um mês ou um ano. Em geral, as lentes de contato rígidas duram mais do que as lentes descartáveis e flexíveis. Assim, a vida útil das lentes dependerá do tipo que você escolher. 

Sendo assim, fizemos uma lista com os tipos de lentes que você pode ter à disposição.

Tipos de lentes de contato

As lentes de contato vêm em uma variedade de modalidades: 

  • Descartáveis ​​diários;
  • Utilizáveis por duas semanas;
  • ​Mensais;
  • Uso prolongado;
  • Permeáveis ​​a gases rígidos (RGPs).

Cuide de seus olhos ao usar lentes de contato

Além de trocá-las, as soluções também são uma parte importante dos cuidados com as lentes de contato.

“Soluções multiuso são as mais fáceis, mas as soluções de peróxido de hidrogênio podem limpar lentes de forma mais completaDra. Nearnberg.

Como este último não contém conservantes, ele é uma ótima alternativa para prevenir reações alérgicas.

A imersão em uma solução desinfeta as lentes durante a noite também. Portanto, uma solução nova é fundamental para evitar o crescimento de bactérias que podem acabar em seus olhos. Isso, caso você não tenha lentes de contato de descarte diário, que jogaria fora antes de ir para a cama. 

“Se você mantiver uma lente de contato molhada por um período prolongado de tempo, certifique-se de substituir a solução frequentemente, mesmo que ela não esteja gasta”, diz a Dra. Nearnberg. 

Além disso, de acordo com a American Optometrist Association, você também deve substituir o próprio estojo de lentes de contato a cada três meses. Mas, também é importante tentar piscar e lubrificar os olhos ao longo do dia para diminuir as chances de secura, infecções ou alergias.

Caso sinta vermelhidão nos olhos, dor, sensibilidade à luz ou diminuição da visão ao usar lentes de contato, remova-as com cuidado e chame seu médico. E, por último, sempre tenha um par de óculos de reserva, caso precise remover as lentes de contato por um tempo para tratar uma doença ocular.

Lentes de contato ou óculos?

Afinal, qual é melhor opção: lentes de contato ou os óculos? As lentes de contato podem facilitar em algumas ocasiões, como: 

  • Para quem tem ceratocone, miopia ou astigmatismo, pois se moldam diretamente na córnea, por isso, proporcionam uma visão melhor;  
  • Aqueles que praticam esportes, por conta do impacto;
  • Quem usa maquiagem. Neste caso as lentes também não interferem, desde que haja cuidado com a higiene para não haver contaminação

Contudo, as lentes tendem a ressecar os olhos, exigem muito cuidado com higiene e a adaptação ao uso pode ser difícil. Logo, para quem tem olhos secos ou adquiriu alguma inflamação como a conjuntivite, os óculos são mais indicados. 

Além disso, os óculos são melhores em casos como:

  • Contra poeira e resíduos;
  • Por exigirem menos substituições (lentes devem ser trocadas periodicamente);
  • Por serem mais baratos que as lentes.

Mas, mesmo que você  prefira usar lentes, é importante dar um descanso para os olhos e alternar o uso de lentes com o uso de óculos.

Acha que não fica bem de óculos? Nós podemos ajudar!

Se você usa óculos e está pensando em mudar para lentes, lembre-se que qualquer transição deve sempre ser acompanhada por um médico. Mesmo porque as receitas de óculos são diferentes das receitas de lentes e devem ser indicadas por um especialista.

Certamente, se você busca praticidade ao usar lentes, deve também buscar praticidade ao escolher seus óculos. Por isso, aqui na Lenscope nós revolucionamos a forma de comprar óculos!

Para isso, usamos a tecnologia em todo o processo e assim podemos te ajudar a escolher a melhor armação para o seu tipo de rosto. Logo, se você não souber muito bem qual é o formato ou que tipo de óculos combina mais com você, nós podemos te ajudar com a ferramenta exclusiva de formato de rosto!

Acesse e divirta-se descobrindo qual óculos combina mais com o seu estilo

o uso prolongado de lentes de contato - formato de rosto

Nosso objetivo é te ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia, de forma simples e prática. Por essa razão, estamos aqui para tirar qualquer dúvida.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários. Aproveite a visita e assine nossa news e fique sabendo em primeira mão de todas as novidades sobre o universo dos óculos e saúde dos olhos.

Fonte:

Wellandgood

Allaboutvision

Perfectlens

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *